Pirataria lança um Applause antes do tempo para Lady Gaga

Numa atitude rara na era viral, milhares de fãs denunciaram sites com fuga de Applause durante o fim-de-semana, mas o single acabou por ser divulgado segunda-feira.
Lady Gaga em "ArtPop" DR
A operação estava cuidadosamente montada: havia novidades regulares de Lady Gaga até ao lançamento oficial do primeiro single, a 19 de Agosto, do novo álbum da líder dos little monsters que constituem a sua fervorosa base de fãs mundial. Mas não há segredos na era digital e este fim-de-semana excertos de Applause apareceram online, para desgosto da cantora. Os little monsters tentaram conter a fuga a pedido da estrela pop – um acto invulgar em tempos de partilha viral -, mas perante o inevitável, Gaga e a editora Universal lançaram a versão “oficial” do single que antecede ArtPopApplause é uma salva de palmas alimentada a sintetizadores em honra de… Lady Gaga.
Através da sua conta no Twitter, a Mother Monster, como é conhecida pelos seus seguidores, manifestou a sua frustração – partilhada com Katy Perry, cujo novo singleRoar, também se escapou para a web no fim-de-semana. “Senhor no céu, PORQUÊ” ou “vocês simplesmente não podiam esperar isto é demais para um só sábado [sic]”, convidando depois Perry a juntar-se a ela com “umas pás e dar cabo de uns hackers”.

Culpando esses “hackers” pela fuga, Gaga decretou segunda-feira uma “emergência da música pop” e pediu aos seus “monstros” que passassem a mensagem de que Applause, versão oficial, seria lançada no mesmo dia e que as rádios dos EUA a iriam passar em breve, com as estações estrangeiras a seguirem-se na lista de lançamento da nova música. A loja da Apple iTunes também recebeu o single para venda imediata.
Hoje, o canal oficial de Gaga no YouTube já conta com mais de um milhão de visualizações para Applause em menos de 24 horas, bem como váriascovers e versões acústicas feitas pelos seus fãs da canção recém-lançada.
A fuga que tanto desgostou a cantora pop não é obviamente inédita – mas enquanto que Yeezus, de Kanye West, ou Random Access Memories, dos Daft Punk, também foram este ano pirateados e lançados antes do tempo na Internet, sendo avidamente consumidos pelos ouvintes, Applause e Lady Gaga conseguiram que cerca de 2500 fãs denunciassem links esites de partilha ilegal com o single disponível. A avalanche não pôde, ainda assim, ser sustida pela base de fãs de Stefani Joanne Angelina Germanotta, aliás Lady Gaga, e a Universal abortou o plano do qual fazia parte o lançamento do single em simultâneo com a abertura das pré-encomendas e com a nova aplicação para smartphones de ArtPop, cuja edição está agendada para 11 de Novembro.
A música já está a ser analisada pela crítica especializada em várias publicações, sendo que Gaga tinha também pedido no Twitter, este domingo, que os seus fãs ignorassem os blogues que publicassem críticas ou opiniões sobre os excertos do tema que primeiro foram parar à Internet – “Sou produtora/compositora/música há mais de dez anos. Acreditem no artista bloggers não são críticos” (sic). A letra do tema inclui frases como “give me that thing that I love/put your hands up make 'em touch/A-P-P-L-A-U-S-E” e parece versar sobre a adoração dos fãs pela cantora e sobre a forma como ela navega essa vivência.

Comentários