Dilma: Investir em mobilidade é garantir um transporte rápido, seguro e eficiente


Dilma durante cerimônia de contratação do metrô de Curitiba e lançamento do edital da parceria público-privada. Foto: Roberto Stuckert Filho/PRDilma durante cerimônia de contratação do metrô de Curitiba e lançamento do edital da parceria público-privada. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff afirmou que seja por trilho ou pelas canaletas segregadas, os investimentos em mobilidade urbana tratam de garantir um transporte rápido, seguro, eficiente e que poupe tempo das pessoas. Na cerimônia de contratação do metrô em Curitiba , nesta sexta-feira (9), ela considerou os recursos importantes para uma vida mais humana, em que as pessoas possam se apropriar dos centros urbanos.
“A população da grande Curitiba está em torno de três milhões, trata-se de uma grande metrópole. Sem a questão do transporte público resolvido de qualidade, não resolvemos a questão da mobilidade dentro das cidades, de como nós, sem perder uma coisa que é sinônimo de vida, que é o tempo que estamos aqui discutindo, sem isso teremos uma cidade cada vez mais desarticulada.
Curitiba recebeu aporte de R$ 6,1 bilhões para investir nas obras do Metrô e de BRTs, que foram projetos elogiados por Dilma, já que a ideia dos chamados “Expressos” nasceu na capital paranaense. Ela ainda ressaltou que, graças a carteira de R$ 143 bilhões do governo federal para mobilidade urbana no país, cidades como Curitiba passaram a ter a possibilidade de ter mais alternativas de transporte público.

“Foi só quando conseguimos chegar nesse padrão que conseguimos, no nosso plano de mobilidade urbana, construir metrôs hoje. Cidades que não tiveram metrô, como é o caso de Curitiba, Porto Alegre, passaram a ter essa possibilidade. Isso é luxo? Não é luxo, é uma necessidade básica. As pessoas terão de se movimentar na cidade, portanto precisam de transporte público de qualidade”, analisou a presidenta.
Posted: 09 May 2014 10:29 AM PDT
A presidenta Dilma Rousseff participa, nesta sexta-feira (9), em Curitiba, da cerimônia de contratação do Metrô de Curitiba. Ao Blog do Planalto, o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Fábio Scatolin, afirmou que o projeto para construção do metrô tem como premissa fundamental a integração com outros modais da cidade, reconhecida por seu modelo de transporte público de passageiros.
“Curitiba tem uma longa tradição de planejamento urbano que centrou basicamente nos modais de baixa e média capacidade. O crescimento da cidade nos últimos 50 anos faz com que a gente repense o sistema centrado apenas no ônibus para um sistema multimodal. Isso significa que você precisa ter modais de alta capacidade, como o metrô, que foi a escolha de Curitiba, manter os modais de média capacidade, como os nossos BRTs, melhorar, expandir esses BRTs onde existe a demanda, e modais para a população como ciclistas, pedestres etc.”, disse.
Scatolin destacou que o objetivo principal é melhorar a qualidade de vida da população, diminuindo o tempo de deslocamento para aumentar a “produtividade social”, seja para o lazer ou para o trabalho. Para o secretário, essa qualidade de vida tem também uma dimensão ambiental.
“Curitiba tem uma longa tradição nessa questão e ao substituir a poluição do diesel, do dióxido de carbono, por energia renovável, que é a energia elétrica, você está contribuindo para uma cidade mais sustentável”, conclui.
Para a técnica em enfermagem Rosa de Lima, de 42 anos, o metrô vai garantir que ela tenha mais tempo para a família. Atualmente, Rosa gasta cerca de 40 minutos para ir de casa para o trabalho e quase uma hora para voltar, todos os dias.
“A gente perde muito tempo no ponto esperando o ônibus, a gente perde muito tempo dentro do ônibus, então se eu tiver mais tempo, de manhã posso acordar mais tarde, à tarde posso voltar para casa mais cedo, posso ficar mais com minha a família. Isso é o mais importante de tudo”, afirma.
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