Postagens

Mostrando postagens de maio 26, 2015

Fernando Brito: A arma dos terroristas – inclusive os econômicos – é o medo que se tem deles

Imagem
1 de junho de 2015 | 20:01  Autor: Fernando Brito Aqui se faz crítica quase diária ao “ajuste fiscal”, porque atinge quem não tem que ser sacrificado e deixa barato para quem tem a dar. E há muito a se reclamar de muitas coisas não terem sido feitas quando havia força política para isso, ao menos para tentar. Mas só os tolos e os cúmplices podem achar que a súbita “vocação generosa” de Eduardo Cunha e Renan Calheiros tem algo em mente senão a erosão da capacidade econômica de estabilizar-se do Governo Dilma.

Financiamento político: “VOTAÇÃO DEVE SER ANULADA”

Imagem
por  Paulo Moreira Leite  -  1 de junho de 2015 Enquanto Eduardo Cunha faz o possível para mudar de assunto, a natureza inconstitucional da decisão sobre financiamento político exige uma resposta rapida e eficaz, explica jurista Luiz Moreira A revelação, na sexta-feira passada, que a PEC sobre financiamento privado de campanha só foi aprovada através de um atalho constitucional, criou uma situação nova para os próximos dias. Ouvido pelo 247, o jurista Luiz Moreira, que até abril de 2015 foi integrante, em dois mandatos, do Conselho Nacional do Ministério Público, diz que “a mesa diretora da Câmara deve anular a votação, comprometida por um vício incontornável. Caso contrário, o próprio STF deve declarar sua inconstitucionalidade.”

Noam Chomsky: o New York Times é pura propaganda

Imagem
O jornal aceita acriticamente a doutrina aprovada: os EUA são os donos do mundo, e o são por direito e por boas razões. Noam Chomsky, do AlterNet - na Carta Maior Uma reportagem de primeira página é dedicada às falhas jornalísticas expostas pela principal revista acadêmica de crítica da mídia em uma matéria publicada na revista Rolling Stone sobre um estupro em um campus americano. A derrapagem jornalística é tão grave que também é o tema da principal reportagem na editoria de negócios, com uma página interna inteira dedicado à continuação das duas matérias. Em tom de choque, ambas fazem referência a vários crimes já cometidos%u20B%u20B pela imprensa: alguns casos de invenção, logo desmascarados, e casos de plágio ("numerosos demais para citar"). O crime específico da Rolling Stone foi "falta de ceticismo", que é, "em muitos aspectos, o mais insidioso" entre as três categorias.

Miguel do Rosário: Os petroleiros e o debate nacional

Imagem
(Clique na foto à baixo) Miguel do Rosário Direto de Macaé, estado do Rio de Janeiro Aqui estou, numa das mais importantes capitais do petróleo, Macaé, cobrindo o 11º Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense ( CongreNF 2015 ). O sindicato dos petroleiros do norte fluminense é um dos mais fortes da categoria. Irei participar, junto com o economista Adhemar Mineiro, de uma mesa sobre conjuntura, agendada para iniciar às 15:15. Estarei substituindo (olha a responsabilidade!) o presidente da CUT, Vagner Freitas. A oportunidade é ótima para trocar ideias com os diretores do sindicato sobre a conjuntura política e econômica.

Pedida a Janot apuração de denúncias contra CBF, extensão da investigação à FPF e à offshore da Globo

Imagem
publicado em 31 de maio de 2015 às 11:20 por Conceição Lemes - no Viomundo O deputado estadual Carlos Neder (PT-SP) e o advogado e assessor parlamentar Paulo Dantas protocolaram no final da tarde dessa sexta-feira 29, no Ministério Público Federal no Estado de São Paulo (MPF-SP), representação, na qual solicitam a apuração das denúncias envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e  a investigação se estenda à Federação Paulista de Futebol (FPF).

Pepe Escobar: “Nem sempre a OTAN pode ter tudo que quer”

Imagem
29/5/2015, [*] Pepe Escobar , SputnikNews “ You Can’t Always Get What NATO Wants ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu A reunião EUA-Rússia em Sochi (12/5/2015) O cerne da questão na já mítica reunião do dia 12 de maio de 2015 em Sochi (Rússia) entre o Presidente Putin e o Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, é que, depois de uma torrente de demonização da Rússia, pelos EUA, um acordo, alguma espécie de acordo, no mínimo, pode ter sido alcançado. Desnecessário dizer que nenhuma fonte oficial, nem em Washington nem em Moscou, confirmará.

GRÉCIA: Plataforma da Esquerda do Syriza

Imagem
“Adiante! Ao contra-ataque, com plano alternativo” 28/5/2015, [*] Stathis Kouvelakis , Left Plataform, Blog de Verso Books Syriza’ s Left Platform: “Proceed to a counterattack with an alternative plan” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Apoiadores da Esquerda do Syriza Enquanto prosseguem as negociações gregas, a Editora Verso publica declaração de Stathis Kouvelakis, membro do Comitê Central do Syriza, em que resume a Plataforma da Esquerda do Syriza, votada na reunião do Comitê Central, e rejeitada por mínima margem de votos. A Plataforma da Esquerda propõe rompimento das negociações, não pagamento de mais dívidas e a adoção de um plano alternativo alinhado com as promessas de campanha do Syriza. Sessão do Comitê Central do Syriza no final de semana: 44% a favor do texto da Plataforma de Esquerda, que exige rompimento das negociações e adoção de plano alternativo.

GGN: Troféu da vergonha para a PF

Imagem
SEG, 01/06/2015 - 10:41 GGN Enviado por Delegado Iegas Ref. ao post CBF e a cara do Brasil Da Federação Nacional dos Policiais Federais O Brasil pergunta: Por que as investigações sobre a CBF não deram em nada? E a FENAPEF responde... Após a prisão de José Maria Marin, ex-Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, pelo FBI norte-americano e polícia da Suiça, o Brasil voltou a questionar a falta de capacidade, eficiência  ou mesmo a isenção da sua estrutura de investigação criminal nos casos envolvendo corrupção nas entidades que cuidam do futebol nacional.

Luciano Martins Costa: Aquecendo o ovo da serpente

Imagem
Por Luciano Martins Costa em 01/06/2015   no Observatório da Imprensa É sabido por dez entre dez profissionais de comunicação que, com exceção da chamada agenda pública, ou seja, dos acontecimentos que se passam nas instituições que precisam obrigatoriamente se comunicar regularmente com a sociedade, que jornais, revistas e outros veículos da mídia tradicional são muito dependentes das assessorias de imprensa. Sem os  press-releases , notas e declarações passadas pelas empresas por meio de seus assessores, a imprensa não teria recursos para preencher a maior parte dos espaços e do tempo que têm disponíveis diariamente.

Futebol: vaias, suspeitas e decisões na Europa

Imagem
No campo e fora dele, últimos dias reservaram emoções em alguns dos principais cenários do planeta bola. Destaque para as denúncias contra a Fifa por  Flavio Aguiar   publicado  01/06/2015 10:42,  última modificação  01/06/2015 10:43 VANESSA CARVALHO/BRAZIL PHOTO PRESS/FOLHAPRESS) O reeleito presidente da Fifa, Joseph Blatter. Cerco a denúncias de corrupção pode estar se fechando Este foi um fim de semana de decisões na Europa. Na Alemanha, Dortmund e Wolfsburg decidiram a taça "Poial" em Berlim. O Dortmund é um time de porte, conhecido no continente, sendo o maior rival da hegemonia do Bayern de Munique, a quem, aliás, desclassificou na semi-final. A vitória do Borussia Dortmund sobre o Bayern foi dramática, e uma catástrofe para o Bayern. A disputa foi decidida nos pênaltis, e o Dortmund venceu por 2 x 0, depois que o Bayern desperdiçou 4 cobranças (!). Já na final, o Dortmund era o favorito. Seus torcedores, de amarelo e preto, inundaram Berlim.

Fernando Brito: O 0,1% aqui é só 0,01%. Engordam sem crise e com crise. E é crime serem taxados, é proibido.

Imagem
1 de junho de 2015 | 00:16  Autor: Fernando Brito Segundo o Valor Econômico, há 57.919 pessoas e grupos econômicos com aplicações de mais de US$ 1 milhão em fundos de mercado. Ou, em reais, mais de 3,1 milhões. O número- mesmo se estimarmos que cada um deles represente uma família de quatro pessoas e sejam, assim,  230mil –  representa 0,01% dos 204,37 milhões de brasileiros existentes no dia de hoje. O nosso 0,1% é, de fato, dez vezes menos: 0,01%.

Kiko Nogueira: A cumplicidade entre Globo e CBF explicitada por um diretor da Globo.

Imagem
Postado em   31 mai 2015 por :   Kiko Nogueira Marcelo Campos Pinto, da Globo: “eterno presidente José Maria Marin” O discurso do diretor da Globo Marcelo Campos Pinto na festa de encerramento do campeonato paulista de 2015 derruba, sozinho, a pretensão da emissora de vender uma isenção diante do Fifagate. É uma elegia à picaretagem, sem qualquer meio tom, orgulhosa de sua sabujice. Foi proferido no início de maio, alguns dias antes de Marin ser preso na Suíça a mando do FBI.

Paulo Nogueira: Como a Folha, por medo da Globo, perdeu a chance de investigar a corrupção no futebol.

Imagem
Postado em   01 jun 2015 por :   Paulo Nogueira Teixeira agia movido a propinas A Folha é engraçada. Diz, acusatória, que a PF abriu 13 inquéritos contra a CBF em 15 anos, e nenhum deles deu em nada. Vaias para a PF, portanto. Mas e a Folha, um jornal  a serviço do Brasil ? O que ela fez? Promoveu uma  única  investigação sobre a CBF?

Juca Kfouri: A velhacaria que envolve o mundo do esporte tem incentivos cínicos de empresas

Imagem
publicado em 31 de maio de 2015 às 17:10 Promiscuidade A velhacaria que envolve o mundo do esporte tem incentivos cínicos de empresas e isso deve ser dito JUCA KFOURI, na Folha de S. Paulo A FIFA cometeu dois erros fatais ao negar as duas próximas Copas do Mundo ao ainda poderoso império americano e ao velho império inglês. Note que, desde então, jamais teve paz.

Em carta, grevistas de fome pedem intervenção federal no Paraná

Imagem
Três grevistas de fome põem os senadores Gleisi Hoffmann e Roberto Requião numa verdadeira “saia justa” ao condicionarem o fim do jejum a um pedido de intervenção federal no Paraná; “A greve de fome continuará até a saída do governador Beto Richa do governo”, diz trecho de uma carta-testamento divulgada nas redes sociais pelos famélicos; abaixo, leia a carta aos senadores. Blog do Esmael Os senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) deverão receber uma inusitada carta, nesta segunda-feira (1º), elaborada por três grevistas de fome que pedem a intervenção federal no Paraná. Escrita de próprio punho, os professores Pierre Pinto, há sete dias em greve de fome, e Nilsa Barbosa da Paz, no quinto dia sem comer nada, denunciam descaso do governador Beto Richa (PSDB) com a educação e solicitam ajuda do Senado da República.

GRÉCIA: Plataforma da Esquerda do Syriza

Imagem
“Adiante! Ao contra-ataque, com plano alternativo” 28/5/2015, [*] Stathis Kouvelakis , Left Plataform, Blog de Verso Books Syriza’ s Left Platform: “Proceed to a counterattack with an alternative plan” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Apoiadores da Esquerda do Syriza Enquanto prosseguem as negociações gregas, a Editora Verso publica declaração de Stathis Kouvelakis, membro do Comitê Central do Syriza, em que resume a Plataforma da Esquerda do Syriza, votada na reunião do Comitê Central, e rejeitada por mínima margem de votos. A Plataforma da Esquerda propõe rompimento das negociações, não pagamento de mais dívidas e a adoção de um plano alternativo alinhado com as promessas de campanha do Syriza.

“Jornalismo indispensável”, lá como cá, tudo a lesma lerda

Imagem
“Mídia” tenta afogar campanha de Sanders num maremoto de silêncio 28/5/2015, [*] Gaius Publius , Down with Tyranny “ Sinking the Sanders Campaign Beneath a Wave of Silence ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Bernie Sanders por DonkeyHotey Todos sabíamos que “os falastrões” – palavra que Steve Hendricks usa para designar jornalistas-empregados e “especialistas” midiáticos também empregados – fariam de tudo para afundar a campanha presidencial de (Bernie) Sanders . Como Hendricks diz no artigo adiante citado, os patrões daqueles jornalistas e “especialistas” empregados querem exatamente isso, e empregado não chia, empregado obedece.

Fernando Brito: “Marcha com Jesus” vira política, diz O Dia. Bolsonaro aderiu ao “não matarás”?

Imagem
31 de maio de 2015 | 20:40  Autor: Fernando Brito A foto aí em cima é da “Marcha com Jesus” promovida hoje no Rio, publicada pelo jornal  O Dia . Jair Bolsonaro, Silas Malafaia e Magno Malta, o furibundo senador. Nada tenho contra evangélicos, entre os quais tenho grandes amigos e convivi anos com a formação metodista de Brizola (sua mãe, Oniva, era da Sociedade de Senhoras da Igreja Metodista de Carazinho e ele viveu dois anos cuidado pelo reverendo Isidoro Pereira) e suas parábolas bíblicas.

A corrupção privada cresce como um câncer

Imagem
O prêmio entregue a cada ano aos funcionários do setor financeiro equivale, praticamente, a um suborno pelo silêncio a respeito da corrupção. Roberto Savio* - na Carta Maior ROMA, maio (IPS) - É impressionante como a cada semana se conhecem novas ações judiciais, em várias partes do mundo, contra o setor financeiro, por delitos e irregularidades, sem que se registre uma reação considerável por parte da opinião pública.   É surpreendente, porque isso acontece em meio a uma crise muito grave, com altos índices de desemprego, trabalho precário e um aumento sem precedentes das desigualdades, efeitos causados, em grande medida, pela especulação financeira.   Tudo começou em 2008 com a crise hipotecária e o estouro da bolha dos derivados financeiros nos Estados Unidos, seguido pela explosão da crise da dívida soberana na Europa.

PML: PARA QUEM AINDA TEM DÚVIDAS, A PROVA DO CRIME

Imagem
por  Paulo Moreira Leite  -  31 de maio de 2015 Comparação entre duas emendas prova que houve violação da Constituição O deputado Eduardo Cunha conseguiu que seus amigos na imprensa lhe prestassem o favor de classificar como “chorões” aqueles deputados que foram ao Supremo denunciar a manobra que permitiu a segunda votação sobre a PEC de financiamento privado de campanhas eleitorais. Basta comparar as duas emendas — a de número 22 e a de número 28 — para se constatar que houve um crime contra a constituição. Em seu artigo 60, parágrafo 5, ela impede que uma matéria rejeitada uma vez seja apreciada uma segunda vez na mesma legislatura. Não há o que discutir a esse respeito. O artigo 60 diz textualmente que “ a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.”

Jean Wyllys: Esperteza, quando é muita, come o dono

Imagem
por  Jean Wyllys  — na Carta Capital -  publicado  31/05/2015 Do que é que Cunha e Russomano se esqueceram na hora de fazer a manobra ilegal do financiamento? Mandado de Segurança contra a manobra golpista do Eduardo Cunha para aprovar essa emenda já foi protocolado no Supremo Tribunal Federal Vocês que acompanharam a tramitação da (contra) " reforma política " na House of Cunha sabem que, um dia depois de o presidente da Casa ter  perdido a votação  em que tentou incluir na Constituição, mediante emenda, o financiamento empresarial de campanha, ele  fez uma manobra ilegal  para votar novamente e, dessa vez, obteve a maioria necessária.

UE vaza lista negra da Rússia à mídia para 'show político', diz fonte

Imagem
Sputinik News - 31/05/2015 Uma fonte de alto nível do Ministério das Relações Exteriores russo disse aos jornalistas que a lista negra dos cidadãos europeus foi enviada para as representações de vários países em Moscou de forma confidencial a pedido da UE.

Saul Leblon: Perdemos de novo, professora Maria da Conceição?

Imagem
Mal ou bem, forças progressistas estão à frente do governo há 12 anos: o 'enrosco', com ela diz , é pilotado pelo campo progressista. E o atinge diretamente. por: Saul Leblon  -  na Carta Maior A professora Maria da Conceição Tavares tem dois motivos para não querer falar nesse momento. A gripe alegada, que acentua o grave característico da voz,  é o menor deles. O quadro difícil da crise brasileira, o mais contundente. Estamos falando, porém, de uma mulher que não costuma deixar desaforo esperando na soleira da porta. -Perdemos, professora Conceição? Ela hesita um pouco, tergiversa, mas só um pouco. Em seguida dispara o grave com a inflexão de ordem unida famosa, capaz de acionar todas as atenções ao redor, seja qual for o redor, tenha ele a solenidade que tiver. ‘Perdemos. Isso está à vista, não? --devolve com a força de uma pedrada.

Porque Obama quer cancelar as sanções contra o Irã

Imagem
Em busca de fonte alternativa de gás 27/4/2015, [*] Mike Whitney , Counterpunch In Search for an Alternative Source of Gas – Why Obama Wants to Lift Sanctions on Iran Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu   É essencial reconhecer que o Irã não tem atualmente qualquer programa de armas nucleares, nem possui arma nuclear. Dia 26/2/2015, James Clapper, Diretor da Agência Nacional de Inteligência disse à Comissão das Forças Armadas do Senado que  “o Aiatolá Khamenei, Líder Supremo do Irã, encerrou completamente o programa nuclear de seu país em  2003”  e “tanto quanto sei não tomou qualquer decisão para construir alguma arma nuclear” . Assim se repete a avaliação “altamente confiável” da Comunidade de Inteligência (CI) dos EUA, que disse exatamente isso em novembro de 2007 –  Micah Zenko,  Putting Irã’s Nuclear Program in Context , Council on Foreign Relations. Acordo Nuclear - Irã vs União Europeia/EUA (Suiça) Começar com a verdade sempre