O Brasil quer reforma política !



Vagner: “Nossa capacidade de mobilização mostra a importância de dar voz a quem precisa ter voz.”

Com 95% das urnas apuradas e quase oito milhões de votos contabilizados, os resultados do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político foram divulgados nesta quarta-feira (24), em São Paulo. Dos que participaram, 97,5% disseram sim à Constituinte Exclusiva. Outros 2,57% optaram pelo não. Nulos e brancos somaram 0,37%.

Apesar da pouca cobertura dos meios de comunicação do Brasil, o Plebiscito para a reforma política, foi considerado um sucesso pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e pelo MST (Movimento dos sem Terra).  “Tivemos presidenciáveis como Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Pastor Everaldo (PSC) que participaram do Plebiscito e mesmo assim não saiu na grande imprensa”, afirmou Paola Estrada, da comissão o Plebiscito na mesa.

Na avaliação de Vagner Freitas, Presidente da CUT, a conclusão do processo mostra o poder de mobilização dos movimentos sociais. “Nossa capacidade de mobilização mostra a importância de dar voz a quem precisa ter voz. Enquanto uma parcela conservadora quer impedir a participação política, temos também esse extraordinário. O que ocorre hoje no Brasil é a desinformação da mídia. O governador de São Paulo, por exemplo, proibiu as urnas nas escolas”, afirmou durante a coletiva de imprensa.

Freitas confirmou que a intenção, a partir de agora, é encaminhar o resultado aos três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o que deve ocorrer em 14 de outubro. “Temos que continuar por uma convivência democrática melhor”, pontuou.

Para João Paulo Rodrigues, do MST, a confirmação do apoio da maioria à Constituinte retrata o desejo de boa parte da população que ocupou as ruas em todo o país no ano passado. “A classe trabalhadora quer fazer mudança no sistema político brasileiro. “Não é simplesmente uma votação. É resultado dos protestos, de quem foi para as ruas” , destacou.

João Paulo ainda lembrou que o próximo passo é uma combinação de lutas para pressionar o Congresso e contou com o apoio de Freitas que disse que  a única forma da proposta andar é como uma “panela de pressão” para cima dos congressistas.


Lula e Dilma

Bandeira do PT, a Reforma Política é assunto quase obrigatório nos comícios em que o Presidente Lula e a Presidenta Dilma participam. Entre os principais pontos de mudança, o financiamento público exclusivo de campanha é o mais citado. “Precisamos urgente de reforma política. Sem mudar o financiamento, será difícil o combate à corrupção. Temos que acabar com a origem disso”, opinou Dilma em entrevista recente.


Resultados

Entre os dias 1º e 7 de setembro, mais de 450 organizações sociais coletaram milhões de votos em todo o país:

7.754.436 votos totais

97,5 disseram sim à Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político

2,57 voltaram contra

0,2 brancos

0,17% anulados


Mais de 6 milhões de votos foram dados em urnas físicas e cerca de 1 milhão e 700 mil online.

40 mil urnas em mais de 4 mil municípios em todo o Brasil.


Alisson Matos, editor do Conversa Afiada

Comentários