Postagens

Mostrando postagens de janeiro 2, 2018

Fake News: Ancelmo Gois na mira de Luiz Fux

Imagem
Sergio Saraiva - janeiro 7, 2018 - Mídia Fake News – notícias falsas – essa está despontando para ser a palavra do ano de 2018, no Brasil. O título deste texto é uma delas. Mas poderia não ser. , Fake News  se tornaram tão importantes para resultados eleitorais que, no âmbito de  TSE , planeja-se a criação de um grupo de trabalho formado pelo próprio TSE, pelo Ministério Público e pela Policia Federal para combatê-las nas eleições de 2018. Tal notícia – o TSE como guardião da verdade noticiosa – imediatamente acendeu o sinal de alerta na  blogosfera progressista , escolada que está com a censura judicial e os processos intimidatórios.  Motivos ,  por certo, não lhe falta. Seria mais um cheque em branco na mão do nosso politizado Judiciário para decidir quando teria ou não ocorrido divulgação de falsa notícia e, a partir de então, a deflagração das já indefectíveis conduções coercitivas e prisões preventivas. Além das buscas e apreensões de equipamentos.

Lenio Streck: A Justiça de Marcelo Bretas, que “toca terror”, e a violência simbólica contra o ex-presidente Lula

Imagem
VIOMUNDO -  08 de janeiro de 2018 . O juiz Marcelo Bretas tem razão: a Justiça nos dá medo! Mas fracassamos? Por Lenio Luiz Streck, no Conjur O título deste artigo também poderia ser “O juiz Bretas e o caminhão de apanhar crianças”, tudo em alusão aos medos que nos impunham quando crianças. Até hoje lembro disso quando vejo determinados caminhões que tem aquele focinho (e não a cabine reta). Li a entrevista do juiz Marcelo Bretas, 7ᵃ Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, dizendo que a Justiça tem de ser temida. Trata-se do mesmo juiz que já disse, em outra ocasião, que a Bíblia era o principal livro do fórum em que atuava.

WADIH DAMOUS FALA SOBRE O JULGAMENTO DE LULA - TV 247

Imagem
TV 247 08/01/2018

VÍDEO - Mino Carta fala sobre seu livro-entrevista: O desafio de Lula

Imagem
CartaPlay 08/01/2018

Julgamento de Lula: o Brasil precisa tremer

Imagem
. POR ALDO FORNAZIERI - 247 - 08/01/2017 Em entrevista no Estadão (02/01/18), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que uma eventual condenação de Lula seria ruim para o país, para a memória. E acrescentou: "mas não acredito que a população vai tremer nas bases por causa disso. Não acho que o País vai tremer em função disso". FHC manifestou uma sabedoria intrínseca às elites brasileiras de todos os tempos: façam elas o que quiserem com as instituições, com a democracia, com a república; dêem quantos golpes puderem dar, assaltem quantas vezes quiserem os cofres públicos, elas, as elites, sempre contam com a passividade do povo. Contam com a naturalização dessa passividade ideologicamente construída, que, de fato, foi recorrente nos momentos decisivos da nossa história.

Keiser Report en Español: Deudas navideñas

Imagem
RT en Español Publicado em 6 de jan de 2018

Orgia de drogas: prisioneiros sugam mais de 100 listras de cocaína em uma prisão no Brasil (VIDEO 18+)

Imagem
RT: Postado 7 de janeiro de 2018 23:33 Ainda é desconhecida em que prisão e quando as imagens foram registradas, bem como a identidade dos envolvidos. Youtube / @Correio do Povo Esta semana, um vídeo chocante de uma mesa com  mais de 100 linhas de cocaína  surgiu  , em torno do qual dezenas de prisioneiros de uma prisão em Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) esperam com impaciência por sua vez de cheirar a droga, informou o jornal local  Correio do Povo  . As imagens, gravadas com celulares pelos próprios internos, chegaram às mãos de uma brigada militar do país.  De acordo com o portal  G1  , ainda não se sabe exatamente em que prisão foram gravadas, bem como a data e a identidade dos envolvidos.

Joaquim de Carvalho: A Globo tenta viabilizar Huck para governar sem intermediário.

Imagem
, Por Joaquim de Carvalho - no DCM - 07/01/2017 A Globo entrou na disputa eleitoral da maneira mais escancarada. Colocou no ar hoje Luciano Huck, juntamente com a mulher, Angélica, para falar sobre política. Huck disse algo como a necessidade de valorizar o voto, fez um chamado à sua geração para participar da política, e Angélica lembrou que a situação está difícil, a classe política perdeu credibilidade. O pretexto para colocar o casal no ar foi um quadro chamado Divã, em que o casal Angélica e Luciano Huck deu conselhos para um bom relacionamento matrimonial. Tudo fachada. O que menos falou foi sobre questões pessoais.

Juca Kfouri apresentará programa de entrevistas na TVT

Imagem
FUTEBOL E POLÍTICA Jornalista esportivo passa a comandar o programa Entre Vistas a partir de 23 de janeiro por Redação RBA publicado 07/01/2018 Juca Kfouri: compromisso permanente com futebol e política, que espelham a sociedade brasileira A partir do dia 23 de janeiro, o jornalista Juca Kfouri vai comandar o programa Entre Vistas, apresentado terças-feiras, às 21h, na TVT. O anúncio foi pelo por ele, em vídeo divulgado na sexta-feira (5). Segundo o jornalista, o programa "pode até falar de futebol, de esportes, mas não necessariamente vai falar de futebol e de esportes. É um programa de entrevistas sobre o que está acontecendo no dia a dia do Brasil", definiu ele sobre o novo desafio profissional. Em dezembro, o jornalista participou do programa como entrevistado. Críticas à estrutura do futebol no país, que abriga a cartolagem, e à exclusão de torcedores de camadas populares do futebol foram os pontos de destaque de sua participação no programa. Ele tamb

Mino Carta: A sensação do tempo perdido

Imagem
por  Mino Carta  — na Carta Capital -  publicado  03/01/2018  Nunca em quase 72 anos de Brasil sofri como agora tamanho desencanto com a situação do País. Sei, porém, que o desafio de Lula à injustiça e ao desgoverno ainda dará frutos , O s Carta chegaram a São Paulo da Itália em agosto de 1946, o casal Giannino e Clara, os filhos Luis e Mino. O pai atendia ao chamado de Chiquinho Matarazzo, filho do fundador Francisco, para orientar a reforma da  Folha de S.Paulo , da qual o conde tinha maioria acionária. Giannino era um jovem jornalista de 41 anos que preferiu o Brasil à direção do principal jornal de Gênova,  Il Secolo XIX . A família vinha da Guerra, durante a qual Giannino fora sequestrado e encarcerado pelos janízaros de  Mussolini , no melhor estilo instaurado no Brasil pelo Tribunal do Santo Ofício de Curitiba. Ao escolher a proposta de Matarazzo, Giannino viu no Brasil a terra prometida e segura, diante do que temia, um novo conflito mundial. De fato, se deu, mas f

Nassif: Fux mata no peito a apuração de crimes da ditadura

Imagem
, ´por Luis Nassif - no GGN - 07/01/2018 Preocupadíssimo com as  fake news  (notícias falsas), o Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou-se o principal obstáculo à apuração da verdade sobre os crimes da ditadura brasileira. Em 2010 a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou  o Brasil a não aplicar a Lei da Anistia às graves violações de direitos humanos ocorridos durante a ditadura. A essa condenação se seguiram dois recursos no STF. O Brasil é um dos países-membros da instituição da CIDH. A Constituição brasileira tem por princípio cumprir as regras internacionais sobre direitos humanos.

Fernando Brito: O príncipe da velhacaria

Imagem
. POR  FERNANDO BRITO  · 07/01/2018 Na  “mistureba” de Ano Novo do  artigo com que suplicia seus leitores  – inclusive os “por obrigação” – Fernando Henrique Cardoso elenca de tudo, desde o medo atômico da Coreia do Norte, os bandidos das favelas e a corrupção, para, em nome da salvação humana, dizer o que realmente deseja: quer ser o patrono do “qualquer um” que venha a abençoar como candidato vitorioso à Presidência da República. Depois de desenhado o apocalipse global, rabisca o fim do mundo tupiniquim, ameaçado  por “um capitão irado de cujas propostas pouco se sabe” – que conveniente dizer que pouco se sabe sobre as monstruosidades que Bolsonaro repete há tempos e aos ventos! – e “o descalabro econômico-financeiro produzido pelo capitalismo de laços que o lulopetismo ( primorosa categoria sociológica, não é verdade?)  patrocinou”. E daí, como um Moisés, apresenta-se como líder e conselheiro dos fugitivos deste Egito. Leia mais >>

La semana del acercamiento entre las dos Coreas y la permanente tensión entre Washington y Pionyang

Imagem
RT en Español Publicado em 7 de jan de 2018

Barraco na direita: Folha tucana desmascara Bolsonaro

Imagem
Blog da Cidadania Publicado em 7 de jan de 2018 - Por Eduardo Guimarães

Estado de saúde de Temer é “delicado” e “próstata merece cuidados severos”, diz Noblat

Imagem
. DCM - 06/01/2018 Ricardo Noblat, amigo de Temer e obcecado pela mulher dele, diz que “todos os ouvidos da República” estão ocupados com boatos sobre “a delicadeza do estado de saúde do presidente”. Nada a ver com as coronárias, recentemente desentupidas. O que incomoda Temer é a sua próstata, a merecer cuidados severos. Ele deveria ter voado a São Paulo para novos exames. Preferiu passear nos jardins do Palácio do Jaburu para ser fotografado.

Nassif: Fux lança o conceito do fuck-the-news para amordaçar blogosfera

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 06/01/2017 O primeiro ponto é considerar que Luiz Fux é um Ministro que tem lado. Nos últimos tempos comportou-se como um punitivista, inclusive afirmando que Lula não deveria se candidatar em 2018. Mas arquivou inúmeras denúncias do seu lado, como foi o caso do trensalão tucano. As ameaças que disparou pela mídia contra as  fake news  incluem “medidas de constrição de bens, medidas de restrição de eventual liberdade daqueles que estiverem em flagrante delito, se preparado para cometer esse tipo de estratégia deletéria”. Sua ideia de criar uma “estrutura preventiva” aos  fake news  só será possível se instituir a censura prévia. Como saber antecipadamente se determinado blog irá propagar  fake news  antes que eles sejam publicados?

Fernando Horta: A intelectualidade que se define “de esquerda”, para atacar Lula.

Imagem
. por Fernando Horta - no GGN - 06/01/2018 Quando começo a escrever, tenho por costume um ritual. Abro o editor de texto vazio e deixo ideias que estão me incomodando aflorarem, sem, contudo, escrever uma linha. A dualidade entre a tela branca, vazia e inerte, e o brainstorm de argumentos dentro da minha cabeça formam uma das forças necessárias à composição do texto. A outra é o pensar sobre a necessidade e a validade do que será escrito. Liberdade de expressão não é apenas um direito discricionário a ser usado ao bel prazer do sujeito, obedecendo unicamente ao desígnios voluntaristas e não raro, egocêntricos e vaidosos do escritor. Liberdade de expressão é uma ferramenta social que se pode usar – seguindo Gramsci – de forma mantenedora ou transformadora. Antes de nos perguntarmos o que diz uma mensagem é preciso perguntar quem fala, de onde fala, por que fala, como fala, a quem fala ... então e somente então a interpretação do texto se torna fundamentada.

Sendo um 'idiota' na Casa Branca: Tudo o que você precisa saber do livro que abalou os EUA

Imagem
. Sputnik Brasil - 06/01/2017 Depois de conhecer fragmentos do livro Fogo e Fúria: Dentro da Casa Branca de Trump, o presidente dos Estados Unidos declarou que o autor mente e seus advogados exigiram que a editora não a colocasse a publicação à venda e pedisse desculpas. Tema principal da mídia americana nos últimos dias, o livro foi escrito pelo jornalista Michael Wolff e é uma crônica detalhada do que aconteceu na Casa Branca durante o primeiro ano da Presidência do multimilionário Donald Trump. Wolff, que afirma ter passado muitos meses na Casa Branca e entrevistado várias centenas de pessoas, descreve a administração do Trump como uma organização caótica e não sistemática na qual todos competem uns com os outros por sua influência sobre o presidente e ninguém o respeita. Por que é tão escandaloso?

Maduro: Tengo la paciencia al límite con el gob. imperialista de Trump

Imagem
teleSUR tv Publicado em 5 de jan de 2018

RT: El temible Ejército chino muestra su poder ante la atenta mirada de Xi Jinping

Imagem
RT en Español Publicado em 4 de jan de 2018

Engenheiros da Petrobrás: Ultrajante Parente ter submetido duas vezes o Brasil aos interesses de Tio Sam; veja vídeo

Imagem
VIOMUNDO - 05 de janeiro de 2018 às 22h38 . Em 12 de agosto de 2000, a Petrobras (abaixo) passou a ter papéis negociados na New York Stock Exchange (NYSE, Bolsa de Valores de Nova York). Na época, era presidida por Henri Philippe Reischstul, que propôs mudar o nome para Petrobrax. Pedro Parente era conselheiro de Administração.  Em  3 de janeiro de 2018, a Petrobrás anunciou que Parente, atual presidente da estatal, havia firmado acordo de R$ 10 bilhões para indenizar acionistas nos Estados Unidos. No topo, Pedro Parente em evento realizado em outubro de 2017 na New York Stock Exchange. Fotos: Divulgação da NYSE NOTA SOBRE ACORDO DE PAGAMENTO DE US$ 2,95 BILHÕES AOS ACIONISTAS DOS EUA da Aepet, via e-mail Nossa Associação recebeu com tristeza e indignação a informação de que a atual direção da Petrobrás acordou pagamento de quase dez bilhões de reais aos acionistas norte-americanos, para encerrar ação movida na corte de Nova Iorque. Segundo nota à imprensa, a Petrobr

WOMEN AND GIRLS LEAD THE RESISTANCE IN PALESTINE

Imagem
Action! .

Especialista: 'Brasil não precisa legislar sobre notícias falsas em eleições'

Imagem
. Sputnik Brasil - 05/01/2018 Após as alegações de manipulação dos resultados nos EUA, o debate sobre como combater as fake news (notícias falsas) durante a campanha eleitoral chegou ao Brasil. Para especialista, porém, o ordenamento jurídico brasileiro já prevê punições para o tema. Especialista em Direito Eleitoral, o advogado Fernando Gaspar Neisser considera que a questão deve ser debatida menos do ponto de vista legal mas sim, preponderantemente, do ponto de vista da prevenção e da educação.  JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL Questão de guerra? Quem vai controlar as fake news eleitorais – Exército ou PF? Falando à Sputnik Brasil, Neisser explicou que o Brasil já tem mecanismos legais de combate às notícias falsas. “Os artigos 323 e seguintes do Código Eleitoral no capítulo que trata dos crimes eleitorais [tratam do tema]. Diz o artigo 323: 'Divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influ

Golpe de Estado é sofisticadíssimo, diz Costa-Gavras ao assinar manifesto pró-Lula

Imagem
#OCUPAPORTOALEGRE Autor de clássicos sobre mazelas do capitalismo defende documento “por um Brasil democrático”. Manifesto “Eleição sem Lula é Fraude” está próximo de 140 mil adesões por Paulo Donizetti de Souza, da RBA publicado 05/01/2018 Jack Lemmon e Sissy Spacek, em 'Missing' (acima). Yvez Montand em 'Estado de Sítio' e em 'Z'. Ficção e realidade  O manifesto “Eleição sem Lula é Fraude” está perto de alcançar 140 mil assinaturas. O documento ganhou ontem (4) adesão do cineasta grego radicado na França Costa-Gavras, que afirma ser admirador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Assino, com orgulho. Admiro muito o presidente Lula. Não hesite em contar comigo, por Lula e por um Brasil democrático”, diz o diretor em mensagem enviada ao ex-chanceler e ex-ministro da Defesa Celso Amorim,  um dos organizadores do manifesto . Prestes a completar 85 anos, em 12 de fevereiro, Costa-Gavras faz cinema há 60. O diretor notabilizou-se ao retratar nas

Portugal: O lastro da retoma económica ainda se chama precariedade

Imagem
Segundo o último relatório do Observatório sobre Crises e Alternativas, a retoma económica caracteriza-se ainda por um “predomínio da precariedade” nos novos contratos, que acompanha uma tendência para a “degradação da remuneração média dos novos contratos permanentes”. no esquerda .net - 5 de Janeiro, 2018 Foto de precarios.net. Se é certo que o mercado de trabalho tem vindo a recuperar a um ritmo considerável, esta evolução não tem sido acompanhada por uma melhoria da qualidade do emprego criado, dado que o peso da contratação permanente, na totalidade dos novos contratos assinados desde 2013, continua a ser diminuto e a diferença entre a remuneração dos novos trabalhadores permanentes e a dos trabalhadores precários é cada vez menor. Esta é a principal conclusão do último estudo do Observatório sobre Crises e Alternativas, intitulado “Retoma Económica: o lastro chamado precariedade” –  disponível  aqui (link is external) . O autor do estudo, o economista João Ramos d

Kiko Nogueira: Militante das redes, chefe de gabinete da presidência do TRF 4 assinou petição de prisão de Lula.

Imagem
Post da chefe de gabinete da presidência do TRF 4 pedindo a prisão de Lula Por Kiko Nogueira - no DCM - 5 de janeiro de 2018 Como você  já leu no DCM , Ivanice Grosskopf, diretora da secretária da 13a. Vara Federal de Curitiba e braço direito de Sergio Moro, é uma antipetista de carteirinha. Ivanice trabalha com Moro desde o tempo de Cascavel, quando o juiz se tornou titular pela primeira vez, nos meados dos anos 90, na sucessão de João Pedro Gebran Neto. Compartilha publicações de uma organização que se define pelo slogan “Curitiba, a capital mais direita do Brasil” e deu publicidade também a manifestações de Caiado contra o Foro de São Paulo, uma espécie de Godzilla imaginário da extrema direita.

Aline Piva: A OPÇÃO MILITAR NA VENEZUELA

Imagem
NOCAUTE - Blog do Fernando Morais Publicado em 5 de jan de 2018

Entidades internacionais de trabalhadores estarão no julgamento de Lula

Imagem
APOIO Sindicatos de todo mundo organizam caravanas para estar em Porto Alegre, no próximo dia 24 por Solange do Espírito Santo, da CUT - na RBA - publicado 05/01/2018 RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA 'Ninguém se recusa a dar apoio a Lula. Ele é admirado pelo movimento sindicato internacional', diz Felício CUT  – Delegações de sindicalistas de vários países vão se somar aos milhares de manifestantes brasileiros na vigília em apoio ao ex-presidente Lula,  em Porto Alegre,  no próximo dia 24, data em que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julgará o recurso de Lula no processo referente ao caso do tríplex do Guarujá-SP. Organizações mundiais de trabalhadores, como a Confederação Sindical Internacional (CSI) e a IndustriALL Global Union (sindicato mundial dos trabalhadores na indústria), estão intensificando a mobilização de suas entidades filiadas para a atividade, particularmente as da América Latina.

Francisco Louçã: Desigualdade, a maldição do século

Imagem
Donald Trump festejou a aprovação da sua reforma fiscal como se tivesse ganho uma guerra. Bem se compreende. por Francisco Louçã - esquerda.net -4 de Janeiro, 2018 - 23:55h - . Satisfez os mais poderosos dos seus apoiantes, embolsou um ganho saboroso para a sua própria conta bancária e conseguiu pela primeira vez o apoio da maioria republicana numa matéria de grande impacto. Os efeitos desta reforma serão sentidos nos próximos anos e ainda a conta vai no adro. Mas adivinha-se o que vem: défice monumental, subida de taxa de juros e tensões no “terrorismo financeiro”, como um conselheiro presidencial de Clinton, Larry Summers, chamava ao equilíbrio entre os EUA e a China (que financia o défice norte-americano). Ora, se o que se passa na Casa Branca é ainda o que decide em grande medida a política mundial, esta política é uma das expressões da maldição do século – e vai agravá-la.

Jeremy Corbyn: "A ortodoxia neoliberal cai aos pedaços" Discurso à ONU, Genebra

Imagem
Jeremy Corbyn   Traduzido por Coletivo de tradutores Vila Vudu No Dia Internacional dos Direitos Humanos, Jeremy Corbyn prega a urgente necessidade de rompimento fundamental com a ordem mundial. O líder do Partido Trabalhista britânico Jeremy Corbyn falou a membros da ONU em Genebra, nessa 6ª-feira, 8/12/2017, em discurso no qual expôs sua visão para um internacionalismo para o século 21. O discurso, previsto para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, examinou as raízes da desigualdade econômica global, a crise climática em curso e o impacto da guerra em todo o mundo. Essas "ameaças a nossa humanidade comum" – disse Corbyn, só podem ser superadas com "um sistema global baseado em regras, que se aplique a todos e funcione para os muitos, não só para os poucos." Citando os falecidos líderes socialistas Salvador Allende  e Thomas Sankara , Corbyn oferece um roteiro para uma ordem mundial fundamentalmente diferente, baseada na cooperação e na s

2018: pontos críticos estão na Eurásia e no Oriente Médio

Imagem
. ORIENTE mídia - 04/01/2018 29/12/2017, MK Bhadrakumar,  Indian Punchline O  leitmotif  da política exterior dos EUA em 2018 será uma tentativa de última fronteira para ‘conter’ o ressurgimento da Rússia no cenário mundial. O ‘relatório anual’ do secretário de Estado dos EUA  Rex Tillerson no  New York Times  na 4ª-feira deixa isso abundantemente claro. Tillerson destacou China, Rússia e Irã, mas reservou suas palavras mais duras para a Rússia. Eis o que escreveu: Sobre a Rússia, não temos ilusões quanto ao regime com o qual lidamos. Os EUA hoje têm relações pobres com uma Rússia ressurgente, que invadiu países vizinhos – a Geórgia e a Ucrânia – na última década e minou a soberania de nações ocidentais, intrometendo-se nas nossas eleições e em eleições de outros. A indicação de Kurt Volker, ex-embaixador na OTAN, para o posto de representante especial para a Ucrânia reflete nosso compromisso com restaurar a soberania e a integridade territorial do país. Sem resolução