José Mujica: "o consumismo deixa de lado coisas fundamentais"



Em sua audição semanal pela Rádio Uruguai, nesta terça-feira (11), o presidente José Mujica criticou o consumismo que, segundo ele, “deixa de lado coisas fundamentais”. Pela terceira semana consecutiva, o mandatário se refere “às patologias graves da sociedade consumista vinculadas ao dinheiro”.
Mujica 
Para o presidente uruguaio, José Mujica, o consumismo cultiva a frustração e gera condutas ferozmente individualistas


Para o presidente uruguaio, José Mujica, o consumismo cultiva a frustração e gera condutas ferozmente individualistas
Mujica destacou que "se a vida nos escapa na interminável escada de cultivar meios, pagar contas e inventar coisas para ter mais dinheiro, entramos em uma voracidade e terminamos sacrificando bens fundamentais".

Para o presidente uruguaio, o consumismo serve para nos empurrar “coisas novas que só
só se substituem com outras mais novas”. Ele apontou que os setores menos favorecidos "tendem a admirar a forma de vida daqueles que podem gastar mais", mas afirmou que isso cultiva a frustração e gera condutas ferozmente individualistas.

Mujica recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário para ONGs e pessoas carentes. Seu carro é um fusca. Mora em sua pequena fazenda nos arredores de Montevidéu e, para ele, o que sobra do seu salário (cerca de R$ 2.500,00) é o suficiente para viver.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina

Comentários