A noite em que a MTV celebrou os videoclipes e Justin Timberlake saiu vencedor

Os MTV Music Video Awards aconteceram neste domingo em Nova Iorque. Timberlake tem o vídeo do ano.
A MTV pode já não ser apenas um canal de música mas os videoclipes não desapareceram da matriz do canal. É verdade que são cada vez mais osreality shows a preencher a grelha da MTV, que foi para o ar em Agosto de 1981, mas há ainda um momento em que a música é celebrada através das suas imagens. Falamos dos prémios MTV Music Video Awards (VMA), que aconteceram este domingo. Justin Timberlake foi o grande vencedor ao arrecadar quatro prémios, entre eles o vídeo do ano.
Numa altura em que a MTV tem cada vez menos impacto na indústria musical, que cada vez mais privilegia a internet e os seus vários canais de transmissão, com destaque para o YouTube, os MTV Music Video Awards são ainda um dos poucos momentos em que há espaço para os artistas. Por isso mesmo este domingo, pela primeira vez no Barclays Center, em Nova Iorque, vimos o regresso de Lady Gaga, afastada do palco há meses, e ainda o regresso 11 anos depois da boysband NSYNC, da qual faz parte Justin Timberlake, com um medley dos seus maiores sucessos. Katy Perry, que noutros anos saiu da cerimónia com várias estatuetas, também actuou na cerimónia. Coube à cantora, que revelou o novo single Roar, encerrar a cerimónia com uma actuação ao ar livre por baixo da Ponte de Brooklyn.
Quanto aos prémios, Justin Timberlake foi o vencedor da noite. O vídeo de Mirrors, single do último trabalho do músico The 20/20 Experience, foi considerado o melhor do ano e recebeu ainda o prémio de melhor montagem.
Timberlake foi ainda premiado na categoria de melhor realização com o vídeo de Suit & Tie, que conta com a participação de Jay-Z e recebeu o prémio especial da noite, que tem o nome de Michael Jackson.
Logo atrás, ficou o duo Macklemore e Ryan Lewis, vencedores de três galardões. O vídeo de Can’t Hold Us foi distinguido na categoria de hip-hop e melhor fotografia. Same Love foi o melhor vídeo de conteúdo social.
Bruno Mars, uma presença já habitual nestes prémios, levou para casa a estatueta de melhor coreografia com Treasure e melhor vídeo masculino com Locked Out of Heaven.
O melhor vídeo feminino foi I Knew You Were Trouble de Taylor Swift, e Selena Gomez, que em Setembro actua em Lisboa, tem o melhor vídeo pop com Come and Get It.
O prémio de melhor colaboração foi para Pink e Nate Ruess com Just Give Me A Reason e os 30 Seconds To Mars têm o melhor vídeo rock com Up In The Air.
Ao contrário do que seria de esperar, a música que mais se ouve nestes dias, Get Lucky dos Daft Funk, não venceu o prémio de melhor música de Verão, esta estatueta foi para Best song ever dos britânicos One Direction.
Nas restantes categorias, Janelle Monáe e Erykah Badu venceram o prémio de melhor direcção de arte com Q.U.E.E.N, Austin Mahone comWhat About Love foi a revelação e Safe and Sound, dos Capital Cities, venceu o prémio de melhores efeitos visuais.

Comentários