Postagens

Mostrando postagens de outubro 5, 2018

Bolsonaro foge do debate e faz live espalhando mentiras. Cadê as propostas?

Imagem
. 11 de outubro de 2018 Na noite desta quinta-feira (11/10), aconteceria o primeiro debate entre presidenciáveis do segundo turno. Jair Bolsonaro (PSL), no entanto, alegou razões médicas para não comparecer a este e aos próximos debates. Em vez disso, preferiu falar sozinho durante 15 minutos, em vídeo ao vivo transmitido em suas redes sociais. Durante a transmissão, Bolsonaro não apresentou nenhuma proposta de sua candidatura para o Brasil, preferindo espalhar uma série de mentiras sobre o plano de governo de Fernando Haddad.

Bolsonaro é um avatar. Como enfrentá-lo?

Imagem
por Wilson Roberto Vieira Ferreira - 10/10/2018 . Estamos à beira do desfecho de uma guerra híbrida iniciada em 2013 com as chamadas “Jornadas de Junho”. Num mecanismo tão exato quanto um “tic-tac”, passo a passo, um depois do outro, irresistível, sistemático: a Política foi demonizada, um governo foi derrubado, o psiquismo nacional envenenado e a polarização despolitizou e travou qualquer debate racional. Tudo iniciado pelas bombas semióticas detonadas diariamente pelas mídias de massas. E nesse momento o desfecho ocorre na velocidade viral das redes sociais. Por isso, Bolsonaro converte-se em um “candidato-avatar”: a Nova Direita descobriu a tática do “Firehose” – a espiral de boatos e desmentidos pelos “fact-checking” cria paradoxalmente o subjetivismo e relativismo que blinda o próprio candidato-avatar. Apesar de toda essa pós-modernidade, a Nova Direita tem o mesmo elemento de estetização da política criada pelo fascismo histórico: a narrativa ficcional cômica – de programas

Como EUA organizam campanhas ‘jornalísticas’ – à moda Trump [e Bolsonaro] – contra Rússia, China...

Imagem
Moon of Alabama   [Com atualização para o caso do Brasil] Traduzido pelo  Coletivo Vila Mandinga Postado por   Dario Alok   Ontem, vários países divulgaram uma mesma campanha de propaganda, igual em todos os países, contra a Rússia. O contexto foi uma reunião de cúpula da OTAN na qual os EUA pressionam para que a ciberguerra contra o inimigo preferido da OTAN seja intensificada. No mesmo dia, outra campanha coordenada foi disparada contra a China. O alvo a ser atacado, nesse caso, é a fabricação de chips para computador que os chineses estão promovendo a escala superior. Também relacionada, é a pressão que os EUA fazem sobre Taiwan, para que rompa relações com sua grande mãe-pátria.

Ao CQC, Bolsonaro disse que se alistaria no exército nazista "sem problema nenhum"

Imagem
. Jornal GGN - 11/10/2018   Jair Bolsonaro disse ao programa CQC, durante entrevista a Rafael Cortês, que mesmo sabendo da motivação de Hitler contra os judeus e conhecendo a conjuntura da Alemanha à época, ele se alistaria no exército nazista "sem problema nenhum". No vídeo abaixo, Bolsonaro aparece dizendo ao repórter do antigo programa da Band que Adolf Hitler era um grande estrategista.  Aos 40 segundos, um produtor antecipa, em off, a pergunta que seria feita por Cortês durante a gravação: "Sabendo da história na segunda guerra mundial, se você fosse alemão, você se alistaria no exército nazista?" Bolsonaro respondeu: "Lógico, sem problema nenhum", e disse que teria uma "boa resposta" para apresentar durante a gravação. Quando as câmeras são ligadas, Bolsonaro não diz mais expressamente que se alistaria ao exército nazista, mas começa a contar a história de que seu avô lutou da guerra.

Ao lado de FHC, professor de Harvard detona Bolsonaro: "Eleger um autoritário é risco à democracia"

Imagem
Diário do Centro do Mundo Publicado em 10 de out de 2018

Entrevista de Haddad depois de visita à CNBB - 11/10/2018

Imagem
TV 247 Publicado em 11 de out de 2018

Caetano: Contra o fascismo e a favor da democracia!

11/10/2018

Bolsonaro defende rasgar Estatuto da Criança e do Adolescente e que pais ensinem filhos a atirar

Imagem
. Candidato do PSL quer fim do Estatuto da Criança e do Adolescente para encorajar crianças a usarem armas de fogo 11 de outubro de 2018 Todo mundo já sabe que  Jair Bolsonaro  quer liberar o porte de armas para a população. A novidade agora é que ele quer que  crianças também tenham acesso a armas de fogo . Para Bolsonaro, os  pais precisam ensinar seu filhos a usarem armas  ainda na infância. A declaração do candidato, em agosto, ocorreu no mesmo dia em que tentou fazer com que uma  criança apontasse o dedo, imitando uma arma, em direção ao público . Segundo o jornal  O Globo :

Gleisi Hoffmann e Jaques Wagner relatam reunião com Lula em Curitiba

11/10/2018

FERNANDO MORAIS FALA SOBRE SUA VISITA A LULA EM CURITIBA

Imagem
NOCAUTE - Blog do Fernando Morais 11/10/2018

Samba ironiza fuga de Bolsonaro dos debates

Imagem
Revista Fórum Publicado em 11 de out de 2018

Metrópoles entrevista Fernando Haddad

11/10/2018

Fernando Haddad é o futuro da política

Imagem
. Pensa numa pessoa que tem todas as qualidades desejáveis para um político 2.0 11 de outubro de 2018 Como seria seu político ideal? Preparado, competente, criativo, agregador, honesto, jovem e comprometido tanto com a democracia como com a população que serve? Se for isso, a resposta é  Fernando Haddad . Agora pense no velho político. Aquele das promessas vazias, midiático, mais preocupado com a imagem de sorriso falso e seus conchavos suspeitos do que com as qualidades citadas acima. Não dá né? E não tem NADA ver com Haddad. Vejamos:

FLORESTAN: NO MOMENTO QUE MAIS PRECISAMOS DOS GRANDES LÍDERES, CIRO VIRA AS COSTAS

Imagem
. "Qual não foi nossa surpresa ao saber que Ciro embarcou para Europa dizendo que estará de volta em 2022 como candidato. Candidato de quem? Será que ele se acha dono dos mais de 13 milhões de votos que obteve?", questiona o jornalista Florestan Fernandes Júnior sobre a atitude do presidenciável derrotado do PDT; "No momento que mais precisamos dos grandes líderes, Ciro vira as costas e grita antes de sair: Ditadura nunca mais. Um grito perdido no ar. E foi tudo" 

Haddad: 'Quem saiu dos 4% para 42% dos votos também vai chegar aos 50%'

Imagem
OTIMISMO E TRABALHO Candidato à Presidência pelo PT se reuniu nesta quinta com a CNBB e firmou compromisso com cinco diretrizes para o Brasil por Redação RBA - publicado 11/10/2018 FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FOLHAPRESS Haddad afirma que haverá um trabalho na proteção do meio ambiente e pela preservação da vida O candidato à Presidência Fernando  Haddad  (PT) diz que está otimista com o  segundo turno  das  eleições . Apesar da vantagem de Jair  Bolsonaro  (PSL),  apontada pelo Datafolha , o petista lembra de sua ascensão em um mês de campanha. E voltou a lamentar a ausência do ex-militar de confronto por meio de  debate  direto entre os dois.  "Quem saiu dos 4% de intenções de voto para saltar aos 42% também vai chegar aos 50%. Temos duas semanas de trabalho para conseguir esses 8%", afirmou ele, na manhã desta quinta-feira (11), após visita à  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB ). Na entrevista, num dia em que a recusa do adversário em partici

Janio: Tratar Haddad e Bolsonaro como equivalentes é injusto

Imagem
A democracia não é defendida com posição passiva nem com enganosa neutralidade . por Janio de Freitas - na Folha - 11/10/2018 Um ou outro. Assim é a atual eleição presidencial. Nenhum eleitor, absolutamente nenhum, ainda que se abstenha por ausência ou voto omisso, deixará de contribuir para a eleição de um ou de outro. Mas, se a decisão eleitoral se faz entre dois nomes, na verdade, o eleitor fará outra opção. Vai escolher entre democracia e autoritarismo. Não há neutralidade diante desta bifurcação. A  decisão do PSDB e do DEM  (chama-se Democratas, veja só) de não apoiar Jair Bolsonaro (PSL) nem Fernando Haddad (PT) parece fuga à responsabilidade, a sua tradicional subida no muro.  É, no entanto, apoio a Bolsonaro e ao que ele representa, já que o beneficiam todas as opções que não sejam de apoio explícito a Haddad, carente de votos. Os pilatos envergonhados recorrem ao ardil apenas verbal da neutralidade. Descendente direto da ditadura, o DEM mudou de nome sem m

Mino Carta: "Não há como maneirar. Devemos pensar o que pode ser do Brasil se Bolsonaro vencer"

Imagem
CartaCapital Publicado em 11 de out de 2018

Ministério Público ameaçado: general escolhido por Bolsonaro atenta contra a democracia

Imagem
. Oswaldo Ferreira, cotado para o Ministério dos Transportes por Bolsonaro, acredita que a ordem jurídica e o combate à corrupção não passam de "encheção de saco". 11 de outubro de 2018 Não é novidade mais para ninguém que Bolsonaro e seus aliados  estão contra os interesses do povo . Seu vice, General Mourão, é  contra o  13º salário  e  contra as famílias criadas por mães e avós , seu economista, Paulo Guedes, faz declarações polêmicas sobre  aumento dos nossos impostos  e ele mesmo, e o seu partido, é um  grande aliado de Michel Temer  e suas reformas antipopulares. Nesta quinta-feira (11), mais um aliado de Bolsonaro fez uma declaração  que põe em risco a democracia . Oswaldo Ferreira, cotado para ser ministro dos Transportes do deputado, fez uma grave declaração. Ele afirmou,  segundo o jornal  O Estado de S. Paulo :

Josias de Souza afirma que “ativismo de Bolsonaro desmoraliza seus médicos”

Imagem
O jornalista afirma que há dois Bolsonaros. “Um concede entrevistas, grava vídeos e mantém atividade frenética nas redes sociais e o outro é o frágil convalescente de um par de cirurgias, incapaz de participar de um debate televisivo” Bolsonaro com seus médicos. Foto: Twitter Por Revista Forum - 11/10/2018 O jornalista e colunista Josias de Souza publicou  artigo , nesta quarta-feira (10), no UOL, onde afirma que há dois Bolsonaros na praça, um que “concede entrevistas a granel, grava vídeos em profusão e mantém atividade frenética nas redes sociais”. O outro, segundo o jornalista, “é o frágil convalescente de um par de cirurgias, incapaz de participar de um debate televisivo”. Josias afirma que “a existência do primeiro Bolsonaro como que desmoraliza a avaliação médica que fornece ao segundo Bolsonaro o álibi para fugir de mais dois debates presidenciais”, disse.

Eleições do WhatsApp: como redes sociais deram as cartas na política do Brasil em 2018?

Imagem
. Sputnik Brasil - 11/10/2018 As eleições ainda não acabaram, mas já é possível dizer que o que marcou de manheira histórica a campanha eleitoral até aqui foi a ampla utilização das redes sociais como método de campanha e disseminação de notícias, falsas ou não. A Sputnik Brasil analisa o peso que os grupos de WhatsApp no processo eleitoral de 2018. O Brasil conheceu no último domingo os candidatos que irão disputar o segundo turno da Presidência e do governo dos Estados, além dos novos deputados, senadores e governadores dos próximos quatro anos. Se ainda é uma incógnita se a mudança de quadros na política brasileira representará uma real mudança no cenário atual, ainda é cedo dizer. Há, no entanto, uma certeza que torna esta disputa eleitoral histórica e paradigmática: as redes sociais, sobretudo os grupos de WhatsApp, mudaram a forma tradicional de fazer politica e ditaram muitos dos resultados verificados no primeiro turno. A Sputnik Brasil conversou com especialistas

Tijolaço: Resistir, em nome da civilização e da saúde mental

Imagem
POR   FERNANDO BRITO   · 11/10/2018 . Estava liberando os comentários acumulados durante a noite e a madrugada e me deparei com alguns que argumentavam que “não era nazista”a suástica gravada a canivete na barriga de uma moça de 19 anos no Rio Grande do Sul que usava uma camiseta com a inscrição “Ele Não”, porque as “perninhas” da cruz gamadas não estavam desenhadas “no padrão”. Realmente, pretender que bandos de agressores de rua tenham sofisticação heráldica, é demais da conta. Por curiosidade, fui ver também as reações em outros sites, como o  Terra . E também lá estão os covardes a desenvolver as mesmas teses canalhas e a dizer que  como a moça não está disposta a fazer uma representação criminal – embora isso fosse desnecessário, à medida em quem ao registrar a ocorrência, tenha tornado obrigação do Estado proceder. Esta gente está doente.

LISTA INFAME: Bolsonaro planta o caos e o país colhe sangue

Imagem
. Inflamados pelo discurso do deputado, militantes extremistas espalham casos de terror pelo Brasil 11 de outubro de 2018 Infelizmente, não param de crescer os casos de violência ligados ao discurso violento promovida pelo candidato Jair Bolsonaro . Militantes extremistas, inflamados pela ideologia do deputado, estão atacando pessoas de bem pelo país. O último levantamento aponta pelo menos  50 casos pelo Brasil  e os relatos não param de crescer. É uma amostra das  agressões gravíssimas, assassinatos e violência que estão transformando o país em um cenário de guerra, que só pioraria com a vitória do deputado Bolsonaro. Por isso,  resolvemos publicar essa lista, que será periodicamente atualizada , para mostrar o quanto  precisamos, urgentemente, barrar a intolerância.  Apenas com diálogo e respeito, como defende  Fernando Haddad ,  poderemos fazer o Brasil feliz de novo.

300 mil pessoas são evacuadas na Índia antes do ciclone Titli

Imagem
. Sputnik News - 10/10/2018 - 23:08 Cerca de 300 mil pessoas foram evacuadas no estado indiano de Odisha, no leste do país, na expectativa do ciclone Titli, na madrugada de quinta-feira, informou a mídia local, citando o ministro-chefe do estado, Naveen Patnaik. "Se necessário, mais pessoas serão evacuadas para lugares mais seguros", disse Patnaik, citado pela emissora NDTV.

Nassif: Xadrez do grande pacto nacional contra Bolsonaro

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 11/10/2018 - 00:18 Peça 1 – tem jogo A pesquisa DataFolha, com a contagem de 58 a 42 para Bolsonaro em relação a Fernando Haddad, mostra que tem jogo. Motivo 1  – Em outras eleições, com menos volatilidade, houve viradas. A eleição atual é atípica, com mudanças radicais de posição, criação de ondas de tsunami. Por isso mesmo, não há estratificação de votos. Nem mesmo entre aqueles que, no primeiro turno, garantiam votos consolidados.

Elecciones en Brasil: "Hay que ver si un gabinete con banqueros es una idea políticamente viable"

Imagem
RT en Español Publicado em 10 de out de 2018

Villasenin: Situación en Brasil afectará economía de América Latina

Imagem
HispanTV Publicado em 10 de out de 2018

Com atestado médico para não participar de debates, Bolsonaro viaja a Criciúma

GGN - 10/10/2018 - 23: 17 Com atestado médico, para não participar de debates televisivos, o candidato Jair Bolsonaro viajou a Criciúma (SC), onde foi recebido por correligionários

Cinismo: delegado diz que suástica não era suástica: era budismo

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 10/10/2018 . Incrível, fantástico, extraordinário. Inacreditável, mas uma boa advertência para que se veja o que será a polícia ante a “turma da borduna” que vai  tomar conta das ruas. O delegado Paulo Jardim, da Polícia gaúcha,  disse que a suástica gravada a canivete na barriga de uma jovem que usava uma camiseta “#EleNão”em Porto Alegre não é uma suástica,  mas “um símbolo milenar budista”. Não é conversa,  tem o áudio do que ele fala na Radio Gaúcha. Claro, foram monges budistas  bombados e sarados que atacaram uma moça que estava contestando este símbolo da meditação budista, o sr. Jair Bolsonaro…

Apoiadores de Bolsonaro realizaram pelo menos 50 ataques no Brasil

Imagem
Publicado por Diario do Centro do Mundo - 10 de outubro de 2018 Agressões de bolsonaristas. Fotos: Melito/Agência Pública Publicado originalmente na  Agência Pública POR ALICE MACIEL, THAYS LAVOR, GABRIELE ROZA, ALEXSANDRO RIBEIRO, JOSÉ LÁZARO JR. Uma jornalista esfaqueada e ameaçada de estupro. Um carro jogado em cima de um jovem com camiseta do Lula que conversava em frente ao bar com os amigos. Uma jovem presa e agredida, jogada nua em uma cela da delegacia. Outro jovem recebe um adesivo colado à força nas suas costas, com um tapa, e depois recebe uma rasteira para cair no chão. Todos esses ataques violentos aconteceram desde o dia 30 de setembro, em meio ao acirramento da violência eleitoral. Um levantamento inédito realizado pela Pública em parceria com a Open Knowledge Brasil revela que houve pelo menos 70 ataques nos últimos 10 dias no país.

Médicos contra o fascismo

Imagem
. David Somberg  criou este abaixo-assinado para pressionar  bukharin@gmail.com A MEDICINA CONTRA O FASCISMO A prolongada crise política e econômica que vivemos no Brasil tem levado ao crescimento assustador de posições radicais e intolerantes. A incerteza e o medo têm sido usados ao longo da História por grupos que tentam impor seus interesses à revelia dos direitos e desejos das pessoas e em nosso quadro caótico profissionais do ódio têm tido sucesso em apresentar suas “soluções” como única saída. O candidato contra o qual nos posicionamos tem se colocado de maneira clara e contundente como o homem capaz de impor à sociedade estas “soluções”. Por trás do discurso de “ordem” vimos crescer o fantasma do pior momento do século passado. Da geléia geral de intolerância religiosa, machismo, desprezo pelos despossuídos, racismo, homofobia, defesa de valores “tradicionais” vai se desenhando de maneira cada mais evidente a cara do fascismo. A verdadeira polari

MPDFT investiga startup que criou o jogo Bolsomito 2k18

Imagem
Jogadores ganham pontos por matar minorias e ativistas sociais Da Agência Brasil - 10/10/2018 . O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu inquérito civil público para investigar a BS Studios,  startup   que desenvolveu jogo Bolsomito 2k18 em que o jogador ganha pontos ao matar minorias. O game está sendo comercializado pelo Steam, plataforma digital de distribuição de videogames. O MPDFT anunciou a investigação nesta quarta-feira (10). De acordo com o MPDFT, o jogo possui "clara intenção de prejudicar candidato à Presidência da República e com isso embaraçar as eleições 2018" e causa danos morais coletivos aos movimentos sociais,  gays  e feministas.

Ficha limpa? Guru de Bolsonaro é suspeito de fraude de “apenas” R$ 1 bilhão!

Imagem
. Haddad manda a real: "Paulo Guedes é o Temer piorado" 10 de outubro de 2018 O guru econômico de Bolsonaro,  Paulo Guedes , foi  indiciado pelo  Ministério Público  por suspeita de fraudes  financeiras no valor de mais de  R$ 1 bilhão . As fraudes envolveriam fundos de pensão, em uma complicada arquitetura financeira, entre os anos de 2009 e 2013. A investigação está em andamento. O  deputado Bolsonaro  disse confiar em Guedes para resolver qualquer assunto econômico, caso seja eleito presidente do Brasil, já nomeando o investidor como seu futuro ministro da Fazenda.

Bob Fernandes/Violência fascistóide se espalha: um morto, agressões Brasil afora

Imagem
Jornal da Gazeta Publicado em 10 de out de 2018

Coletiva de imprensa com Fernando Haddad

10/10/2018

Bolsonaro foge de debate, mas fará ato público no mesmo dia

Imagem
No dia em que seria realizado o debate da Band, o militar convocou 380 deputados federais e estaduais eleitos pelo PSL e partidos próximos para um ato público, no Hotel Windsor, no Rio Por Revista Forum - 10/10/2018 Foto: Reprodução/TV Jair Bolsonaro (PSL) usou atestados médicos para  fugir dos primeiros debates com Fernando Haddad (PT) . No entanto, enquanto alegava que não poderia participar do encontro previsto para esta quinta-feira (11), na Band, por recomendações médicas, ele participará de um ato público de campanha, no mesmo dia.