Maioria feminina no parlamento de Ruanda

Posição conquistada em 2008 é consolidada com 64% do parlamento composto por mulheres


Mulheres ocupam 51 lugares de um total de 80.
Foto: girlsglobe.org

Com 64% de mulheres ocupando um assento no parlamento, Ruanda é o único país do mundo com maioria feminina. A posição conquistada em 2008, quando 56% do parlamento era formado por mulheres, foi consolidada nas últimas eleições, realizadas nos dias 16 a 18 de setembro.
Ruanda tem uma política para aumentar igualdade de gênero que, entre outras medidas, reserva 30% do parlamento, ou 24 assentos, a mulheres. As candidatas, no entanto, garantiram 51 lugares, de um total de 80.
A média mundial de mulheres no Parlamento é de 20,9%, a mesma média da África subsaariana. Entre os dez países com maior número de mulheres no parlamento estão mais três africanos, entre eles, com 43%, está o Senegal, que recentemente apontou uma mulher para o cargo de primeira-ministra, Aminata Touré, militante pela igualdade de gênero e ex-jogadora de futebol. Os outros dois são Seychelles, com 44%, e África do Sul, com 42%. O Brasil está na posição 121, com 44 mulheres eleitas, nas 513 cadeiras da Câmara dos Deputados, o que significa apenas 8,6%.
Redação brazilafrica.com

Comentários