Postagens

Mostrando postagens de janeiro 24, 2018

Dossier con Walter Martínez

Imagem
Apolinar Rea Publicado em 29 de jan de 2018

Jessé Souza apresenta: A Batalha das Ideías

Imagem
TV 247 30/01/2018

STJ, em decisão relâmpago, nega habeas corpus a Lula

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 30/01/2018 . Apenas poucas horas após a apresentação do pedido de habeas corpus preventivo apresentado pela defesa de Lula, o ministro Humberto Martins, vice-presidente no  exercício da presidência do Superior Tribunal de Justiça negou o pedido, como era de se esperar. A prisão de Lula vai depender de um questão bem pouco jurídica. O resultado da pesquisa Datafolha, a primeira feita após a confirmação da sentença de Sérgio Moro no TRF-4, ainda a depender do despacho que dará Gilmar Mendes, presidente do TSE, sobre o pedido de impugnação feito por Jair Bolsonaro. Leia mais >>

Documentário: A Indústria da Delação Premiada.

Imagem
TV GGN Publicado em 30 de jan de 2018

Defesa de Lula vai ao STJ contra execução antecipada de pena. (habeas corpus)

Imagem
Leia a íntegra da nota dos advogados do ex-presidente lula.com.br - Publicado em 30/01/2018 Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil Na condição de advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a defesa impetrou hoje (30/01) “habeas corpus” perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) com o objetivo de afastar determinação inconstitucional e ilegal do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4), que determinou a execução provisória da pena após o julgamento dos recursos dirigidos a essa corte intermediária (Apelação Criminal nº 5046512-94.2016.4.04.7000).  Ontem pedimos a extinção de outro “habeas corpus” (HC 434.458/PR) impetrado no STJ por terceiro sobre o mesmo tema, para que sejam apreciados os fundamentos da defesa técnica constituída por Lula.   A defesa demonstrou que a decisão do TRF4 sobre o cumprimento antecipado de pena é incompatível com:

MAURO SANTAYANA: OS OLHOS DO MUNDO E O TERCEIRO ATO

Imagem
. Por Mauro Santayana, em seu Blog - 30/01/2018 Desmascarado no mundo inteiro depois da repercussão alcançada pelo caso Lula para leitores de jornais como o Le Monde e o New York Times, o Juiz Moro, com a justificativa de devolver aos cofres públicos a fantástica soma representada pelo apartamento mais falado do Guarujá - e a pressa de "acabar" com as evidências - pediu o fim da penhora do imóvel para pagamento de dívida pela OAS, justamente determinada pelo TJDFT – que equivale ao reconhecimento de que o imóvel pertence, claramente, à construtora - com o seguinte texto, que resgata fielmente a velha estratégia goebbelsliana de que a repetição constante de uma inverdade acaba transformando-a exatamente no oposto:

Gustavo Conde: A história não é uma aliada

Imagem
. por Gustavo Conde - no GGN - 30/01/2018 História, história, história. A gente fala muito em história, no julgamento da história, nos livros de história, mas quem se preocupa com história somos apenas nós mesmos - é por isso que, em geral, ficamos do lado certo, o que, a rigor, é o único lado.   Esses juízes e mais a imprensa se lixam para a história. É aonde reside a força deles. Eles não estão nem aí se a história vai ler assim ou assado suas ações de brutalidade jurídica e de linchamento midiático.   Lixaram-se em todos os golpes, notadamente no de 64. A imprensa apoiou o golpe e o STF também. Tudo pelegagem da mais nobre cepa.

Cármen Lúcia já se posicionou no pelotão de fuzilamento: a ordem é liquidar Lula. Por Joaquim de Carvalho

Imagem
Por Joaquim de Carvalho - 30 de janeiro de 2018 . Na decisão em que determina ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal que cumpra a ordem exarada por ele de suspender a penhora do triplex, o juiz Sergio Moro disse, com todas as letras, que Lula é o dono do imóvel, dono de fato, porque, de direito, continuaria sendo a OAS. Ao dizer o que apenas ficava na entrelinhas, Moro suscita — certamente sem querer — a oportunidade de descrever pontos do processo que o levaram a essa conclusão. Lula visitou o imóvel uma vez, sua mulher, Marisa Letícia, duas, uma delas em companhia de um filho. Se isso faz alguém dono de uma propriedade, todo brasileiro deve ter cuidado na próxima vez em que visitar um imóvel com a intenção de comprá-lo: um juiz poderá decidir que a propriedade é de quem o visita.

Flávio Dino: não acredito que STF e STJ compactuarão com violência judiciária

Imagem
CASO LULA "Se entrarmos no vale-tudo, consequências são profundas, porque o vale-tudo pode se voltar amanhã contra os que hoje estão com a guilhotina na mão", diz governador a Juca Kfouri, no 'Entre Vistas', na TVT por Redação RBA publicado 30/01/2018 TVT Flávio Dino vê perigos quando Judiciário abandona conceitos do Direito e, em vez de perseguir o fato, persegue o inimigo São Paulo – O governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), considera que a elite dominante não é "tão homogênea assim" e que existe uma parte importante do Judiciário preocupada com as "aberrações jurídicas" que vêm sendo praticadas  em torno da Operação Lava Jato . Sobretudo após o julgamento do caso do tríplex em Guarujá – em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve a condenação da primeira instância mantida e sua pena aumentada –,  decisão  que, acredita Dino, poderá ser revista com recursos no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça

Nassif: Xadrez de como o TRF4 desmoralizou a Justiça brasileira.

Imagem
, por Luis Nassif - no GGN - 30/01/2018 - 00:26 João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus, os três desembargadores do TRF4 que julgaram Lula, provavelmente entrarão para a história do direito penal brasileiro. A sentença proferida, as ginásticas processuais, expuseram de forma definitiva o poder de manipulação de juízes descomprometido com a seriedade da profissão. E, assim como receberam uma batata quente das mãos do colega Sérgio Mouro, entregarão aos tribunais superiores – que irão analisar sua sentença – um frankestein legal, capaz de consumar a desmoralização final dos operadores de direito brasileiros perante a comunidade jurídica internacional.

Frequente alvo dos ataques de Trump, vice-diretor do FBI renuncia ao cargo

Imagem
, Sputnik News - 29/01/2018 O vice-diretor do FBI, Andrew McCabe, pediu renúncia do cargo nesta segunda-feira (29). A informação foi divulgada pena rede NBC, citando fontes da agência norte-americana. O presidente dos EUA, Donald Trump, e alguns republicanos no Congresso em ocasiões anteriores acusaram McCabe de parcialidade política, citando seu papel no FBI durante as  investigações relacionadas com a Hillary Clinton  e sobre a suspeita de coordenação entre a campanha eleitoral de Trump e o Kremlin.   

Uma avaliação da desigualdade social brasileira: Castas por Natureza de Ocupação

Imagem
, Por Fernando Nogueira da Costa - no GGN - 29/01/2018 Uma avaliação da desigualdade social brasileira sob o ponto de vista da apropriação de renda e riqueza pelas castas A abordagem sociológica conjunta marxista-weberiana se preocupa demais com as estruturas e as organizações sociais e tem pouco a dizer sobre a cultura e a experiência subjetiva. Se quisermos entender o Poder, precisamos compreender de que modo os membros das redes de Poder pensam e agem. Além disso, necessitamos saber por que seus valores podem ter uma atração mais ampla, para além do seu próprio grupo, obtendo o predomínio cultural que Antônio Gramsci chamou de hegemonia.

Fernando Brito: Moro admite “dar” triplex a Lula, se não for “de Lula”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 29/01/2018 . O juiz Sérgio Moro, afinal, tornou-se a primeira pessoa a admitir, formalmente, que o apartamento triplex do Guarujá pertence a Lula, coisa que ninguém fez até hoje, nem os delatores de encomenda. No despacho  em que manda suspender a penhora feita pela 2a. Vara de Execuções do DF e leiloar o apartamento, Moro manda que o dinheiro obtido na venda seja “depositado em conta judicial” e, ao final, se decretado insubsistente o confisco que decretou, seja “devolvido à OAS Empreeendimentos  ou ao  ex-presidente”. “Ao ex-presidente”? Vejam a que ponto chegam as tautologias do juiz de Sérgio Moro.

Silvio Santos vira garoto-propaganda de Temer e é alvo de críticas nas redes sociais

Imagem
DEBOCHE O BAÚ "Tão inteligente e não fez uma pergunta importantíssima: Por que os bancos e as empresas que estão devendo bilhões para a Previdência não acertam suas dívidas?", questionou um fã por Redação RBA publicado 29/01/2018 REPRODUÇÃO/FACEBOOK Ao fim da entrevista, Temer deu uma nota de 50 reais para Sílvio Santos. 'O simbolismo é enorme' São Paulo  –   O apresentador e empresário-dono do SBT Sílvio Santos recebeu na noite de ontem (28) o presidente Michel Temer (PMDB) em seu programa dominical. O encontro foi anunciado como uma "sabatina", entretanto, a participação do peemedebista não foi recebida, por muitos, com olhos da prática do bom jornalismo. "A dupla ficou fazendo um bate bola ensaiado sobre a 'reforma' da Previdência",   disse o deputado federal opositor ao governo Ivan Valente (Psol-SP). O parlamentar criticou a utilização de "um canal de televisão que funciona por concessão pública para tomar p

Tijolaço: Alô, Trump! Não perca o código indecifrável da Odebrecht

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 29/01/2018 . É possível que a Odebrecht seja chamada para cuidar da criptografia do Pentágono, acabando com o pesadelo da mais poderosas força armada do mundo com os hackers que, de tempos em tempos, quebram seus códigos e invadem seus arquivos. É que a Força Tarefa da Lava Jato afirma que, apesar do acordo que levou à delação premiada da empreiteira ter previsto a entrega do famosos arquivos  My Web Day,  onde estaria registrada a contabilidade da propina ,  segundo    O Globo ,  é provável que os dados jamais sejam acessados, porque as chaves de acesso teriam sido destruídas. Leia mais >>

Ao vivo: Seminário Internacional “O Caso Lula: Balanço e Perspectivas”

Imagem

PHA: TEMER É O RATÃO DO SILVIO SANTOS

Imagem
Previdência é um cosmético da Jequiti   Conversa  Afiada com Paulo Henrique Amorim Publicado em 29 de jan de 2018

O fracasso do golpe e o aprofundamento da injustiça

Imagem
Da Ponte para o Futuro à injustiça do TRF4, Brasil só vê o prolongamento da recessão e a ruptura da democracia por Marcio Pochmann publicado 29/01/2018 MARCOS CORRÊA/PR Credibilidade esperada mesmo com a falsa propaganda do novo governo austero não apareceu e freou candidatura do golpista Instalado desde 2016, o programa denominado  Ponte para o Futuro  pelo governo Temer não  produziu fracasso maior , não fossem medidas de natureza bastarda do keynesianismo, contraditoriamente adotadas  ad hoc  pela equipe econômica neoliberal – aquela dos sonhos do mercado. A mensagem original era a do ajuste fiscal e do resgate da credibilidade para fazer com que a economia voltasse a crescer pela retomada dos investimentos privados. Mas o que se viu foi  um rotundo fracasso . Em meio ao prolongamento da recessão, o ajuste fiscal produziu mais desajuste nas contas públicas, sufocando os governos federal, estaduais e municipais e degenerando ainda mais as condições de vida da população

Emir Sader: Os destinos de Lula e do Brasil

Imagem
. por Emir Sader - no 247 - 29/01/2018 Todo mundo se sente no direito de opinar sobre o futuro do Lula. Que ele será preso. Que ele não poderá ser candidato. Que ele deve indicar outro nome. Que ele deve se asilar. Outros pré-candidatos – do Bolsonaro ao Ciro - até se assanham, achando, ao citar o Data Folha, que herdariam votos do Lula. Outros especulam que Lula apoiaria um dos outros pré-candidatos. Todo mundo opina sobre o futuro do Lula, sem aliar o tema ao futuro do Brasil. Não há futuro do Brasil sem o Lula – esta é a verdade maior.

Comunicado da 'justiça' aos eleitores

Imagem
"A "justiça a jato" espera ter deixado claro o quanto contribuiu para melhorar a qualidade da política em nosso país. Fizemos a nossa parte. O resto agora é com você, eleitor e eleitora. Façam bom proveito desse momento" Por Antonio Lassance - na Carta Maior - 28/01/2018 . Antonio Lassance, cientista político. Prezado eleitor, prezada eleitora, A "justiça a jato" apresenta, orgulhosamente, os candidatos às eleições deste ano. O judiciário brasileiro cumpre assim o seu papel de dizer quais são as opções sérias em que você poderá votar. Os postulantes foram todos juramentados pelo "grande acordo nacional, com o Supremo, com tudo".

O assombro do mundo com a farsa que condenou Lula. Por Jeferson Miola.

Imagem
. por Jeferson Miola - 28/01/2018 A farsa do tribunal de exceção da Lava Jato para condenar Lula sem provas e num processo totalmente manipulado, foi denunciada por juristas brasileiros e do mundo inteiro. Especialistas ficaram assombrados com o espetáculo dantesco que testemunharam. No Brasil, assim como em todo o planeta, espocaram manifestações escandalizadas: - "Brasil nojento. Os corruptos e os EUA governam o Brasil sem limites"; Jean-Luc Mélenchon, político francês; - "Apesar de os juízes tentarem mostrar que respeitam a democracia, foi uma grande farsa, a segunda parte da farsa desde o impeachment. Essa decisão confirma que no atual Judiciário do Brasil não há condições de Lula ser examinado por uma Justiça equânime. Nos Estados Unidos se chama isso de 'tribunal canguru', quando já se sabe que o réu está condenado"; Paulo Sérgio Pinheiro, ex-ministro de Direitos Humanos do governo FHC;

Crackers usam prisão fake de Lula para roubar dados bancários na internet

Imagem
VIOMUNDO - 28/01/2018 . Golpe no Facebook promete vídeo de Lula sendo preso, instalando vírus na máquina do Canaltech Atenção: se você vir passando pelo seu Feed do Facebook uma publicação patrocinada usando notícias do portal IG sobre a condenação do ex-presidente Lula, com a promessa de um vídeo mostrando sua prisão, fique sabendo que esse é o mais novo golpe que está rolando na rede social.

“Não deram o golpe para devolver o poder a Lula”

Imagem
Lula, , em 25/1: sinais de que manterá a candidatura mesmo se encarcerado Derrotista e acima de tudo precária, a frase acima percorre as bolhas da esquerda, depois que o TRF-4 manteve a condenação do ex-presidente. O que há de (muito) errado nela? Por Antonio Martins - no site OUTRASPALAVRAS - 28/01/2018 Um frisson de euforia tomou conta dos “mercados” e da mídia desde a última quarta-feira (24/1), quando três desembargadores do 4º Tribunal Regional Federal ampliaram a condenação de Lula e dificultaram, por combinação prévia de sentença, sua defesa. A Bolsa de São Paulo  subiu 5,31% . Os jornais decretam, pela enésima vez, a morte política e a prisão próxima do ex-presidente – em especial depois que um juiz substituto de Brasília,  denunciado  várias vezes por favorecer as fraudes fiscais de grandes grupos econômicos,  proibiu-o de viajar  à Etiópia. Quem sabe agora,  aposta-se , a população aceite eleger um  candidato afinado  com as contrarreformas.

Se depender da posição dos ministros do STF, TRF-4 não conseguirá prender Lula

Imagem
Postado em  28 de janeiro de 2018 - DCM . Do  Conjur Se depender dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não será preso após o julgamento do último recurso a que ele tem direito perante o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, conforme prescreveram os desembargadores desse mesmo tribunal na sentença que o condenou a 12 anos e 1 mês de prisão em regime inicialmente fechado. Isso porque não existe nenhuma decisão com força vinculante sobre a matéria que obrigue o Judiciário a decidir em determinado sentido, e as posições dos próprios ministros têm variado nos julgamentos mais recentes sobre a matéria.

Janio: TRF-4 e Moro atribuíram a indícios o valor e as consequências de provas

Imagem
O jurista Geoffrey Robertson por Janio de Freitas - na Folha - 28/01/2018 Espectador do julgamento de Lula, o jurista britânico Geoffrey Robertson deixou algumas observações que, embora originárias dos procedimentos adotados na sessão, não dizem respeito só a esse caso, mas até ao próprio sistema judiciário brasileiro. Observações que têm, para a nossa Justiça, a importância esperável de um jurista de fama internacional e conselheiro da rainha Elizabeth 2ª. Ainda assim, fique dito desde logo, é improvável que a alta magistratura e o Ministério Público concedam atenção às observações de Robertson. O interesse mais geral recai na prática de acusação e defesa. A tão comum diferença de tempo para uma e outra, em favor dos acusadores, é um desequilíbrio que, comprometendo o direito de defesa, compromete o próprio julgamento. O direito pleno de defesa, sem qualquer prejuízo ou diferença protocolar se comparada à acusação, não é apenas um princípio fundamental da Constituição.

Pela primeira vez na história, Colômbia pode ter um guerrilheiro como presidente

Imagem
. Sputnik News - 28/01/2018 O líder das Força Alternativa Revolucionária do Comum (antiga FARC-EP), Rodrigo Londoño (popularmente conhecido como Timochenko) lançou candidatura à presidência da República. É a primeira vez que um guerrilheiro se postula ao cargo, feito concedido graças ao acordo de paz assinado entre o grupo e o governo. "Representando o meu partido, me comprometo a encabeçar esse governo de transição", declarou Timochenko no ato de lançamento de campanha realizado na capital do país, Bogotá. Timochenko é um médico cardiologista por profissão, mas foi como o terceiro e último comandante  da guerrilha  dissolvida em 2017 que o tornou famoso. Logo depois de ser indicado pelo partido para concorrer ao cargo presidencial, ele foi ao Twitter dizer que as FARC estavam "às portas de ser protagonistas de um momento muito importante na história da Colômbia. Minha maior preocupação é fazer as coisas direito, sempre me motiva o esforço de milhares de

Autumn Leaves - Miles Davis

Imagem

Jeferson Miola: A farsa judicial decretou a ditadura no Brasil

Imagem
. por Jeferson Miola - 27/01/2018 O dia 24 de janeiro de 2018 tem o mesmo significado e o mesmo efeito que o 13 de dezembro de 1968. A farsa judicial do tribunal de exceção da Lava Jato feriu gravemente o Estado de Direito. Quando o judiciário perde imparcialidade e isenção e se transforma num órgão político de perseguição a inimigos ideológicos, acaba a democracia e prevalece o desmando institucional e o obscurantismo. O justiçamento do Lula evidencia que o regime de exceção evoluiu para uma verdadeira ditadura jurídico-midiático-policial. A truculência dos 3 justiceiros na condenação sem provas assombrou o mundo. As posturas odiosas daqueles verdugos que atuaram como promotores de acusação e não como julgadores justos e imparciais, são equiparáveis às práticas inquisitoriais da justiça militar na ditadura anterior.

Gonzaguinha - Ponto de Interrogação, Grito de Alerta, Explode Coração...(Ensaio, 1990)

Imagem

Grand Piano 3 - Oscar Peterson & Michel Legrand - Watch What Happens

Imagem

Como uma cantora pop norte-coreana parou a Coreia do Sul com uma única visita

Imagem
, Sputnik News - 28/01/2018 Song-wol é parte do grupo feminino norte-coreano chamado Moranbong Band. Na semana passada, ela cativou os vizinhos da Coreia do Sul ao liderar uma delegação de sete membros que viajou até PyeongChang para inspecionar as instalações onde a orquestra Samjiyon se apresentará no próximo mês durante as Olimpíadas de Inverno. Vários foram os que tentaram tirar fotos de Song-wol, enquanto estações de TV locais transmitiram imagens da cantora por horas a fio. A mídia internacional, por sua vez, a descreveu como uma "amada  estrela do pop da Coreia do Norte " e destacou sua "calma confiante". O Korea Times manchetou: "Líder da banda da Coreia do Norte rouba o centro das atenções", enquanto o Washington Post descreveu sua visita como "um golpe de propaganda para a Coreia do Norte".

Stan Getz & Joao Gilberto - Getz/Gilberto (1963)

Imagem

Eletrobrás pagou R$ 400 milhões para lobista americana ligada ao Wilson Center

Imagem
Escrito por Miguel do Rosário, Postado em Redação: O Cafezinho - 27/01/2018 . (Essa foto é uma das minhas preferidas. Da esquerda para direita:  Paulo Sotero , diretor do Brazil Institute e comentarista da Globonews e CBN;  Anthony Harrington , presidente do Brazil Institute, presidente do conselho de administração da Albright Stonebridge e ex-senior da Hogan Lovells;  Jane Harman , presidenta do Wilson Center e conselheira nos órgãos máximos dos serviços de inteligência dos EUA; Sergio Moro, mercenário da Globo e  agente norte-americano ; o juiz  Peter Jo Messitte , um medíocre sem biografia, que o Wilson Center contratou para participar de todos os seminários do Brazil Institute; é ele que fica repetindo elogios à “democracia” brasileira, especialmente ao judiciário; e… Joaquim Levy, o neoliberal que a Dilma, pressionada pelo “mercado”, nomeou para o ministério da Fazenda. )

Tijolaço: Meu nome é Alckmin, mas podem me chamar de Cristiano Machado

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/01/2018 , João Dória não se fez de rogado. “Não é candidato” ao governo do Estado – no fundo, ainda se acha candidato a Presidente – mas reagiu depressa   à notícia de que Geraldo Alckmin estaria considerando a possibilidade de fazer de Márcio França, do PSB, seu candidato ao Palácio dos Bandeirantes . “ Hipótese zero “, disse. E tem razão. É praticamente impossível que a tucanagem esteja disposta a sacrificar sua cidadela pelo nada. O nada, não é preciso dizer, é o próprio Alckmin que vai seguindo os passos de Cristiano Machado, o mineiro do antigo PSD que foi sendo murchado, abandonado. Leia mais >>

Noel Rosa - Quem dá mais?

Imagem

B.B. King - Blues Boys Tune (From B.B. King - Live at Montreux 1993)

Imagem

Adoniran Barbosa e Elis Regina 1978

Imagem

Requião: Julgadores do TRF-4 fazem parte do lixo do corporativismo!

Imagem
Paulo Andrade Castro Publicado em 27 de jan de 2018

Keiser Report: "Obama es una fantasía y Trump es la vida real"

Imagem
RT en Español Publicado em 27 de jan de 2018

Caso Lula: "Trata-se de decisão bárbara. É política e não jurídica"

Imagem
Para o advogado Pedro Serrano, única chance agora é o povo, já que aplicadores da Constituição não são leais Emilly Dulce - Brasil de Fato | São Paulo , 27 de Janeiro de 2018 Pedro Serrano é autor do livro “Autoritarismo e golpes na América Latina – Breve ensaio sobre a jurisdição e a exceção” / Reprodução "O sistema de justiça brasileiro não oferece condições para que o ex-presidente Lula seja tratado como cidadão, mas como um inimigo". Essa é a avaliação do advogado e professor de Direito Constitucional da PUC-SP, Pedro Serrano, que, em entrevista ao  Brasil de Fato , analisa o cenário político e jurídico do ex-presidente Lula após condenação em segunda instância nesta quarta (24) no TRF4, em Porto Alegre. Para Serrano,  a situação é absolutamente atípica porque se trata de um julgamento político com medidas de exceção. "Não há norma de fato, mas uma suspensão de direitos, uma mal aplicação do direito para atender interesses políticos externos ao Judiciár