Defesa de 'El Chapo' garante que o Cartel de Sinaloa subornou presidentes do México

RT - Postado: 13 nov 2018 21:59 GMT

O advogado do traficante de drogas apontou para o atual presidente do México e seu antecessor como supostos recebedores de subornos.
Defesa de 'El Chapo' garante que o Cartel de Sinaloa subornou presidentes do México
Um homem aponta para um mapa de Culiacan, em Sinaloa, mostrando os pontos onde o cartel supostamente liderado por Joaquín Guzmán Loera operava.
RASHIDE FRIAS / AFP

Jeffrey Lichtman, um dos principais advogados de Joaquin "El Chapo" Guzman disse que o atual presidente do México, Enrique Peña Nieto, e seu antecessor, Felipe Calderón recebeu subornos do Cartel de Sinaloa, informouvários meios de comunicação internacionais.


Nesta terça-feira começou o que é considerado o maior julgamento por tráfico de drogas na história dos EUA: o caso contra Joaquín Guzmán Loera no Tribunal Distrital de Nova York.
Guzmán, de 61 anos, é considerado pelo Departamento de Justiça dos EUA. como  o mais famoso traficante de drogas do mundo, depois de quase 30 anos estar envolvido no tráfico de drogas, um caminho que levou a sua liderança no  cartel de Sinaloa .
Com base em um documento do Departamento de Justiça dos EUA, esperava-se que testemunhas no caso testemunhassem sobre a  pagamento  dos subornos de Guzmán a políticos e membros das agências de aplicação da lei. 
O capo enfrenta  11 acusações , sendo a principal delas a chefe do grupo criminoso. Além disso, ele é acusado de uma  conspiração internacional  para fabricar e distribuir cocaína, heroína, metanfetamina e maconha. Estima-se que ele tenha introduzido ilegalmente os Estados Unidos. cerca de  457 toneladas  de drogas, o que gerou lucros de  14.000.000.000 de dólares .
Se ele fosse considerado culpado de apenas uma das acusações, ele receberia  prisão perpétua .
A evidência contra 'El Chapo' inclui mais de  320.000 páginas  de documentos,117.000 arquivos de som,  dezenas de fotos e pelo menos uma gravação de vídeo. 

Comentários