“Lula sempre será lembrado como um homem que democratizou as relações internacionais”, diz Martin Torrijos



O ex-presidente do Panamá, Martin Torrijos, visitou nesta terça-feira (17) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os ex-presidentes conversaram sobre a conjuntura política do Panamá e a integração da América Latina. Torrijos destacou a importância da política externa adotada durante o governo Lula, que priorizou as relações entre os países latino-americanos. O encontro aconteceu na sede do Instituto Lula, em São Paulo.

“O presidente Lula sempre será lembrado como um homem que democratizou as relações internacionais e que fomentou a integração e o entendimento entre todos os latino-americanos. Um homem que usou sua capacidade para buscar pontos de consenso entre os distintos países da América Latina e que deu a esta um novo lugar no mundo, um espaço necessário na geopolítica mundial. Um espaço no qual nos sentimos representados pelo Brasil e pelo presidente Lula na busca por essa multilateralidade e reconhecimento”.

O ex-presidente panamenho também afirmou que o progresso social na América Latina contribuiu para que os países sejam politicamente independentes. “Queremos que a capacidade de crescimento econômico combinada com a redução da desigualdade e da pobreza não se traduza somente em progresso social, mas também se no orgulho de ter nossa própria visão da América Latina e de implementar nossas próprias políticas”.

Comentários