França pode banir tatuagem colorida em 2014

A França deve proibir no próximo ano 59 dos 153 pigmentos usados em tatuagens no país.
A França deve proibir no próximo ano 59 dos 153 pigmentos usados em tatuagens no país.
Flickr/ Creative Commons

Luiza Duarte
A partir de janeiro de 2014, deve entrar em vigor uma decisão ministerial baseada na lista publicada no início do ano pela Agência de Segurança do Medicamento e dos Produtos de Saúde (ANSM) da França, que fixa as substâncias que não podem entrar na composição das tintas usadas no processo de pigmentação artificial permanente da pele. Na prática, nove de cada dez tintas utilizadas hoje na Europa para tatuagens podem se tornam proibidas no país.

O governo francês utilizou como base para definir as proibições um documento que veta o uso de certas substâncias em cosméticos. Mesmo se alguns elementos são classificados como cancerígenos, eles nunca teriam sido testados especificamente quanto ao seu impacto para saúde, quando presentes em tatuagens.

Em entrevista à RFI, Tin Tin, presidente do Sindicato Francês de Artistas Tatuadores (SNAT) e dono de um dos estúdios mais conhecidos da capital francesa, garante que os profissionais franceses do setor estão mobilizados tentando adiar o prazo da aplicação e rever a lista de proibições. Uma petição que circula na Internet já conta com mais de 111 mil assinaturas.
Já Brath, tatuador do estúdio MBA em Lyon, centro-este do país, revela que enquanto a França radicaliza sua legislação, os países vizinhos continuaram autorizando esses pigmentos. Ambos ressaltam que os casos de alergias e queloides provocados pela tatuagem são raros e que não constituem uma "questão real de saúde pública.
No Brasil, em 2008, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, passou a controlar também as tintas nacionais e importadas usadas nos estúdios brasileiros, mas não baniu cores do mercado, como explica em entrevista o tatuador carioca Roberto Cruz.

Comentários