A criminalização da juventude e a intoxicação da mídia
Ilustração: Andocides Bezerra
A defesa da redução da idade penal pela "Bancada da Bala" tem o objetivo, somente, de aumentar a repressão, criminalizar a população pobre, sobretudo, a população negra das periferias.
"A criminalização de jovens agrada à população intoxicada pelos apresentadores da tevê", afirmou o colunista da Rádio Vermelho Urariano Mota, ao comentar a aprovação da PEC 171 que reduz a idade de punição para criminosos, aprovada na terça-feira (31), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Da Rádio Vermelho
O jornalista pernambucano afirmou que "a tendência é endurecer a lei, no mínimo, para os jovens acusados dos chamados crimes hediondos, como latrocínio (roubo seguido de morto)".
O colunista da Rádio Vermelho ainda informa que "a Organização Mundial de Saúde diz que o Brasil ocupa a 4° posição entre 92 países no mundo que mais matam crianças. Aqui são 13 homicídios para cada 100 mil crianças e adolescentes; de 50 a 150 vezes maior que países como Inglaterra, Portugal, Espanha, Irlanda, Itália, Egito cujas taxas mal chegam a 0,2 homicídios para a mesma quantidade de crianças e adolescentes".
Acompanhe especial da Rádio e TV Vermelho:
Aprovação da PEC 171 fere direitos fundamentais, afirma Alice Portugal
Conjuve repudia aprovação da PEC 171 que prevê redução da idade penal
Redução da idade penal: Pesquisa detona argumento da "Bancada da Bala"
PCdoB: Proposta de reduzir a idade penal é ação inconstitucional
Ouça íntegra da coluna na Rádio Vermelho
Comentários