WikiLeaks: Equador restaura parcialmente as comunicações de Julian Assange

Por RT - Postado: 14 de out de 2018 22:57 GMT

O governo do Equador decidiu restaurar parcialmente o acesso à Internet ao fundador do WikiLeaks, conforme confirmado pelo portal de vazamentos e pelo consultor jurídico de Assange separadamente.

O Equador restaurou  parcialmente o acesso à Internet  do fundador do WikiLeaks, Julian Assange , como confirmado pelo portal de vazamentos no domingo. Verificou-se que a medida foi aplicada depois que o presidente equatoriano, Lenin Moreno , realizou reuniões com dois altos representantes das Nações Unidas.
"É positivo que, através da intervenção da ONU, o Equador tenha parcialmente terminado o isolamento [de Assange], embora seja uma questão de séria preocupação que a sua  liberdade de expressar  suas opiniões aindaseja  limitada " , disse Kristinn Hrafnsson, editor da chefe do WikiLeaks , citado pela  ITV . "A ONU já declarou Assange como vítima de detenção arbitrária, e esta situação inaceitável  deve terminar ", acrescentou.

Paralelamente, a assessoria jurídica o de Assange, Greg Barns, confirmou o levantamento parcial do isolamento, chamando-o de "avanço bem-vindo",  mas reiterando que existem pontos pendentes a serem resolvidos. "O principal problema, a exigência de que o Reino Unido se comprometa com o fato de Julian não ser extraditado para os EUA, continua sem solução " , disse Barns à  Reuters .
Por seu turno, o Ministério das Relações Exteriores do Equador não confirmou  a medida oficialmente e as autoridades equatorianas não se pronunciaram sobre Assange, que vem se refugiando na Embaixada do Equador em Londres (Reino Unido) desde 2012.

Sem Internet, telefone ou visitas

Em março passado, Quito decidiu cortar a Internet a Assange por violar o "compromisso escrito que assumiu" com o governo do país sul-americano, pelo qual "era obrigado a não emitir mensagens que supostamente interferiam em outros Estados ".
O Equador alertou que o comportamento do jornalista australiano, especificamente  suas mensagens nas redes sociais , coloca em risco as boas relações que aquela nação mantém com o Reino Unido, com o resto dos membros da União Européia e outros Estados.
Por outro lado, WikiLeaks  informou  em maio passado que Assange havia sido banido, além do acesso à Internet, usando o telefone e recebendo visitantes.
O jornalista australiano se refugiou na sede diplomática do Equador em junho de 2012 para evitar sua extradição para a Suécia, onde enfrentava acusações por supostos crimes sexuais. Apesar do fato de que promotores suecos retiraram essas acusações em maio de 2017, Assange não conseguiu deixar a embaixada, pois ele poderia ser preso pelas autoridades britânicas por violar os termos de sua fiança no Reino Unido.
O fundador do WikiLeaks também teme que ele possa ser entregue aos EUA, onde ele poderá enfrentar uma condenação perpétua por acusações de espionagem.

Comentários