Postagens

Mostrando postagens de maio 16, 2018

PT AJUÍZA AÇÃO NO STF CONTRA DECRETO DE TEMER QUE “LEGALIZA” A DEVASTAÇÃO DA PETROBRÁS

Imagem
Fotos: Marcos Corrêa/PR, José Cruz/Agência Brasil e Divulgação por Conceição Lemes - no VIOMUNDO - 22/05/2018 O entreguismo dos golpistas é sem limites e a jato. Agora, de uma penada,  querem entregar 36% da capacidade de refino de petróleo do Brasil. Para barrar esse novo ataque à soberania nacional,  o Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou há uma semana (14/05) no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o decreto nº 9.355, do presidente da República, Michel Temer (MDB-SP). Diz a ementa do decreto, de 25 de abril de 2018: Estabelece regras de governança, transparência e boas práticas de mercado para a cessão de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos pela Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, na forma estabelecida no art. 29, no art. 61, caput e § 1º, e art. 63, da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, e no art. 31 da Lei nº 12.351, de 22 de dezembro

Chilenos sufren la escasez de agua debido a la moda europea de consumir aguacate

Imagem
RT - Publicado: 22 may 2018 Ambientalistas denuncian que el mercado exportador de aquel producto generó la escasez. . La provincia de Petorca, ubicada en la región de Valparaíso (Chile), es un escenario destinado a la producción de aguacates —en países como Argentina les llaman paltas—, pero ello no beneficia a los ciudadanos locales, que padecen la falta de agua potenciada por el desarrollo de estos cultivos, destinados principalmente a Europa, pero también a China y EE.UU. Así las cosas, muchos chilenos  se ven obligados a comprar agua  para poder desarrollar sus vidas. "Chile tiene la experiencia más radical de la privatización del agua en el mundo: no solo la gestión del agua es privada, sino que el recurso en sí está establecido por los derechos privados",  expresó  a RT Alexander Panez Pinto, miembro del grupo ambientalista Modatima.

Emir Sader: Lula, o inimigo da direita brasileira

Imagem
. por Emir Sader - no 247 - 22/05/2018 As formas como a mídia trata, por exemplo, a mulher do Boulos, em comparação com a forma como faz com qualquer parente do Lula, ou a forma como exalta qualquer pessoa que teria deixado o PT para aderir ao Boulos ou ao Ciro, ou a forma amável de tratar a Manuela, bastariam para provar como o inimigo da direita, aquele de quem ela tem medo, é Lula e ninguém mais. E o PT, como o partido do Lula. Todos se recordam como essa mídia tratava Heloísa Helena na campanha de 2006, quase como uma queridinha, que fazia alegremente o papel de centrar seus ataques no Lula e no PT. Como se encontrava espaços nos debates para a Luciana Genro e para o Plínio de Arruda Sampaio, não importava o índice que tivessem nas pesquisas, buscando que ajudassem na frente de ataque ao Lula e aos candidatos do PT e talvez tirassem alguns votos deles.

Juca Kfouri: Entre Vistas - Djamila Ribeiro

Imagem
Rede TVT 22/05/2018

Brasil acerta cooperação com os EUA para fórum de segurança para combate ao crime

Imagem
. Sputnik Brasil - 22/05/2018 - 20:30 O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, John Sullivan, e o secretário-geral de Relações Exteriores do Brasil, Marcos Galvão, anunciaram nesta terça-feira o lançamento de um fórum permanente sobre segurança, informou o Departamento de Estado. A ideia é promover a cooperação bilateral na luta contra o crime internacional, ainda de acordo com a pasta estadunidense. "Esta iniciativa é resultado de uma cooperação consistente entre os Estados Unidos e o Brasil no combate ao crime transnacional e baseada no fortalecimento da colaboração das agências de segurança e policiais em ambos os países", disse o comunicado.

André Araújo: CGU patrocina caça às empresas brasileiras no exterior

Imagem
Exportando inquéritos . por André Araújo - no GGN - 22/05/2018 Enlouqueceram? Perderam a noção de Pais? Serão brasileiros ou marcianos? Investigadores brasileiros pretendem AJUDAR 24 países a investigar empreiteiras brasileiras que atuaram nesses países, o que é naturalmente o passo inicial para processar e punir empreiteiras e cidadãos brasileiros nesses países. O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União está “montando uma rede” para investigar corrupção de empresas brasileiras no exterior, disfarçado de “combate ao suborno” mas evidentemente que os EUA não vão permitir a CGU investigar empresas americanas, nem a Colômbia vai permitir a CGU investigar empresas colombianas, então o alvo são nossas empresas no exterior. Vamos ajudar outros países a punir brasileiros, é inacreditável.

Tijolaço: Azeredo, a exceção que confirma a regra da Justiça política

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/05/2018 . Eduardo Azeredo  foi condenado hoje por supostos crimes cometidos em 1998, objeto de denúncia formal, aceita em dezembro de 2007 pelo Supremo Tribunal Federal. Passaram-se, portanto, quase 11 anos e quatro desde que, em 2014, o processo foi enviado para a Justiça mineira, em razão da renúncia do ex-presidente do PSDB ao mandato e, em consequência, do foro privilegiado. Azeredo era – e agora, já nem isso – um zumbi político desde então, sem serventia para nada, a não ser a que lhe encontraram agora: a de ser a “prova” da “imparcialidade” do Judiciário. Foi para o matadouro, como se lançam bois às piranhas no Pantanal. Alguém, bem parecido com ele, disse em uma gravação que, para certos serviços,  tinha que ser alguém “que a gente mata ele antes de fazer delação”. O baile segue e o Judiciário vai  cumprindo seu papel de ser, como sempre, o garantidor do  status quo  neste país. Nem que para isso tenha de condenar e prender bandidos

Lindbergh enquadra Juca que foge do plenário!

Imagem
Paulo Andrade Castro Publicado em 22 de mai de 2018

TV 247: Análise Política com Rui Costa Pimenta

Imagem
TV 247 22/05/2018

Thierry Meyssan: A paz à volta de Israel é possível ?

Imagem
Enquanto os média globais tratam os acontecimentos no Médio-Oriente Alargado como factos desconexos, Thierry Meyssan interpreta-os como jogadas sucessivas num mesmo tabuleiro. Ele entende os conflitos à volta de Israel como um todo orgânico e interroga-se quanto às possibilidades do Presidente Trump chegar a uma paz regional. REDE VOLTAIRE  | DAMASCO (SÍRIA)  | 22 DE MAIO DE 2018   عربي    DEUTSCH    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    ENGLISH    ESPAÑOL    FRANÇAIS    ITALIANO    РУССКИЙ    TÜRKÇE   Jared Kushner já regulou a questão do apoio aos jiadistas e a da sucessão Saudita. O Presidente Trump deverá proximamente revelar os detalhes do seu plano para a paz em torno de Israel. O Médio-Oriente é uma região onde se cruzam e entrelaçam inúmeros interesses. Mover uma peça pode provocar uma reacção na outra ponta do tabuleiro. As tentativas de Donald Trump para romper com a estratégia do Almirante Cebrowski [ 1 ] e pacificar uma zona particularmente martirizada provocam, de momento, consequê

Keiser report en español: Destrucción a cámara lenta

Imagem
RT en Español Publicado em 22 de mai de 2018

WADIH: MORO SERÁ DENUNCIADO NOVAMENTE NO CNJ

Imagem
22/05/2018

Comovente campanha de atrizes argentinas em apoio ao aborto legal

Imagem
. Buenos Aires, 22 mai (Prensa Latina) Um grupo de renomadas artistas argentinas lideram hoje uma comovente campanha com o primeiro de 10 anúncios publicitários em apoio ao aborto legal, seguro e gratuito no país. Em meio ao debate a favor e contra que se dá nesta terra austral por uma lei de interrupção da gravidez, que clamam centenas de mulheres, artistas como Cecilia Roth, Laura Novoa, Florencia Peña, Soledad Villamil e Victoria Onetto protagonizam um vídeo com histórias da vida real de mulheres que morreram por este procedimento em condições sub-humanas.

Evento de Moro com Dória é questionado pela defesa de Lula

Imagem
lula.com.br - Publicado em 22/05/2018 Foto: Reprodução Facebook A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou ao juiz de primeira instância Sérgio Moro uma exceção de suspeição pela sua participação em evento da empresa LIDE, do pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB João Dória Jr., com uso de foto e vídeo pelo político nas suas redes sociais dentro da sua pré-campanha ao governo de São Paulo. Os advogados também questionam o evento ter sido apoiado pela Petrobras, empresa que é parte como assistente de acusação em casos julgados por Moro. A peça lembra os diversos eventos que Moro participou junto com João Dória, declarado opositor do ex-presidente Lula, quando este pleiteava a prefeitura de São Paulo contra o Partido dos Trabalhadores, e o evidente uso eleitoral por Dória da sua relação com o juiz.  Para os advogados houve quebra da imparcialidade objetiva e subjetiva do juiz no processo, dado seu evidente interesse pessoal na causa.

'A oposição na Venezuela está absolutamente desarticulada', afirma pesquisador

Imagem
. Sputnik News - 21/05/2018 O presidente Nicolás Maduro foi reeleito com folga na Venezuela e presidirá o Executivo do país por mais 6 anos. Em entrevista à Sputnik Brasil o professor Paulo Velasco explica as razões que levaram a uma derrota da oposição e as consequências internacionais que a permanência de Maduro pode acarretar à Venezuela. As eleições presidenciais venezuelanas foram consideradas controversas devido aos questionamentos internos e externos sobre a lisura do pleito, e era sabido de antemão que qualquer resultado favorável a Maduro seria contestado. © AP PHOTO / SUSAN WALSH Trump assina ordem proibindo transações adicionais com a Venezuela Parte da oposição boicotou as eleições, antecipadas pela Assembleia Constituinte, enquanto o comparecimento às urnas não passou de 42%. E foi sob estas condições que Maduro assegurou os votos de mais de 5 milhões de venezuelanos, enquanto o segundo colocado, o ex-chavista Henri Falcon, chegou a pouco mais de 1

'Prisões de Lula e Dirceu mostram que golpe não acabou e é contínuo'

Imagem
AFINIDADES ELETIVAS Para criminalista Leonardo Yarochewsky, encontros que juiz Sérgio Moro frequentemente mantém com líderes do PSDB, como Geraldo Alckmin, Aécio Neves e João Doria, mostram preferências políticas do chefe da Lava Jato "A condenação de José Dirceu equivale à prisão perpétua, proibida pela Constituição", diz advogado por Redação RBA publicado 21/05/2018 O advogado criminalista Leonardo Yarochewsky afirmou, em entrevista à  Rádio Brasil Atua l , que entende não haver nenhum impedimento jurídico para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se candidate à Presidência da República. “Não houve oficialmente junto ao TSE qualquer manifestação de candidaturas, são todos pré-candidatos. ( A candidatura de Lula ) não foi impugnada. Se for, tem que ser julgado”, disse. Sobre especulações de que o Tribunal Superior Eleitoral poderia julgar a questão “de ofício” (ser ser provocado), Yarochewsky declarou que, nesse caso, “pode fechar tudo, fechar o Brasil

Lula: “Ciro tem mais a receber do que a dar ao PT” . Por Marcelo Euler

Imagem
por Marcelo Euler - 21/05/2018 Foto de Ricardo Stuckert A decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de antecipar para o próximo domingo (27/05) atos públicos defendendo a sua pré-candidatura à presidência da República – “em todas as cidades onde existir um núcleo do PT, independentemente do número de militantes que se reunir”, como explicou o deputado Wadih Damous – é uma resposta aos petistas que falam em um acordo político com o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes. Isto acontece, em especial, com governadores do nordeste que buscam a reeleição. No entendimento de Lula, Ciro Gomes “tem menos a oferecer aos candidatos petistas do que a receber deles” em uma aliança eleitoral. Entre petistas há o entendimento de que o pedetista busca uma vaga no segundo turno das eleições de outubro, o que ainda não conseguiu garantir. Ainda assim, ele fala em retirada da candidatura de Lula ou até mesmo de outro petista. O petista não tem intenção de receber, pelo menos por enquanto, o

Emir Sader: Judiciário na lona

Imagem
. por Emir Sader - no 247 - 21/05/2018 É preciso entender por que 90% dos brasileiros não acredita mais no Judiciário. Por que chegamos a essa situação? Como se pode recuperar esse prestígio perdido? Dá ainda pra recuperar? Havia sempre uma aura de respeitabilidade em torno do Judiciário, dos juízes, se supunha que tinham certa isenção para julgar, para defender o Estado de direito. De repente, num momento em que todas as instituições tradicionais são questionadas, o Judiciário aparece no fim da fila, entre as que mais prestigio perderam. Como pode funcionar uma sociedade, se os juízes perderam o respeito da população? Em base a que vão seguir julgando e decidindo?

Alastair Crooke: Trump atropela A Arte do Negócio e muda tudo

Imagem
14/5/2018, Alastair Crooke,  Strategic Culture Foundation Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Postado por   Dario Alok   Nahum Barnea, em coluna para o   Yedioth Ahronoth   expõe bem claramente o jogo subterrâneo entre Israel e Irã (do qual Trump é acessório empenhado): depois de se retirar do Acordo Nuclear do Irã [ing.   JCPOA ], Trump ameaçará despejar tempestade de "fogo e fúria" sobre Teerã, caso os iranianos ataquem diretamente Israel. Enquanto isso, se espera que Putin contenha o Irã para que não ataque Israel a partir do território sírio – o que deixará Netanyahu livre para mudar as regras do jogo pelas quais Israel pode atacar e destruir forças do Irã em qualquer ponto da Síria (não só na área de fronteira), quando bem entender, sem medo de retaliação. Barnea chama a coisa de 'uma jogada tripla': "Netanyahu aposta na cautela de Khamenei, na credibilidade de Trump e na generosidade de Putin – três características que, até hoje, nenhum dos t

Portugal: “Há polícias com tatuagens neonazis e organizações nada fazem”

Imagem
O vice-presidente da Associação Sindical de Profissionais de Polícia critica as instituições policiais por nada fazerem para “expurgar estes tumores” presentes nas forças de segurança. esquerda .net - 21/05/2018 Vice-presidente da ASPP critica inação das instituições policiais em relação aos agentes abertamente racistas e xenófobos.Foto PSP Em entrevista ao Diário de Notícias, Manuel Morais, membro do Corpo de Intervenção e vice-presidente da ASPP, fala da sua tese de mestrado em Antropologia acerca da ação policial em bairros como a Arrentela, Quinta da Princesa ou Jamaica, na margem Sul do Tejo. Morais defende que “qualquer indício de racismo ou xenofobia deveria ter efeito de exclusão imediata do candidato”, ao contrário do que acontece atualmente, com “elementos das várias forças de segurança que exteriorizam as suas ideias racistas e xenófobas, usam tatuagens e simbologias ‘neonazis’, pertencem a grupos assumidamente racistas”.

China exige respeito diante da decisão do povo venezuelano

Imagem
Portal Vermelho - 21/05/2018 - O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lu Kang, disse que "todas as partes envolvidas devem repseitar a decisão do povo venezuelano", referindo-se ao resultado das eleições no país da América Latina  Foto: Diário do Povo/China Diante dos resultados das eleições presidenciais do último domingo (20) na Venezuela, nas quais o presidente Nicolas Maduro foi reeleito, a China pediu para que a decisão do povo seja respeitada, uma vez que a população se pronunciou em um processo eleitoral que transcorreu de forma muito tranquila e com grande civilidade.  "As partes envolvidas devem respeitar a decisão do povo venezuelano", afirmou o representante do ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang.  De uma conferência de imprensa em Pequim, Kang pediu que qualquer disputa sobre os resultados seja resolvida por meios legais. Além disso, lembrou que a posição da China sempre foi a de não interferir nos assuntos int

A farra das palestras continua: núcleo duro da Lava Jato estrelará evento milionário de corretora. Por Miguel Enriquez

Imagem
Por Diario do Centro do Mundo - 21 de maio de 2018 POR MIGUEL ENRIQUEZ Palestrantes ligados a Lava Jato estarão no evento Expert XP da XP Investimentos. Foto: Reprodução A chegada da primavera será comemorada com mais algumas dezenas de milhares reais nas contas bancárias do núcleo duro da Lava Jato.

A História Russa do Dia-V (ou a História da Segunda Guerra Mundial poucas vezes Ouvida no Ocidente)

Imagem
Professor de História contemporânea na Universidade de Montreal, Michael Jabara Carley conta aqui o papel da União Soviética contra o nazismo. Depois ele analisa a maneira como esta história tem sido propositadamente deformada pelos Anglo-Saxónicos e é deturpadamente ensinada no mundo Ocidental. por Michael Jabara Carley REDE VOLTAIRE  | MONTREAL (CANADÁ)  | 20 DE MAIO DE 2018 ENGLISH    FRANÇAIS    ITALIANO A cada 9 de Maio, a Federação Russa celebra o seu mais importante feriado nacional, o Dia da Vitória, "den´pobedy". Nesse dia, em 1945, o Marechal Georgy Konstantinovich Zhukov, Comandante da 1ª Frente Bielorrussa, que atacara Berlim, recebeu a rendição Alemã incondicional. A Grande Guerra Patriótica durara 1418 dias de inimaginável violência, brutalidade e destruição. Desde Stalingrado, do norte do Cáucaso e da periferia noroeste de Moscovo até às fronteiras ocidentais da União Soviética, a Sebastopol no sul, Leningrado e as fronteira com a Finlândia, no n

Wadih: Lula pede à militância que faça, no dia 27, o lançamento da pré-candidatura dele em todo o Brasil

VIOMUNDO - 21 de maio de 2018 às 14h54 WADIH DAMOUS: LULA CONVOCA MILITÂNCIA PARA O LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA NO DIA 27 Da Assessoria de Imprensa  de Wadih Damous Após visitar hoje (21/05), pela manhã, o ex-presidente Lula na Superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba, na condição de seu advogado, o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) falou com a imprensa e . Wadih retransmitiu o recado que ele mandou para militância; “O presidente Lula me pediu que enfatizasse a todos, aos militantes do PT sobretudo, que no dia 27 de maio, na próxima segunda-feira, em todo o Brasil, vai ser muito importante que, em cada cidade brasileira onde o PT está organizado, que se faça o lançamento da pré-candidatura dele. Pouco importa se, em cada ato tenha 10 pessoas, tenha 5 pessoas, tenha 500 pessoas. O importante é o somatório em todo o Brasil de cada um desses atos, para deixar claro que o presidente Lula é o nosso candidato a presidente da República”. 

O submundo das delações premiadas

Imagem
Leia a íntegra do artigo da senadora e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann lula.com.br - 21/05/2018 Foto: Ricardo Stuckert A imprensa acaba de revelar algo que muitos já sabiam: há um abjeto submundo nas delações premiadas, uma verdadeira indústria. Não só nas delações, mas também em alguns silêncios premiados. Segundo a imprensa, o advogado Figueiredo Basto, pioneiro das delações, cobrava propina para garantir silêncio seletivo de seus clientes, manipulando depoimentos. Eu e Paulo Bernardo sempre denunciamos que somos vítimas destas manipulações. Explico em seguida. Antes, porém, cabe registrar a grande ironia disso tudo. Acusado por delatores premiados, Figueiredo Basto agora diz que a palavra de delatores não deve ser considerada. Em outros termos: advogado de delatores descarta a palavra de delatores. Seria a piada pronta, mas é o trágico retrato de um sistema judicial envenenado e partidarizado. Figueiredo Basto deve ter amplo direito de defesa para (eventualmente)

Sputnik: Quais serão principais desafios para Maduro neste mandato? Analista esclarece

Imagem
© AFP 2018 / Juan Barreto Sputnik News - 21/05/2018 Após a apuração dos votos, Nicolás Maduro foi reeleito presidente da Venezuela. Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, um analista comentou os desafios que o líder venezuelano enfrentará, bem como suas possíveis resoluções. Viktor Jeifets, da Faculdade de Relações Internacionais da Universidade Estatal de São Petersburgo, entrevistado pelo  serviço russo da Rádio Sputnik , falou também sobre o problema do comparecimento nas eleições.  "Por um lado, Maduro contou com 60% de apoio, o que é uma preponderância de votos considerável […] Por outro lado, o nível de comparecimento nas eleições é menor do que no ano de 2013, o que, sem dúvidas, afetou o resultado das eleições: de fato, Maduro ganhou menos votos do que nas eleições anteriores", frisou. 

Ao Vivo: Nicolas Maduro é reeleito presidente da Venezuela

Imagem
EN VIVO señal de teleSUR 20/05/2018

Eleições no Iraque: Nacionalistas repudiam EUA e Irã

Imagem
18/5/2018, Daniel Larison, *   The American Conservative Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Postado por   Dario Alok   Os iraquianos elegeram nas urnas um antigo inimigo dos EUA. Washington não gostará desse resultado. As eleições parlamentares do Iraque, no início da semana passada, causaram inesperado choque aos observadores internacionais, quando a coalizão Sairoon  (Avançar) liderada pelo clérigo xiita Muqtada al-Sadr obteve maioria dos assentos com voto do Parlamento iraquiano. O sucesso de Sadr e de seus aliados comunistas são duro revide contra o atual governo e refletiu a insatisfação generalizada dos iraquianos contra seus políticos atuais. Loulouwa al-Rachid, do Centro Carnegie para o Oriente Médio,  chamou  o evento de "triunfo dos marginalizados". A Aliança  Fatah , de Hadi al-Amiri, ligada às Forças de Mobilização Popular e alinhada com o Irã, ficou com o segundo lugar. A coalizão  Nasr  (Vitória), liderada pelo atual primeiro-ministro Haide

Quem acobertou a fuga do doleiro Dario Messer? Por Jeferson Miola

Imagem
. por Jeferson Miola - 20/05/2018 O “ doleiro dos doleiros ” do Brasil, como Alberto Youssef – o doleiro-delator íntimo do Moro, dos procuradores e dos policiais da Lava Jato – se refere a Dario Messer, foi o alvo principal da operação “ Câmbio, Desligo! ”, executada pela Polícia Federal em 3 de maio, depois das delações dos doleiros Vinícius Claret e Cláudio Barbosa. Dario Messer, provavelmente avisado que seria alvo de mandado de prisão preventiva, conseguiu fugir e não foi encontrado nos endereços conhecidos no Brasil naquele dia da operação  Câmbio, Desligo! .

Wadih: OAB tem que abrir processo contra Figueiredo Basto, acusado por doleiros de cobrar propina para vender proteção

Imagem
VIOMUNDO - 20 de maio de 2018 Wadih Damous é deputado federal (PT-RJ) e ex-presidente da OAB/RJ

Tereza Cruvinel: Falar de Bolsonaro

Imagem
. por Tereza Cruvinel - no Jornal do Brasil - 20/05/2018 Por longo tempo o chamado  “centro”,   composto pelos partidos vitoriosos no impeachment,  desdenhou a  candidatura de Jair Bolsonaro: Murcharia logo, não iria longe sem estrutura partidária e sem tempo de televisão.  E assim o candidato da extrema direita cresceu em paz, como uma flor venenosa que poderia ter utilidade.  Lula seria impedido e a esquerda não teria outro candidato viável. O governo de Temer daria certo e um candidato de direita, possivelmente um tucano,   disputaria o segundo turno com Bolsonaro.  Derrotada, a esquerda seria até forçada ao voto útil para evitar o mal maior. Bolsonaro, neste cálculo, funcionaria como  uma espécie de Marine Le Pen, que forçou o voto útil da esquerda francesa no conservador Macron, em 2017.

Fernando Horta: O que é resistir? O que é resistência?

Imagem
Não há povo, no mundo, que não saiba resistir. Entre eles, o brasileiro. Resistimos à escravidão, resistimos à pobreza de sociedades rurais, resistimos ao racismo . Por Fernando Horta - no GGN - 20/05/2018 Muito se tem falado, desde 2013 e os primeiros desafinos do golpe, que a esquerda tem que “resistir”. Mas, afinal, o que significa isto? Pensar em resistência é rememorar a figura célebre de Victor Hugo e sua descrição das “barricadas”, na França do século XIX. “Os Miseráveis” é uma ode à resistência. Todos os personagens resistem ao que lhes é imposto, seja pela lei, seja pela sociedade, seja pela sua história. Fantine resiste a morrer sem um sentido, Cosette resiste a viver sem um. Marius resiste a seguir o que sua origem nobre lhe impunha, o pequeno Gavroche é a resistência em si, quando não aceita ser colocado na condição de criança com tanto em jogo.