Dilma decide cancelar viagem de chefe de Estado aos EUA

Anúncio deve ser feito no início da tarde; decisão ocorreu mesmo após ligação do presidente Barack Obama

A presidente Dilma Rousseff decidiu não realizar a visita de Estado que faria aos EUA no dia 23 de setembro. A presidente considerou insuficientes as repostas dadas pelo governo norte-americano em relação aos episódios de espionagem que atingiram inclusive contatos pessoais da própria presidente.
AP
Presidente Dilma Rousseff participa de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (foto de arquivo)
O anúncio deverá ser feito no início da tarde. A decisão de suspender a viagem ocorreu mesmo após a ligação do presidente dos EUA , Barack Obama, na tarde de segunda-feira (16).
Na ligação, Dilma deixou claro que, para atender ao convite do governo norte-americano, teriam que ser criadas “condições políticas”. Para isso, era necessário que os norte-americanos informassem à presidente sobre todos os dados e conteúdos acessados e monitorados no Brasil.
Em vez disso, o governo norte-americano se limitou a uma resposta protocolar, mesmo com o compromisso de Obama de cuidar pessoalmente das explicações. Como o acesso aos dados espionados não ocorreu, Dilma decidiu cancelar a viagem.
Segundo reportagem veiculada pela TV Globo, o programa de monitoramento da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, sigla em inglês) espionou emails, telefonemas e mensagens da presidente brasileira . As informações foram divulgadas com base em documentos fornecidos por Edward Snowden , ex-funcionário terceirizado da NSA. Uma outra reportagem apontava também que aPetrobras teria sido alvo da agência .

Comentários