Postagens

Mostrando postagens de maio 19, 2015

Espanha: Eleições locais dão vitória à esquerda e provocam revolução política

Imagem
PP perde 2,5 milhões de votos e maioria absoluta em 10 comunidades autónomas, na sua maioria detidas desde 1995. Irrupção do Podemos e das candidaturas de unidade popular garantem vitória à esquerda, que poderá vir a governar Madrid e Barcelona. 25 de Maio, 2015 Manifestação do movimento dos indignados 15-M na praça Puerta del Sol em Madrid. O panorama político territorial espanhol conhecido até aos dias de hoje ficou tremendamente abalado depois dos resultados eleitorais deste domingo. O veredito saído das urnas, com uma participação eleitoral ligeiramente inferior às de 2011, ofereceu resultados totalmente imprevisíveis há um ano atrás, nas vésperas das eleições para o Parlamento Europeu.

Emir Sader: O 'Cunha Shopping' é um acinte

Imagem
O shopping-center é a utopia neoliberal, o resumo de como eles gostariam que fosse a sociedade: só consumidores, nenhum cidadão. por Emir Sader - na Carta Capital  Depois de fazer aprovar uma série de iniciativas na Câmara, Eduardo Cunha se sente dono da Casa e capaz de passar qualquer proposta. Já há algum tempo, antes que estivesse envolvido na Lava-Jato, ele tinha decretado a concessão de passagens de avião para as esposas dos deputados. Diante da reação negativa generalizada a mais esse privilegio dos parlamentares, Eduardo Cunha teve que recuar e a suspendeu.   Agora ele volta à carta com uma medida ainda mais despropositada: a construção, por um valor calculado de um bilhão de reais, de um shopping center na Câmara de Deputados. A aprovação foi rápida, com a oposição apenas do PT, do PC do B, do Psol e do PDT.   Nada mais simbólico do que instalar um shopping-center em um Congresso eleito pelo poder do dinheiro, controlado pelos lobbies dos grandes negócios.

E.N Young Eye of the Storm

Imagem

Marcos Aquino: Brahms - Paganini Variations Op. 35 (I-II)

Imagem
marcos Aquino MUSICA DE TODOS OS TEMPOS

Brasilianas.org discute o Brasil e a China na geopolítica mundial

Imagem
Brasilianas.org Programa aborda hoje o papel do país asiático como agente indutor de desenvolvimento na América Latina     O Brasil recebeu neste mês a visita do premiê chinês, Li Keqiang que andará pela América Latina até o mês que vem. A vinda da comitiva chinesa aquece os debates em torno da importância do gigante asiático no desenvolvimento da região latino-americana.

Russos reagem nas redes sociais a game polonês sobre o submarino Kursk

Imagem
Sputnik News - 25/05/2015 Usuários de videogames e de redes sociais manifestaram sua indignação com o lançamento de um teaser de um game polonês sobre o desastre do submarino Kursk em 2000. Na última semana, o estúdio polonês Jujubee divulgou um teaser do game chamado KURSK acompanhado de um comunicado de imprensa informando que se tratava de "um game de aventura e sobrevivência em primeira pessoa" baseado na tragédia do Kursk.

Roberto Amaral articula nova frente de esquerda: “Diante da emergência reacionária a saída é uma frente de massa”

Imagem
publicado em 25 de maio de 2015 às 17:05 Crédito das fotos: Bettmann/Corbis/Latinstock, Valter Campanato/ABr, Diogo Xavier, Saulo Cruz e Olga Vlahou O ex-ministro Roberto Amaral articula uma Frente Nacional Popular para conter o conservadorismo Uma nova frente de esquerda está em gestação por  André Barrocal, em CartaCapital  A campanha “O Petróleo É Nosso”, lançada há mais de 60 anos, uniu políticos, movimentos, intelectuais e personalidades de diversas correntes e acabou vitoriosa graças a essa variedade de integrantes.

DW: Eleições marcam avanço esquerdista na Espanha

Imagem
Partido do primeiro-ministro Mariano Rajoy perde maioria em todas as regiões autônomas espanholas. Esquerdistas do movimento Podemos conseguem êxito surpreendente em Madri e Barcelona. Pablo Iglesias, líder do Podemos, fala de uma "mudança política" As eleições municipais e regionais realizadas neste domingo (24/05) marcam o avanço de legendas esquerdistas na Espanha. O conservador Partido Popular (PP), do premiê Mariano Rajoy, sofreu grandes perdas, enquanto que a nova força esquerdista Podemos conseguiu êxitos surpreendentes em Madri e Barcelona.

Altamiro Borges: Jô Soares vai dançar na TV Globo?

Imagem
Por Altamiro Borges O sempre bem informado Daniel Castro, do site "Notícias da TV", postou na última sexta-feira (22) que Jô Soares poderá deixar em breve a TV Globo. Nos últimos meses, o apresentador – que sempre teve posições políticas conservadoras – surpreendeu os telespectadores ao defender o mandato da presidenta Dilma e ao criticar sarcasticamente os setores golpistas que pregam o seu impeachment. A mudança de postura gerou boatos, que só aumentaram após o convite da presidenta para um encontro reservado no Palácio da Alvorada, em Brasília. Muita gente prognosticou que os dias de Jô Soares já estariam contados no império global. Agora, Daniel Castro apimenta ainda mais esta hipótese:

Ucrânia: unida ou não, estado miseravelmente fracassado

Imagem
20/5/2015,  [*] Rostislav Ishchenko ,  The Vineyard of the Saker “ One Miserably Failed State ” С треском провалившееся государство Trad. do russo p/ inglês por  Eugenia Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu The Saker ELITES ucranianas semelhantes às do Brasil A elites ucranianas, que receberam na partilha da herança soviética, tudo de que precisariam para construir um estado bem-sucedido, levaram o próprio país, por efeito das ações de suas elites, à beira do colapso. Condições iniciais ideais Política e história não são predeterminadas. O “projeto Ucrânia” que houve naqueles dias não era condenado na origem.

Financiamento privado não tem resposta do STF; Cunha dita ritmo de reforma

Imagem
Na Câmara, reunião da comissão especial para votação do relatório do deputado Marcelo Castro, prevista para hoje, foi cancelada no final da tarde por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  25/05/2015 19:23,  última modificação  25/05/2015 20:01 Enquanto Mendes desrespeita votos de ministros do STF, Cunha tentar constitucionalizar dinheiro de empresas São Paulo – Na véspera do dia previsto para início da votação da reforma política na Câmara (PEC 182/07 e apensadas), a representação protocolada há dois meses pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pedindo esclarecimentos ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por segurar a ação da OAB contra o financiamento privado de campanhas políticas, não teve nenhuma resposta. Nem terá. Na Câmara, a reunião da comissão de reforma política, para votação do relatório do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), prevista para hoje (25), foi cancelada no final da tarde. Tudo

Mauro Santayana: ÀS PORTAS DE BAGDÁ

Imagem
Postado por Mauro Santayana -  25 de mai de 2015 (Hoje em Dia) - Prometeram-lhes a Primavera. Mas nenhuma flor brotou de seus cadáveres, a não ser as formadas pelas algas e organismos marinhos que cobrem os seus corpos no fundo do Mediterrâneo. Disseram-lhes que haveria paz, justiça, progresso, conforto e liberdade. E em troca lhes deram o caos de que procuram fugir a qualquer preço, a guerra, a injustiça, a destruição, o medo, a opressão e a miséria, e atacaram, com seus aviões e navios e as bombas e balas de seus mercenários, seus países, suas lojas, suas escolas, seus consultórios, seus poços e suas fontes, seus campos de trigo, seus bosques de oliveiras, matando seus cavalos, suas vacas, suas ovelhas, e explodindo suas pontes e seus templos.

MP-SP denuncia funcionários de empresas suspeitas de formação de cartel

Imagem
Criado em  25/05/15 20h05  e atualizado em  25/05/15 20h32   Por  Camila Boehm  Edição: Fábio Massalli  Fonte: Agência Brasil O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou, na última sexta-feira (20), seis representantes de empresas suspeitas de formação de cartel e fraude em licitações para a reforma das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do metrô. O contrato incluía modernização de 98 trens, com o fornecimento de equipamentos e preparação de projeto executivo para a reforma da frota.

Dilma: 'Risco de mudar regime de partilha é de menos mil'

Imagem
'A possibilidade de mudar regime de partilha não é zero, é menos mil. O modelo de partilha está baseado nas melhores práticas internacionais.' Dario Pignotti - na Carta Maior Brasília -  Depois de receber o primeiro-ministro chinês, com quem fechou o acordo para a construção de uma ferrovia interoceânica, obra crucial para o eixo Brasília-Pequim e vista com receio por Washington, a presidenta brasileira Dilma Rousseff inicia, nesta terça, sua primeira visita de Estado ao México, onde terá numerosos encontros oficiais, além de uma agenda cultural onde pretende ver os murais de Diego Rivera e “averiguar se há alguma mostra com obras de Remedios Varo”. Dilma conhece artes plásticas, desde que assumiu a presidência, em 2011, organizou, mostras da pintora modernista brasileira Tarsila de Amaral e do renascentista italiano Michelangelo Caravaggio.

Governador Flávio Dino: Cuidar da saúde das crianças

Imagem
Com muito esforço e coragem, estamos corrigindo erros do passado na gestão da saúde. A verdade é que, durante os últimos anos, os princípios e leis que regem o Sistema Único de Saúde foram abandonados para favorecimento de interesses privados dos poderosos e dos seus amigos. Por Flávio Dino* Marcello Casal Jr. / Arquivo Agência Brasil   Isso pode ser demonstrado por uma série de exemplos: perseguição a municípios; desperdício de dinheiro em obras inexplicáveis e superfaturadas; fraudes em voos de helicópteros que deveriam estar servindo aos pacientes, entre muitos outros absurdos. A correção de rumos que estamos fazendo pode ser ilustrada pela prioridade que estamos dando a problemas emergenciais antes esquecidos, como a radioterapia dos pacientes com câncer na região tocantina ou a assistência aos maranhenses que ainda precisam ir a Teresina. Do mesmo modo, quero destacar a nossa luta, com o decisivo engajamento da bancada federal do Maranhão, para minimizar o subfinanciamento

Kim, você é contra o Estado, mas ainda bem que o SAMU te socorreu, não é?

Imagem
25 de maio de 2015 | 16:03  Autor: Fernando Brito Sinto muito pelo acidente com aquele rapazinho, Kim Kataguiri, que vive desancando o Estado e louvando o império da iniciativa privada. Ainda bem, porém que, como mostra a foto, ele foi atendido – tal como aconteceu com a família de Luciano Huck após o pouso forçado de seu avião -por serviços público do SUS, o mesmo SUS que, sempre que puderam fizeram questão de desancar – e há muitos casos, de fato, dramáticos – dizendo ser só um caos  a saúde pública, sem nunca mostrarem os avanços que estamos tendo. Entre eles, o SAMU, que socorreu Kataguiri.

Thierry Meyssan: A queda de Palmira muda o equilíbrio geopolítico no Levante

Imagem
A situação agravou-se consideravelmente no Levante com o corte pelo Emirado islâmico da antiga «rota da seda», quer dizer da passagem do Irão para o Mediterrâneo. Só existem duas opções possíveis : quer por Deir ez-Zor e Alepo, ou por Palmira e Damasco. A primeira via está cortada desde o início de 2013, a segunda acaba de o ser. A queda de Palmira terá pois consideráveis consequências sobre o conjunto do equilíbrio regional. REDE VOLTAIRE -    DAMASCO (SÍRIA)  -  25 DE MAIO DE 2015   DEUTSCH    РУССКИЙ    ENGLISH    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    فارسى    ESPAÑOL    FRANÇAIS    ITALIANO   A imprensa ocidental consagra nestes últimos dias os seus títulos « da actualidade » à Síria; uma situação a que não assistíamos desde há dois anos, como durante o caso dos bombardeamentos químicos da Goutta (Região) e do projecto de intervenção da Otan. Os jornalistas preocupam-se com o avanço do Emirado Islâmico (Daesh) e com a possível destruição da cidade antiga de Palmira.

Fabio Serapião: Corregedoria investiga juiz da Zelotes

Imagem
por  Fabio Serapião  — na Carta Maior -   publicado  25/05/2015 A pedido do MPF, magistrado vira alvo de uma investigação da Corregedoria Regional da Justiça Federal Dinheiro apreendido nas buscas da Zelotes: o juiz é acusado de não deixar a investigação avançar Titular da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, o juiz Ricardo Augusto Soares Leite será investigado pela Corregedoria por conta de suas ações à frente da Operação Zelotes . Responsável por desarticular uma  suposta organização criminosa  a atuar no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, a operação da Polícia Federal tem dificuldades desde seu início por conta da ação do juiz.

Paulo Nogueira: Por que estou com Nassif.

Imagem
Postado em   25 mai 2015 por :   Paulo Nogueira Defender Nassif é defender a pluralidade Estou com Nassif nas batalhas judiciais que ele trava com Ali Kamel, Eduardo Cunha e Gilmar Mendes. Por três razões. Primeiro, o mundo pelo qual se bate Nassif é muito melhor – mais justo, mais igualitário – do que o representado por Kamel, Cunha e Mendes. Os três simbolizam o 1%, a plutocracia predadora.

Após romper com PSB e PPS, PV e SD negam apoio a Marta

Imagem
O PV e o Solidariedade (SD), que já se afastaram do projeto de formar uma "federação de partidos" com PSB e PPS, demonstram também que não pretendem se alinhar automaticamente para as eleições do ano que vem ou de 2018. A aliança para as eleições era desejo do principal arquiteto da aliança, o presidente do PSB-SP e vice-governador Márcio França. Com a ameaça de uma reforma política que extermine os partidos pequenos, as duas legendas se afastaram do PSB e estudam outros caminhos. Os presidentes nacionais do PV, José Luiz Penna, e do SD, Paulinho, disseram que não têm a intenção de apoiar a principal aposta do PSB/PPS (que caminham para uma fusão) para o ano que vem: a candidatura de Marta Suplicy para a prefeitura paulistana. Penna disse que a prioridade do PV é ter candidatura própria e negou que o partido tenha se comprometido com uma aliança eleitoral. "Sempre tivemos a tese de candidatura própria", afirmou. Paulinho foi mais enfático e disse que a Exe

Sérgio Moro é o “incentivo fiscal” para empreiteiras estrangeiras tomarem obras no Brasil

Imagem
25 de maio de 2015 | 11:13  Autor: Fernando Brito O sempre atento Nilson Lage nos avisa pelo Facebook: as empreiteiras estrangeiras já estão tomando o mercado das empresas brasileiras. Ontem à noite, o insuspeito Lauro Jardim, da Veja,  publica uma nota informando  que a Duro Felguera, mineradora e empreiteira de obras espanhola, abocanhou um “contratinho” de de 6,5 bilhões de reais para a construção de duas usinas termelétricas – – uma no Rio Grande do Sul e outra em Pernambuco.

Saul Leblon: O nome da crise

Imagem
O nome da crise não é Dilma; é dominância financeira: como bloquear a república dos acionistas? Em que mesa negociar com os depósitos em paraísos fiscais? por: Saul Leblon - na Carta Maior Exceto em regimes escravocratas, quando o subalterno não dispunha sequer da própria vida, a distância entre ricos e pobres nunca foi tão pronunciada na trajetória da humanidade. Assiste-se a  uma desconexão bruta,  física e estrutural entre os extremos. A exploração do trabalho continua a vigorar como a ponte entre os dois mundos, porém não mais explícita no confronto entre a figura do patrão e a do assalariado. As margens nem mesmo se enxergam mais. Onde fica a sede da entidade ubíqua chamada fuga de capitais? Em que rodovia é possível erguer uma barreira contra a república dos acionistas? Em que mesa negociar a pauta de reivindicações aos depósitos em paraísos fiscais? O poder do capital se camuflou em circuitos inefáveis e sem rosto. A um toque de botão é capaz de desenc

Efeito UPP: Número de atendimentos de usuários de drogas mais do que dobrou no Estado

Imagem
23/05/2015 23:45:00   - Atualizada às  24/05/2015 19:09:49 Jornal O Dia De 2.026 em 2012, saltou para 4.291 em 2014. Dados também contemplam internações ANDRÉ BALOCCO Rio - Questionadas por conta da violência que voltou a castigar algumas das comunidades onde estão instaladas, as UPPs ganharam um fôlego extra: pesquisa da Secretaria Estadual de Prevenção à Dependência Química mostra que, de 2012 até o ano passado, o número de atendimentos e internações de usuários de drogas em equipamentos públicos mais do que dobrou no Estado. De 2.026 em 2012, saltou para 4.291. O município do Rio, sozinho, responde por 47,7% dos atendimentos. Clique aqui e confira o infográfico Foto:  Arte: O Dia Online “Quanto mais dificuldades para achar a droga, mais chances do dependente químico procurar ajuda”, conta a assistente-social Gisele de Paula Barros Andrade, coordenadora da Vila Serena, um dos mais respeitados centros de reabilitação da cidade, fundado em 1982. Por lá já passaram

Michael Löwy: “Só crise económica não explica ascensão da extrema-direita na Europa”

Imagem
De volta ao Brasil para relançar o seu livro, o sociólogo radicado em Paris analisa as origens e o impacto de onda ultra conservadora no continente europeu.  Artigo publicado pelo Opera Mundi - 24 de Maio, 2015   No ESQUERDA.NET “Acho que é a primeira vez desde os anos 1930 que há uma ascensão espetacular da extrema-direita na Europa, em quase todos os países do continente”, afirma o sociólogo marxista Michael Löwy, em entrevista ao Opera Mundi.  “E qual é a explicação? Geralmente, fala-se na crise económica. Isso, sem dúvida, é um fator importante, mas a crise não explica tudo”. Um dos maiores investigadores das obras de intelectuais como Karl Marx, Leon Trotski, Rosa Luxemburgo e György Lukács, o especialista brasileiro radicado em França passou por São Paulo na última semana para promover a reedição do livro  Revolta e melancolia: o romantismo na contracorrente da modernidade  (Ed. Boitempo, R$ 57, 288 págs), escrito em coautoria com o professor norte-americano Robert

Pepe Escobar: BRICS sapateiam sobre os EUA na América do Sul

Imagem
22/5/2015,  [*] Pepe Escobar ,  Russia Today – RT BRICS trample US in South America Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Os presidentes Cristina Kirchner e Vladimir Putin em reunião recente Começou em abril/2015, com uma leva de acordos entre Argentina e Rússia, assinados durante a visita da presidenta Cristina Kirchner a Moscou. E continuou com um investimento de US$ 53 bilhões, acertado enquanto o premiê chinês Li Keqiang visitava o Brasil, na primeira parada de mais uma ofensiva comercial pela América do Sul – e completado com uma doce metáfora: Li viajou num vagão fabricado na China, que trafegará por uma nova linha de metrô no Rio de Janeiro que estará operante para os Jogos Olímpicos de 2016.

BOMBA: Contratos de demanda firme revelam vantagens que Sabesp dá a empresas

Imagem
Contratos assinados pela Sabesp com descontos para empresas que consomem muita água foram obtidos pela 'Agência Pública' e 'Artigo 19'; conheça os maiores consumidores de São Paulo por  Carolina Arteta, Marcelo Grava, Marina Dias, Maurício Moraes e Natalia Viana, para Agência Pública   publicado  24/05/2015  MÍDIA NINJA Sistema Cantareira em novembro de 2014: quanto maior o uso, menor é o valor que as empresas pagam pelo metro cúbico (1.000 litros) São Paulo – Três montadoras de veículos, duas das maiores redes de supermercados do país e um dos bancos que mais lucraram em 2014 estão entre os dez maiores consumidores privilegiados com baixas tarifas de água pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Mercedes-Benz, Ford, Volkswagen, Pão de Açúcar, Carrefour e Itaú Unibanco assinaram contratos de demanda firme com a empresa, um expediente que dá direito a um vantajoso desconto. Diferentemente do que ocorre com consumidores reside

Carlos Drummond : O HSBC faz as malas

Imagem
Abalada por escândalos variados, a instituição prepara-se para deixar o País por  Carlos Drummond  —  publicado  24/05/2015 - na Carta Capital                                                                                                             Fabrice Coffrini / AFP Imagem de 18 de fevereiro mostra a sede do HSBC Private Bank, em Genebra, na Suíça. O banco está sendo investigado N a quarta-feira 13, o burburinho em torno da provável venda do HSBC no Brasil indicava a possibilidade de realização do negócio ainda neste semestre. Com ativos totais de 150 bilhões de reais, trata-se do quarto banco privado no Brasil, antecedido por Itaú, Bradesco e Santander, e o sétimo na classificação geral. Bradesco, BTG Pactual e Santander compõem a relação de possíveis compradores, seguidos pelo canadense Scotiabank, por chineses como o Industrial & Commercial Bank of China e o espanhol Bilbao Vizcaya. O montante do negócio, especula-se no País e no exterior, oscila em torno de 5 b