Postagens

Mostrando postagens de agosto 11, 2014

Sem bola de cristal

Imagem
Por Janio de Freitas, na Folha Quantos dos candidatos a governador comprometidos com Eduardo tenderiam a apoiar de fato Marina? São tantas as variações possíveis, entre a solução para substituir Eduardo Campos e os desdobramentos disso nos arranjos políticos e no eleitorado, que as muitas especulações a respeito não alcançam nem o mais leve sentido. Mesmo os negociadores e outros interessados diretos estão no escuro, à falta de indícios para orientar as decisões. Só alguns exemplos, entre tantos disponíveis. Quantos dos candidatos a governos estaduais comprometidos com Eduardo, sobretudo os não filiados ao PSB, tenderiam a apoiar de fato a campanha de Marina Silva? Mesmo sem vitória, que perspectivas a Rede, de Marina, ofereceria para o crescimento desejado por seu hospedeiro PSB? Até onde a Rede, fortalecida, prejudicaria as eleições pretendidas pelo PSB para o Congresso?

46% dos paulistanos tiveram interrupção de água em casa no último mês

Imagem
Dado relevante indica que a crise de escassez é conhecida por 99% da população do estado                                                VAGNER CAMPOS/GESP Apesar de 99% dos pesquisados saberem da escassez, nível de informação ainda não afetou intenções de voto em Alckmin por  Redação RBA São Paulo –  Pesquisa divulgada neste sábado (16) pelo instituto Datafolha mostra que 46% dos paulistanos sofreram em casa com a interrupção no fornecimento de água nos últimos 30 dias (28 % afirmaram interrupção por cinco dias ou mais). O percentual aponta crescimento em relação ao levantamento anterior, de maio, quando o número foi de 35%.

Portugal paga o preço de sua politica Neoliberal.

Imagem
A juventude e o abismo do futuro O nosso futuro parece ser uma tela negra desenhada nos gabinetes de um conjunto de burocratas que nos querem condenar ao abismo, ao atraso e à degradação. João Mineiro   ESQUERDA.NET Os tempos que vivemos são negros e não afiguram qualquer sinal de retoma. Pelo contrário: tudo indica que o nosso futuro imediato será uma acelerada corrida para o abismo. O espírito da austeridade infiltrou-se em todos os domínios das políticas sociais, económicas e culturais e o seu resultado é um país à beira do desastre coletivo. Com a evidente exceção dos mais ricos entre os mais ricos, que viram os seus rendimentos aumentar, toda a sociedade ficou mais pobre nestes anos de sacrifícios. Mas no caso dos jovens essa realidade tem ganho contornos assustadores. Há mais estudantes expulsos das universidades por razões económicas, o desemprego jovem e de jovens com formação superior não pára de aumentar, a emigração forçada já constitui um marco de uma

A máquina abandonou Aécio?

Imagem
Autor: Fernando Brito Há um surdo desespero  na campanha do PSDB. Assistem, sem outra reação que não a do sinceríssimo Reinaldo Azevedo, o movimento da imensa máquina de propaganda da mídia em favor de Marina Silva, tranformada em  mater dolorosa  de Eduardo Campos, com quem – todos sabem – mantinha uma relação de convivência eleitoral, ao ponto de, mês e meio atrás, ter mandando divulgar nota dizendo que a aliança PSB-Rede tinha data para acabar. Agora, porém, tudo mudou. Eduardo, morto, transformou-se em líder de Marina e ela, muito viva, em “continuadora” de sua trajetória, à qual há apenas 10 meses se juntou.

Marina tinha 10% em abril

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Achei  uma pesquisa Ibope  ainda mais recente que todas até agora usadas pela mídia. É mais recente que a pesquisa Datafolha que a mídia tem usado, dando mais de 25% pra Marina Silva. Na pesquisa Ibope, feita entre os dias 10 e 14 de abril, ela tinha caído para 10% dos votos, no estimulado, e 4% no espontâneo; os números de Dilma eram de 37% e 23%, respectivamente.

O fim da "dolce vita" de Marina

Imagem
Por Bepe Damasco No blog do Bepe Em 2010, como candidata franco atiradora, sem nada a perder, ela foi incensada pela mídia para provocar o segundo turno. Até mesmo seus apelos obscurantistas, como a utilização eleitoral da questão do aborto, passaram incólumes pelos "formadores de opinião". De lá para cá, segue sendo tratada pelo establishment como um bibelô. Afinal, sobre ela sempre repousou a esperança conservadora de a disputa presidencial ser levada para o segundo turno. Mas agora chegou a hora da onça beber água. Marina precisará subir ao ringue e enfrentar o fogo cruzado da política, a luta encarniçada pelo poder, o jogo bruto da disputa. Nesse embate, são grandes as chances de que suas inconsistências, fraquezas e contradições as levem ao nocaute.

GloboNews mostra o seu lado na cobertura de velório em Recife

Imagem
8 Viatura de uma produtora se prepara para filmar  o cortejo entre o Palácio do Campo das Princesas e o cemitério de Santo Amaro, para uso no primeiro programa eleitoral do PSB. por Luiz Carlos Azenha, do Recife Observando um resumo da cobertura da  GloboNews  do velório de Eduardo Campos, em Recife. Nas imagens, destaque para José Serra, candidato ao Senado em São Paulo, que enfrenta o petista Eduardo Suplicy — que, aliás, conta com o apoio de Marina Silva. Foi mostrado três vezes. Também de forma simpática apareceram Aécio Neves e, ao longe, o governador Geraldo Alckmin. Por outro lado, literalmente piscaram as imagens do ex-presidente Lula, emocionado (ao chegar, ele pegou no colo o filho recém-nascido de Eduardo Campos) e da presidente Dilma Rousseff. No fim da reportagem, o filho mais velho Campos puxa o coro de “Eduardo, guerreiro, do povo brasileiro” diante de Dilma. Corta para a comentarista Cristiana Lobo, que destaca este último fato. Diz que a campanha recomeç

Aprovação ao governo Dilma almenta em SP

Imagem
A reprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) sofreu um ligeiro recuo em São Paulo, Estado que concentra quase um quarto dos eleitores do país (22%), segundo o Datafolha. A taxa dos que consideram seu governo ruim ou péssimo caiu de 39% em julho para 35% neste mês.

Pepe Escobar: #MH17 e #MH370 − Ponto de desaparecimento...

Imagem
15/8/2014,  [*] Pepe Escobar  −  Asia Times, The Roving Eye Vanishing point… Traduzido por  João Aroldo                            POSTADO POR  CASTOR FILHO   Boeing 777 -  Malaysia Airlines Primeiro, o avião MH370 desapareceu do Planeta Terra. Depois o MH370 desapareceu do noticiário. Primeiro, o MH17 foi derrubado com o “míssil de Putin” – como foi dito ao Planeta Terra. Então o MH17 desapareceu do noticiário. Onde está  Baudrillard  quando precisamos dele? Se estivesse vivo, o dervixe dos simulacros já teria desconstruído os dois aviões da Malásia como imagens especulares; do desaparecimento absoluto à exposição máxima, para desaparecer. Eles também podem ter sido abduzidos – e derrubados – por alienígenas. Agora você vê, agora não. Caixas pretas, gravadores de voo − tudo relacionado ao MH17 está agora flutuando em um vazio negro. Os britânicos estão demorando muito para analisar os dados – e se eles já fizeram isso, eles não estão falando.  É como

Alguns indicadores sobre a situação no leste da Ucrânia

Imagem
16/8/2014,  The Saker,   The Vineyard of the Saker “ A couple of short pointers about the situation in the eastern Ukraine ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                           POSTADO POR  CASTOR FILHO   The Saker Pessoal, acabo de chegar em casa depois de um dia muito louco e não posso escrever um adequado RELATÓRIO DE SITUAÇÃO (SITREP), dentre outros motivos porque a situação no leste da Ucrânia continua muito confusa. Mesmo assim, quero partilhar alguns indicadores, desde já com vocês. Sobre a “coluna russa destroçada”: Poroshenko  vs  Carl Sagan Não se pode provar frase de negação. Mas tampouco sou eu, a tentar a prova impossível. Os Ukies  e uns poucos repórteres britânicos trabalharam nisso – e APRESENTARAM ZERO PROVAS.

Marina e a providência divina

Imagem
por :   Paulo Nogueira Invocar Deus na política é um perigo. Veja Marina. Atribuir à providência divina não ter subido no avião que matou Eduardo Campos foi uma frase de extrema infelicidade. Deus a preferiu a Eduardo Campos? Se Deus a salvou, matou Campos e as demais vítimas do acidente? Se você se acha beneficiário da providência divina numa tragédia, se coloca numa posição superior à das vítimas. É como se dissesse: Deus gosta mais de mim. A fé, nestes casos, se torna uma manifestação de arrogância e soberba. Marina escapou da morte por uma coisa bem mais simples: sorte. Uma tremenda duma sorte. Sobre o Autor O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Santander NÃO DEMITIU executiva que autorizou ataque a Dilma

Imagem
Posted by  eduguim -do blog da Cidadania No dia 7 de agosto, reportagem do jornal Folha de São Paulo divulgou que o banco Santander teria demitido quatro funcionários envolvidos na inclusão de um ataque político à presidente Dilma Rousseff nos extratos de conta corrente que a instituição envia pelo correio aos seus clientes “VIPs”, de alta renda. Abaixo, a matéria e, em seguida, reprodução da nota enviada aos clientes endinheirados do banco.

Uma boa matéria para evitar as conspirações aéreas

Imagem
Autor: Fernando Brito As fotos e manchetes aí de cima são do acidente em que um Caravelle  da Varig que, no dia 27 de setembro de 1961, pegou fogo no aeroporto de Brasilia. A bordo, Leonel Brizola e alguns ministros de João Goulart. A data, apenas 20 dias depois do fim do episódio da “Legalidade”, em que Brizola confrontou o comando militar golpista que recusava a posse de Jango. Nunca, por isso, ouvi Brizola falar de conspiração.

BLÁBLÁ DE 2010 NÃO É A DE 2014

Imagem
Nem a Dilma. Em 2010, Bláblá capitalizou boa parte das baixarias que o Padim Pade Cerra, o Místico da Móoca, despejou na campanha. Bláblá tinha acabado de trair o Lula e levou para a campanha a aura de Fadinha da Floresta,  a defensora dos bagres  e dos oprimidos. Aí, passou três anos meio na treva da irrelevância. Tentou fundar um Partido e nem com a ajuda do Gilmar Dantas (*) conseguiu. O Pauzinho do Dantas conseguiu e ela não.

Pasadena registra lucro de US$ 130 milhões no 1º semestre

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário A refinaria de Pasadena  registrou lucro  de US$ 130 milhões no primeiro semestre do ano. Os dados constam de relatório financeiro da Petrobrás divulgado para o mercado. Apesar de não citar o nome Pasadena, ela menciona o refino nos Estados Unidos, onde a única refinaria é  a de Pasadena. A notícia, somada aos  bons resultados  da Petrobrás no primeiro semestre, aniquila a CPI da Petrobrás e pressiona o TCU a rever decisão que penalizava diretores por suposto prejuízo com a refinaria.

Juízes indicam Moro, De Sanctis e Paulsen para vaga de Joaquim Barbosa

Imagem
 Sergio Fernando Moro  Fausto Martin De Sanctis   Leandro Paulsen Lista tríplice de Ajufe escolhe dois criminalistas especializados em crimes financeiros e um tributarista. Os juízes federais Sergio Fernando Moro, Fausto Martin De Sanctis e Leandro Paulsen foram os mais votados em lista tríplice da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) como indicação para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal. Votaram 362 associados da Ajufe. A lista deve ser encaminhada para a presidente Dilma Rousseff. A votação foi feita em duas fases. Numa primeira etapa foram escolhidos seis nomes. Consultados, Moro, De Sanctis e Paulsen autorizaram a inclusão de seus nomes na lista tríplice.

"Nós éramos mais do que políticos amigos, nós éramos companheiros", diz Lula sobre Campos

Imagem
Veja o vídeo: 

Um retrato 3×4 de Marina, por Nílson Lage.

Imagem
Autor: Fernando Brito Não faz um ano, Marina Silva, o grande fenômeno eleitoral de hoje – e da próxima pesquisa, ao que se diz – não conseguiu reunir as assinaturas de meio milhão de brasileiros que a quisessem fazer chefe de um novo partido político. Meio milhão de brasileiros é  0,35% dos eleitores deste país. Traduzindo: 35 pessoas em cada 10 mil cidadãos. Quem não servia para ser chefe de um partido, agora será apresentada como possível chefe de um país inteiro. Faltava-lhe povo,  hoje -mais do que sempre – sobra-lhe mídia.

Bancos públicos tem desempenho acima do esperado no primeiro semestre de 2014

Imagem
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal divulgaram seus balanços financeiros da primeira metade de 2014 e a notícia é boa. O lucro líquido do Banco do Brasil no segundo trimestre ficou 18% acima do esperado pelo ~~ Mercado ~~ e chegou a R$ 3 bilhões - o acumulado do primeiro semestre é de R$ 5,5 bilhões. A Caixa, por sua vez, teve lucro líquido de R$ 3,4 bilhões no primeiro semestre, alta de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Graças aos bons resultados dos bancos públicos  não houve desaceleração no crédito (link is external) . Apenas a Caixa injetou R$ 322,9 bilhões na economia brasileira no semestre, por meio de contratações de crédito, distribuição de benefícios sociais, investimentos em infraestrutura própria, remuneração de pessoal e destinação social das loterias. E pensar que não muito tempo atrás houve quem quisesse entregar os bancos públicos – e muito mais – à iniciativa privada... Dilma e Lula, pelo contrário, investiram e valorizaram essas em

Super Mario Draghi dos banqueiros

Imagem
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou na quinta-feira, 7 de Agosto de 2014, que mantinha as medidas adotadas na reunião de 5 de junho de 2014. As decisões tomadas pelo BCE não vão melhorar a situação económica, não vão permitir gerar mais emprego, nem melhorar as condições de vida da população da Zona Euro. Eric Toussaint A declaração é feita num contexto de falhanço evidente das políticas do BCE desde o início da crise 1 . A Itália encontra-se em recessão: o PIB baixou 0,2% no segundo trimestre de 2014, após uma descida de 0,1% no trimestre precedente 2 . Em Portugal, que se dizia saído de apuros, a quase bancarrota do segundo banco do país, o Banco Espírito Santo (BES) (um verdadeiro império económico à escala do país), acarreta um custo enorme para o erário público, que mais uma vez socializa as perdas.

Marina vai abandonar Suplicy e apoiar Serra e Alckmin? E os candidatos do agronegócio?

Imagem
A mosca azul vai picar Marina? Ela vai romper de vez com a coerência da nova política e apoiar Serra ao Senado e Alckmin ao Governo? por  Antônio de Souza, especial para o Viomundo A direita sabia que Dilma Rousseff (PT) ia ganhar no primeiro turno, como o mercado e os editorialistas da grande imprensa já sinalizavam em letras pequenas nas publicações. Agora, eles estão em festa em cima do cadáver insepulto de Eduardo Campos, pois acham que com Marina levarão a eleição para o segundo turno. O jornal  Estado de S. Paulo  dá em manchete  o que os tucanos tanto querem :  Marina candidata a presidente, desde que ela respeite os acordos regionais. Ou seja, desde que, em São Paulo, apoie os tucanos Serra para o Senado, em vez de  Eduardo Suplicy (PT)  (a quem já declarou apoio), e Alckmin para governador. Que no Paraná, ela apoie o desastroso governo de Beto Richa (PSDB). Assim como os candidatos do agronegócio pelo país afora, além de outros acordos fechados por Eduardo Ca

Todos pela reforma política!

Imagem
Entre os dias 1º e 7 de setembro, partidos como o PT, movimentos sociais, entidades representativas e outros setores organizados da sociedade farão, em todo o Brasil, um plebiscito popular por uma Constituinte exclusiva para a reforma política. Com valor apenas consultivo, o plebiscito contará com uma única pergunta: “Você é a favor da convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para a reforma política?”   A iniciativa é importante, entre outros motivos, porque sintonizada com as aspirações dos movimentos que eclodiram em junho do ano passado e com a força política surgida de lá para cá, especialmente entre os jovens. Com efeito, a reforma política é o primeiro passo para a realização das mudanças estruturais justamente cobradas nas ruas. Não é possível haver um salto de qualidade nos serviços públicos ofertados pelo Estado, reformas de base como a agrária, a urbana e a tributária, tampouco maior sintonia entre a classe política e as necessidades populares, – ou seja, apro

STF nega de cotas para negros em concursos do Legislativo e Judiciário

Imagem
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta sexta-feira (15) pedido do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) para que seja obrigatória a reserva de 20% das vagas para pardos e negros em concursos públicos do Legislativo e Judiciário. Segundo a ministra, a concessão do mandado de segurança significaria interferência do STF no Legislativo. A ministra Cármen Lúcia, rejeitou pedido do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental para que seja obrigatória a reserva de 20% das vagas para pardos e negros em concursos públicos do Legislativo e Judiciário. A Lei nº 12.990/2014 foi publicada no dia 9 de junho e criou a reserva de 20% nas vagas em concursos públicos para pardos e negros em órgãos da administração federal, como autarquias, fundações, e empresas públicas. Ao recorrer ao STF, o instituto alegou que não foi feita justiça social, pelo fato de o Judiciário e o Legislativo não terem sido contemplados pela lei. Na decisão, a ministra entende

Holandês que salvou menino judeu do nazismo devolve prêmio dado por Israel

Imagem
Um advogado holandês de 91 anos premiado em Israel por ter salvado um menino judeu durante a Segunda Guerra Mundial devolveu seu prêmio depois de ter perdido seis parentes em um bombardeio israelense à Faixa de Gaza, no mês passado, segundo o jornal israelense  Haaretz . Henk Zanoli e sua mãe, Johana Zanoli-Smit, receberam o prêmio em 2011 por ter escondido Elhanan Pinto, uma criança de 11 anos, dos nazistas durante a guerra. À época, o pai de Hank já tinha sido enviado ao campo de concentração de Dachau por se opor à ocupação da Holanda pela Alemanha de Hitler.

O império colhe a tempestade do jihadismo

Imagem
13/8/2014,  [*] Glen Ford ,  Black Agenda Report “ The Empire Reaps the Jihadist Whirlwind ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                           POSTADO POR  CASTOR FILHO Abu Bakr al-Baghdadi, Califa do Estado Islâmico Por mais de 3 décadas os EUA tem implantado substitutos fundamentalistas islâmicos para lutar e defender suas conquistas imperiais em terras muçulmanas. Agora, os jihadistas mais bem sucedidos do mundo voltaram-se contra seus senhores e, em breve perseguirão e conquistarão as monarquias produtoras de petróleo e gás no Golfo Pérsico. O Califado tomou à ideologia do capital seu quinhão de lógica e horror atrevendo-se a desafiar a legitimidade de seus fundadores, incondicionais aliados dos “Cruzados” (os EUA).  Glen Ford (Nrc) O problema é que os procuradores-fantoches do Pentágono estão evaporando.

A economistas, Jucá declara voto em Aécio e promete derrubar votação de Dilma no Norte

Imagem
Ex-líder do governo e ex-ministro de Lula, cacique do PMDB se diz aliado do PSDB em defesa da precarização trabalhista e corte em programas sociais, e afirma que política 'socialista' de Dilma 'serve para o Cazaquistão' por  Diego Sartorato, da RBA Aécio Neves e Romero Jucá (esq.): aliança contra Dilma, o PT, os direitos trabalhistas e as políticas sociais São Paulo  – O senador Romero Jucá (PMDB-RR), integrante da base aliada do governo de Dilma Rousseff (PT) no Congresso e cujo partido indicou o candidato a vice-presidente na campanha pela reeleição, afirmou na quarta-feira (13) que fará de tudo para que os eleitores da região Norte contribuam para a derrota da presidenta nas urnas. O senador proferiu palestra em evento político do Conselho Regional dos Economistas de Roraima (Corecon), em Boa Vista, com críticas duras à política econômica do governo, e afirmou que, com a morte de Eduardo Campos (PSB), votará no colega de Senado Aécio Neves (PSDB) para

Procurador que escondeu trensalão quer faturar com morte de Campos

Imagem
Por Miguel do Rosário A princípio, defendo sempre a transparência. Mas às vezes me canso de dar pitaco sobre tudo, então não tenho opinião formada sobre a lei de sigilo para acidentes aéreos. Entretanto, não deixa de ser curioso que Rodrigo De Grandis, aquele procurador que ficou famoso por “esquecer” o processo de trensalão numa  gaveta errada , durante anos, agora volte aos holofotes para falar contra uma lei aprovada no Congresso Nacional. Ora, me parece um acinte um procurador se pronunciar contra uma lei aprovada pelos deputados e senadores. Os únicos que podem determinar se a lei é inconstitucional ou não são os ministros do Supremo Tribunal Federal.