Um terço dos estudantes gregos passa fome

 

No Dia Mundial da Alimentação, o Instituto de Medicina Preventiva, Saúde Ambiental e Ocupacional (Prolepsis) da Grécia revelou nesta quarta-feira (16) um impactante relatório que situa um terço dos estudantes em condições de inanição.

O estudo esboça problemas alimentares que situam a Grécia ao nível de alguns países empobrecidos do continente africano, como é o dado de que só 36% dos estudantes pesquisados recebem uma alimentação adequada, enquanto Zimbábue (52%), Moçambique (43%) ou Malawi (52%), apresentam índices maiores.

O trabalho realizado por Prolepsis baseia-se em cerca de 16 mil questionários recolhidos durante o último curso escolar em 152 centros educativos onde o impacto da crise está tendo efeitos sociais mais devastadores.

Os dados mostram que 27% dos alunos não contam com a alimentação mínima necessária para seu desenvolvimento físico e intelectual, e que 37% vivem em estado de insegurança alimentar, sob ameaça da fome.

O Instituto anunciou que na segunda-feira (14) teve início a distribuição gratuita de sanduíches em colégios das regiões das duas maiores cidades do país, Atenas e Tessalônica, bem como em Patras, no marco do Programa Mundial de Alimentos e a Promoção da Higiene Alimentar patrocinado pela Fundação Stavros Niarkhos.

Esta iniciativa leva-se a cabo por terceiro ano consecutivo, com o fim de satisfazer as carências alimentares de 50 mil estudantes, em mais de 300 escolas públicas de toda a Grécia.

Fonte: Prensa Latina

Comentários