Postagens

Mostrando postagens de janeiro 23, 2019

PT oferece avião para levar Lula e PF ao velório do irmão

Imagem
DCM -  Publicado em 29 janeiro, 2019   Lula. Foto: AFP Da  Coluna da Mônica Bergamo na Folha : O PT autorizou os advogados de Lula a oferecerem à Polícia Federal um avião para transportar o ex-presidente e agentes de segurança ao velório de Genival da Silva, o Vavá. O irmão de Lula morreu nesta terça (29), vítima de câncer no pulmão. “Vamos dar as condições para fazer esse transporte e facilitar a ida dele a SP para se despedir do irmão. Vamos mobilizar recursos do partido e dos deputados que puderem contribuir”, afirma a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. (…)

Juca Kfouri: Entre Vistas - Alexandra Loras

Imagem
Rede TVT 29/01/2019 O Entre Vistas desta terça-feira recebe a cientista política, Alexandra Loras que fala sobre a luta contra o racismo! Elas tem 42 anos e nasceu na periferia de Paris, filha de pai gambiano e mãe francesa. Começou a carreira profissional como apresentadora de TV. Mestre gestão de mídias, pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, Alexandra é escritora e consultora. Hoje, radicada no Brasil, orienta líderes empresariais para criar um clima de equilíbrio sobre diversidade de gênero e de raça nas corporações.

Justiça nega que Lula vá aos funerais do irmão

Imagem
foto-247 Por Rafael Neves - no Congresso em Foco - 29/01/2019 - 22:23 A juíza federal Carolina Lebbos, que controla a execução penal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, negou nesta terça-feira (29)  que o petista vá ao velório e ao sepultamento do irmão Genival Inácio da Silva , o Vavá, que morreu de câncer aos 79 anos. O velório de Vavá, que, assim como  Lula , foi metalúrgico no ABC paulista, ocorre desde as 18h em um cemitério de São Bernardo do Campo (SP), onde ele vivia. O enterro está marcado para as 13h desta quarta (30).

Tijolaço: Um selvagem da privatização

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 29/01/2019 . A entrevista de Salim Mattar, Secretário de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Fazenda – que bem podia trocar seu nome para Entrega e Liquidação do patrimônio público – hoje, na  Folha , é simplesmente um escândalo. Diz que o governo venderá tudo o que possui, menos o Banco do Brasil, a Caixa e a Petrobras –  empresas que deverão ficar “bem magrinhas”, diz – e que vai liquidar o BNDESPar, em quatro anos. Este senhor, que fez carreira com o aluguel de carros, nem se importa com os dois critérios mais importantes na hora de decidir se o Estado deve ou não entrar ou permanecer numa atividade empresarial. Interesse nacional e lucratividade.

Ex-vereador do RJ é condenado a 36 anos e 2 meses de prisão por exigir parte do salário de servidores

Imagem
Por Sérgio Rodas - no CONJUR - 29/01/2019 Para juiz, ex-presidente da Câmara dos Vereadores praticou concussão e peculato. Por exigir que cinco servidores devolvessem a maior parte de seus salários, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Casimiro de Abreu Alessandro Macabú Araújo, o Pezão, foi condenado a 36 anos e 2 meses de prisão por concussão, peculato e associação criminosa. O seu ex-chefe de gabinete Jairo Macabu Soares foi condenado a 26 anos e 1 mês, com a perda do cargo, e o ex-assessor especial Wilson da Silva Oliveira Neto, a 4 anos e 10 meses. O caso tem  semelhanças  com o do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). O Ministério Público do Rio de Janeiro suspeita que os funcionários dos gabinetes de 27 deputados estaduais, incluindo os do filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), devolviam parte dos salários aos parlamentares, numa operação conhecida como “rachadinha”. 

Mino Carta: "Nada é tão representativo do Brasil quanto o desempenho de Bolsonaro em Davos"

Imagem
CartaCapital Publicado em 28 de jan de 2019

Maduro ordena formar 50.000 "unidades de defesa" em todos os bairros da Venezuela

Imagem
Por RT - Publicado: 29 de janeiro de 2019 19:40 GMT O presidente venezuelano fez o anúncio na terça-feira durante o início das manobras militares. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, participa de um exercício militar em Valência, na Venezuela, em 27 de janeiro de 2019 Reuters O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou nesta terça-feira a formação de  50 mil unidades  de defesa em todos os bairros da Venezuela. O presidente disse que a meta é chegar a 2 milhões de militantes antes do dia 13 de abril e atingir o "melhor nível de organização" das unidades de defesa em todo o país. Nicolás Maduro ✔ @NicolasMaduro # EnVivo | Junto al Estado Mayor Superior presenciamos las maniobras militares de nuestra Aviación Militar Bolivariana y la 42 Brigada de Infantería Paracaidista del Ejército Bolivariano. https://www. pscp.tv/w/1mrxmYZVllkxy   1.659 17:11 - 29 ene. 2019 Información y privacidad de Twitter Ads

Instituto Lula: Nota de pesar pela morte de Vavá

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert Instituto Lula - 29/01/2019 15:51 Todo carinho e solidariedade aos amigos e parentes de Vavá, irmão do ex-presidente Lula, que faleceu nesta terça-feira (29), vítima de um tipo raro de câncer. Genival Inácio da Silva, o Vavá, tinha 79 anos e enfrentou diversos problemas de saúde nos últimos anos, chegando a ter sua perna esquerda amputada. Vavá, que viveu na mesma casa por mais de 40 anos, também foi metalúrgico em São Bernardo do Campo e, como vários membros da família do ex-presidente, também sofreu com a injustiça direcionada a Lula. Em 2005, ele foi acusado injustamente pela Polícia Federal de montar um escritório de lobby para empresários. Na época, a PF invadiu sua casa, juntou documentos e não encontrou nada que provasse a denúncia. “Até gostei, verificaram minha vida e viram que não tenho nada de sujeira”, afirmou em entrevista à Istoé. “As pessoas não aceitam que os irmãos de Lula não tenham nada”, acrescentou. Nossos sentimentos à família

Pouco numeroso, mas eficaz: especialista indica pontos fortes do exército da Venezuela

Imagem
© AFP 2018/ Federico PARRA Por Sputnik News - 29/01/2019 Levando em consideração as relações políticas atuais entre a Venezuela e os EUA, esse país latino-americano tem fundamentos suficientes para verificar a prontidão de combate de suas tropas. Mais cedo, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro inspecionou o exército na véspera de grandes manobras militares, enquanto os generais do país expressaram sua lealdade ao líder legitimo e à sua pátria. Todas essas ações vêm em resposta às recentes declarações do senador americano Lindsey Graham, segundo as quais Donald Trump considera, entre outros cenários, o uso da força para realizar um golpe de Estado na Venezuela. Nessa conexão, o analista militar russo Andrei Kots avalia a eficiência das Forças Armadas da Venezuela e sua capacidade de resistir à agressão.

Keiser Report en Español: Totalitarismo bienintencinado

Imagem
RT en Español Publicado em 29 de jan de 2019

Por que a trapalhada de Jair Bolsonaro será demorada. Por Eugênio Aragão

Imagem
Publicado por Diario do Centro do Mundo - 29 de janeiro de 2019 . POR EUGÊNIO ARAGÃO, ex-ministro da Justiça  Os atropelos do primeiro mês de (des-)governo do presidente-capitão Jair Bolsonaro foram tantos que passaram a circular nas mídias opiniões insistentes sobre a provável brevidade do reinado de seu clã. Muitas dessas análises não passam de  wishful thinking . Outras, mesmo sérias, parecem se confundir com o manifesto, com as aparências. Mas a realidade latente é mais sinuosa, pois os interesses que levaram à instalação de um governo fascista no Brasil são poderosos e seus representantes tudo menos incompetentes. Sabem onde querem chegar.

Manifesto por Nobel para Lula chega a meio milhão de assinaturas. Por Fernando Brito

Imagem
. POR  FERNANDO BRITO  · 29/01/2019 Quando você estiver lendo este texto, já terá passado de meio milhão de assinaturas  o manifesto do escritor Alberto Perez Esquivel que propõe a outorga do Prêmio Nobel da Paz ao ex-presidente Lula. Quando escrevo, faltam apenas 60 nomes, um deles talvez o seu. Seriam vários milhões, se os pobres e miseráveis deste país tomassem conhecimento e tivessem acesso ao texto. Embora a indicação seja pelo que Lula fez por eles e por este país, agora o texto é um apelo pela sua libertação e para que não se confirmem os versos de Cecília Meirelles no seu Romanceiro da Inconfidência:”Quem não presta fica vivo /Quem é bom, mandam matar…” Num país que condecora milicianos, honra a quem combateu o crime histórico de fazer do povão a vítima eterna da injustiça.

“No Rio de Janeiro a milícia não é um poder paralelo. É o Estado”, diz sociólogo

Imagem
por Diario do Centro do Mundo - 28/01/2019 José Cláudio Souza Alves (Foto: Reprodução) Publicado originalmente na  Agência Pública Na semana passada, a operação “Os Intocáveis” prendeu integrantes da milícia que opera em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Um dos alvos da operação foi o ex-capitão da PM Adriano Magalhães da Nóbrega, acusado de chefiar a milícia de Rio das Pedras e integrar o grupo de extermínio Escritório do Crime – atualmente investigado pela morte de Marielle Franco. Sua mãe e sua esposa já trabalharam no gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Flávio também havia homenageado Adriano com a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Alerj. Mas a notícia não surpreendeu o autor do livro Dos Barões ao extermínio: a história da violência na Baixada Fluminense, José Cláudio Souza Alves. Sociólogo e pró-reitor de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), José Cláudio estud

O respeito à soberania da Venezuela e a paz no continente. Por Jeferson Miola

Imagem
. Por Jeferson Miola - em seu site - 28/01/2019 A autoproclamação de Juan Guaidó como presidente insulta a Constituição venezuelana e despreza o senso do ridículo. Não fosse apenas outra tentativa de golpe de Estado numa Venezuela continuamente agredida pelos EUA, o gesto seria considerado como puro delírio da extrema-direita oposicionista. Não existe previsão, na Constituição venezuelana, de mecanismo pelo qual, de repente, um indivíduo tresloucado desperta na manhã do dia que se celebra o 61º aniversário do fim da última ditadura do país [23/1] e se autoproclama ditador. Este ato tem o mesmo valor de 1 cédula de 3 dólares; ou seja, é totalmente nulo, insubsistente, bizarro. O autoproclamado ditador sem quartel não tem poder sequer para dar ordens ao porteiro da sala de cinema, quanto menos ao guarda da esquina.

Campanha de bombas de Netanyahu pode levar à guerra: Síria e Hezbollah estão com o dedo no gatilho, por Elijah J. Magnier

Imagem
26/01/2019,  Elijah J Magnier (Blog) Traduzido pelo  Coletivo Vila Mandinga Postado por   Dario Alok   Israel atacou a Síria muitas vezes ao longo dos últimos sete anos de guerra imposta à Síria. Transgrediu limites, invadiu linhas vermelhas e quebrou tabus, sempre para provocar o “Eixo da Resistência” dentro da Síria, mas jamais se atreveu a enfurecer o Hezbollah no Líbano. Seja como for, os recentes ataques de Israel ultrapassam, aos olhos da Síria e aliados, todos os limites toleráveis. Assim, o presidente Assad preparou-se para uma batalha contra Israel entre as guerras, sabendo que essa batalha poderia durar semanas. Mas o presidente da Síria não estará sozinho: Assad e o secretário-geral do Hezbollah  Said  Hassan Nasrallah estarão à frente de qualquer futura batalha contra qualquer agressão dos israelenses, se e quando a decisão de combater for tomada. Recentemente,   Israel bombardeou o exército sírio e destruiu escritórios e bases do Corpo de Guardas Iranianos

MPF denuncia à Justiça Richa e mais 32 investigados na Lava Jato

Imagem
Por André Richter - da Agência Brasil - 28/01/2019 O Ministério Público Federal (MPF) no Paraná denunciou  hoje  (28) à Justiça o ex-governador do estado Beto Richa e mais 32 investigados pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa na concessão de rodovias estaduais, na 58ª fase da Operação Lava Jato. O ex-governador do Paraná Beto Richa -  Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil Richa está preso desde a última  sexta -feira (25), quando a operação foi deflagrada. Ele está custodiado em um quartel da Polícia Militar em Curitiba. De acordo com o MPF, o suposto esquema criminoso, que perdurou por cerca de 20 anos, durante vários governos, desviou R$ 8,4 bilhões por meio de recursos arrecadados com o reajuste da tarifa de pedágio do Anel de Integração do Paraná, malha de rodovias do estado, além de obras e concessões, em troca de vantagens indevidas.

Tijolaço: O xadrez dos “factóides”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 28/01/2019 . Um governo sem propostas políticas tem, necessariamente, de apelar para os chamados “factóides”. Tudo, no governo Bolsonaro, a esta altura a completar um mês, tem sido isso. Se você colocar estes 28 dias na peneira, o que fica, além das declarações imbecis de gente guindada à posição de ministro sem que tivesse condições mínimas – nem mesmo a mais básica para quem é insuficiente –   para o cargos: a capacidade de ficar em silêncio? Bem, houve o decreto das armas, como disse o General Mourão, uma medida que não foi de segurança pública, mas “para cumprir uma promessa aos eleitores”. O fiasco da ida a Davos, onde iria brilhar e apenas teve um desempenho à sua altura: pífio.

Detrás de la Razón; Militares en el espacio: la nueva guerra entre EEUU, Rusia y China

Imagem
HispanTV Publicado em 28 de jan de 2019

Entenda por que os pobres pagam mais impostos no Brasil

Imagem
Especialistas explicam como a tributação indireta por meio do consumo pesa mais no bolso de quem tem menos Por Lu Sudré - no Brasil de Fato - 28/01/2019 No Brasil, ricos não pagam impostos sobre grandes fortunas e patrimônios / (Foto: Daniel Isaia/Agência Brasil) A cobrança de impostos é inegavelmente uma preocupação dos brasileiros. O que poucos sabem é que, ao contrário do que o senso comum imagina, o Brasil não está entre os países do mundo que mais cobra tributos e sim entre os que mais taxam a população pobre do país: Aqui, quem tem menos paga mais.

MOURÃO PEDE ORAÇÕES POR BOLSONARO; CIRURGIA JÁ PASSA DE 8 HORAS

Imagem
. 247   - O presidente em exercício, Hamilton Mourão, afirmou que deseja sucesso na cirurgia de retirada da bolsa de colostomia e plena recuperação a Jair Bolsonaro. O presidente está passando por uma cirurgia iniciada às 6h30 desta segunda. O Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, informou que a previsão era de uma cirurgia com 3 horas e meia de duração, mas até depois de 13h30 Bolsonaro estava na mesa de cirurgia - mais de 8 horas de procedimento, o dobro do previsto. Mourão desejou em um tweet "plena recuperação do nosso guerreiro". O procedimento cirúrgico consiste na retirada da bolsa de colostomia e de reconstrução do trânsito intestinal de Bolsonaro. É o terceiro procedimento cirúrgico feito no presidente desde o esfaqueamento em setembro durante um ato em Juiz de Fora (MG). Na época, a facada fez com ele perdesse 2,5 litros de sangue, o equivalente a 40% do volume sanguíneo de um ser humano médio, de acordo com a diretora técnic

“Universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual”, diz ministro da Educação

Imagem
Tido como ministro da ala dos "ideológicos" de Bolsonaro, Vélez critica ainda em entrevista ao Valor o que chama de ideologia de gênero nas escolas, que ensinam "menino a beijar menino e menina a beijar menina". . Por Revista Forum - 28/01/2019 Ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro, Ricardo Vélez-Rodriguez disse em entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada nesta segunda-feira (28), que “a ideia de universidade para todos não existe” e defendeu que as vagas no ensino superior sejam reservadas a uma elite. “As universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual, que não é a mesma elite econômica [do país]”, disse. Para ele, cursos técnicos têm um retorno maior e mais imediato do que a graduação. “Nada contra o Uber, mas esse cidadão poderia ter evitado perder seis anos estudando legislação”, disse, comentando que não faz sentido um advogado estudar anos para virar motorista de Uber. Tido como ministro da ala dos “ideológicos

Celso Barros: sem escândalos, milicianos fariam festa no Planalto?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 28/01/2019 . Demolidor, por absolutamente lógico e factual, o resumo da situação feito hoje por Celso Rocha de Barros na  Folha de S. Paulo . Nem o mais pessimista entre os opositores de Bolsonaro seria capaz de imaginar que o mais alto mandatário da República, com tão poucos dias no cargo, se veria eclipsado pela sombra cinzenta de uma área onde política, polícia e crime se mesclam. Vale muito a leitura para ver não só em que estamos metidos como em que se meteram os que se tinham o dever de defender o país e o entregaram, em nome de uma suposta moralidade, a um caldo asqueroso de promiscuidade entre política e gangsterismo.

Elio Gaspari : O valor do silêncio do general calado

Imagem
Postado por Magno Martins  A anarquia militar embaralha generais (da reserva) que falam e não mandam, quando quem manda não fala Elio Gaspari – Folha de S.Paulo A  eleição  de Jair Bolsonaro propagou o vírus da anarquia militar. Aqui e ali ouve-se falar em "núcleo militar" influindo no governo e "desconforto" fora dele. Desde que o presidente disse ao ex-comandante do Exército que "o que nós já conversamos morrerá aqui", disseminou-se a curiosidade em torno do que conversaram. O fato da vida é que para se impedir a eleição de um  candidato  do PT, com suas obras e suas pompas, levou-se ao Planalto um capitão de pouca disciplina que em 1988 baldeou-se para a atividade parlamentar. Ele levou na  vice  um general de quatro estrelas (da reserva) que anos antes perdera o comando das tropas do Sul por ter feito um discurso político. O general tal acha isso, o general qual acha aquilo. Falta registrar que todos os militares que ocupam cargos civis e

Detrás de la Razón: Alerta: Trump suelta al lobo contra Venezuela ¿qué harán Rusia y China?

Imagem
HispanTV Publicado em 27 de jan de 2019

Janio e o “cavalo encilhado” que se vai se revelando um asno

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/01/2019 . Diz o provérbio gaúcho que “cavalo encilhado não passa duas vezes”, retratando a ideia de que as oportunidades não devem ser desperdiçadas. Há riscos, porém, na pressa e imprudência desta escolha: o de não ver se é matungo ou mesmo asno a montaria que se toma para a marcha. Janio de Freitas, hoje, na Folha, discorre como, depois de rejeitá-lo pela sua carreira de aventureiro ambicioso dentro do Exército, os militares passaram a vê-lo como maneira de serem reconduzidos ao poder, com minguante resistência à aventura. E como, agora,  depois da farta exibição de mediocridades e de cumplicidades com o mundo obscuro da milícia, há um crescente incômodo com os perigos que a escolha temerária lhes trouxe.