IBM vai investir um bilhão de dólares no Linux durante cinco anos



Jornal GGN – A IBM pretende anunciar, nesta semana, investimento na ordem de US$ 1 bilhão durante cinco anos para o desenvolvimento do Linux, sistema operacional parecido com o Unix, que hoje tem na distribuição do Ubuntu como um de seus maiores sucessos. O anúncio, que vai acontecer durante a conferência LinuxCon, nos EUA (Estados Unidos), é parte de uma estratégia em que a empresa tenta adaptar seus mainframes e servidores para lidar com as novas forma de computação em nuvem e ambientes de computação distribuídos.



O valor do investimento servirá para financiar programas de desenvolvimento de aplicações Linux para os servidores Power, da IBM, assim como para expandir um serviço na nuvem que permite que os desenvolvedores escrevam e testem aplicativos para seus servidores antes da implantação. Outra ideia contida no investimento é a criação de incentivos para o desenvolvimento de software para os novos processadores da empresa, que passarão a ser usados em servidores a partir de 2014.

O projeto da IBM com o Linux, chamado de Power Systems Linux Center, ficará sediado em Montpellier, na França. Os desenvolvedores do projeto terão acesso a processadores e servidores Power da empresa com a única finalidade de desenvolver e testar aplicativos. Não é a primeira vez que a empresa sedia centros com esse fim. Pequim, Nova Iorque e Austin já possuem suas versões. Além disso, nos últimos dez anos, a IBM já investiu milhões de dólares no desenvolvimento do Linux.

O novo anúncio é condizente com a decisão, do mês passado, de a companhia abrir a arquitetura de seus processadores Power para que terceiros possam usar a licença de uso com o objetivo de construir servidores e componentes baseados no processador. A meta da IBM é que o Linux torne o processador Power8 mais atraente para investidores interessados em construir servidores baseados em arquiteturas diferentes da tradicional x86.

Com informações de CIO e UOL

Comentários