Mujica abre Marcha pela Democracia em Minas Gerais: "sou brasileiro de coração"
. |
O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica recebeu nesta quinta-feira (21) o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência. Durante a cerimônia, em Minas Gerais, ele condenou a negação da política e defendeu a democracia, posicionando-se contra o golpe em curso no Brasil.
#21deAbril#Pimentel homenageia #Mujica com o #GrandeColar na 64ª #MedalhaDaInconfidência, em #OuroPreto
"Necessitamos da política, o homem é um animal político. A função da política é impor limite às dores e às injustiças. É lutar por um mundo melhor, buscando conciliar permanentemente as diferenças. Não é função da política esmagar as diferenças. O pior resultado para as novas gerações diante do conflito que está vivendo o Brasil é que se termine com a conclusão de que a política não serve para nada. Há que se salvar a política, isto é um problema do Brasil", afirmou o carismático ex-presidente uruguaio.
"Me sinto muito uruguaio, sou brasileiro de coração, minha pátria é a América Latina", disse o homenageado.
ROBERTO STUCKERT FILHO / PR
"Pior do que as derrotas é o desencanto. Viver é construir esperança, esperança em um mundo melhor. O que seria da vida sem utopias e sonhos?"
FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL/FOTOSPÚBLICAS
Amanhã, os manifestantes partem para Mariana, cenário recente do maior desastre ambiental do país. Confira abaixo a programação completa da marcha:
Quinta-feira — 21/04 — 9h — Concentração. 10h — Entrega da medalha da Inconfidência a Pepe Mujica, orador oficial da cerimônia.
Sexta-feira — 22/04 — Saída para Mariana e Ato Político
Sábado — 23/04 — Saída para Morro da Água Quente
Domingo — 24/04 — Saída para Catas Altas
Segunda — 25/04 — Saída para Sabará
Terça — 26/04 — Chegada na Praça da Liberdade, Ato Político-Cultural na Praça da Liberdade
Comentários