Chelsea Manning inicia greve de fome

Manning inicia ação na prisão por não ter remédios para mudança de sexo e afirma que não só se negará a comer, mas também a cortar o cabelo, a cumprir ordens e normas da prisão.

ESQUERDA.NET - 10 de Setembro, 2016 - 21:56h


Grafiti de Manning - Foto de smuconlaw/flickrGrafiti de Manning - Foto de smuconlaw/flickr
Chelsea Manning, que foi condenada a 35 anos de prisão por divulgar documentos do Exército dos EUA para o Wikileaks, iniciou nesta sexta-feira, 09 de setembro de 2016, uma greve de fome na prisão militar, para reivindicar ao governo dos Estados Unidos que lhe proporcione remédios adequados ao seu processo de mudança de sexo.
Manning, de 28 anos, revelou que se identifica com o género feminino após ser condenada em 2013 pela divulgação de documentos secretos americanos ao portal Wikileaks três anos antes. Há dois meses, em julho, a ex-soldado Manning foi internada num centro hospitalar após uma tentativa de suicídio que os seus advogados vincularam à falta de tratamento.

"Preciso de ajuda. Precisava de ajuda no começo deste ano. Levaram-me ao suicídio pela falta de cuidado que desesperadamente necessitei por causa da minha disforia de género", disse Manning, em comunicado divulgado por sua defesa.
A partir de agora, Manning não só se negará a comer, mas também a cortar o cabelo e a seguir as regras ou normas da prisão, além de descumprir as ordens que receber. "Já não estou a pedir, agora exijo", acrescentou, ao assegurar que está disposta a morrer.
“Tenho vindo a pedir ajuda. Não a tenho conseguido. Eu preciso de ajuda”, escreveu Chelsea Manning no seu twitter.
Artigo publicado por Opera Mundi

Comentários