Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 26, 2018

Miguel do Rosário conversa com Wadih Damous

Imagem
Miguel do Rosário 04/03/2018

Conheça o filme russo que pode levar o Oscar esta noite

Imagem
. Sputnik Brasil - 04/03/2018 Na noite deste domingo, o diretor russo Andrei Zvyagintsev pode fazer história. Ele concorre pela segunda vez à estatueta de Melhor Filme Estrangeiro com "Sem Amor", prêmio que já disputou anteriormente com "Leviathan". "Sem Amor" retrata o divórcio de Boris e Zhenya, depois de anos juntos. Ele está às voltas com a gravidez da nova namorada e ela inicia um relacionamento com um homem rico. Absortos em suas respectivas novas vidas, Boris e Zhenya negligenciam a criação do filho Alyosha, que some sem deixar rastros. O filme teve uma carreira exitosa na temporada de premiações, concorrendo ao Globo de Ouro e BAFTA. Zvyagintsev também foi indicado à Palma de Ouro pelo Festival de Cannes e venceu o Prêmio do Juri pela obra.

Pesquisa Ipsos: Lula continua na liderança e desgaste causado por condenação é “diminuto”

Imagem
. DCM - Postado em 4 de março de 2018 Danilo Cersosimo, sociólogo pela USP e mestre em Estudos Urbanos pela University College London (UCL), comenta os resultados da mais recente pesquisas Ipsos no Estadão. “A condenação unânime do ex-presidente Lula pelo TRF-4 em janeiro tornou a atual corrida eleitoral ainda mais incerta, seja pela indefinição em relação ao candidato do PT, seja sobre seu poder de transferência de votos para um eventual sucessor”, diz ele.  

VÍDEO - "Tu tiempo ha acabado": Una activista en toples se encara a Berlusconi en un colegio electoral

Imagem
RT en Español Publicado em 4 de mar de 2018

Minha opinião sobre o caso Duplo Expresso. Por Miguel do Rosário

Imagem
. (Cabo Anselmo, se vivo fosse, também divulgaria mensagens privadas de whatsapp). por Miguel do Rosário - no O Cafezinho - 04/03/2018 Demorei para me posicionar sobre o caso envolvendo o Duplo Expresso porque, admito, estava em estado de choque com o nível inacreditável de mau caratismo e insanidade envolvidos. Antes de mais nada, quero deixar aqui minha mais absoluta solidariedade para com os deputados Paulo Pimenta e Wadih Damous, sordidamente atacados por um blog que se revelou irresponsável, truculento e desonesto.

Boulos lança pré-candidatura celebrando alianças, mas promete MDB “pela primeira vez na oposição” desde o fim da ditadura

Imagem
Viomundo - 03 de março de 2018 às 23h59 Da Redação, com Mídia Ninja e Facebook do Boulos O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, tornou-se pré-candidato ao Planalto em Conferência Cidadã realizada na noite de sábado, em São Paulo. Ele deve se filiar ao Psol na segunda-feira. A vice será Sônia Bone Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Em seu discurso ( ver íntegra acima ), Boulos afirmou aos presentes que “o que nos uniu foi o avanço do conservadorismo”. “Nós vivemos um momento difícil, o país vive um momento duro. O momento em que um governo ilegítimo, que foi fruto de um golpe parlamentar, negocia e entrega nossos direitos no balcão falido do presidencialismo de coalizão”, disse Boulos.

'Rico em fibras' e 'natural': o marketing enganoso e abusivo dos ultraprocessados

Imagem
PUBLICIDADE MENTIROSA Pesquisadora chama atenção para as estratégias de comunicação que a indústria de alimentos utiliza para enganar o consumidor por João Vitor Santos, da Revista Ihu-Online publicado 03/03/2018 EBC Embora seja direito do consumidor ter acesso à informação de fácil compreensão, empresas dificultam a leitura dos rótulos Revista Ihu-Online  – Infelizmente, ao consumirmos um  alimento industrializado ou ultraprocessado , ainda não temos como saber o que de fato estamos comendo apenas lendo as informações nos rótulos dos alimentos, “porque o formato e a localização das informações importantes sobre os alimentos não permitem entender o que realmente estamos comendo”, diz  Ana Paula Bortoletto,  nutricionista, em entrevista por e-mail à  IHU On-Line . O aprimoramento da rotulagem nutricional, defende, “é um passo importante na garantia do direito à informação do consumidor e da promoção de hábitos alimentares mais saudáveis”.

Ivan Marx, um caso de procurador que respeita os fatos

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 03/03/2018 O Procurador da República Ivan Marx é uma ave rara no Ministério Público. Não faz militância, nem de direita, nem de esquerda: segue a lei e obedece aos fatos. Quando decide a favor de Lula, provavelmente é acusado de esquerdista pela direita, e saudado pela esquerda. Quando decide em direção contrária, é chamado de golpista pela esquerda, e aceito pela direita. Fazer mediação, no Brasil de hoje, seguir a lei e os códigos, sem personalismo, com isonomia, é condição essencial para a retomada de qualquer veleidade de legalismo e de democracia. Mas virou palavrão. Como diz Luís Roberto Barroso, o “príncipe dos ilusionistas”, ser iluminista é praticar o estado de exceção contra os adversários.

Lula deseja boa sorte a Boulos em sua candidatura

Imagem
Diário do Centro do Mundo Publicado em 3 de mar de 2018

Wanderley Guilherme dos Santos e a tragédia brasileira

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 03/03/2018 . Entrevista para lá de bem feita da sempre ótima Maria Cristina Fernandes, no Valor, com Wanderley Guilherme dos Santos, um cientista político que usa as palavras para revelar, não para esconder. Um – e quem sabe mesmo “o” – roteiro de um livro sobre a crise da democracia brasileira, que está longe, longe de se aproximar do fim. Aliás, muito próprio no nome de tragédia que Santos lhe põe, onde o personagem central, Lula, cada vez mais segue o destino que lhe é imposto, o que, ironicamente, incomoda o entrevistado. Um país nas mãos do acaso Wanderley Guilherme dos Santos tornou-se eleitor no governo Juscelino Kubitschek. Atravessou como adulto, portanto, o governo de 15 presidentes da República. Aos 82 anos de idade, o decano da ciência política no Brasil nunca assistiu a crise igual.

Eleições em Itália: a direita a toda a força

Imagem
“A campanha para as eleições parlamentares de 4 de março de 2018 começou em Itália com um cenário muito diferente do que se poderia ter imaginado em 2016, quando Renzi parecia ter-se tornado no novo homem forte do país.”  Por Salvatore Pallida - no esquerda.net - 03/03/2018 Salvatore Palidda, Professor de Sociologia na Universidade de Génova, Itália.
 O seu êxito foi efémero, mas ele acreditou que poderia fazer qualquer coisa. Tinha conseguido uma maioria parlamentar, recuperando quase metade do partido de Berlusconi, através da qual aprovou leis e medidas financeiras, económicas e sociais... o que causou um crescente descontentamento, especialmente no seu próprio eleitorado. Aumento do emprego precário e semi-precário, deterioração da função pública e especialmente da educação nacional, da Universidade e da investigação, cortes nos serviços públicos em geral e na saúde em particular, aumento das despesas militares e policiais, aumento da ajuda a bancos e empresas, sem q

Emir Sader: O filho da dona Lindu e o bisavô da Analua

Imagem
. por Emir Sader - 03/03/2018 Da numerosa família Silva, aí está ele na entrevista, não direi de corpo inteiro, porque ele não cabe em entrevista alguma, nem em biografia, tal a sua vida. De peito aberto, isto sim. Com o caráter que não há jornalista da velha mídia que encare, com a presença moral que faz com que todos os outros pareçam minúsculos diante dele. Filho da dona Lindu, a presença determinante na formação do seu caráter. Ele, que considera que as mulheres são muito superiores aos homens: é às mães que os filhos apelam quando precisam de alguma coisa, todos nós, homens, também apelamos sempre para eles para resolver nossos problemas. São elas que seguram as petecas das casas. A imagem da dona Lindu ficou permanentemente para ele como referencia de ser humano de valor, de temperamento, de tenacidade, de amor.

Greve de Moro e companhia é bofetada no Brasil. Por Eduardo Guimarães

Imagem
Blog da Cidadania Publicado em 2 de mar de 2018

54% da população defende que Lula tenha direito de ser candidato, diz pesquisa

Imagem
. Sputnik News - 02/03/2018 Pesquisa do instituto Vox Populi encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e divulgada nesta sexta-feira (2) aponta que a maior parte dos brasileiros defende a participação de Lula nas eleições presidenciais. O levantamento foi realizado entre 24 e 26 de fevereiro e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Ele foi publicado pela  CartaCapital .  54% da população defende que o petista tenha o direito de participar do pleito, enquanto 37% acredita que Lula deveria ser impedido e 9% não sabe ou não quis opinar. Com condenação confirmada em segunda instância pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), o ex-presidente pode ser impedido de participar da corrida presidencial pela Lei de Ficha Limpa. O PT, todavia, afirma que Lula será candidato e não há "plano b". Além disso, 49% dos entrevistados acredita que Lula não deveria ser preso, enquanto 36% defende sua detenção e 16% não sabe ou não quis opinar. 

Cármen não precisa ser grata, basta ser justa. Por Ribamar Fonseca.

Imagem
. por Ribamar Fonseca - no 247 - 02/03/2018 Já prenderam o Paulo Preto, operador dos tucanos, flagrado com mais de R$ 100 milhões em bancos suiços? Não?? Por que, então, querem prender o ex-governador baiano Jacques Wagner por suspeita de ter se beneficiado de superfaturamento? Por que o Rocha Loures, flagrado com uma mala contendo R$ 500 mil, está solto? Por que o coronel Lima, acusado de operador de Temer, não atende às notificações da Policia Federal para depor e não é conduzido coercitivamente? Nem preso? Por que João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, continua preso mesmo absolvido em outras instâncias por absoluta falta de provas? Por que o juiz Sergio Moro se nega sistematicamente a tomar o depoimento do advogado Tacla Durans e de Vaccari Neto, conforme solicitação da defesa de Lula? Nem é preciso perguntar por que querem prender o ex-presidente, a cereja do bolo da festa da Lava-Jato, que só está esperando ver o líder petista atrás das grades para desativar-se. Lula, a

Tijolaço: Cármen Lúcia quer ser a “Dona Solange”, a censora do STF?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/03/2018 . Cármen Lúcia não é uma “superministra” do Supremo Tribunal Federal, é sua presidenta. Foi, em tese, eleita pela maioria de seus pares para representar-lhes a vontade, não para exercer as suas. Quando se recusa a pautar o julgamento do  habeas-corpus  impetrado pela defesa de Lula, que a maioria dos ministros – inclusive o relator do caso, Luiz Edson Fachin – quer ver decidido pelo plenário, não está, como diz, engrandecendo o STF. Está apequenando a Corte, à medida em que a coloca refém da vontade imperial de sua presidente. Se Cármen Lúcia acha que a decisão de permitir o encarceramento de pessoas antes de esgotados os recursos legais é constitucional, mesmo com o texto da carta Magna dizendo coisa diferente, é o entendimento da maioria do Supremo, que o ponha em votação e deixe que cada um assuma suas responsabilidades. E porque não o põe? Porque sabe que irá perder?

A resposta de Lula a Pedro: "Eu não roubei não seu fdp"

Lula responde ao zap de Pedro, de Pernambuco, que se ofereceu para cumprir metade da sentença de Lula por um apartamento no Guarujá que não é do ex-presidente. Vídeo: Ricardo Stuckert - 02/03/2018

Auxílio-moradia: Luiz Fux nega participação da sociedade civil em julgamento

Imagem
UM LADO SÓ Ingresso de entidades nos processos que discutem o pagamento do benefício à magistratura foi indeferido. "Poder Judiciário está encastelado e é muito pouco permeável às reivindicações", diz advogada Luiz Fux aceitou pedido de associações de classe: para advogada, falta contraponto no julgamento por Glauco Faria, para a RBA publicado 02/03/2018 O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, relator de quatro processos relativos ao pagamento de  auxílio-moradia a magistrados , indeferiu na última terça-feira (27) o ingresso de entidades da sociedade civil na qualidade de   amici curiae  (amigos da Corte). O pedido havia sido feito pela  Articulação Justiça e Direitos Humanos (JusDh) , rede composta por organizações que atuam na área de direitos humanos, e subscrito por outras instituições no início de fevereiro. Na mesma época, o mesmo tipo de pedido foi feito por algumas associações de classe como a Associação Nacional dos Membros do Ministério Públi

Wanderley Guilherme dos Santos: "O flagelo Temer"

Imagem
Portal Vermelho - 02/03/2018 Lidar com um governo em que o todo é menor do que a soma das partes exige prudência. Trata-se de perigosa engenhoca com dispersos centros de comando e trajetórias doidivanas. Depois dos fatos, qualquer maluquice parece planejada. Ilusão temporal: uma coisa depois da outra não quer dizer uma coisa por causa da outra. Por Wanderley Guilherme dos Santos*, em seu blog Thiago Ripper/RBA   O bando brasiliense ouviu cantar o galo sem saber aonde e responde às tamancadas: decreto daqui, medida provisória dali, vetos, desvetos, contra medidas e engavetamento dos próprios projetos, quando não, reversão (redução no número de ministérios). Tudo depende de algum grito contraditório, exceto, naturalmente, se a reclamação for do povão ou de seus alto-falantes, sempre negligenciados. Se do Judiciário, imprensa conservadora ou associação empresarial, aí, o bando “arrecua os beque” imediatamente. Todo ser humano dotado de senso comum operacional percebe o drama con

Pesquisa: Maioria diz que condenação de Lula foi política e que ele não deve ser preso

Imagem
. por Marize Muniz - na CUT - Publicado: 02 Março, 2018 A absoluta maioria dos brasileiros acha que o ex-presidente Lula tem o direito de ser candidato; que a Justiça não conseguiu comprovar a culpa do ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá e que a sua condenação foi por razões políticas. A maioria também diz que ninguém, seja Lula ou qualquer pessoa, pode ser preso antes de recorrer de uma condenação aos tribunais superiores, como a defesa de Lula está fazendo. Essas são algumas conclusões da pesquisa CUT/Vox Populi realizada entre os dias 24 e 26 de fevereiro em 118 municípios brasileiros.  

Fernando Brito: O povo já está vendo, Dr. Moro

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/03/2018 . Em novas férias – ou será que uma viagem de 14 dias ao exterior não pode ser considerada assim? – o juiz Sérgio Moro não se acanhou de deitar falação sobre o que ele, sem legitimidade para isso, acha que precisa ser mudado nas leis do país. Arrogante, diz que ” “as pessoas têm ilusões sobre alguns ídolos, mas é hora de verem a verdade”. Ora, se formos examinar quem no Brasil mais foi colocado na posição de ídolo acho que é óbvio que ele, Moro, é quem mais se encaixa no papel. Durante anos foi praticamente impossível criticá-lo sem cair na condição de blasfemo. Leia mais >>

Mais uma guerra que os EUA perderam: Afeganistão, novo conector na integração da Eurásia, por Pepe Escobar

Imagem
26/2/2018, Pepe Escobar,  Asia Times Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Postado por   Dario Alok A inauguração do gasoduto TAPI (Turcomenistão-Afeganistão- Paquistão-Índia) sinaliza que Cabul está a bordo, no grande projeto da integração da Eurásia. Uma das mais dramáticas sagas que se desenrolam no que há muito anos batizei de  Oleogasodutostão , acaba de passar por virada decisiva. O gasoduto TAPI (Turcomenistão-Afeganistão- Paquistão-Índia), de US$8 bilhões e 1.814 km de extensão, foi oficialmente inaugurado ontem, com grande pompa, e com transmissão ao vivo pela TV afegã, na fronteira entre Turcomenistão e Afeganistão, perto de Herat. O presidente do Afeganistão Ashraf Ghani  recebeu  o primeiro-ministro paquistanês  Shahid Khaqan Abbasi, o presidente turcomeno Gurbanguly Berdymukhamedov e o ministro de Relações Exteriores da Índia M.J. Akbar. Se não houver complicações extraordinárias – e esse é um "se" gigante –, o gasoduto TAPI pode, em teoria

Celso Amorim: “Soberania não está no radar das pessoas que estão dirigindo o país”

Diplomata e ex-ministro analisa os impactos de uma possível venda da Embraer Leonardo Fernandes Brasil de Fato | São Paulo (SP), 2 de Março de 2018 Em entrevista exclusiva ao  Brasil de Fato , Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa durante os governos Lula e Dilma, defende o caráter estratégico da Embraer diante da perspectiva de repasse de seu controle acionário à corporação estadunidense Boeing.  Para ele, a iniciativa ventilada pelo governo federal desperta preocupação por ferir a soberania e vulnerabilizar a defesa aérea do país. Confira a seguir alguns trechos da entrevista.

Dossier con Walter Martínez 01/03/2018

Imagem
VTV Programas Completos Publicado em 1 de mar de 2018

Metais pesados, hormônios e agrotóxicos estão na água que chega às torneiras

Imagem
ALERTA Análises apontam contaminação em amostras de fontes de abastecimento de SP, RJ, SC e CE, inclusive de água que passou por estação de tratamento. E as concentrações vão muito além do limite permitido por  Cida de Oliveira   publicado  02/03/2018 CREATIVE COMMONS - CC BY 3.0 O controle da qualidade da água para abastecimento público segue uma regulamentação falha, que exclui de sua lista de produtos tóxicos os contaminantes perigosos que vão para o copo da população   São Paulo – Medicamentos, hormônios sintéticos, metais pesados como chumbo, cádmio, alumínio e urânio e compostos orgânicos nocivos à saúde e ao meio ambiente, entre eles o agrotóxico glifosato, estão na água aparentemente pura e cristalina que chega às torneiras da população. Provenientes do esgotos doméstico e industrial, além de atividades agropecuárias, despejados em mananciais destinados ao consumo humano, atravessam estações de tratamento que adotam processos inócuos e obsoletos, que seguem protoc

Lição de sociologia política para Mueller*- Moro ®

Imagem
18/2/2018, John Helmer,  Dances with Bears , Moscou Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Postado por   Dario Alok   Os três poderes que decidem o destino dos governos são a força, a fraude e a subversão, quer dizer: canhões, dinheiro e mídia-empresa. O Império Romano foi bom no uso de exércitos pequenos para combater exércitos muito maiores; concentrando com talento as próprias forças, deram jeito de controlar territórios muito maiores do que as legiões conseguiriam cobrir. O Império Bizantino  soube como ninguém naquela época  subornar nativos, para mantê-los fieis; pré-requisito nesse caso foi a inteligência para identificar a quem pagar, quanto e como e com que frequência. O Império Britânico usou a subversão para dividir e governar quase todos os seus alvos coloniais, mas onde os britânicos tiveram de enfrentar ou o poder do fogo ou o poder da inteligência, eles foram derrotados – pelos colonos norte-americanos, pelos maoris, pelos bôeres, pelos alemães, pelos japone

Melhor e Mais Justo - O Povo Pode / Episódio 01 – Escravidão

Imagem
Rede TVT 01/03/2018

História do Golpe: Para entender o xadrez da política - 2, por Luis Nassif

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 01/03/2018 No dia 11 passado, publiquei o post  "Para entender o xadrez da política" . Vamos ao próximo levantamento, à luz dos últimos episódios. Como é o jogo de poder nas democracias Há três mundos distintos na opinião pública. Um,  o mundo da chamada voz das ruas , que elege políticos, de vereadores a presidentes. O segundo,  o mundo da opinião pública midiática , controlado por grandes grupos de comunicação. O terceiro,  o mundo das instituições , onde se inserem os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as demais instituições constitutivas do Estado: Forças Armadas, Ministério Público, órgãos de controle, diplomacia etc. Importante: esse mundo, seja no plano das funções ou familiar, é influenciado majoritariamente pelo mundo da mídia.

Discurso anual de Vladímir Putin ante la Asamblea Federal de Rusia

Imagem
RT en Español 01/03/2018

Lula quer saber por que Moro não sai dos EUA. Por Eduardo Guimarães

Imagem
Blog da Cidadania Publicado em 1 de mar de 2018

Nassif: Globo faz a diferença e obriga o TRF1 a voltar atrás em sua decisão

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 01/03/2018 A desmoralização da Justiça segue ladeira abaixo. No dia 22 de fevereiro passado, o G1, da Globo , noticiou a mudança de juízes em processos envolvendo Lula, Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha e Henrique Alves. Até então, os processos  estavam sob o controle do juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara Federal, seguidor do padrão Sérgio Moro. A mudança foi decorrência de recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), devido à inauguração de um novo presídio em março. Houve então um sorteio dos processos, sem os algoritmos do STF. Segundo a reportagem do G1 “o TRF-1 explicou ainda, que os processos foram sorteados eletronicamente, acrescentando que o critério para a redistribuição foi a equivalência numérica aproximada por classe e movimentação, de modo a assegurar a igualdade de acervo entre as varas”. Ou seja, uma distribuição republicana e seguindo as regras da impessoalidade.

Vladimir Putin: 'Novo míssil de cruzeiro russo não terá limite de alcance e terá trajetória imprevisível'

Imagem
. Sputnik News - 01/03/2018 O novo míssil de cruzeiro russo não possuirá limite de alcance e terá trajetória imprevisível, informou o presidente russo Vladimir Putin durante seu discurso anual perante a Assembleia Federal (Parlamento bicameral russo). "O alcance é ilimitado, pode manobrar por um período indeterminado", declarou o presidente comentando a imagem gráfica de um voo do protótipo do míssil. "No fim de 2017, no polígono central da Federação da Rússia foi testado com sucesso o novo míssil de cruzeiro russo com gerador nuclear. Durante o voo, o gerador alcançou a potência preestabelecida e nível de impulso. Os resultados do lançamento do míssil e a série de testes em terra criam a possibilidade de passar para um tipo de armamento absolutamente novo – um sistema estratégico nuclear com um míssil equipado com gerador nuclear", afirmou o presidente russo.