O caso do Blog da Dilma e a manipulação das ênfases
qui, 26/09/2013 - 11:03 - Atualizado em 26/09/2013 - 14:07
Luis Nassif
Para entender as armas da mídia, um dos pontos relevantes é o da manipulação das ênfases.
Suponha dois episódios cobertos pela mídia, um banal, de adversários, outro grave, de aliados. Mesmo que todas as informações estejam corretas, basta definir a ênfase, maximizando o episódio banal e minimizando o episódio grave, para manipular a opinião dos leitores
A maioria absoluta dos leitores forma a opinião pela manchete, pela abertura ou por bordões internos.
O direito de resposta se atem exclusivamente aos fatos, relevando as ênfases. É possível relatar um fato absolutamente banal, um problema administrativo que seja, e conferir uma ênfase de suspeita a ele. A minoria esclarecida dos leitores perceberá a manobra. A maioria, não, incluindo aí parentes, vizinhos e conhecidos das vítimas, de seus pais e filhos.
O Blog da Dilma
Para entender didaticamente o uso da ênfase, vamos comparar o Blog da Dilma e os Blogs da Veja.
O primeiro é um blog independente, amador, de pouca audiência, cuja única relação com a presidente é o nome. Tem pouco mais de 5 mil seguidores no Twitter. É apenas um da imensa constelação de pequenos blogs militantes à esquerda e à direita, do PT e do PSDB. Segue sua própria linha editorial. E seu grau de influência é pequena.
Os segundos pertencem ao portal da revista de maior circulação do país. Seus titulares são funcionários da publicação e seguem a linha editorial da revista. Portanto são a voz e alma de um dos poderes da República.
O Blog da Dilma publicou um post grosseiro, comparando Joaquim Barbosa a um macaco.
Matéria da Folha de hoje: Blog da Dilma constrange o Palácio do Planalto
No meio da manhã, a edição online amenizou a matéria. Mudaram a manchete e corrigiram a chamada, informando que "Blog, que não é ligado à presidência da República, recebe críticas por suposto racismo".
Qual a relevância da matéria? Nenhuma. A única explicação para a matéria é tentar levar o leitor a acreditar que Dilma possa estar por trás do blog. Ou não?
Os Blogs da Veja
Veja tem alegados 1,2 milhão de exemplares semanais vendidos - e prováveis 800 mil. Seu Twitter tem 2,6 milhões de seguidores. Ou 520 vezes mais do que o Blog da Dilma. Sua influência política e midiática, o interesse que desperta, a relevância midiátia, tudo é infinitamente superior ao Blog da Dilma.
Segundo levantamento recente de Paulo Nogueira (ex-diretor da Exame e da Época), sobre o conteúdo de um dos blogs da Veja:
"Lula é chamado de bêbado, ladrão, molusco, burro, afanador, cachaceiro, larápio e cachaceiro, entre outras coisas.
Num texto recente sobre Lula no ABC, um leitor é chamado de “cretino” e uma leitora é mandada para você sabe onde, por cometerem o pecado de não concordar com o que estava escrito
Um terceiro leitor recebeu a seguinte resposta, depois de ver suas palavras censuradas (só apareceu o que o blogueiro escreveu): “Cai fora, animal.”
Se o Datafolha fizesse uma pesquisa sobre a matéria que mais interessa aos leitores - sobre a Veja ou sobre o Blog da Dilma (explicando, na pergunta, que nada tem a ver com a Dilma), 100,1% dos leitores iriam preferir saber da Veja.
É notícia? Para a Folha, até agora não foi, embora Veja seja um dos agentes mais influentes de poder no país.
Será no dia em que a Veja tiver tanta relevância quanto o Blog da Dilma. Ou que for eleito algum presidente que use Veja no nome.
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