Postagens

Mostrando postagens de janeiro 19, 2018

Boaventura de Sousa Santos: Mensagem aos democratas brasileiros

Imagem
(...) 'se a indignação, longe de nos fazer desistir, reforçar o inconformismo e municiar a resistência, se a raiva ante sonhos injustamente destroçados não liquidar a vontade de sonhar (..) É com estes pressupostos que me dirijo a vós. Uma palavra de análise e outra de princípios da ação' Por Boaventura de Sousa Santos - na Carta Maior -25/01/2018 Boaventura de Sousa Santos Dirijo-me aos democratas brasileiros porque só eles podem estar interessados no teor desta mensagem. Vivemos um tempo de emoções fortes. Para alguém, como eu e tantos outros que nestes anos acompanhámos as lutas e iniciativas de todos os brasileiros no sentido de consolidar e aprofundar a democracia brasileira e contribuir para uma sociedade mais justa e menos racista e menos preconceituosa, este não é um momento de júbilo. Para alguém, como eu e tantos outros que nas últimas décadas se dedicaram a estudar o sistema judicial brasileiro e a promover uma cultura de independência democrática e de

Juventude organiza churrasco em triplex do Guarujá: “se é do Lula, é do povo”

Imagem
Evento já sendo organizado no Facebook e tem mais de oito mil confirmações nas redes sociais e 22 mil interessados Redação Brasil de Fato | São Paulo , 25 de Janeiro de 2018  Ex-presidente durante inauguração do campo de futebol Doutor Sócrates Brasileiro na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) / Júlia Dolce “Se o triplex é do Lula, então o triplex é do povo!”. Essa é a convocação para o churrasco que está sendo organizado por movimentos estudantis e da juventude, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) para o sábado (3) no edifício Solaris, no Guarujá, litoral paulista. “Traga sua cervejinha gelada, uma cachacinha e venha protestar com os compas no churras de inauguração do apartamento novo do Lula! Afinal, os novos vizinhos do presidente precisam conhecer os amigos dele!”, diz o  evento no Facebook , que já tem mais de oito mil confirmações e 22 mil interessados.

A Palestina brasileira: Liberdade x Apartheid

Imagem
Neusa Maria Pereira  Data de publicação em Tlaxcala: 22/01/2018 Traduções disponíveis  Français    Deutsch    Italiano    Español   Assisti à estreia na TV do documentário “A Palestina Brasileira”,com roteiro e direção do cineasta e jornalista Omar L. de Barros Filho. Trabalho terno, relevante, informativo e atual, lastreado em emotivos relatos e lembranças de personagens, que se alternam de modo ágil e hábil, dando ritmo ao filme.Focado na vida de famílias palestinas residentes no Rio Grande do Sul, com raízes ainda vigorosas na Palestina ocupada, o documentário evidencia a diferença abissal entre as existências dos imigrantes em diáspora e as dos parentes e amigos que permanecem na terra natal. Revela-se um grito de liberdade contra o chocante apartheid ao qual está submetido o povo palestino, marcado há décadas pela indiferença e pelo preconceito de boa parte do mundo.

Nassif: Xadrez dos embargadores da verdade de Lula

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 25/01/2018 Por baixo dos data vênias, do latim, das citações, o direito, assim como a economia, tem que obedecer à lógica. Às vezes, há temas complexos, exigindo desenvolver conceitos mais sofisticados. Em outros casos, são situações corriqueiras, que exigem apenas decifrar os pontos centrais do que está em julgamento. É o caso do julgamento de Lula. Nele, havia um conjunto de indícios e duas narrativas possíveis. Peça 1 - Os fatos Marisa Lula tinha uma cota em um apartamento da Bancoop cooperativa que entrou em crise. Anos atrás, OAS assumiu o edifício e negociou com os moradores a transformação das cotas em apartamentos.

Após 2017 violento no campo, mais um membro do MST é assassinado

Imagem
. Sputnik Brasil - 25/01/2018 Na noite desta quarta-feira (24), Márcio Matos Oliveira, 33 anos, foi assassinado no assentamento em que morava, na Bahia. O homicídio aconteceu na cidade de Iramaia, região da Chapada Diamantina. Segundo a Polícia Civil, Márcio teria sido morto em frente a um dos filhos, uma criança de 6 anos, como aponta  texto da Forum . Ainda não há mais detalhes sobre o crime, como autoria e motivação, porém a polícia já descartou a ideia de latrocínio, roubo seguido de morte, pois nada foi roubado da casa do militante. Em nota, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lamentou o ocorrido. O MST também exigiu que investigações fossem realizadas o mais breve possível.

Juiz do DF determina a apreensão do passaporte de Lula

Imagem
Postado em  25 de janeiro de 2018 às 7:15 pm Lula. Foto: Agência Brasil Da  Folha: O juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal no DF, proibiu o ex-presidente Lula de sair do país e determinou a apreensão do passaporte do petista. A ordem foi passada no início da noite desta quinta-feira (25) ao diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, que comunicou o ministro da Justiça, Torquato Jardim. A informação foi confirmada pela PF à Folha. Se não for revertida, a medida inviabiliza a viagem que Lula faria na madrugada desta sexta-feira (26) para a Etiópia. A fim de evitar um constrangimento do ex-presidente no momento do embarque -ele poderia ser barrado no setor de imigração do aeroporto- a PF quer avisar aos advogados de Lula o mais rápido possível para que a viagem seja cancelada. A decisão tomada pelo juiz foi um pedido do Ministério Público Federal no DF como parte de um inquérito que apura supostos crimes na aquisição, pelo governo federal, de aviões caças

SANTAYANA: O CASO LULA - DE PRETORES E DE VIGILES.

Imagem
. por Mauro Santayana - em seu Blog - 25/01/2018 Queiram ou não os personagens que estrearam o espetáculo, o julgamento em segunda instância do presidente Lula será apresentado, nos livros de história, como um dos mais didáticos, sórdidos e mais bem acabados exemplos de como se procede à mais cínica manipulação da opinião pública, com a estruturação, ao longo do tempo, de uma série de mitos e inverdades e a construção, peça a peça, de um castelo de cartas que não se sustenta pelo busca do equilíbrio para a superação da gravidade, mas no mais imoral aproveitamento do ódio, da hipocrisia e da mentira para a distorção do direito e da realidade com objetivos claramente políticos.

Lula, a prisão, o candidato e as ruas. Para Aragão, próximas semanas são decisivas

Imagem
Ex-ministro aponta para "julgamento teatrológico" e os recursos possíveis. Advogado diz que direito a candidatura é assegurado. Wadih Damous vê fascistização do sistema de Justiça por Paulo Donizetti de Souza, da RBA publicado 25/01/2018 FPA Presidenta do PT, Gleisi Hoffman, ao lado de Dilma e Lula, abre reunião que oficializa indicação de Lula para a disputa São Paulo – As próximas duas semanas serão decisivas para a estratégica jurídica de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação é do jurista  Eugênio Aragão , ex-ministro da Justiça, que classificou o  julgamento deste 24 de janeiro  no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, como uma farsa. Em reunião da direção nacional do PT na sede da CUT em São Paulo, Aragão afirmou nesta quinta-feira (25) que os três desembargadores atuaram como advogados de defesa do juiz de primeira instância Sérgio Moro – até mesmo na decisão de ampliar a pena antes de nove anos e meio para

Lenio Luiz Streck: 24 de janeiro de 2018 e a morte do Direito no Brasil

Imagem
No GGN - do ConJur - 25/01/2018 De 458 a.C. a 2018 d.C.: da derrota da vingança à vitória da moral! por Lenio Luiz Streck ​ Coincidentemente, no dia do julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF-4 me encontro na Grécia. E visitei o templo da deusa Palas Atena. Fiquei pensando sobre a história. Eu estava ali, no berço da civilização. E vendo o “lugar” em que a mitologia coloca o primeiro julgamento da história. Os gregos inventaram a democracia. E, acreditem, também inventaram a autonomia do Direito. O primeiro tribunal está lá na trilogia de Ésquilo,  Oresteia , nas  Eumênides , peça representada pela primeira vez em 458 a.C. Agamenon, no retorno da guerra de Troia, é assassinado na banheira de sua casa por sua mulher, Clintemestra, e seu amante, Egisto. Orestes, o filho desterrado de Agamenon, atiçado pelo deus Apolo, é induzido à vingança.

EM DAVOS, ECONOMISTA DO BRADESCO DIZ QUE BRASIL NUNCA FOI TÃO IRRELEVANTE

Imagem
. 247 -  Ex-chefe da equipe Econômica do Bradesco (e ainda em atuação no banco), Octávio de Barros disse nesta quinta-feira (26), em sua sexta participação consecutiva em Davos, disse que o Brasil, que o Brasil nunca foi tão irrelevante. "Nunca tinha visto o Brasil tão irrelevante e tão desinteressante na visão da comunidade internacional. Nesse momento, Brasil inexiste para o mundo que decide". Ele participou de jantar com Michel Temer e tem hoje um encontro com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Keiser Report en Español: Efecto goteo de verdad

Imagem
RT en Español Publicado em 25 de jan de 2018

BATOCHIO E A ACUSAÇÃO RIGOLETTO, QUE MUDA A TODA HORA: “EM 50 ANOS, NUNCA OUVI FALAR EM ATRIBUIÇÃO DE IMÓVEL”

Imagem
. Da Redação do Viomundo - 25 de janeiro de 2018 às 00h53 “Em 50 anos, nunca ouvi falar em  atribuição  de imóvel”, disse ontem o advogado José Roberto Batochio, ao comentar a sentença condenatória do ex-presidente Lula no TRF-4. Ele costuma chamar a acusação feita a Lula de Rigoletto, em referência à opera em que se canta a mulher volúvel, “qual pluma ao vento, muda de sotaque e de pensamento”.

Tijolaço: Não se bate em cachorro morto. Mas em jararaca viva…

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 24/01/2018 , Lula está liquidado. Condenado. Cassado. Às portas da cadeia. No entanto, só dele se fala. A CBN deixou de transmitir os jogos do campeonato carioca. A Globonews esquece a passarela que caiu no Rio e parou a Avenida Brasil por cinco horas. Nada havia de mais importante. Matar o “morto”.

EUA foram de apoiar sírios curdos a apoiar a Turquia contra eles... em apenas nove dias!

Imagem
É assim que os impérios acabam-se?! 24/1/2018, Igor Ogorodnev,  RT America  (ing.) ( fr. em  Entelekheia ) Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Postado por   Dario Alok   O secretário de Estado  Rex Tillerson meteu-se em grave embaraço, agora que Washington tenta desesperadamente escapar de ser ejetada da Síria para bem longe – na sequência de uma crise que Washington provocou, há apenas poucos dias. Apesar de todas as retropedaladas e reexame aos quais funcionários dos EUA dedicam-se todos os dias, a cronologia dos norte-americanos sem rumo nem direção, que saltaram de Afrin a Ankara, é espantosamente clara em suas intenções. 13 de janeiro EUA anunciam que constituirão uma força dirigida pelos curdos do  YPG , de 30 mil homens, na fronteira turca, uma nova 'Unidade de Segurança de Fronteira' [ing.  BSF ) destinada a impedir uma "ressurgência" do Daech, e que operaria sobre o quarto do território sírio controlado pela minoria curda local.

Condenação de Lula repercute na imprensa internacional

Imagem
. Sputnik Brasil - 24/01/2018 A imprensa internacional acompanhou de perto o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente foi condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL Lula é condenado a 12 anos em segunda instância Reuters Segundo a Reuters, a condenação foi “um grande golpe nos planos do político mais influente do país de concorrer à Presidência da República novamente neste ano”. A exclusão de Lula do pleito presidencial vai alterar radicalmente o cenário das eleições nas quais ele era o principal favorito, explicou o veículo, segundo  Agência Brasil . BBC O BBC, em seu portal internacional, afirmou que a decisão é um baque nas intenções de Lula de voltar a ocupar o mais alto posto político do país. Segundo a reportagem a condenação deve gerar reações por parte dos apoiadores do petista e aprofundar as tensões políticas no país.

Ativistas da Mídia NINJA e do Levante são detidos em Porto Alegre

Imagem
POR NINJA - 24/01/2018 - 22:47 Ao vivo da porta da DECA, onde os ativistas foram detidos. Foto: Mídia NINJA Este link será atualizado em tempo real com as novidades do caso. Durante as ações em resposta a condenação do ex-presidente Lula, 21 pessoas que participavam de intervenções nas vias da cidade foram detidas, sendo um menor de idade. Os ativistas foram encaminhados ao DECA devido a presença do menor e os motoristas que acompanhavam o ato foram interrogados. O jovem menor de idade já foi liberado e os demais serão encaminhados para a 3ª DPPA. Assista as transmissões ao vivo da Mídia NINJA em frente à delegacia:

RT: La justicia brasileña ratifica la condena contra el expresidente Lula da Silva

Imagem
RT en Español Publicado em 24 de jan de 2018

Raquel Dodge pede ao STF arquivamento de investigação sobre José Serra

Imagem
. DCM - Postado em  24 de janeiro de 2018 Do  G1 : A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de uma investigação sobre o senador José Serra (PSDB-SP), baseada na delação dos executivos da J&F, grupo controlador do frigorífico JBS. O inquérito surgiu de depoimento no qual Joesley Batista, um dos donos da empresa, disse que em 2010, o tucano pediu doação de R$ 20 milhões para sua campanha à Presidência da República. Segundo o delator, somente R$ 13 milhões foram doados oficialmente; cerca de R$ 6,4 milhões teriam sido doados por meio de repasse a empresas que emitiram notas frias (sem prestação de serviços) e sem declaração na prestação de contas, o que configuraria o crime de caixa 2.

MINO E PHA SOBRE O 3 X 0

E agora?

Nassif: O rescaldo da votação do TRF4

A BAND JÁ SABIA: 3 x 0 CONTRA LULA

Imagem
TV 247

Ato em São Paulo em defesa de Lula e de nossa Democracia!

Imagem
Paulo Andrade Castro

Prisão de Lula é descartada; candidatura pode se viabilizar. Entenda o julgamento

Imagem
por Redação RBA publicado 24/01/2018 11h51, última modificação 24/01/2018 18h20 #CADÊAPROVA? Saiba quais são os processos que tentam tirar o direito de Lula de fazer política, o que pode acontecer no julgamento de Porto Alegre e que recursos sua defesa pode acionar FACEBOOK/PERFIL PESSOAL DO MARADONA Ex-jogador argentino Diego Maradona apoiou a Lula nas redes sociais: 'Lula querido, o Diego está com você!' São Paulo – Depois da condenação  do ex-presidente Luiz Inácio  Lula  da Silva  a nove anos e seis meses de prisão, pelo juiz de primeira instância  Sérgio Moro , sua defesa contestou  não apenas o conteúdo das acusações  como a competência do juiz de Curitiba para atuar nesse processo. Os advogados de Lula consideram a absolvição a única decisão técnica e jurídica possível. De um lado, os integrantes do Ministério Público não conseguiram,  segundo especialistas do meio jurídico , reunir provas que deem sustentação à acusação de que Lula teria recebido da empre

Ao vivo: Sessão de Julgamento da 8ª Turma do TRF4

Imagem

[PLANTÃO ESPECIAL TVT – JULGAMENTO LULA]

Imagem
Rede TVT

Patrick Cockburn: 'Sanções econômicas' são crimes de guerra

Imagem
22/1/2018, Patrick Cockburn,  Counterpunch Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Postado por   Dario Alok Os primeiros patéticos pedaços de barcos pesqueiros norte-coreanos naufragados conhecidos como "navios fantasmas" que já apareceram esse ano foram dar às costas do norte do Japão. São os restos destroçados de frágeis barcos de madeira com motores pouco confiáveis, nos quais pescadores da República Popular Democrática da Coreia do Norte, RPDC ('Coreia do Norte') têm de avançar para mar alto em pleno inverno, numa busca desesperada de peixe para comer. Frequentemente só restam fundos destroçados de barcos lançados à praia. Mas em alguns casos os japoneses encontram corpos de marinheiros mortos de fome e sede à deriva pelo Mar do Japão. Ocasionalmente, encontra-se algum pescador sobrevivente o suficiente para contar que o motor falhou, ou o combustível acabou, ou foram vítimas de qualquer outra fatalidade.

Nassif: O dia da consagração de Lula e o fim da história para FHC

Imagem
, por Luis Nassif - no GGN - 23/01/2018 - 23:34 Um paiá de Monai,  bonzo  bramá Primaz da cafraria do Pegu, Quem sem ser do Pequim, por ser do Açu, Quer ser filho do sol, nascendo cá. Tenha embora um avô nascido lá, Cá tem três pela costa do Cairu, E o principal se diz Paraguaçu, Descendente este tal de um Guinamá.

Paulo Moreira Leite - Deu até no NY Times: não há provas. E agora?

Imagem

Keiser Report en español: Fraudes ‘inteligentes’

Imagem
RT en Español Publicado em 23 de jan de 2018

Lula ao vivo de Porto Alegre

Kafka e a sentença de Moro: do desastre institucional ao renascimento da barbárie

Imagem
LITERATURA E REALIDADE Referências ao escritor Franz Kafka são destaque no livro que reúne artigos de juristas sobre a sentença que será julgada nesta quarta Moro e Kafka: construção de narrativa que coloca em xeque os direitos fundamentais por Redação RBA publicado 23/01/2018 19h38 São Paulo – As referências ao escritor Franz Kafka (1883-1924) no livro  Comentários a uma sentença anunciada  – o processo Lula , que reúne artigos de juristas sobre a sentença que terá apelação julgada amanhã (24) no TRF4, em Porto Alegre, mostram que a narrativa que o juiz Sergio Moro, de Curitiba, tenta impor no caso do tríplex do Guarujá tem traços perversos e chegam até a marcar “o renascimento da barbárie”. É assim que define o jurista Sérgio Sérvulo, que adotou o nome do escritor tcheco no título de seu artigo “Kafka é fichinha”. “Por que estou dizendo essas coisas? Porque, de algum tempo para cá, muitos juízes deixaram de fundamentar as suas decisões (como determina a Constituição, so

O day after do Brasil: a esperança assume o comando

Imagem
Executar Lula é a contribuição histórica das togas ao projeto conservador para o Brasil do século XXI . por Saul Leblon - na Carta Maior - 21/01/2018 Não é fácil voltar a sonhar depois de submergir na escuridão de um pesadelo sem fim. Na história dos golpes de Estado, a insônia política revira as vísceras da perplexidade e da decepção.  A prostração física e existencial se realimenta das adversidades materiais magnificadas pela ofensiva do algoz.  Frustrações ferem a autoestima coletiva o que não raro esgarça elos pessoais, até os mais estreitos. Não atinge apenas ‘a companheirada’ --como o acicate conservador rotula a consciência de classe que tanto sabota porque teme.