Postagens

Mostrando postagens de maio 28, 2018

Engenheiros da Petrobrás: Parente foi embora devendo várias explicações

Imagem
VIOMUNDO -  03 de junho de 2018 às 15h10 José Cruz/Agência Brasil Nota sobre demissão e carta de despedida do Sr. Pedro Parente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás Pedro Parente saiu sem explicar porque a Petrobrás, sob seu comando, vinha praticando preços internacionais para os combustíveis, não obstante produzir e refinar petróleo no Brasil. Pedro Parente não explica porque tentou privatizar a Petrobrás Distribuidora, segunda maior empresa do Brasil. Também não esclareceu a operação de venda da Liquigás, do setor GLP, vetada pelo CADE, e a venda de mais de 2.000 km de gasodutos, com comprovados prejuízos para a Companhia. Construiu a ignorância sobre a Petrobrás e a deixa sem responder:

Provocações com o jornalista e escritor Audálio Dantas - 07/01/2014

Imagem
TV Cultura Digital Publicado em 7 de jan de 2014 bloco - 02 bloco - 03

Os caminhos de dom Angélico nas ruas de seu país

Imagem
IGREJA Bispo emérito já foi bom goleiro e "aprontava" quando pequeno. Aos 85 anos, continua inquieto na sua missão. "Tenho que dar o meu testemunho de vida" por Vitor Nuzzi - na RBA - publicado 03/06/2018 JAILTON GARCIA/RBA Como bispo emérito ("aposentado"), dom Angélico Sândalo Bernardino vai aonde for chamado. Na casa onde mora, no Jardim Primavera, periferia da zona norte de São Paulo, ele também se movimenta incansavelmente, subindo e descendo, "como se nada estivesse acontecendo", uma pequena escada em espiral que dá acesso a seu escritório, na parte de cima, ao lado de uma mesa grande, estantes, um pequeno altar. Pouco antes da porta está uma foto de um sorridente dom Paulo Evaristo Arns com a frase "Esperança sempre!" e outra em que dom Angélico, de costas, abraça o papa Francisco, em alegre reencontro depois de muito tempo – ele o conhecia há muitos anos, em vários encontros com o ainda cardeal Bergoglio.

Recado dos jovens a Sergio Moro no congresso de Curitiba: “não dá para acabar com o PT”

Imagem
Gleisi com os jovens na conferência em Curitiba Publicado em 3 junho, 2018 12:07 pm Por Vinícius Segalla, da Agência PT de Notícias, em Curitiba Você já esteve em um encontro, um congresso, uma conferência de gente jovem? Não um festival musical, não jogos universitários, um encontro de gente jovem que se reúne porque tem ideias em comum, sonhos compartilhados, vontade de lutar juntos?  Custa descrever . A  energia . Os gritos com verdade. Ôôô Moooro,  queria que você Ôôô Moooro,  queria que você Entendesse que não dá  pra acabar com o PT Entendesse que não dá  pra acabar com o PT Este coro ecoou incontáveis vezes ao longo do sábado, dia 2 de junho, no segundo e penúltimo dia do Congresso Extraordinário da Juventude do PT, em Curitiba.

Vinícius Segalla: Por Lula livre e justiça social, 1.200 jovens acampam no frio de Curitiba para falar de política

Imagem
VIOMUNDO - 03 de junho de 2018 às 02h41 . Por que 1.200 jovens estão acampando no frio de Curitiba para falar de política? por Vinícius Segalla, de Curitiba Já esteve em um encontro, congresso, conferência de gente jovem, com idade média de 20 anos? Não me refiro a festival de música nem a jogos universitários, mas a um encontro de 1.200 jovens, que compartilham ideais, ideias e sonhos, entre os quais lutar  juntos pela liberdade do ex-presidente Lula  e  por justiça social. Difícil descrever. Mas é tudo isto junto  e misturado. A energia contagiante. O  grito do fundo de suas gargantas. O irreverente coro, ecoado incontáveis vezes. Ôôô Moooro, queria que você Ôôô Moooro, queria que você Entendesse que não dá pra acabar com o PT Entendesse que não dá pra acabar com o PT

França alerta: EUA têm poucos dias para evitar grande guerra comercial com a Europa

Imagem
. Sputnik News - 02/06/2018 Os Estados Unidos têm apenas alguns dias para tomar algumas medidas urgentes se quiser evitar uma guerra comercial em grande escala com seus aliados europeus, alertou o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, durante uma reunião do G7. "Ainda temos alguns dias para tomar as medidas necessárias para evitar uma guerra comercial entre a União Europeia (UE) e os EUA e evitar uma guerra comercial entre os membros do G7", disse Le Maire a jornalistas, após uma reunião dos ministros das Finanças do G7 no Canadá, na estância de montanha de Whistler, em British Columbia. Ele acrescentou que cabe aos EUA dar o primeiro passo.

Janio: Antes do remendo

Imagem
Parente agiu por perceber que teria que entrar em uma batalha política , por Janio de Freitas - na Folha - 03/06/2018 A tensão aguda sobre preços da Petrobras voltaria logo. Era o que se preparava. Não entre empresários e autônomos das cargas rodoviárias. No  governo  mesmo. Pedro Parente  antecipou-se.  Reprimira a hipótese de se demitir, quando sob críticas fortes, porque Michel Temer lhe reiterou a liberdade intocável de determinar a política de preços da Petrobras. A meio da semana, Parente soube que no Ministério de Minas e Energia, cujo âmbito inclui os assuntos petrolíferos, era discutida uma comissão especial para definir uma política de preços dos combustíveis. Ministro recente da pasta:  Moreira Franco,  ex-secretário da Presidência. A ele, Parente evitou dirigir-se nos seus dois anos de Petrobras. A iniciativa de Moreira, na verdade, não atingia só Parente. A mesa governamental para informações relacionadas à greve/locaute teve a presença diária dos minis

With his choice of prime minister, Italy’s president has gifted the far right

Imagem
Data de publicação em Tlaxcala: 02/06/2018 Yanis Varoufakis Γιάνης Βαρουφάκης Янис Варуфакис يانيس فاروفاكيس   Sergio Mattarella’s defence of the status quo has ensured the success of racist and populist policies. Italy should be doing well. Unlike Britain, it exports  considerably more  to the rest of the world than it imports, while its government  spends less  (excluding interest payments) than the taxes it receives. And yet Italy is stagnating, its population in a state of revolt following two lost decades. While it is true that Italy is in serious need of reforms, those who blame the stagnation on domestic inefficiencies and corruption must explain why  Italy  grew so fast throughout the postwar period until it entered the eurozone. Was its government and polity more efficient and virtuous in the 1970s and 1980s? Hardly. Paolo Savona (left), Sergio Mattarella, Giuseppe Conte (right) The singular reason for Italy’s woes is its membership of a terribly desig

Novo aumento da gasolina não é “política de preços”. É fazer odiar a Petrobras

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/06/2018 . O reajuste de preço da gasolina anunciado hoje  ( + 2,25%) pela Petrobras não é “técnico”. É mais um degrau para desmoralizar a empresa e fazê-la odiada pela população. Não houve aumento no preço internacional do petróleo, ao contrário. Nem a Petrobras fecha contratos ao câmbio do dia, no varejo. Está claro que isto se destina a fazer o consumidor de gasolina sentir que está pagando a conta de “redução” do preço do diesel (a ver se vai acontecer, aliás). Nos jornais é fácil perceber o que se pretende com isso. Na Folha, lê-se – apenas hoje – artigos furiosos contra o controle estatal da Petrobras.

Detrás de la Razón: Trump declara la guerra a China, Europa, México y Canadá, ¿quién ganará?

Imagem
HispanTV Publicado em 2 de jun de 2018

Eduardo Guimarães: Governo da Espanha pede libertação de Lula

Imagem
Blog da Cidadania Publicado em 2 de jun de 2018

Dmitry Orlov: A enlouquecedora paciência dos russos - Por que a Rússia não revida quando atacada?

Imagem
01/06/2018, Dmitry Orlov,  Rússia Insider Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Postado por   Dario Alok   Vários comentaristas observaram um fato estranho: durante o desfile de 9 de maio na Praça Vermelha em Moscou, Putin apareceu em presença de Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. Mais ou menos no mesmo momento, a força aérea de Israel atacava com foguetes alvos sírios e iranianos na Síria (foguetes que, na grande maioria, as defesas sírias derrubaram), e os sírios revidavam contra posições de Israel nas Colinas do Golan (que são território sírio ocupado por Israel; portanto, trata-se de resistência contra força ocupante, não de ataque contra Israel). Por que a Rússia não se levantou em defesa da Síria, sua aliada? Sobretudo, houve conversas sobre vender à Síria o poderoso sistema S-300 de defesa aérea, oferta posteriormente retirada. Seria essa a melhor atitude de um aliado?

Keiser report en español: El castigo de los mercados

Imagem
RT en Español Publicado em 2 de jun de 2018

Jeferson Miola: As conjunturas, suas possibilidades e seus limites

Imagem
. por Jeferson Miola - 01/06/2018 Não se tem registro na história do Brasil de momentos equiparáveis ao ambiente condensado de instabilidade econômica, política e social gerado pelo locaute dos empresários de transporte de cargas e pela greve dos caminhoneiros autônomos. O movimento aumentou a imprevisibilidade da conjuntura, colocando em risco a sobrevivência da camarilha do Michel Temer. O caos aprofundou a instabilidade do governo ilegítimo e adicionou mais dificuldades econômicas à já destroçada e recessiva economia nacional – que passará a conviver, no próximo período, com a ameaça potencial de estagflação. Apesar dessa conjuntura cada vez mais difícil para a manutenção do golpe e da ditadura jurídico-midiática, não se vislumbra, como cenário de curto prazo para o desfecho da crise, nenhuma perspectiva de recorte nacional, democrático e popular.

Globo trata como gênio um sujeito que levou a Petrobras a perder R$ 126 bilhões em uma semana. Por Kiko Nogueira

Imagem
“Ademã que eu vou em frente” Por Kiko Nogueira - no DCM - 01/06/2018 Uma das coisas mais divertidas de se assistir à GloboNews — se você não for do tipo que se irrita facilmente — é apreciar o mundo paralelo onde vivem Cantanhêde, Valdo Cruz e o resto da turminha. Segundo esse pessoal, Pedro Parente é um gênio, um gestor incrível que salvou a Petrobras do buraco onde Dilma e Lula a haviam metido. Cantanhêde o colocou num “dream team” do governo Temer, outra tragédia que ela ajudou a vender. Sem entrar nem sequer no mérito da política de preços, sua saída é um testemunho eloquente de um fracasso sob qualquer ângulo que se olhe.

Geopolítica de petróleo e gás: Aproxima-se uma tempestade de petróleo. Rússia, sauditas e Irã têm todas as cartas, por Pepe Escobar

Imagem
31/5/2018, Pepe Escobar,  Asia Times   (de Doha) in  Russia Insider * Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu "Chevron e Exxon Mobil têm participação na petroleira em Tengiz; Exxon, em Kashagan; e Chevron, em Karachaganak, todas no Cazaquistão. (...) OK. Agora, então, imaginem que Washington resolva que Chevron e Exxon Mobil não podem continuar a fazer negócios com empresas russas 'sancionadas'..." Rússia e Arábia Saudita estão em debate profundo sobre aumentar a produção de petróleo OPEP e não OPEP em 1 milhão de barris/dia para compensar a queda drástica na produção na Venezuela além de possíveis reduções depois que as novas sanções dos EUA contra o Irã entrarem em vigência em novembro. O problema é que nem esse aumento pensado na produção bastará, segundo o Credit Suisse; apenas 500 mil barris/dia seriam acrescentados ao mercado global. O petróleo já alcançou $80 o barril – de que não se ouve falar desde 2014. O aumento da produção poderia certamente

"Temos que libertar Lula e elegê-lo presidente", defendem jovens reunidos em Curitiba

Imagem
Mais de 900 representantes de todo país participam do Congresso Extraordinário da Juventude do PT na capital paranaense Luís Lomba Brasil de Fato | Curitiba (PR) , 1 de Junho de 2018 às 20:10 Após a abertura do Congresso, os jovens deram o já tradicional "boa noite" ao ex-presidente / Eduardo Matysiak A Juventude do PT fez a abertura do seu Congresso Extraordinário na Vigília Lula Livre em Curitiba (PR). Mais de 900 jovens participam do encontro. Eles chegaram à Vigília com visível empolgação e foram saudados pela presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffman. "Se há um encontro de que Lula gostaria de participar é o Congresso da Juventude. Como ele não pode ir, o Congresso veio até ele", afirmou. A senadora revelou que fazer a abertura do encontro na Vigília tem uma simbologia forte. "Prenderam o Lula, mas não prenderam nossos sonhos. Prenderam o Lula para entregar miséria e recessão. Temos que defender e viabilizar a candidatura dele à Presidê

Mauro Lopes: Apanhamos por quase dois anos, mas o cenário mudou e há chance de virar o jogo

Imagem
. por Mauro Lopes - no 247 - 01/06/2018 Apanhamos muito desde que Dilma virou as costas para os que a elegeram em 2014 e governou em 2015 com os ricos que haviam sido derrotados nas urnas. Apanhamos ainda mais em 2016 quando o golpe afastou Dilma em maio e derrubou-a em outubro. Continuamos apanhando em 2017, com a sequência de medidas antipopulares que levaram o país à ruína. Foram quase dois anos de derrotas contínuas. Mas o golpe está dando sinais de apodrecimento acelerado e as forças democráticas e populares passaram a disputar a iniciativa com a direita.

Lula foi julgado por motivos políticos e não por motivos legais, diz acadêmico

Imagem
. Sputnik Brasil - 01/06/2018 Nesta última semana, cerca de 300 acadêmicos e intelectuais de algumas das principais universidades do mundo assinaram um manifesto intitulado: "Lula da Silva é um prisioneiro político. Lula Livre!", em que pedem a imediata libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e denunciam uma suposta perseguição política contra o petista. Em entrevista à Sputnik Brasil, James Green, professor de história latino-americana da Universidade Hebraica de Jerusalém, um dos signatários do documento, disse que o Judiciário brasileiro quer tirar Lula das eleições. "O julgamento contra ele foi feito por motivos políticos e não por motivos legais, à medida que o Judiciário resolveu julgar o caso dele muito rápido e as acusações referentes ao triplex não têm muitas provas claras. Para mim foi um motivo encontrado por setores do Judiciário juntamente com setores da sociedade brasileira para anular a candidatura de Lula como presidente, p

Deputados querem investigar operador do caixa dois tucano em São Paulo

Imagem
CORRUPÇÃO Ex-diretor da Dersa voltou à prisão sob acusação de coação à testemunha no processo que envolve fraudes de R$ 7,7 milhões em reassentamento nas obras viárias do Rodoanel, Av. Jacu Pêssego e Nova Marginal por Redação RBA publicado 01/06/2018 REPRODUÇÃO Paulo Preto e o ex-governador José Serra: acusações durante o governo tucano em São Paulo São Paulo – Depois de retornar à prisão, na manhã de quarta-feira (30), o operador de caixa dois das campanhas do PSDB de São Paulo Paulo Preto poderá ser investigado por uma CPI na Assembleia Legislativa paulista, proposta pelos deputados do PT, que iniciaram a coleta de assinaturas em apoio às investigações no dia 22 de maio. Paulo Preto é acusado de coagir testemunhas no processo de reassentamento nas obras do governo do PSDB no estado. Detido pela Polícia Federal, o ex- diretor da Dersa Desenvolvimento Rodoviário tinha sido beneficiado por habeas corpus concedido pelo juiz Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Paulo Preto solto. Por Renato Aroeira

Imagem
.

Eduardo Guimarães: Advogada de Lula informa vitória na ONU

Imagem
Blog da Cidadania Publicado em 1 de jun de 2018

Copa do Mundo na Rússia, 2018: EUA detestam ser postos à margem de grandes eventos

Imagem
31/5/2018, MK Bhadrakumar,  Asia Times Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Postado por   Dario Alok   Eventos esportivos são grandes ocasiões para projetar " soft power ". Adolf Hitler realizou os Jogos Olímpicos de Berlin em 1936 para projetar a imagem de uma Alemanha benigna, amante da paz. Todo o ocidente acorreu a participar, sem qualquer reserva. Mas quando se trata da Rússia, o legado dos dois eventos lá realizados vem envolto em controvérsia política – os Jogos Olímpicos de Verão de 1980 em Moscou e os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 em Socchi. Em 1980, o ocidente liderado pelos EUA boicotou o evento, em protesto contra a intervenção dos soviéticos no Afeganistão. E em 1994, o ocidente roubou os holofotes dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, depois da mudança de regime na Ucrânia, que gerou uma cascata de sanções dos EUA e da União Europeia contra a Rússia.

Pepe Escobar: Conexão da Síria com Irã, Afeganistão e China

Imagem
30/5/2018, Pepe Escobar,  Asia Times  in  The Vineyard of the Saker Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Postado por   Dario Alok   Uma pergunta crucial ocupa hoje os políticos no Irã, Iraque, Síria e Líbano: O governo Trump tem ou não tem plano estratégico para o Oriente Médio? Poucos estão mais preparados para responder que Saadallah Zarei, reitor do  Instituto de Estudos Estratégicos  Andishe Sazan-e Noor em Teerã. Zarei, extremamente discreto, homem de fala suave, que encontrei em Mashhad há alguns dias, além de um dos principais especialistas iranianos em análise estratégica, é um dos cérebros que opera ao lado do comandante da "Força Qods" do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica, general Qasem Soleimani – considerado, na Av. Beltway em Washington, a mais completa besta-fera.

Levante da Juventude: Seguiremos nas ruas pela queda no preço da gasolina e do gás, contra a privatização da Petrobrás

Imagem
Levante Popular da Juventude da Redação do VIOMUNDO - 01 de junho de 2018 às 23h01 Cerca de 2 mil jovens do Levante Popular da Juventude, reunidos simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Bahia, lançaram, na manhã desta sexta-feira (01/06), um manifesto em defesa da Petrobrás e da democracia. Diz o documento (n a íntegra ao final ): Nos últimos dias, vivenciamos uma crise de abastecimento no país, produto da paralisação das atividades dos caminhoneiros que protestam contra o aumento abusivo dos combustíveis.

GREG NEWS com Gregório Duvivier | GREVE DOS CAMINHONEIROS

Imagem
HBO Brasil Publicado em 1 de jun de 2018

RT: Miles de argentinos marchan por el país contra el gobierno de Macri

Imagem
RT en Español Publicado em 1 de jun de 2018

Iraque : a presença dos EUA em questão. Por Thierry Meyssan

Imagem
O Iraque jamais teve paz após a invasão norte-americana, há quinze anos atrás, de tal maneira que os eleitores perderam a confiança nas diferentes instituições políticas que se sucederam. Seja como for, os que participaram no escrutínio legislativo de 12 de Maio escolheram listas anti-EUA, sancionando assim a do Primeiro-ministro que, no entanto, não havia governado mal. Conseguirão os Estados Unidos manter a desordem ? Ou serão realmente forçados a partir ? REDE VOLTAIRE  | DAMASCO (SÍRIA)  | 1 DE JUNHO DE 2018 عربي    DEUTSCH    ESPAÑOL    ENGLISH    FRANÇAIS    ITALIANO    РУССКИЙ    TÜRKÇE    ΕΛΛΗΝΙΚΆ O líder nacionalista Iraquiano, Moqtada al-Sadr A 12 de Maio, desenrolaram-se eleições parlamentares no Iraque. Elas deviam consagrar a “Aliança para a Vitória” do Primeiro-ministro, Haider al-Abadi, ou seja, a partilha do país entre os Estados Unidos e o Irão. Ora, não foi nada disso o que se passou. Em qualquer caso, as duas coligações (coalizões-br) vencedoras são a