Espanha estuda acabar com a tradicional hora da sesta

Espanha debate sobre mudanças na tradição de fazer a sesta após a hora do almoço.
Espanha debate sobre mudanças na tradição de fazer a sesta após a hora do almoço.
(Photo : AFP)

Maria Emilia Alencar
Às vésperas da mudança do horário de verão para o de inverno na Espanha, volta a discussão sobre a possibilidade de alinhar o fuso horário do país ao do Reino Unido e Portugal e decretar o final da famosa “siesta”. Essa é uma discussão antiga e que se repete todos os anos quando a Espanha muda para o horário de verão ou para o de inverno.

Desta vez, com a crise econômica como pano de fundo, o debate foi parar no Congresso dos Deputados onde uma Comissão apresentou um relatório feito por mais de 60 especialistas em gestão de tempo. O estudo revela que o espanhol é menos produtivo que o resto dos europeus devido, em boa medida, às longas jornadas de trabalho decorrentes da pausa de duas a três horas para o almoço conhecido   “hora da siesta”.
Na Espanha, às 14h, faz-se uma pausa de duas a três horas para o almoço. Nesse momento, lojas e escritórios fecham, exceto os centros comerciais das grandes cidades. Após a pausa para o almoço, volta-se ao trabalho por volta das 16h30 ou 17h e a jornada se prolonga até as 20h30 ou 21h.
 Saiba mais sobre essa proposta de mudança com nossa correspondente em Barcelona, Fina Iñiguez.

Comentários