Aécio: programa de Marina é um pouco a versão genérica do nosso



Neste sábado (30), cumprindo agenda de campanha no interior de São Paulo, o candidato à presidência Aécio Neves (PSDB) comemorou o novo programa de governo de Marina Silva(link is external)(PSB), apresentado ontem (29) e já alterado duas vezes desde então.
Aécio disse: "O programa da candidata Marina, a 30 dias das eleições, é a maior homenagem que nós poderíamos receber nesse momento. Porque, na verdade, ela consagra as teses que nós defendemos ao longo da nossa existência. Lamento apenas que essa conversão, do ponto de vista econômico, da gestão, não tenha vindo um pouco antes".
O presidenciável disse ainda: "Fico feliz em ver que ela (Marina) adota práticas que nós já executamos em Minas Gerais, como o do regimento variável dos servidores da educação que ela propõe, que nós já fazemos em Minas na educação e em várias outras áreas, a partir dos resultados alcançados". O tucano se disse feliz também por ver a "conversão" de Marina Silva à necessidade de que o agronegócio seja estimulado e de que o governo seja parceiro, por exemplo, do etanol; "algo que nós sempre praticamos ao longo da nossa vida política", concluiu Aécio.

Finalizou observando que o programa de governo de Marina Silva é como o genérico do seu: "Portanto, entre o original e aquele que se apresenta agora, talvez com uma marca um pouco genérico, eu fico com o original; e tenho muita confiança de que no momento da decisão, em que vai prevalecer a razão, nós vamos vencer as eleições, não só para tirar o PT do governo, mas para iniciar um novo ciclo virtuoso de crescimento e de desenvolvimento social no Brasil".
Marina, que vem se apresentando como uma nova opção à suposta polarização política atual, tem, de fato, mais similaridade com a direita brasileira do que parece mostrar. Como é o caso do pré-sal, uma das maiores descobertas na área de petróleo no Brasil e que, como diz a presidenta Dilma, "tornará um bem finito (petróleo), num bem infinito: a educação", e que foi ignorado pela equipe da candidata, enquanto o partido de Aécio tentou privatizar a Petrobras, nos anos 1990. Caso eles tivessem tido tempo de concluir essa ação, hoje todos os recursos que serão destinados à educação e saúde estariam gerando lucro para uma empresa privada.
Ambos também se assemelham em outras questões, como o interesse pelo controle do mercado na economia nacional, com ações como a autonomia do Banco Central, e a intenção de diminuir o tamanho do Estado brasileiro, o que poderia diminuir, consequentemente, a qualidade do atendimento ao cidadão.

Comentários