Rússia marca 69 anos da vitória soviética contra Alemanha nazista

Nesta sexta-feira (9) comemoram-se os 69 anos da vitória contra a Alemanha nazista, no fim da 2ª Guerra Mundial. Na Rússia, o aniversário do Dia da Vitória soviética é marcado com uma parada militar tradicional na Praça Vermelha de Moscou, com 11 mil soldados, 149 veículos militares e 69 caças.


Reuters
Parada militar na Rússia marca os 69 anos da vitória soviética contra a Alemanha nazista, nesta sexta (9).Parada militar na Rússia marca os 69 anos da vitória soviética contra a Alemanha nazista, nesta sexta (9).
A bandeira oficial da Federação Russa e a da Vitória foram carregadas pelos que servem no regimento Preobrazhensky, que realiza o serviço da guarda de honra na Praça Vermelha por mais de 55 anos, de acordo com a emissora Russia Today.

O presidente Vladmir Putin disse, em seu discurso: “Foi o nosso país que perseguiu os nazistas até o seu covil, e alcançou a sua derrota completa e final, venceu à custa de milhões de vítimas e pesadelos terríveis. Nós sempre guardaremos isso como uma verdade sagrada, que não vai desvanecer, e nós não permitiremos que os heróis sejam traídos ou esquecidos – todos que salvaram a paz no planeta, sem salvarem a si próprios”. 



A representação original da Vitória é a bandeira vermelha, que foi instalada pelas tropas soviéticas no topo do edifício do governo nazista, o Reichstag, em Berlim, em 9 de maio de 1945, um símbolo da vitória contra o nazismo.

      

A parada foi iniciada da forma tradicional, com uma bateria da Faculdade de Militar de Música de Moscou, que definiu o ritmo da marcha dos 11 mil oficiais e soldados. A infantaria representando todos os ramos do Exército russo, assim como as academias militares, atravessou a Praça Vermelha, de 256 metros.

A inclusão das unidades de Forças Especiais tornou-se uma das inovações da parada atual, quando marcharam em uniformes de proteção contra todos os tipos de balas e com metralhadoras silenciosas Val ou rifles VSS.

Veículos de combate GAZ-2330 “Tigre” também abriram a coluna mecanizada de 149 unidades, a maior a participar na parada da Vitória desde o fim da União Soviética, em 1991. Mas havia também veículos militares que a Rússia nunca expusera nas paradas anteriores, assim como os sistemas antimísseis Tor-M2U. Nenhum dos veículos históricos da era da 2ª Guerra Mundial participou da parada neste ano, já que os organizadores decidiram guardá-los para o aniversário de 70 anos da Vitória, em 2015.

A parte final da parada foi o sobrevoo que envolveu 69 aviões e helicópteros, correspondendo ao número de anos desde a vitória. O Dia da Vitória é um dos feriados mais importantes na Rússia, marcando a capitulação da Alemanha nazista à União Soviética, finalizando a 2ª Guerra Mundial. A primeira parada a comemorar o dia foi apresentada na Praça Vermelha em 24 de junho de 1945, por ordem do líder Joseph Stalin.

A União Soviética pagou o preço mais alto por esta vitória e perdeu quase 26 milhões de vidas no conflito, conhecido como a “Grande Guerra Patriótica” na antiga URSS.

Com informações da Russia Today,
Da Redação do Vermelho.

Comentários