China lidera o mundo em patentes de IA generativa de 2014 a 2023, diz especialista

 

2025-11-12 11:59:00丨portuguese.xinhuanet.com

Genebra, 11 nov (Xinhua) -- Os Estados Unidos e a China são os dois principais líderes globais no desenvolvimento de inteligência artificial (IA), e a China tem o maior número de patentes de IA generativa de 2014 a 2023, disse um especialista em IA depois que o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Gestão (IMD, em inglês) divulgou seu Índice de Maturidade de IA na terça-feira.

De acordo com a segunda edição do Índice de Maturidade de IA, que classifica as empresas de acordo com a eficácia com que adotaram a IA para transformar estratégias e operações de negócios, a NVIDIA ficou em primeiro lugar, com a Microsoft e a Alphabet em segundo e terceiro lugar. Entre as 300 principais empresas, o número de empresas chinesas seguiu apenas o dos Estados Unidos.

Em uma entrevista virtual, Michael Wade, professor de Estratégia e Digital do IMD e diretor do Centro Global TONOMUS para Transformação Digital e de IA, disse à Xinhua que o domínio da China nos registros de patentes de IA e seu foco em aplicações práticas na fabricação, saúde e veículos autônomos fornece uma base sólida para o crescimento e a criação de valor.

Embora os controles de exportação tenham cortado o acesso da China a chips de computação avançados críticos para o desenvolvimento de IA, "a China lidera o mundo em patentes de IA generativa com mais de 38.210 registradas de 2014 a 2023, substancialmente maior do que as 6.276 patentes dos Estados Unidos", enfatizou.

"A China está menos preocupada em construir os recursos de IA mais poderosos e mais focada em trazer a IA para o mercado com uma abordagem orientada para a eficiência e de baixo custo", disse Wade.

Nos setores de tecnologia e telecomunicações, a China Mobile, a Deutsche Telekom e a NTT estão investindo bilhões de dólares em centros de dados prontos para IA e capacidade de computação em hiperescala, disse ele, observando que "os setores de tecnologia e seguros mostram a maior maturidade de IA entre as empresas chinesas, enquanto as empresas estatais tradicionais em energia e construção têm a classificação mais baixa".

O Índice de Maturidade de IA avalia como as 300 principais empresas da Forbes Global 2000 avançam em suas estratégias de IA. Ele se concentra em como as organizações lideram com IA, equilibrando tecnologia com liderança, cultura e ética.

De acordo com suas descobertas, as empresas de tecnologia lideram o índice, mas o setor financeiro ocupa 32% dos 100 primeiros lugares. Marcando aplicações divergentes de IA em 10 setores, o índice mostrou que mais empresas maduras em IA demonstram desempenho superior de receita, com crescimento anual de receita em média de 6,79%, em comparação com - 0,51% para empresas menos maduras em IA.

O IMD, com sede na Suíça, é um instituto universitário independente com campi em Lausanne e Cingapura, e recentemente estabeleceu uma equipe em Shenzhen, China.

Comentários