Por RT Brasil

A Embaixada da China no Brasil se manifestou após as conquistas do filme O Agente Secreto no Festival de Cannes.
"Com alegria e admiração, parabenizamos Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura pelas vitórias no Festival de Cannes com O Agente Secreto. Celebramos o talento e a criatividade do cinema brasileiro, que enriquece o diálogo cultural global. Viva a arte!", escreveu a instituição em uma publicação no sábado (24).
Vale destacar que "Ainda Estou Aqui", outro aclamado longa brasileiro no exterior, também conquistou o público chinês. Na sua estreia, o filme foi exibido em mais de 10 mil salas pelo gigante asiático, um número mais de 10 vezes superior ao do mercado brasileiro.
Conquistas históricas
No sábado, o Brasil entrou para a história do Festival de Cannes. Pela primeira vez, um ator brasileiro venceu o prêmio de melhor ator na principal mostra do cinema mundial.
Wagner Moura recebeu a honraria por sua atuação em O Agente Secreto. O diretor do longa, Kleber Mendonça Filho, também foi premiado, levando a estatueta de melhor direção. É a primeira vez desde Glauber Rocha que um cineasta brasileiro conquista esse troféu.
Ambientado nos anos 1970, O Agente Secreto acompanha um professor universitário que retorna ao Recife durante a ditadura militar para reencontrar o filho caçula. O papel central, vivido por Wagner Moura, foi destacado pelo júri do festival.
Durante a cerimônia, Kleber Mendonça Filho dedicou seu prêmio ao público brasileiro. "Eu queria mandar um abraço para todo mundo que está vendo no Brasil, especialmente para Recife e Pernambuco”, disse ao receber a estatueta de melhor direção. Ele também foi o responsável por representar Wagner Moura no palco, já que o ator não compareceu ao evento.
Comentários