Postagens

Mostrando postagens de outubro 19, 2018

Mino Carta fala sobre a reta final das eleições 2018

Imagem
CartaCapital  - 25810/2018

Nassif: Dois dias para uma virada histórica

Imagem
TV GGN Publicado em 25 de out de 2018

Entre Vistas Especial - Eugênio Aragão

Imagem
Rede TVT Juca Kfouri - 25/10/2018

Pesquisa Datafolha mostra queda na diferença entre Bolsonaro e Haddad

Imagem
Distância caiu 6 pontos: agora, deputado tem 56% e ex-prefeito, 44% por Redação RBA - publicado 25/10/2018 DIVULGAÇÃO Pesquisa aponta declínio da candidatura de Bolsonaro e ascensão de Haddad, a três dias da eleição Nova pesquisa do Datafolha, divulgada no início da noite desta quinta-feira (25), mostra que a diferença entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) caiu de 18 para 12 pontos percentuais. Agora, o deputado tem 56% e o ex-prefeito e ex-ministro, 44%.  Na semana passada, Bolsonaro tinha 59% e Haddad, 41%. Nos dois casos, a mudança aconteceu acima da margem de erro. Considerados os votos totais, o presidenciável do PSL tem 48% e o petista, 38%. Votos em branco ou nulos somam 8%, mas 22% desses afirmam que ainda podem mudar de ideia. Os indecisos são 6%. Segundo o instituto, embora mantenha a liderança na maioria, o deputado perdeu força em todas as regiões. No Nordeste, Haddad vence por 56% a 30%. Ele ganhou 7 pontos no Norte e 4 no Sul. Mas Bolsonar

Ato pela Virada em Pernambuco com Fernando Haddad

25/10/2018

Proposta de Bolsonaro ameaça aposentadoria de 51 milhões de trabalhadores

Imagem
Chile e Argentina tentaram adotar o mesmo modelo individual de capitalização e fracassaram por Juca Guimarães - no Brasil de Fato - 25/10/2018 Plano não explica de onde vai sair o dinheiro para a transição do sistema / Agência Brasil Os cerca de 51 milhões de trabalhadores que contribuem com o INSS correm o risco de ver o sonho de aposentadoria ir por água abaixo. A Reforma da Previdência proposta por  Jair Bolsonaro  defende a criação de um modelo de capitalização com contas individuais, que substituiria o atual sistema.  O modelo de capitalização por contas individuais já foi adotado na Argentina e no Chile com resultados catastróficos. Nos dois casos, os governos tiveram que voltar atrás e fazer novas reformas.

Gleisi Hoffmann e Rui Falcão contam como foi visita ao presidente Lula em Curitiba

25/10/2018

A contrução de um mito

Semelhanças e diferenças entre Jair Bolsonaro e Adolf Hitler. É a Lei de Godwin, mas, dessa vez, é real.

Guardian publica manifesto contra Bolsonaro assinado por intelectuais brasileiros e estrangeiros

Imagem
POR NOCAUTE - 25 DE OUTUBRO DE 2018 . Bolsonaro ameaça o mundo, não apenas a jovem democracia do Brasil Mulheres e ativistas LGBT, defensores dos direitos humanos, ambientalistas e povos indígenas estão em risco com o candidato da extrema-direita O Brasil atravessa a pior crise de sua história desde o golpe civil-militar e o estabelecimento da ditadura em 1964. Em 7 de outubro, no primeiro turno das eleições presidenciais, o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro obteve impressionantes 46,03% dos votos, ou um terço dos eleitores registrados. Este resultado desencadeou uma primeira onda de violência de ódio: mais de 70 ataques foram registrados contra pessoas LGBT, contra mulheres, contra qualquer oponente de extrema direita ou contra jornalistas.

Vladimir Safatle: O que é fascismo

Imagem
TV Revista CULT Publicado em 22 de out de 2018

Coletiva de imprensa com Fernando Haddad em São Paulo

25/10/2018

Janio: Quando não há resposta a ataques autoritários, perde-se liberdade

Imagem
Candidato Jair Bolsonaro agride imprensa com ataques e ameaças . por Janio de Freitas - na Folha - 25/10/2018 A relação harmoniosa entre imprensa e poder diz mal dos dois. Não há poder isento de defeito, já por dispor dos recursos exclusivos que o sobrepõem ao restante. Para a relação harmoniosa, é necessário silêncio ou complacência da imprensa sobre as falhas do poder — seja o político, o administrativo, o econômico ou privado, e o poder armado. Um certo mal-estar entre imprensa com alguma independência e o poder faz parte da relação entre críticos e criticados, que, aliás, se alternam mutuamente nos dois papéis. Jair Bolsonaro  não aceita a relação  em tais termos, embora não tenha mais do que possibilidade de poder. E indica que não os aceitará, se chegar ao poder. Suas referências à imprensa e a jornalistas subiram ao nível de agressões verbais e ameaças. Mas não é aí que está o maior perigo. É na reação intimidada da imprensa, pouco menos do que inexistente. Atitude

Pesquisa CUT/Vox traz aproximação de Haddad a Bolsonaro e margem para virada

Imagem
ELEIÇÕES 2018 Bolsonaro tem 44% e Haddad 39%. Brancos, nulos e indecisos, que chegam a 17%, ainda podem definir eleição. Considerados votos válidos, distância é de 6 pontos: 53% a 47% por Redação RBA - publicado 25/10/2018 RICARDO STUCKERT - TANIA REGO/ABR Nova pesquisa  CUT/Vox Populi  confirma aproximação do candidato Fernando  Haddad  (PT) em relação ao candidato de extrema-direita, Jair  Bolsonaro  (PSL). O levantamento sobre o  segundo turno  da eleição presidencial traz Haddad com 39%, apenas 5 pontos atrás do ex-militar, que aparece com 44%.  Considerada a margem de erro, 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a diferença entre os dois pode chegar a menos de 1 ponto percentual. A pesquisa tem 12% dos entrevistados pensando em votar em branco ou nulo e outros 5% que não souberam responder. Descartado esse contingente e considerados apenas os votos válidos, Bolsonaro teria 53% das intenções de voto e Haddad 47%.

Pepe Escobar explica o neofascismo e o populismo de direita

Imagem
TV 247  23 de out de 2018

Fernando Haddad fala com a imprensa em São Paulo, e chama Bolsonaro de frouxo.

Imagem
Paulo Andrade Castro Publicado em 24 de out de 2018

Discurso de Fernando Haddad no Comício da Virada no Rio de Janeiro

Imagem
Mídia NINJA Publicado em 24 de out de 2018

O discurso de Haddad no Largo da Batata, em SP

Imagem
Revista Fórum Publicado em 24 de out de 2018

TSE ratifica segundo turno sem debate; e para o eleitor, isso é ok?

Imagem
. 24/10/2018 O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negou o pedido do presidenciável Fernando Haddad (PT) de ser entrevistado pela TV Globo, no horário do debate da eleição presidencial originalmente agendado para a próxima sexta-feira (26/10). A campanha petista havia apresentado petição nesta quarta-feira (24) para que fosse mantida a presença de Haddad, mas  teve o pedido negado pelo ministro do TSE Sérgio Silveira Banhos . O debate da Globo estava previsto para a noite desta sexta-feira (26), mas foi cancelado após o candidato Jair Bolsonaro (PSL) desistir de comparecer ao evento.

Nassif: O caso da suástica e o estado de exceção

Imagem
TV GGN Publicado em 24 de out de 2018

Bolsonaro foge de debate, TVs aceitam e quem perde é o eleitor, analisa professor

Imagem
ELEIÇÕES 2018 Para Laurindo Lalo Leal Filho, professor aposentado da USP, canais de televisão deveriam entrevistar o candidato Fernando Haddad se tivessem preocupação com a informação por Redação RBA - publicado 24/10/2018 REPRODUÇÃO “A Globo fica do lado do Bolsonaro e não prejudica só o Haddad, prejudica o eleitor que vai às urnas", diz Lalo Leal Desde a eleição de 1989, a primeira para  Presidente  da República após 21 anos de ditadura, o processo eleitoral no Brasil é marcado pelos debates entre os candidatos a prefeito, governador e presidente, com particular interesse no segundo turno, quando a participação de apenas dois postulantes ao cargo torna o debate mais propositivo. Isso até 2018. Agora, a eleição para presidente ficará marcada pela recusa do candidato Jair  Bolsonaro  (PSL), líder nas pesquisas de intenção de voto, em participar de debates  contra seu adversário.     Para Laurindo Lalo Leal Filho, sociólogo e professor aposentado da Escola de Com

Época: a estratégia de Bolsonaro para criar rede de zumbis no ‘whats’

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 24/10/2018 . Operações secretas de entrega de listas de números serem adicionados e chips vindos do exterior para produzir grupos inalcançáveis do Brasil. São apenas duas das estratégias usadas por Jair Bolsonaro para criar um exército de zumbis no  Whatsapp , segundo revelam Gabriel Ferreira e João Pedro Soares na  revista Época , hoje. Eles ouviram integrantes do esquema, que era feito, inicialmente, por uma agência de publicidade e tem detalhes dignos de livros de espionagem:

Pastor Henrique Vieira Emociona a todos no comício de Fernando Haddad

Imagem
Mídia NINJA Publicado em 24 de out de 2018

#AoVivo - Ato da Virada com Haddad e Manuela direto do largo da Batata

24/10/2018

Bob Fernandes/Bolsonaro e falanges anunciam há anos o que farão... E é isso aí...

Imagem
Jornal da Gazeta Publicado em 24 de out de 2018

Delegado ignorou hipótese pericial compatível com a versão da vítima, aponta advogada

Imagem
. Jornal GGN - 24/10/2018 A defesa da jovem de Porto Alegre que teve uma suástica marcada em seu corpo divulgou à imprensa trechos do laudo feito após o exame de corpo de delito, sugerindo que o delegado do caso pode ter se antecipado ao afirmar que houve automutilação.   O laudo diz que a marca, por ter sido feito de maneira muito superficial, é "compatível" com automutilação, mas a perícia é incapaz de provar isso. Além disso, o símbolo nazista poderia ter sido talhado na pele por terceiros, se a jovem não tivesse oferecido resistência. O delegado tratou essa segunda hipótese como "consentimento" premeditado em seus depoimento na imprensa.

Campanha de Haddad vai à Justiça para transformar debate da Globo em entrevista

Imagem
DCM - 24/10/2018 Fernando Haddad. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil Do  JOTA Na reta final para o segundo turno das eleições, a campanha de Fernando Haddad (PT) à Presidência tenta provocar ao menos um debate com Jair Bolonaro (PSL). Os advogados do petista pediram ao Tribunal Superior Eleitoral que autorize à TV Globo a transformar o embate em entrevista caso o candidato do PSL não compareça. O partido afirma que a Resolução nº 23.551/17, do próprio tribunal, prevê que “o horário designado para a realização de debate poderá ser destinado à entrevista de candidato, caso apenas este tenha comparecido ao evento”.

Grafia errada de hashtag de apoio a Bolsonaro comprova ação de robôs no Twitter

Imagem
. 24/10/2018 Na manhã desta quarta-feira (24/10), a hashtag  #BolsonaroPreDsidente  estava entre os assuntos mais comentados do Twitter, com mais de 7,3 mil tuítes de interação. A grafia errada da palavra “presidente” compartilhada tantas vezes mostra que a ação é impulsionada por robôs.

Sindicato e associações reagem à censura e aos ataques contra jornalistas

Imagem
Presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo afirma que Bolsonaro não sabe conviver com a imprensa livre por Juca Guimarães - no Brasil de Fato 23/10/2018 Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji, vê como grave a tentativa de impedir que a população tenha acesso a informações sobre as eleições / Alice Vergueiro / Divulgação Abraji Sindicatos de jornalistas, associações e meios de comunicação independentes se manifestaram sobre o ambiente de violência, censura e ataques à liberdade de imprensa instaurado por apoiadores da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República. A tática da extrema direita consiste em desacreditar os veículos e intimidar os jornalistas, a fim de reduzir os impactos das frequentes  denúncias de corrupção contra o candidato . Mesmo as reportagens que comparam propostas ou ressaltam  a fragilidade e superficialidade do plano de governo de Jair Bolsonaro  são alvos de ataque. 

Em uma semana, Haddad consegue atingir 18 pontos percentuais no Ibope a seu favor

Imagem
A campanha e participação ativa do candidato do PT em entrevistas, debates e atos, em paralelo à ausência de Jair Bolsonaro impactou placar. Ibope captou diferença de votos favoráveis pró-Haddad, redução da rejeição e somatória de votos contra Bolsonaro   . por Patricia Faermann - no GGN - 24/10/2018  A pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira (23) apontou que o candidato à Presidência da República Fernando Haddad (PT) conseguiu aumentar as intenções de votos, diminuir sua rejeição e, ao mesmo tempo, fez crescer o número de rejeição ao seu adversário, Jair Bolsonaro (PSL), com a também redução das certezas de voto do seu opositor.   A pesquisa é positiva para o candidato do PT porque se, aparentemente, demonstra uma reação considerada por alguns jornais como insignificante de ascendência nas intenções de voto em Haddad, o conjunto da somatória de fatores registrou uma diferença de 9 pontos percentuais a mais pró-Haddad e outros 9 pontos percentuais que vão c

'Fiz uma opção: derrotar Jair Bolsonaro', diz Haddad em Ato da Virada, no Rio

Imagem
DEMOCRACIA "Estou aqui para evitar a cafajestização do homem brasileiro", disse Caetano Veloso. "Não queremos mais mentira e força bruta. Queremos paz, queremos Fernando e Manuela”, disse Chico Buarque por Maurício Thuswohl, para a RBA publicado 24/10/2018 RICARDO STUCKERT Estimativa de 70 mil pessoas na Lapa pela democracia Rio de Janeiro – Aos gritos de “Ele, não!” e “Lula presente,  Haddad  presidente”, cerca de 70 mil pessoas estiveram nos Arcos da Lapa, zona central do Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira (23) para o “ Ato da Virada  – Brasil pela Democracia”, realizado em apoio ao candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad. O ato, que teve a participação de artistas como  Chico Buarque  e  Caetano Veloso , foi marcado pelo repúdio às recentes declarações do candidato do PSL, Jair  Bolsonaro , que ontem (22)  ameaçou seus opositores com “a prisão ou o exílio”  e afirmou que colocará as forças de segurança do país para “dar no

Marionete de forças ocultas! Poste de Lula?

Imagem
POR NOCAUTE 24 DE OUTUBRO DE 2018 . Iole de Freitas Druck, professora do Instituto de Matemática e Estatística da USP, defende a candidatura de Haddad e diz: “Não podemos ignorar a ameaça que ronda a democracia brasileira. Votar em branco ou nulo é temerário, é esquivar-se do que está realmente em jogo nestes segundo turno das eleições presidenciais”. Iole de Freitas Druck(*) Este texto é fruto de uma (longa) reflexão pessoal sobre algumas das fortes razões de meu voto em  #Haddad13  neste segundo turno das eleições presidenciais. Me espanta e confunde a possibilidade de que decisões importantes estejam sendo tomadas mais pelo fígado do que pela razão, já que emoções estão tendendo a substituir argumentos baseados em fatos reais.. O voto é a maior arma de cidadãos e cidadãs em uma democracia. Agora é a hora de votar em paz com a própria consciência, baseados no que, diante de nossos valores e convicções, consideramos positivo para o país. Não se trata de simplesmente votar

Repórter que fez matéria do #caixa2doBolsonaro tem WhatsApp hackeado; Folha pede para PF investigar ameaças

Imagem
Jornal solicitou ao TSE a instauração de um inquérito pela Polícia Federal para investigar "uma ação orquestrada com tentativa de constranger a liberdade de imprensa". Por Revista Forum - 24/10/2018 . A Folha de S.Paulo entrou com pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (23) solicitando a instauração de um inquérito pela Polícia Federal para investigar “uma ação orquestrada com tentativa de constranger a liberdade de imprensa”. Segundo o jornal, a repórter Patrícia Campos Mello,  autora da reportagem de um suposto esquema de caixa 2 na campanha bolsonarista com empresários impulsionando fake news pelas redes sociais , tem recebido ameaças e teve seu WhatsApp hackeado. Na invasão, parte de suas mensagens mais recentes foi apagada e seu aparelho enviou mensagens pró-Bolsonaro para alguns dos contatos da agenda telefônica da profissional.

Mulher é agredida a tesouradas por apoiador extremista de Bolsonaro

Imagem
. 24/10/2018 Crime aconteceu na cidade de Venda Nova, em Minas Gerais A polícia prendeu em flagrante na madrugada deste domingo (21)  um apoiador extremista do deputado Jair Bolsonaro  por desferir facadas contra um casal que apoiava o candidato da democracia,  Fernando Haddad . O crime aconteceu na cidade de Venda Nova, em Minas Gerais. Segundo o boletim de ocorrência,  o agressor  feriu a mulher com cinco tesouradas : nos seios, orelha, boca e pernas.  O namorado dela teve ferimentos no rosto e nos braços . Eles foram levados ao Hospital Risoleta Neves. A mulher agredida contou que as agressões começaram após uma conversa no bar:

Tucano histórico, Alberto Goldman, ex-governador de São Paulo, declara voto a Haddad.

Imagem
POR NOCAUTE - 24 DE OUTUBRO DE 2018 . Após três minutos e trinta e sete segundos falando bem de si e mal do PT, Goldman declara apoio a Fernando Haddad: “Contra a minha vontade, contra o que eu pensava, contra os princípios e contra esses anos todos de luta contra o PT, vou acabar votando em Haddad”. A seguir, a íntegra do vídeo de Goldman: Eu acho que ninguém duvida da minha história política, de toda minha luta no período da ditadura e depois o período democrático, as minhas posições. Minhas posições foram muito fortemente anti-petistas, especificamente quando eu estava no governo Fernando Henrique Cardoso. Eu era apenas um deputado, líder de governo, às vezes na comissão de orçamento e atuava principalmente como relator, como presidente de várias comissões importantes que tentavam fazer as reformas que o Brasil precisava. O PT foi apenas um sabotador de todas essas tentativas, se alguma coisa a gente conseguiu foi na luta, na conquista, mas sempre com a sabotagem d

Enquanto Bolsonaro foge, Fernando Haddad participa de entrevista na CBN

24/10/2018

Lula: salva a democracia, divergências se resolvem no debate e no voto

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 24/10/2018 . Divulgada há pouco, carta de Lula aos eleitores discute as razões do ódio antipetista e apela: “não podemos deixar que o desespero leve o Brasil na direção de uma aventura fascista”. O texto, na íntegra: Carta de Lula sobre 0 segundo turno das eleições Meus amigos e minhas amigas, Chegamos ao final das eleições diante da ameaça de um enorme retrocesso para o país, a democracia e nossa gente tão sofrida. É o momento de unir o povo, os democratas, todos e todas em torno da candidatura de Fernando Haddad, para retomar o projeto de desenvolvimento com inclusão social e defender a opção do Brasil pela democracia.

PHA: Jessé Souza lança “A Classe Média no Espelho”

Imagem
Conversa Afiada com Paulo Henrique Amorim Publicado em 23 de out de 2018 Depois do sucesso espetacular de “A Elite do Atraso”, Jessé Souza lança “A Classe Média no Espelho”. Ele critica a divisão clássica de classes A, B e C, porque a renda não explica o principal: como se chega até a classe. “Classe” para Jessé significa reprodução de privilégios e o conhecimento é o principal privilégio. Ele define as classes em:

Fotojornalista argentino retrata percurso da morte por agrotóxicos

Imagem
Casos de malformação e aborto espontâneo aumentaram desde a chegada do glifosato na agricultura argentina Nadine Nascimento e Luiza Mançano* Saúde Popular - no Brasil de Fato - 23 de Outubro de 2018 Fotógrafo viajou pela Argentina documentando os efeitos dos agrotóxicos na população / Pablo Piovano Atrofia muscular, câncer, mutações genéticas, hidrocefalia e retardo mental são algumas das condições que afetam crianças e adultos nas províncias de Misiones, Entre Ríos e Chaco, na Argentina, onde o glifosato, herbicida comercializado pela Monsanto sob o nome comercial de  Roundup , é utilizado em grande escala. No documentário  O custo humano dos agrotóxicos , o fotógrafo argentino Pablo Piovano, que trabalha no jornal  Página 12 , retrata o efeito devastador do uso indiscriminado de agroquímicos na agricultura. O fotógrafo conta que a ideia para o projeto surgiu em 2014, após ser apresentado a dados médicos sobre a contaminação de pessoas pela utilização de agrotóxicos. “E