Postagens

Mostrando postagens de dezembro 19, 2018

Ignacio Ramonet: "La información en la era de las fake news"

Imagem
La Casa Encendida Publicado em 16 de nov de 2018

O que há por trás dos dois assassinatos de líderes do MST na Paraíba?

Imagem
Repórter Brasil Publicado em 25 de dez de 2018 Polícia não descarta nenhuma hipótese, mas parentes dos dois executados apontam crime político. Crimes mantêm tradição de violência no Estado, desde as Ligas Camponesas, na década de 1960

Keiser Report en Español: Solo se vive una vez

Imagem
RT en Español Publicado em 25 de dez de 2018 En este episodio de 'Keiser Report', Max y Stacy hacen un repaso del 2018 y de los titulares que sigue dando: el efecto Cantillon, insurrecciones, inteligencia artificial y la Reserva Federal de EE.UU. tratando de desmontar una estafa Ponzi. En la segunda parte, Max entrevista al escritor John Mill Ackerman sobre las primeras semanas en el cargo del nuevo presidente de México.

Filha da elite política catarinense, Gabriela Hardt segue perfil autoritário de Moro

Imagem
Genealogia da juíza que substitui Sergio Moro na Lava Jato mostra raízes conservadoras e oligárquicas Por Lia Bianchini Brasil de Fato | Curitiba, 24 de Dezembro de 2018 Juíza desde 2009, Hardt assumiu o posto de substituta da 13ª Vara Federal em 2014. / Reprodução/Facebook “É tempo de responder às minhas perguntas. Eu não vou responder interrogatórios nem questionamentos aqui. Está claro? Está claro que eu não vou ser interrogada?”. Logo nos minutos iniciais de seu interrogatório com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 14 de novembro, a juíza Gabriela Hardt deixava nítido que não iria despender simpatia ao ex-presidente. Naquele dia, o “pulso firme” da substituta de Sergio Moro foi comemorado pelos defensores dos métodos autoritários da Operação Lava Jato.

Rui Daher: "Me fino", não afino

Imagem
Por Rui Daher - no GGN - 24/12/2018 Prometi a mim mesmo que nos próximos dez dias tentarei não realizar qualquer ação que exija o mínimo de esforço intelectual. Não me lembro de ter vivido ano tão pesado quanto esse em minha vida. Mesmo 20 anos atrás quando passei por derrocada profissional e financeira, por esperto não ser e achar que honra e lealdade ainda prevaleceriam no futuro, ou quando fiz cirurgia coronariana, há 12 anos que, esta sim, permitiu que eu estabelecesse pontes para o futuro. Não por ter trabalhado muito em 2018. É o que faço há 51 anos. Ou ter lido e escrito tanto, o que se repete de forma cada vez mais intensa desde a adolescência beneditina. Mas, sim, pelo ar de insanidade geral, no Brasil e no planeta, que hoje em dia parece se aproximar e derrubar meu combalido Exército de Brancaleone.

"Precisamos de tantas coisas?": Francisco condena o consumismo e a lacuna entre ricos e pobres

Imagem
RT - Postado: 25 dez 2018 01:23 GMT "É necessário não cair no mundanismo e no consumismo", disse o sumo sacerdote na segunda-feira durante a missa tradicional do Galo da Noite de Natal. O Papa Francisco oficia a missa de Gallo na Basílica de São Pedro do Vaticano, em 24 de dezembro de 2018. Max Rossi  / Reuters Durante a missa de Gallo celebrada segunda-feira à noite na Basílica de São Pedro do Vaticano, o Papa Francisco pediu  a vida simples, longe do materialismo  , enquanto  condenava a profunda lacuna entre ricos e pobres.  ,  relata  Reuters. "Hoje, para muitas pessoas, o sentido da vida é a própria, ter um excesso de objetos materiais. A  ganância insaciável faz toda a história humana  , mesmo hoje, quando, paradoxalmente, algumas pessoas comem jantar exuberantemente tempo demasiado eles vivem sem pão diário necessário para sobreviver ", disse o Papa Francisco durante a sexta missa do Galo de seu pontificado.

Pesquisa: Brasil é o 5° país no mundo mais ignorante sobre sua própria realidade

Imagem
© AFP 2018 / TASSO MARCELO Por Sputnik Brasil - 24/12/2018 A população brasileira é 5° que mais desconhece a realidade de seu país. O dado é de pesquisa do instituto Ipsos e compara informações de 37 nações. Para fazer o ranking, são feitas entrevistas em que é preciso responder informações sobre a realidade de seu próprio país. O questionário contêm indagações sobre o PIB, a idade da população, a porcentagem da população formada por imigrantes, entre outros itens. © FLICKR.COM / MINISTERIO TIC COLOMBIA Brasil ganhou 10 milhões de usuários de internet em 2017 As respostas são, então, comparadas com os indicadores reais. Quanto maior o descompasso entre as respostas e a realidade, mais o país sobre no ranking. O Brasil ficou atrás apenas de Tailândia, México, Turquia e Malásia. Já os locais onde a população tem uma noção mais acertada da realidade são: Hong Kong, Nova Zelândia, Suécia, Hungria e Reino Unido. Você pode conferir a íntegra da pesquisa e o q

Trompetista toca canção para Lula #NatalcomLula

24/12/2015

Lula: a luta por um mundo melhor continua

Imagem
TV 247 Publicado em 24 de dez de 2018

Fernando Brito: “Cartão” de Natal para Lula

Imagem
. POR  FERNANDO BRITO  · 24/12/2018 Caro Lula, Perdoe-me a falta do tratamento de  “presidente”, que sempre foi o hábito cultivado por mim nos anos de convívio com Leonel Brizola, durante os quais  “governador” era o vocativo natural. Releve também a intimidade pessoal que não tenho e que uma dúzia de encontros na política é claro que não me dão. Mas ambas as atitudes são necessárias para o que me ocorreu ser a maneira de celebrar este que, para quase nós, é o Dia da Confraternização Universal, enquanto o dia 1° deveria ser o Dia da Esperança Geral. O que, no primeiro dia do 2019 que vai começar parece ser não só uma impropriedade, mas também uma amarga ironia.

Presente de grego: Bolsas americanas têm queda recorde na véspera de natal

Imagem
© AFP 2018 / Bryan R. Smith Por Sputnik News - 24/12/2018 O índice S&P 500 caiu 2,7% e o Nasdaq Composite Index caiu 2,2%. A pior marca registradas nas bolsas em uma véspera de Natal foi em 1985, quando os dois índices caíram um pouco mais de 0,6%. A queda desta segunda-feira é a continuação da pior semana de negociações da Dow Jones desde outubro de 2008. Na semana passada, o índice perdeu 1.655 pontos, ou 6,8%. Os mercados responderam à turbulência política em Washington, Analistas atribuem os problemas do mercado de ações às crescentes preocupações com as tarifas dos EUA e à consequente guerra comercial, bem como à terceira paralisação do governo federal norte-americano neste ano por causa de uma disputa no Congresso sobre a construção de um muro na fronteira com México. Uma paralisação parcial começou à meia-noite de sexta-feira e deve durar até o novo ano.

A luta contra o desmatamento, agrotóxicos, transgênicos e a violência no campo

Imagem
AMÉRICA LATINA Carta de Goiás, resultante do 3º Seminário Nacional Agrotóxicos, Impactos Socioambientais e Direitos Humanos, denuncia o controle do poder público por empresas e os riscos às populações e meio ambiente por Redação RBA publicado 24/12/2018 ARQUIVO/IBAMA Imagem de monitoramento por satélite mostra desmatamento ilegal de mais de 2,6 mil hectares em Mato Grosso São Paulo – Prestes a tomar posse como presidente do Brasil, Jair  Bolsonaro (PSL)  é declaradamente comprometido com o agronegócio, a mineração e o fim da regulação ambiental, o que coloca em risco a população como um todo e, em especial, indígenas, quilombolas e outras populações tradicionais. Em uma perspectiva tão desfavorável, o país tem pela frente a luta contra o  Pacote do Veneno  e pela aprovação da  Política Nacional de Redução de Agrotóxicos  (Pnara). Na Bolívia, embora a Constituição proíba a importação, produção e comercialização de  transgênicos , setores produtores contrabandeiam semente

Policiais com tratores destroem lavoura e desalojam povo Tremembé de suas terras. Vídeo

Imagem
Nem intervenção do governador do Maranhão, Flávio Dino, foi suficiente para evitar a reintegração de posse. O vídeo é comovente Foto: Ana Mendes/CIMI Por Revista Forum - 24/12/2018 Às vésperas do Natal, a comunidade do povo Tremembé do Engenho localizada no município de São José de Ribamar, no estado do Maranhão, sofreu processo de reintegração de posse. O caso aconteceu no dia 19 de dezembro, segundo denunciou a nota do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) do Maranhão. A ação, levada adiante pelo ex-deputado Alberto Franco, contou com grande aparato policial: 150 soldados das policiais militares, Tropa de Choque, policiais rodoviárias federal e estadual e “até a guarda municipal de São José de Ribamar”, segundo o Cimi. Tratores foram usados para derrubar as casas, plantações e o sistema de irrigação da comunidade indígena. A comunidade tinha, no dia anterior (18/12) recebido visita da Fundação Nacional do Índio (Funai) para começar o processo de demarcação de terras.

Detrás de la Razón; La oculta estrategia en Siria: Estados Unidos retira sus tropas

Imagem
HispanTV Publicado em 23 de dez de 2018

Por que, ao invés de seguir pateticamente Bolsonaro na praia, a mídia não procura o Queiroz? Por Kiko Nogueira

Imagem
Publicado por Kiko Nogueira - 23 de dezembro de 2018 Foto divulgada por Bolsonaro na Restinga da Marambaia (RJ) Há algo de patético na interceptação, por parte da Marinha, de uma lancha de jornalistas que faziam a “cobertura” do descanso de Jair Bolsonaro na Restinga da Marambaia, no litoral do Rio de Janeiro. A embarcação, alugada pelas equipes de reportagem, foi abordada duas vezes. Nela estavam jornalistas da Folha, Estadão, O Globo e TV Bandeirantes. De acordo com a Folha, primeiro estabeleceram um perímetro de segurança e depois pediram documentos e escoltaram o grupo para uma região mais distante. A primeira pergunta é o que pode haver de tão interessante por lá. A resposta: nada.

Nassif: Xadrez dos rumos do fascismo à brasileira

Imagem
. Por Luis Nassif - no GGN - 23/12/2018 Peça 1 – os ciclos da história Desde o Plano Cruzado me interessei pelos ciclos históricos, pela maneira caprichosa com que os fatores históricos vão sendo tecidos e os eventos se repetem, com cem anos de diferença, mas seguindo a mesma lógica férrea. Explano essa processo no meu livro “Os cabeças de planilha”. Quem primeiro me chamou a atenção foi a leitura de “América Latina, males de origem”, do médico, psicólogo, historiador Manuel Bonfim. Admirador da revolução americana, descreveu logo após a República o que seria o desenho de um país moderno e sua decepção com a República que se desenhava no país. Especialmente com a maneira como o Brasil naufragou com o encilhamento e o jogo político dos financistas.

Fabrício, o amigo oculto de Bolsonaro. Por Fernando Brito

Imagem
. POR  FERNANDO BRITO  · 23/12/2018 A charge – como sempre, genial – do Aroeira era inevitável. Mas, no fundo, acho que Fabrício Queiroz – o primeiro  ‘desaparecido’ político do  período Bolsonaro – está sendo um presente para os brasileiros. Mesmo com a cooperação de uma mídia mansa que, como disse Xico Sá no Twitter, não foi capaz sequer de mostrar o hospital onde o “assessor-amigo” estaria internado, o caso está funcionando como uma “trava” aos planos do ex-capitão de “entrar rachando” em seu mandato. Os dele e os de Sérgio Moro. O quanto e até quando, não se sabe, porque Fabrício é uma mosca, perto do que está em jogo.

Game de produção nacional coloca mulher negra e nordestina como heroína

Imagem
DIVERSÃO E AULA Baseado no sertão nordestino durante o século 19, o game 'Árida' é uma aventura que desconstrói estereótipos e valoriza identidades de personagens em meio à seca e à Guerra de Canudos por Felipe Mascari, da RBA - publicado 23/12/2018 REPRODUÇÃO/AOCA No jogo com elementos de exploração e sobrevivência, a personagem Cícera auxilia os sertanejos a superarem a seca São Paulo – "Qual o botão que atira?", essa é a pergunta mais frequente dos jogadores que buscam novas experiências por meio de jogos eletrônicos. Na contramão do padrão dessa indústria,  o  game baiano Árida  surge com o objetivo de divertir, mas ao mesmo tempo educar, desconstruir estereótipos e ser uma plataforma de reconhecimento identitário. Inserido no contexto do sertão nordestino durante o século 19, o jogo  é uma aventura com elementos de exploração e sobrevivência. Ele  traz a história da jovem Cícera, que auxilia os sertanejos a superar a seca. O protagonismo da mulh

MPF entra com ação com pedido de fechamento de instituto localizado em assentamento do MST

Imagem
No DCM - 23/12/2018 IFC catarinense (Foto: Reprodução) Do  ANDES-SN O Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF-SC) entrou com uma ação pública em que pede o fechamento do campus do Abelardo Luz do Instituto Federal Catarinense (IFC). A solicitação ao Poder Judiciário foi feita no dia 10 de dezembro, com pedido de tutela de urgência. Na ação, o procurador utiliza como argumento para o fechamento do campus a falta de infraestrutura adequada. O campus se encontra dentro de uma área de assentamento com famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No município Abelardo Luz (SC) ainda há duas áreas Indígenas, que fazem parte do Território da Cidadania.

Tijolaço: O coqueiro e o tombo

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 23/12/2018 . A pesquisa da Folha que indica um salto nas expectativas otimistas com o Governo Bolsonaro  deveria ser um motivo de preocupação em lugar de significarr regozijo para os que vão assumir o poder. Preocupação porque o otimismo, neste caso, o otimismo não vem de fatos objetivos, da esperança na continuidade e aprofundamento daquilo que se tem, mas apenas do que se espera ter. Não é preciso ir além da história recente para lembrar do que diziam nossos avós: quanto maior o coqueiro, maior o tombo. Dilma Rousseff bateu seu  recorde de popularidade em março de 2013 , segundo as pesquisas.  Sic transit gloria mundi , despencou a menos da metade em junho, depois das manifestações que, para que se fiasse em números de pesquisas, seriam inimagináveis três meses antes.

SANTAYANA: A ÚLTIMA DO BRASILEIRO, PÁ!

Imagem
Por Mauro Santayana - em seu blog - 21/12/2018 (Da equipe do blog) - Em Lisboa, 19 horas. Nuvens negras se acumulam para os lados da Praça Luis de Camões e relâmpagos brilham, sinuosos, sobre o Castelo de São Jorge. Um conhecido, capixaba, que vem  descendo a pé o passeio, testemunha inesperadamente o encontro de dois cidadãos portugueses,  perto da Tasca Maitai, na rua da Rosa. -Tu por aqui, pá? E sozinho?

Crime de lesa-humanidade: Gilead barra acesso a genérico contra hepatite C e deixa 15 mil brasileiros sem tratamento

Imagem
Abia NO VIOMUNDO - 23/12/2018 As patentes da Gilead e crime de lesa-humanidade por Fernando Pigatto, Jorge Bermudez e Ronald Ferreira dos Santos*, site da Fenafar A voracidade da indústria farmacêutica não reconhece limites e a manutenção de monopólios ignora o impacto que essas estratégias representam na opção entre vida ou morte daqueles que precisam ter acesso a medicamentos. Estamos diante do maior imbróglio político-jurídico dos últimos tempos, com a Gilead tentando a qualquer custo manter o monopólio do fornecimento de Sofosbuvir ao SUS e impedindo a aquisição de uma versão genérica desenvolvida, estritamente dentro da legalidade, por Farmanguinhos e o Consórcio BMK, registrada na Anvisa e ofertada a um preço inferior ao que vem sendo praticado pela Gilead. Inicialmente, houve toda uma polêmica gerada pela expectativa de patente (de 126 solicitações de proteção patentária reduzidas a 13 e depois a apenas 2), que estabeleceu um monopólio de fato, não de direito,

Quatro décadas depois, é uma outra extrema-direita que emerge.

Imagem
Eles andam por aí Por Francisco Louçã - no esquerda.net - 22 de Dezembro, 2018 - 23:55h Francisco Louçã Eles sempre andaram por aí, na verdade, mas as gerações mudam. A extrema-direita tem entre nós uma raiz histórica e uma base social, há alguns anos houve gente suficiente para eleger numa televisão Salazar como a figura portuguesa do século XX. Mas tentativas de fazer renascer uma política fascizante logo após a revolução, nos anos setenta, mesmo quando figuras como Spínola, Champalimaud e tantos outros apareciam a liderar e a financiar os seus grupos armados, tinham sido goradas pela infâmia. Absorvidos pouco depois do 25 de Abril em partidos tradicionais, dadas as circunstâncias do colapso lúgubre do regime ditatorial, essa direita readaptou-se, alguns chegaram a ministros, todos fizeram pela vida. E assim foram passando os anos.

Investigação da Receita rastreia fraude fiscal da Coca-Cola

Imagem
Engarrafadores da multinacional no Brasil são investigados por esquema de superfaturamento e evasão fiscal . Por Carta Capital - 22/12/2018 Santa Maria, no interior gaúcho, é palco de uma disputa com potencial para criar um efeito em cascata no resto do País. Ou até internacional. Nomes poderosos, altas cifras e uma das marcas mais influentes do mundo aparecem em denúncias de um caso considerado exemplar de manobras tributárias bilionárias e prejudiciais aos cofres públicos. O alvo é o sistema  Coca-Cola , investigado no gabinete da delegacia da Receita Federal localizada no município. Depoimentos de quem conhece a operação da multinacional descortinam transações fiscais que influenciam direta e negativamente a receita tributária. Em 9 de outubro de 2018, a delegacia da Receita recebeu documentos complementares – e reveladores – sobre manobras de engarrafadores para escapar do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados. O esquema envolve a comercialização do xaro

Enterrar o machado da guerra: Árabes reconhecerão Assad e o dinheiro árabe ajudará a reconstruir a Síria, por Elijah J. Magnier

Imagem
19/12/2018,  Elijah J Magnier Blog Traduzido pelo  Coletivo Vila Mandinga Postado por   Dario Alok O presidente sudanês, Omar el-Bashir, fez visita histórica à Síria, a primeira de qualquer líder árabe, desde o início da guerra na Síria em 2011. El-Bashir chegou a bordo de um avião russo, ao aeroporto de Damasco – evidência dos esforços de Moscou, para devolver a Síria à cena árabe e internacional. Durante sete anos de guerra, o Sudão, como os Emirados Árabes Unidos jamais fechou sua embaixada em Damasco. El-Bashir não viajava sozinho. O Sudão não daria passo tão grande, sem o apoio dos aliados. O presidente sudanês é parceiro próximo da Arábia Saudita e dos Emirados, na guerra devastadora que fazem contra o Iêmen. O propósito da visita é inaugurar o caminho rumo a Damasco para mais líderes árabes, que, todos, devem segui-lo e render homenagens ao presidente Bashar al-Assad em 2019. O objetivo é tentar fazer sombra à República Islâmica do Irã – único país onipresente no

Ensaio | Tim Maia | 1992

Imagem

L'humanité se meurt au Yémen, par Mary Zins, USA

Imagem
TLAXCALA

Metalúrgicos entram com recurso contra cassação de liminar que protegia a Embraer

Imagem
GUERRA PELA SOBERANIA Liminar em favor dos trabalhadores foi cassada nessa sexta-feira. Novo recurso vai denunciar inconstitucionalidade da atuação da AGU em favor da entrega da empresa por Redação RBA - publicado 22/12/2018 Embraer: pedidos dirigidos diretamente a presidentes de tribunais são considerados inconstitucionais Os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, Araraquara e Botucatu e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos entrarão com  recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região  ainda neste fim de semana, em resposta à cassação da  liminar que suspendeu qualquer medida que levasse à aquisição da Embraer pela Boeing . A liminar foi cassada na sexta-feira (21), à noite, pela presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, a desembargadora Therezinha Cazerta. As entidades sindicais haviam obtido a liminar na quarta-feira (19), por meio de uma ação civil pública. No recurso a ser impetrado pelos sindicatos, será apont

Gonzaguinha - Ensaio Tv Cultura

Imagem

FACEBOOK EXCLUI PÁGINAS DE EXTREMA DIREITA E BOLSONARO DENUNCIA “CENSURA”

Imagem
. Por 247 - 22/12/2018 O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) saiu em defesa neste sábado de páginas de extrema-direita que foram excluídas pelo Facebook. Bolsonaro classificou a medida como "censura". "É muito grave mais uma 'rodada de exclusões de mais de 10 páginas de direita incluindo as de Paulo Eduardo Martins, Eder Borges e República de Curitiba pelo Facebook. A liberdade de expressão tem que ser respeitada, inclusive quando você é atacado, e legalmente responde!", disse Bolsonaro. Os seguidores do presidente questionaram o fato dele ter  bloqueado  o jornalista Leandro Demori, editor do The Intercept, de sua conta no Twitter. 

Direita ataca Maduro para que grandes corporações cheguem ao poder, declara legislador

Imagem
© REUTERS / Marco Bello Por Sputnik News - 22/12/2018 Segundo o vice-presidente encarregado dos assuntos econômicos do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Jesús Faría, a direita ataca o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para restabelecer um sistema político liderado pelas grandes corporações. "A direita atenta contra um governo que os tirou do poder e tenciona, de qualquer maneira, restabelecer um sistema político onde aqueles que exercem o poder são as mesmas grandes corporações que no passado não somente obtiveram as rendas petrolíferas, mas também estabeleceram as regras para o funcionamento da economia em função de seus interesses", disse o legislador à Sputnik.

CELSO AMORIM: GRITAR LULA LIVRE É PEDIR A PACIFICAÇÃO DO BRASIL

Imagem
NOCAUTE - Blog do Fernando Morais Publicado em 21 de dez de 2018