Estudo francês mostra aumento de suicídios entre agricultores

Pelo menos 500 agricultores se suicidaram na França entre 2007 e 2009
Pelo menos 500 agricultores se suicidaram na França entre 2007 e 2009
© Xavier Remongin / Min.agri.fr

RFI

Uma pesquisa feita realizada pelo INVS, Instituto de Vigilância Sanitária francês, mostrou que um agricultor se suicida a cada dois dias na França. Trata-se da terceira causa de morte no mundo agrícola, depois do câncer e das doenças cardiovasculares, segundo o Instituto.
Nos anos 2007, 2008 e 2009, pelo menos 500 se suicidaram, sendo que 417 são homens e 68 mulheres. Segundo um perfil traçado pelo Instituto, eles têm entre 45 e 64 anos, trabalham como criadores de gado ou na produção de leite.



A pesquisa é a primeira oficialmente divulgada sobre o assunto, e integra o plano de prevenção contra suicídios no mundo agrícola anunciado pelo Ministério da Agricultura em março de 2011.

Isolamento, problemas financeiros. As causas que levam esses produtores a tomar uma atitude extrema são múltiplas.

A Federação Nacional dos Agricultores (FNSEA), sindicato que representa a categoria, estima que o contexto econômico é o fator mais desfavorável.

Os preços dos produtos agrícolas têm baixado no mercado mundial nos últimos 20 anos, um setor que também sofreu as consequências da crise europeia, mais recente, que mergulhou boa parte do continente em recessão.

Para Jean Bernard Bayard, representante da Federação, o grande desafio é conseguir detectar o início do processo de depressão antes que este tipo de tragédia aconteça.

"Como explicar isso ? Toda vez que discutimos com especialistas sobre esse assunto, eles nos dizem, sempre, que é uma questão multifatorial. Não existe apenas uma razão que os leva a cometer esse ato. Existe um certo número de fatores que geram uma situação de desespero, e em seguida, existe um fator desencadeador", disse.

A pesquisadora Ellen Imbernon é uma das autoras do estudo do Instituto de Vigilância Sanitária francês. Segundo ela, o resultado, mesmo sendo esperado, não deixa de ser surpreendente.

"Observamos que há um excesso de suicídios entre os agricultores, em relação à população francesa da mesma idade."

Comentários