Candidata é suspensa da Frente Nacional depois de comparar ministra a macaco

Durante um programa televisivo, Anne-Sophie Leclère chamou “selvagem” à ministra da Justiça, Christiane Taubira. A Frente Nacional já anunciou a suspensão da candidatura de Leclère.
Christiane Taubira é ministra da Justiça do Governo de Hollande PHILIPPE WOJAZER/REUTERS

Uma candidata municipal do partido francês de extrema-direita Frente Nacional (FN) comparou a ministra da Justiça, Christiane Taubira, a um macaco, durante um programa televisivo, difundido na noite de quinta-feira. O partido já comunicou a suspensão da militante.
Anne-Sophie Leclère, que preparava a candidatura às eleições municipais de 2014 em Rethel, na região das Ardenas (nordeste de França), publicou, no seu perfil no Facebook, uma foto-montagem em que figurava um macaco ao lado de uma foto da ministra. Questionada sobre a publicação, durante o programa “Envoyé Spécial”, Leclère afirma, citada pelo Le Monde: “Preferia vê-la em cima de uns galhos numa árvore do que no Governo como agora”.

Ao programa, a ex-candidata ainda sublinhou que a ministra é “uma selvagem” e tem “um sorriso diabólico”. Ainda assim, Leclère recusa apresentar-se como racista. “Um macaco é um animal, um negro continua a ser um humano”, observou, para acrescentar, de seguida: “Eu tenho amigos que são negros”.
Em pleno processo de reabilitação da sua imagem, a cúpula da FN veio de imediato desaprovar as declarações da candidata do seu partido. O secretário-geral, Steeve Briois, anunciou que a candidatura de Leclère estava “suspensa” e que ela seria “convocada pelas instâncias disciplinares da FN”. O vice-presidente, Florian Philippot, considerou a escolha da candidata como “um erro de casting”.
“Reprovo essas fotos e essas afirmações, que não estão em conformidade com a nossa linha política”, afirmou o responsável local da FN, Eric Samyn, em comunicado.
O episódio acontece numa altura em que a FN está num processo de limpeza da sua imagem pública. A intenção da líder Marine Le Pen é descolar o partido do extremismo ideológico que lhe é tradicionalmente associado. Recentemente, Le Pen, à semelhança do que o seu pai e fundador da FN já havia tentado, requereu que os meios de comunicação social deixassem de rotular o partido como extrema-direita, receando associações com organizações como o Aurora Dourada.
Depois da vitória nas eleições cantonais de Brignoles, na semana passada, a Frente Nacional está a viver um momento de grande popularidade junto do eleitorado francês. As eleições municipais e europeias de 2014 são a oportunidade para o partido de Marine Le Pen se assumir como uma verdadeira alternativa de poder.

Comentários