Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 10, 2018

Dossier con Walter Martinez: Entrevista a Vladimir Adrianza Venezuela bajo ataque

Imagem
Apolinar Rea Publicado em 16 de fev de 2018

Nassif: As Forças Armadas são um ensaio de intervenção no Rio.

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - SEX, 16/02/2018 - 18:09 Aparentemente, a estratégia por trás da intervenção militar no Rio de Janeiro é a seguinte: Aprofundar a intervenção, com o governo federal assumindo outras setores do governo estadual, especialmente o controle do orçamento estadual. Tirar o governo Temer da defensiva atual e dotá-lo de poderes políticos extraordinários, em nome do combate à violência. ​ 3.Contaminar a opinião pública com as ameaças de perda de controle para o crime organizado, permitindo ampliar o estado de exceção para outros estados, sempre tendo como álibi a ampliação da violência. Transformar a perda de controle para o crime organizado no novo bicho papão, capaz de substituir o clima de comoção nacional da luta contra a corrupção.

CUT mantém protestos de segunda-feira e defende antecipação de eleições

Imagem
DESGOVERNO Para presidente da central, medida no Rio reflete clima de "desmando" e "confusão institucional" após queda de Dilma. "O sentimento é de nau sem rumo", afirma. Atos de segunda-feira estão mantidos por Vitor Nuzzi, da RBA publicado 16/02/2018 ROBERTO PARIZOTTI/CUT Vagner Freitas: até o carnaval mostrou insatisfação da sociedade com o que acontece no Brasil São Paulo – Para o presidente da CUT, Vagner Freitas – que confirmou a manutenção dos  protestos e paralisações contra a "reforma"  da Previdência na próxima segunda-feira (19) –, a intervenção militar no Rio de Janeiro anunciada hoje reflete um  clima de "desmando"  no país, instaurado desde a deposição de Dilma Rousseff. "A culpa disso é o sentimento que o brasileiro tem, de desgoverno, de nau sem rumo, confusão institucional. As pessoas não confiam. Em vez de fazer intervenção, deveríamos antecipar as eleições gerais", afirmou, receando que a prese

Álvaro Arranja: A oligarquia golpista brasileira

Imagem
Como aconteceu por todo o continente americano, a oligarquia brasileira herdou o poder colonial, ignorando e reprimindo os indígenas “índios” e os escravos negros. . por Álvaro Arranja - no esquerda.net - 15/02/2018 Rapidamente substituiu a dependência de Portugal pela Inglaterra (mais tarde pelos EUA) e manteve a base esclavagista. O seu primeiro problema sério ocorreu quando, já na fase final do Império de D. Pedro II, a continuação da escravatura se tornou insustentável. Como manter o poder face a uma população onde milhões de escravos negros libertos, se juntavam à mestiçagem entre índios e portugueses? (Nos Estados Unidos a questão tinha sido solucionada com o extermínio total num genocídio organizado dos índios, rapidamente substituídos por milhões de emigrantes europeus).

VÍDEO: Eugênio Aragão comenta a intervenção militar no Rio

Imagem
TV 247 16/02/2018

TEMER VAI À GUERRA PARA SE MANTER NO PODER E PERPETUAR O GOLPE

Imagem
. por Luiz Carlos Azenha - no Viomundo - 16/02/2018 Michel Temer abraçou a frase atribuída a Washington Luís, segundo a qual “a questão social é um caso de polícia”. O golpe, que retirou direitos e arrochou os mais pobres, quer se perpetuar explorando os efeitos daquilo que promoveu. E Temer tem um plano: continuar no Planalto quando seu mandato acabar. Através de eleições ou, melhor ainda — do ponto-de-vista dele –, de forma indireta, para “pacificar” o País. A intervenção militar no Rio de Janeiro é o primeiro passo.

VÍDEO: Intervenção militar no Rio joga o Brasil no abismo. Por Joaquim de Carvalho

Imagem
Por Joaquim de Carvalho - no DCM - 16 de fevereiro de 2018

Intervenção militar no Rio é fim, não é consequência

Imagem
INDIGNAÇÃO Decisão de Temer, impulsionada pela Globo, relembra campanhas anteriores contra os pobres do Rio e serve para os que gostam de brincar de guerra e matar sem dar satisfação por Hildergad Angel - RBA -publicado 16/02/2018 TÂNIA REGO/ABR/FOTOS PÚBLICAS Manifestação no Rio pede fim da violência policial contra população pobre. Intervenção militar deve aumentar impunidade de agentes do Estado Hildegard Angel  – Sabendo dessa súbita decisão de se intervir militarmente no Rio, temos que dar o devido crédito à Globo, que fomentou, através de seus veículos, esse clima de horror e insegurança na população do Rio de Janeiro, onde não parece que houve carnaval. Só crimes. No último mês todos os telejornais da emissora iniciaram com crianças mortas em tiroteios no Rio. Todos. E flagrantes de assaltos. Três ou quatro imagens de celulares, que eles repetiam à exaustão. Carnaval do Recife só tinha frevo. Da Bahia, só axé. Do Rio, só mostravam violência.

Kennedy Alencar: Intervenção e ministério da Segurança são medidas ruins

Imagem
Fernando Frazão/Agência Brasil   Não há nada de novo na crise de segurança pública do Rio de Janeiro que justifique uma intervenção federal no Estado. Mas ontem o presidente Michel Temer, com aval da cúpula do Congresso, decidiu adotar essa medida, que deve ser anunciada hoje. Por Kennedy Alencar, em seu blog Essa decisão tem mais motivação política do que administrativa. Para o governador Luiz Fernando Pezão, que fez o pedido de intervenção, é uma forma de passar para outras mãos a responsabilidade por um grande abacaxi. Para o presidente Michel Temer, a intervenção federal gera uma mudança de foco no noticiário e reduz o dano do virtual fracasso da reforma da Previdência. Quem dita o tema do debate, a agenda em discussão, tende a levar vantagem.

MPF-RJ denuncia médico que participou de torturas na ditadura militar

Imagem
Sede do antigo DOI-CODI, considerado o principal centro de tortura da ditadura militar no Rio, na Tijuca / Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil Segundo procuradores da República, ele avaliava se as vítimas tinham condições de continuar sendo supliciadas por Luciano Pádua - no site do Jota - 15/02/2018 Ministério Público Federal do Rio de Janeiro denunciou nesta quinta-feira (15) o general reformado Ricardo Agnese Fayad, de 77 anos, por participar de torturas aplicadas contra o militante Espedito de Freitas em novembro de 1970. Segundo a denúncia, assinada pelos procuradores da República Sergio Gardenghi Suiama e Antonio do Passo Cabral, o general se omitiu, “quando, por dever profissional, estava obrigado a” impedir que a integridade corporal e a saúde da vítima fosse ofendida pelos demais autores do delito, que ainda não identificados. Freitas militava na organização política Vanguarda Popular Revolucionária – VPR, onde manteve contato, dentre outros, com Carlos Lama

Mesmo sem convite, Maduro ameça participar de Cúpula das Américas

Imagem
. Sputnik Brasil - 19/02/2018 O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira (15) que líderes de direita da América Latina mostraram intolerância ao tentarem excluí-lo da Cúpula das Américas - mas ele poderá ir mesmo sem ser convidado. O Peru afirmou nesta semana que o presidente venezuelano  não será bem recebido  no evento que será realizado em Lima nos dias 13 e 14 de abril. "Vocês têm medo de mim? Não querem me ver em Lima. Vocês irão me ver. Porque faça chuva ou faça sol, por ar, terra, ou mar, eu irei participar da Cúpula das América", disse Maduro durante entrevista coletiva a jornalistas estrangeiros. O líder venezuelano disse que o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, tem dificuldades para falar espanhol e não conhece a realidade da região. 

No neoliberalismo podes ser o teu próprio chefe tirano

Imagem
esquerda .net - 15 de Fevereiro, 2018 - 23:33h As recentes gerações consideram os outros mais exigentes, são mais exigentes com os outros e são mais exigentes consigo. Foto: Jose Navarro / Flickr Um novo  estudo (link is external)  de Thomas Curran e Andrew Hill, publicado no  Psychological Bulletin , concluiu que o perfeccionismo está em ascensão. Os autores, ambos psicólogos, concluem que "as recentes gerações consideram os outros mais exigentes, são mais exigentes com os outros e são mais exigentes consigo mesmos". Ao identificar a origem deste crescente desejo de excelência, Curran e Hill não medem palavras: é o neoliberalismo. A ideologia neoliberal venera a competição, desencoraja a cooperação, promove a ambição e atribui valor pessoal à realização profissional. Não surpreendentemente, as sociedades orientadas por esses valores tornam as pessoas mais críticas e mais ansiosas face à possibilidade de serem julgadas. Os psicólogos costumam falar sobre o pe

WALTER MARTINEZ ENTREVISTA A ATILIO BORON POLITÓLOGO Y SOCIOLOGO(PRIMERA PARTE)

Imagem
15/02/2018

Maduro: "Iré a la Cumbre de las Américas, así llueva, truene o relampaguee"

Imagem
RT en Español Publicado em 15 de fev de 2018

Nassif: Xadrez do fator urna eletrônica nas próximas eleições

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 15/02/2018 Peça 1 – como fraudar a urna eletrônica A decisão da Procuradora Geral da República Raquel Dodge de se colocar contra o voto impresso nas próximas eleições merecia ser melhor avaliada por ela. Segundo Dodge, seria o caminho mais rápido para a volta do voto de cabresto, já que voltaria a identificação do eleitor. Não é verdade. O voto impresso não é para ser escrutinado, mas para garantir a recontagem nos casos de dúvidas e de indícios de fraude. Bastará o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) garantir o sigilo dos votos e eles permitirem a recontagem apenas em casos de dúvida ou por amostragem.

Jeferson Miola: Raquel Dodge trocou a Constituição pela bula inquisitorial

Imagem
por Jeferson Miola, em seu blog - 15/02/2018 Os argumentos sustentados por Raquel Dodge no despacho contrário à concessão de  habeas corpus  ao ex-presidente Lula não são encontráveis na Constituição brasileira, mas sim nas bulas inquisitoriais da idade média. A escolhida por Michel Temer para chefiar a procuradoria da república incorreu, além disso, em tremenda contradição. Ela reconheceu a ausência de prova cabal de culpa para condenar Lula, mas ainda assim recomendou o castigo extremo da prisão: “ a execução provisória da pena de prisão não é desproporcional  nem levará injustamente à prisão réu cuja culpa ainda não esteja satisfatoriamente demonstrada ”.

FERRÉZ: EM CONSTRUÇÃO 3 - GUILHERME BOULOS

Imagem
TV 247  - 15/02/2018

Opiniões de um pequeno burguês. Por Wanderley Guilherme dos Santos.

Imagem
. por Wanderley Guilherme dos Santos - no 247 - 15/02/2018 Lula não será candidato. Apesar da cristalina excepcionalidade de interpretações da lei e evidentes arranhões em sua aplicação discricionária, só há fraude eleitoral quando o eleitor é coagido, as urnas violadas ou o resultado adulterado. São mais de cento e quarenta milhões de eleitores já registrados. A ausência de Lula castra a liberdade de escolha de cerca de um terço deles, havendo sólido fundamento para a passionalidade com que reagem ao estupro. Fraude eleitoral, porém, não será. Quanto mais cedo as legendas populares perceberem a extensão da materialidade do que elas próprias denunciam – comportamento seletivo de instâncias do Judiciário – mais clara se tornará a ineficácia de pressões externas para alterar decisões recentes. Os últimos fracassos se repetirão, com o risco nada desprezível de que a militância tenda a crescente desânimo. As tempestades bíblicas têm faltado ao compromisso de inundar as institu

Luciano Huck desiste de vez de ser candidato

Imagem
POR LAURO JARDIM - O Globo -15/02/2018 17:14 João Miguel Júnior | TV Globo Agora é pra valer: Luciano Huck não será candidato a presidente da República. A decisão já foi tomada pelo apresentador. E será anunciada até amanhã. Hoje mesmo Huck começará a avisar o seu entorno.  Ontem, Huck rascunhou algumas linhas para explicar seus motivos. O apresentador não se filiará a partido algum, mas dirá que continuará discutindo as questões relevantes do Brasil. Mais cedo, chegou a dizer a um interlocutor: — Com o mergulho que fiz nos últimos meses, me sinto preparado a discutir qualquer assunto. Será que o jatinho pesou na decisão?

Thierry Meyssan: A ilusão da erradicação do Daesh

Imagem
A queda do Califado e a dispersão dos jiadistas do Daesh (E.I.) abriram um período de reciclagem deste pessoal. Considerados, segundo os casos, como combatentes fanáticos ou simples psicopatas escondidos atrás de uma ideologia, eles são cortejados pelos Estados e pelas sociedades multinacionais que indirectamente os tem empregado. Thierry Meyssan traça o ambiente da sua segunda “chance” e avisa para a complacência de que os Ocidentais dão provas em relação à ideologia do Daesh, quer dizer da dos Irmãos Muçulmanos. REDE VOLTAIRE  | DAMASCO (SÍRIA)  | 13 DE FEVEREIRO DE 2018   عربي    DEUTSCH    ENGLISH    FRANÇAIS    ITALIANO    ESPAÑOL    РУССКИЙ    TÜRKÇE    ROMÂNĂ   Se, com a queda do Daesh (EI), os dirigentes do mundo inteiro se interrogam quanto à reconstrução do Iraque e da Síria, muitas outras questões mais difíceis se colocam ainda, mesmo que não seja costume evocá-las em público. No fim de qualquer guerra ideológica, como as guerras de religião do século XVI europ

Fernando Brito: O que pode vir de mentirosos e dissimuladores?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 15/02/2018 . Doria jura fidelidade a Geraldo Alckmin e vai de jatinho (via BNDES) com Rodrigo Maia encontrar ACM Neto para discutir a possibilidade de ser candidato pelo DEM. Mas tudo pode mudar, se Luciano Huck confirmar que era mentira a sua negativa (por escrito, na Folha, e reiterada de forma igual ao TSE) de que não é candidato. Aí reacende-se a chama presidencial de Doria, que pode querer ser o candidato de Michel Temer pelo PMDB. Fernando Henrique também jura fidelidade a Alckmin, mas escancara sua paixão por huck, de quem espera ser o tutor. Leia mais >>

Cresce adesão a greves no dia 19 contra a reforma da Previdência

Imagem
MOBILIZAÇÃO NACIONAL Aumenta em todo o Brasil a adesão a paralisações contra o fim da aposentadoria orquestrado pelo governo Temer. Trabalhadores mobilizam suas categorias para cruzar os braços na segunda-feira por Redação RBA publicado 15/02/2018 DIVULGAÇÃO Em São Paulo, várias categorias já realizaram assembleias e decidiram cruzar os braços no dia 19 São Paulo – Aumentou a adesão às paralisações contra a "reforma" da Previdência, que serão realizadas na segunda-feira (19) por várias centrais sindicais em todo o país. De acordo com a CUT, após diversas assembleias, mais atos foram marcados pelo país. A proposta do governo deve ser votada no dia 19, 20 ou 21 na Câmara dos Deputados. A base aliada precisa garantir 308 votos para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287. “Não votaram até agora porque não têm votos. Os deputados estão com medo de aprovar essa proposta nefasta e não serem reeleitos”, diz o presidente da central, Vagner Freitas. Segun

Analista explica como EUA 'compram' aliados na Síria

Imagem
. Sputnik News - 14/02/2018 Surgiu um vídeo do ataque aéreo da coalizão internacional liderada pelos EUA contra as forças pró-governo sírias na província de Deir ez-Zor. Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista Dmitry Evstafiev comentou as ações de Washington. A gravação , publicada pelo jornal The Business Insider, mostra o momento exato da destruição do tanque T-72 sírio pela coalizão dos EUA, que  ocorreu  na província síria de Deir ez-Zor. Segundo explica o Pentágono, a coalizão internacional e as Forças Democráticas da Síria (FDS) tiveram que se proteger de "um ataque não provocado" iniciado pelas forças pró-governo sírias contra o Estado-Maior das FDS. Como resultado do ataque, 25 combatentes sírios ficaram feridos.

LULA QUESTIONA MORO SOBRE VIOLAÇÃO DOS SISTEMAS DA ODEBRECHT

Imagem
. Defesa do ex-presidente, representada pelo advogado Cristiano Zanin Martins, entrou com uma petição junto ao juiz Sergio Moro solicitando esclarecimento sobre a versão da força-tarefa da Lava Jato de que não consegue acessar o MyWebDay, sistema de contabilidade paralela da Odebrecht; documento pede a suspensão da perícia em curso até que o MPF esclareça a situação, diga há quando tempo se tem conhecido de que não é possível abrir o sistema e qual foi a base para fazer a denúncia contra Lula com base no sistema

Ana Bárbara Pedrosa: Não deixar que Israel nos finte

Imagem
Serão tempos confusos, vertiginosos. Há muita informação em simultâneo, acompanhar o mundo é uma vertigem. A Internet acelera o processo, a cada dia há novidades, jornais que afirmam em nome de outros jornais, citações de citações. Por Ana Bárbara Pedrosa - no esquerda.net - 6 de Fevereiro, 2018 E a distância – física, cultural, de herança história – que nos separa pode dificultar o entendimento, enublar o imaginário. Mas o Médio Oriente está à distância de dois voos. Formulo a hipótese, eis-me lá um mês depois. No voo, uma excursão de brasileiros domina tudo, só se ouve português. Esperara eu a sensação de estranheza, e afinal o mundo torna-se pequeno, nada é muito longe. Aterro em Tel Aviv e amanhece enfim em Jerusalém. Entretanto, já fui revistada, já disse o nome dos meus pais, como se articula o meu, onde fica Guimarães, o que estou a fazer em Israel, a que cidades quero ir, se tenho um computador. E a que cidades quero ir? Jerusalém, Belém, Jericó, Ramallah, Hebron

O desfile da Tuiuti, a história e aquilo que a Globo não conta

Imagem
. Todo mundo já sabe o escândalo do golpe pelas mãos, pés, plumas, samba e alegorias da Tuiuti. A escola com o samba-enredo de autoria de Moacyr Luz, Cláudio Russo, Anibal, Jurandir e Zezé fez a mais dura crítica social ao golpe e suas consequências. O carro alegórico “Neotumbeiro”, que a frente traz o vampirão Temer e banqueiros, moedas, engravatados do grande capital e, abaixo, os paneleiros, chamados de “manifestoches”, merecia muito close e um historiador decente para traduzir cada componente do carro que a Globo evitou o quanto pode mostrar os detalhes e comentar. Só esse carro que é complementado com as alas do “trabalho escravo no campo e na cidade”, com a ala do “trabalho informal precarizado”, com a ala dos “manifestoches” (coxinhas de camisa da CBF, patos da Fiesp) valeu todo o desfile. Leia mais >>

Jeferson Miola: Acabou o carnaval, mas a Lava Jato continua com a máscara da enganação

Imagem
. por Jeferson Miola - 14/02/2018 Acabou o carnaval. Como há muito tempo não se assistia, foi um carnaval marcado por protestos políticos e pela forte denúncia do golpe e da oligarquia corrupta, racista e escravocrata que o promoveu. Depois da farsa judicial montada para condenar o ex-presidente Lula que escandalizou o mundo inteiro, o carnaval deste ano se transformou em outro potente produto de exportação das notícias do golpe e da ditadura jurídico-midiática implantada no Brasil. Como dissemos, o carnaval de 2018 acabou. A Lava Jato, porém, ainda continua escondida atrás da máscara da enganação que esconde seus reais objetivos. Para preservar o pouco de institucionalidade que ainda resta no Brasil, é preciso retirar o disfarce atrás do qual se esconde a verdadeira natureza manipuladora da Lava Jato, e que a Rede Globo acoberta.

Tijolaço - “Ação social”com dinheiro público: R$ 20 milhões da Lei Rouanet para Huck

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 14/02/2018 . Os nossos neoliberais gostam de um “projeto social” para seu  automarketing , mas detestam por a mão no bolso. Adoram por a mão no bolso do Estado, isso sim. O Instituto Criar, pertencente a Luciano Huck, obteve, pela Lei Rouanet, R$ 19,5 milhões de doações convertidas em abatimento no imposto a pagar de grandes empresas – como o Itaú, a Microsoft, Casas Bahia, Ponto Frio, Volkswagen e outras -, um valor que deve chegar a R$ 21 milhões das captações em curso, este ano. De novo, não é uma acusação de ilegalidade, pois não tenho como verificar o que se faz com o dinheiro, mas é justo que, sendo Luciano candidato e mostrando seu “projeto social”, as pessoas saibam que o “ajudar as pessoas” do bom moço é feito com dinheiro público, não com o privado. Leia mais >>

Wilson Ferreira explica a bomba semiótica da Tuiuti

Imagem

TRF4 nega tramitação de recurso pedindo absolvição sumária de Marisa Letícia

Imagem
JUSTIÇA SELETIVA Magistrada não admitiu subida do recurso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) por entender que há não divergências sobre a questão Marisa Letícia: absolvição é necessária para afastar juízos negativos em relação à memória da ex-primeira-dama por André Richter, da Agência Brasil publicado 14/02/2018 Brasília – O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre, negou hoje (14) a possibilidade de a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorrer aos tribunais superiores para declarar a absolvição sumária de Marisa Letícia Lula da Silva, mulher de Lula, em duas ações penais, em decorrência da morte dela, em fevereiro do ano passado. A decisão foi tomada pela desembargadora federal Maria de Fátima Freitas Labarràre. Ao decidir sobre a questão em segunda instância, a magistrada não admitiu a subida do recurso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF)

Jessé Souza parabeniza a Tuiuti e explica o enredo que fez história na Sapucaí

Imagem
14/02/2018

Bob Fernandes/Crivella se foi, ACM não paga, Huck e Doria no BNDES e Bolsonaro tem Solução Final

Imagem
14/02/2018

ZÉ DIRCEU RELEMBRA 1968, O ANO QUE INCENDIOU O MUNDO

Imagem
NOCAUTE - Blog do Fernando Morais Publicado em 14 de fev de 2018

China lança campanha para regular performance online

Imagem
. portuguese.xinhuanet.com - 2018-02-14 12:39:59 Beijing, 14 fev (Xinhua) -- O Ministério da Cultura da China lançou na terça-feira uma campanha nacional para regular o mercado de performance online do país, segundo um comunicado da pasta. Performance online inclui performance de transmissão ao vivo e performances gravadas disponíveis na internet e via dispositivos móveis. A campanha examinará as plataformas e organizações de performance online e combaterá as informações prejudiciais ou falsas, disse o ministério. A violação aos direitos de jovens e a expansão de conteúdo não saudáveis e impróprios para jovens também serão punidas, segundo o comunicado.