Postagens

Mostrando postagens de setembro 25, 2017

Filme: O Jovem Karl Marx

Imagem
Nildo Viana Publicado em 30 de set de 2017 O Jovem Karl Marx É um filme de 2017 sobre Karl Marx dirigido pelo haitiano Raoul Peck, co-escrito por Peck e Pascal Bonitzer, e estrelado por August Diehl. Foi filmado no Festival de Cinema de Berlim, de 9 a 19 de fevereiro de 2017.  Wikipédia Data de lançamento :  2 de março de 2017 ( Alemanha ) Direção :  Raoul Peck Música composta por :  Alexei Aigui Roteiro :  Raoul Peck ,  Pascal Bonitzer ,  Pierre Hodgson Produção :  Raoul Peck ,  Robert Guédiguian ,  Rémi Grellety ,  Nicolas Blanc

Pepe Escobar sobre a Situação na Catalunha: "No pasarán!"

Imagem
30/9/2017, 13h, Pepe Escobar ( pelo Facebook ) Postado por   Dario Alok   O repelente nano-Franco, primeiro-ministro espanhol Rajoy, defendeu a repressão que ele ordenou contra o  referendum  na Catalunha, evocando "o que diz a nossa lei". Ah, sim, lá isso é: é a lei  deles , claro. Dito do modo mais conciso possível: o âmago da questão são os artigos 116 e 155 de uma Constituição realmente atrasada, uma porcaria, da Espanha; o primeiro fala de como funcionam os estados de alarme, exceção e sítio na Espanha; o outro é aplicado para "compelir a [comunidade autônoma] a cumprir (...) obrigações, de modo a proteger os (...) interesses gerais".

Referendum catalão: Governo catalão, em operação clássica de "fisgar-e-trocar"*

Imagem
01/10/2017, Andrew Korybko,  The Duran Postado por   Dario Alok   A elite econômica em Barcelona quer meramente trocar Madrid por Bruxelas como patrão preferido, e investiu tudo em ações de demagogia, como o  referendum , para induzir a opinião pública catalã a crer que estariam votando por alguma "independência". Muitos já viram – o  referendum  catalão deixou à mostra a profunda hipocrisia da elite governante na Espanha e na União Europeia, especialmente no que tenha a ver com o apoio a causas separatistas também em outras partes do mundo, e a crítica dura que disparam regularmente cada vez que governos em todo o Sul Global usam ou são acusados de usar força contra os próprios cidadãos.

Todos os cenários sugerem o pacto com Lula. Por Tereza Cruvinel

Imagem
. por Tereza Cruvinel - no 247 - 01/10/2017 Todos os cenários eleitorais testados pela pesquisa Datafolha divulgada neste domingo apontam a candidatura do ex-presidente Lula como aquela que pode representar uma saída para o túnel da crise, através de uma pactuação que exigirá grandeza dos adversários e das elites do país.  Exigirá a compreensão de que impedir sua candidatura será golpear novamente o país, com sua clara opção pelo nome que representa a retomada de um projeto interrompido, com crescimento e inclusão. Uma indicação da convergência que faz de Lula a saída está no fato de que,  nos cenários em que ele  é excluído e o PT não concorre ao pleito, quem de fato cresce não é nenhum adversário. Sãos os votos brancos e nulos.

Janio: Insucesso nas ações contra criminosos é rotina na Grande Rocinha

Imagem
. por Janio de Freitas - na Folha - 01/10/2017 Em tempos de prêmios entre acusados/condenados por crimes e autoridades, nada mais natural que, em suas celas, Nem e outros nens pensassem em acordos. Faltaria a motivação a justificá-lo, no precário conceito da distribuição de prêmios. No caso da Rocinha, mais conturbada desde a vinda do paulista PCC para se apoderar de áreas no Rio, o ataque a alegados traidores foi uma ideia eficiente para gerar clima propício a negociações. Que começaram e prosperavam. Precipitações, desentendimentos, inseguranças abriram campo à ação policial. A Rocinha, diz a voz oficial, voltou à (sua) normalidade. O Exército foi-se da Rocinha antes que se compreendesse para que lá chegou. Nas condições atuais do país, seria irrazoável esperar resultado correspondente ao dispêndio de dinheiro, energia e propaganda. O país se corrói. Mas, como tudo voltou à mesma na Rocinha e o ministro da Defesa avisa que, "se necessário", o Exército volta, c

Pesquisa Datafolha – “queremos Getúlio”

Imagem
por Sergio Saraiva - outubro 1, 2017 - Política no Oficina de Consertos “Saudades do Lula” e rejeição a Sergio Moro – sinais de um novo queremismo? A  pesquisa Datafolha   divulgada em 1º de outubro de 2017 – a um ano da eleição para presidente da República – não traz novidades. Mas mostra a consolidação de uma situação: Lula só não ganha se for impedido de concorrer. Há, contudo, um dado a ser analisado. Pela primeira vez, Lula supera Moro em um hipotético 2º turno eleitoral. E isso se dá em uma curva de tendência na qual Lula mantém um crescimento contínuo desde abril de 2017 e Moro atinge um pico em junho de 2017 e depois sua reta se inverte.

Na Sala do Zé - Com o Presidente Lula (20/07/2017)

Imagem

Biquini Cavadão - Zé Ninguém

Imagem

Chico Buarque - "Tua Cantiga"

Imagem

Ao vivo: Los catalanes comienzan a formar colas para votar en el referéndum de independencia

Imagem
RT en vivo 01/10/2017

Por que Lula disputará as eleições em 2018, vivo ou morto, preso ou solto.

Imagem
Por Diario do Centro do Mundo - Por Joaquim de Carvalho 30 de setembro de 2017

Nova pesquisa Datafolha: Lula lidera cenários para 2018

Imagem
Ex-presidente se mantém na liderança da corrida presidencial das próximas eleições lula.com.br - 30/09/2017 Foto: Ricardo Stuckert O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem ao menos 35% das intenções de voto nos cenários das eleições 2018. É o que aponta a nova  pesquisa Datafolha , divulgada neste sábado (30).  Segundo a pesquisa,  Lula cresceu 5 pontos percentuais  em relação à pesquisa anterior, divulgada em junho deste ano, e se mantém na liderança da corrida presidencial, com vantagem significativa sobre os principais adversários. Esta é a primeira vez, no Datafolha, que, quando avaliado um possível segundo turno, Lula supera todos os adversários.

"Uma segunda Israel": A "Independência" do clã Barzani e dos curdos, por Moon of Alabama

Imagem
28/9/2017,  Moon of Alabama Postado por   Dario Alok A região curda do Iraque realizou um  referendum  sobre separar-se do Iraque para constituir  um estado independente . O  referendum  é extremamente irregular nas circunstâncias em campo e o resultado  estava decidido desde antes . A própria realização desse  referendum  nesse momento teve mais a ver com a situação precária do presidente regional ilegítimo Barzani do que com alguma oportunidade legítima para chegar à independência. O  referendum  não tinha valor de lei e o resultado não cria qualquer obrigação para qualquer lado. Depende de Barzani declarar a independência ou engavetar a questão em troca, essencialmente, de mais dinheiro. Escrevemos pela primeira vez sobre o  problema curdo  e as ambições curdas no Iraque nos idos de dezembro de 2005(!). Os problemas de uma região curda independente que apontamos há doze anos continuam inalterados:

Beto Richa não se emenda

Imagem
por René Ruschel — na Carta Capital - publicado 30/09/2017 A enésima tramoia traz envolvidos contumazes e um bode expiatório: aquele que descobriu e a denunciou Ricardo Almeida/ANPR Personagens-intérpretes: Richa, Rossoni, Fanini. Mas há muitos outros... Se algo pode dar errado, dará, segundo a Lei de Murphy, a inspirar a vida política do governador do Paraná,  o tucano Beto Richa . No último dia 8, o ministro Luiz Fux, do  Supremo Tribunal Federal , homologou a delação premiada do empresário Eduardo Lopes de Souza, dono da Construtora Valor, que acusa Richa de ser o maior beneficiário no desvio de mais de 20 milhões de reais: destinados à construção de escolas, foram parar nas contas da campanha à reeleição de Richa, em 2014. Conforme o delator, estão envolvidos, além de amigos e assessores do governador, o chefe da Casa Civil do estado, Valdir Rossoni, e o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, ambos tucanos.   Leia mais >>

Psiquiatras e acadêmicos: Donald Trump é 'o homem mais perigoso do mundo'

Imagem
. Sputnik News Brasil - 30/09/2017 Enquanto as autoridades norte-coreanas qualificam Donald Trump como velho lunático, os psiquiatras norte-americanos continuam diagnosticando sua saúde mental. No livro mais recente, psiquiatras norte-americanos confirmam que ele representa uma ameaça. "O caso perigoso de Donald Trump: 27 psiquiatras e especialistas em saúde mental avaliam um Presidente". Nesta obra coletiva, psiquiatras e outros especialistas afirmam que a sua saúde mental representa ameaças para nação e para o mundo, informa o  The Independent . A obra inclui análises e artigos que descrevem os traços de personalidade do presidente norte-americano que, de acordo com os especialistas, são compatíveis com sintomas de narcisismo, sociopatia e outras doenças mentais.

Lula lidera 2018; sem ex-presidente, Bolsonaro à frente seguido por Marina

Imagem
Nova pesquisa foi divulgada nesta 6ª O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Sérgio Lima/Poder360 - 4.jun.2017 PODER360 29.set.2017 (sexta-feira) - 21h03 O ex-presidente Lula segue em 1º no último  levantamento  realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas. A sondagem foi encomendada pela revista  IstoÉ . Jair Bolsonaro (PSC, negociando com o Patriota, antigo PEN) ficaria em 2º lugar, variando de 18,5% a 20%. No cenário 1, João Doria (PSDB) fica em 3º lugar, logo à frente de Marina Silva (Rede). Já no 2º cenário, Marina superaria o desempenho do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB).

Latuff: Temer no controle (?)

Imagem
.

“Nossa bandeira jamais será vermelha”. Só na conta de luz

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 29/09/2017 . Os jornais anunciam hoje que, pela primeira vez,  será acionada a “bandeira vermelha” das tarifas de energia em seu grau máximo. Porém, ao contrário do que ocorria nos “velhos tempos”, não se fala em risco de “apagão”. E, de fato, seria precipitado falar. Mas o decréscimo da energia acumulada nos reservatórios é assustador, e isso é, sim, notícia que não se dá. Aos números: no final de maio, os reservatórios de todo o país tinham 42,14% de sua capacidade preenchida. Junho e julho tiveram quedas discretas, esperáveis, para 39,17 e 37,29%. Mas aí vieram um agosto e setembro extremamente secos e o volume caiu, ao final do mês, para terminar agosto em 31,5% e chegar, ontem, a 23,25%. O mês terminará na casa dos 22% da capacidade dos reservatórios suprida. Leia mais >>

Última manifestación a favor del referéndum independentista en Cataluña

Imagem
RT en vivo 29/09/2017

Contra o desmonte, Frente em Defesa da Soberania é lançada no Rio

Imagem
Portal Vermelho -  29 de setembro de 2017 Na próxima segunda-feira (2) será lançada no Rio de Janeiro a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, às 14 horas, no Clube de Engenharia, na região central. A proposta é promover um amplo debate com a sociedade é fazer frente a política de desmonte do Estado desencadeada pelo golpe e pela agenda do governo de Michel Temer. Ueslei Marcelino/Reuters   Em entrevista ao  Brasil de Fato , Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia e membro da Frente, destacou a importância do movimento para mostrar para a sociedade que a defesa da soberania é uma luta de todos os brasileiros. “O projeto de construção de um Brasil para os brasileiros hoje está ameaçado por conta de uma proposta de governo que é absolutamente descompromissada de qualquer tipo de interesse da sociedade", explica. "O que está em jogo hoje é a nossa sobrevivência enquanto nação independente, o que se quer é nos remeter a condição colonial, d

Por que foi importante derrotar a Lava Jato no prêmio Allard, no Canadá. Por Eugênio Aragão

Imagem
Dallagnol mostra o troféu de terceiro colocado: quem pagou a viagem? Por   Diario do Centro do Mundo  -   29 de setembro de 2017 POR EUGÊNIO ARAGÃO, ex-ministro da Justiça Não nos iludamos. O Prêmio Allard da Universidade de British Columbia, no Canadá, é um instrumento ideológico da economia global, que busca colocar países emergentes sob o denominador das economias centrais. O tal “Combate à Corrupção” é mais um cavalo de batalha do imperialismo mercantil. Podem as economias centrais ver, no caso delas, a corrupção como comportamento desviante que enfraquece o standing das grandes corporações do capital em suas complexas sociedades.

lester young jammin the blues

Imagem

Tereza Cruvinel: O Congresso, o Brasil e dois generais

Imagem
. por Tereza Cruvinel - no 247 - 28/09/2017 Quem tinha esperança pode ir tirando o cavalinho da chuva. Embora a pesquisa CNI-Ibope tenha mostrado Temer no fundo do poço, com apenas 3% de aprovação, está tudo pronto na Câmara para a rejeição da denúncia que o acusa de organização criminosa e obstrução da Justiça. Com o relator escolhido, José Bonifácio de Andrada, aecista e governista empedernido, embora jurista lustrado, desta vez o governo nem terá o trabalho de aprovar um substitutivo na Comissão de Constituição e Justiça, como na tramitação da primeira denúncia. Ele dará um parecer pela rejeição, que será aprovado pela Comissão e referendado pela maioria do plenário. Tudo na base do jogo rápido. O governo está “zerando todas as pendências” com os deputados, como diria Joesley Batista. Quem tem razão é o general Leal Pujol: os deputados e senadores só ouvirão o Brasil quando (e se) os 77% que rejeitam Temer forem para a rua. - Se vocês estão insatisfeitos, vão para a rua

Ministro do STJ pergunta no Twitter se brasileiros querem intervenção militar

Imagem
. Sputnik News Brasil - 22:34 - 28.09.2017 Og Fernandes   ✔ @ministro_Og Vc é o juiz: o Brasil deve sofrer intervenção militar? 16:05 - 28 de set de 2017   ·  Brasília, Brazil Sim Não Votar 16.093 votos • 14 horas restante(s)   659 659 Respostas     916 916 Retweets     734 A enquete já conta com mais de 8 mil votos e, até o momento, o não está vencendo a votação popular.  O debate sobre uma intervenção militar ganhou repercussão nos últimos dias após o general Antônio Hamilton Mourão afirmar que uma interferência da classe militar no Brasil seria possível, caso a crise política que o país atravessa não seja solucionada pelas próprias instituições.

Cristiano Zanin Martins comenta a falsa polêmica sobre a questão dos recibos

O advogado  Cristiano Zanin Martins  comenta a falsa polêmica sobre a questão dos recibos, que ganhou espaço na imprensa nos últimos dias. A responsabilidade sobre os documentos, e sobre a veracidade do que eles atestam, é da pessoa que os assinou. Não há questionamento sobre as assinaturas. A tentativa de transformar os recibos no foco principal da ação é uma clara demonstração de que nem o Ministério Público nem o juízo encontraram qualquer materialidade para sustentar as descabidas acusações formuladas contra Lula em relação aos contratos da Petrobras

Aplicação da Ficha Limpa a casos anteriores à lei tem cinco votos a favor no STF

Imagem
. Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - 28/09/2017 Cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram hoje (28) favoravelmente pela inelegibilidade por oito anos dos condenados pela Lei da Ficha Limpa antes da publicação da lei, em junho de 2010. Os ministros entendem que é no momento da candidatura que se verifica os critérios da elegibilidade do postulante a candidato. Portanto, prevalece a noção de que qualquer condenação por abuso político e econômico, mesmo que anterior à lei, pode servir como critério de inelegibilidade. Na prática, a decisão impede que quem tenha sido condenado antes de junho de 2010 a se candidatar nas eleições do ano que vem, oito anos depois. Antes da Lei da Ficha Limpa, a regra de inelegibilidade em casos de abuso de poder era de três anos.

Pepe Escobar: Decifrando a charada do delírio iraquiano dos curdos

Imagem
27/9/2017, Pepe Escobar,  Asia Times Postado por   Dario Alok   "Durante a Guerra Fria, o mulá Mustafa Barzani (pai de Masoud Barzani) aproximou-se de Washington e do xá do Irã. Serviu como oficial do Mossad. Na imagem, é visto aqui em Israel com Abba Eban (Ministro dos Negócios Estrangeiros) e com o general Meir Amit (diretor do Mossad)" [Imagem acrescentada pelos tradutores]. O esperto líder de clã Masoud Barzani, presidente do Governo Regional do Curdistão, GRC [ing.  Kurdistan Regional Government (KRG) ], anunciou que o "Sim" venceu o referendo da independência, resultado   que não tem força de lei , na 2ª-feira. Agora que os dedos indicadores marcados com tinta azul real não lavável já saíram da frente, começa a verdadeira batalha entre o GRC e Bagdá. O primeiro-ministro do Iraque Haider al-Abadi e a Suprema Corte do Iraque denunciaram o referendo como "não constitucional".

VÍDEO - Mino Carta: O País Resignado

Imagem
CartaPlay Publicado em 28 de set de 2017

Em palestra, general Mourão disse que o Brasil tem de se livrar da herança de indígenas e negros: indolência e malemolência

Imagem
Da Redação -  VIOMUNDO - 28 de setembro de 2017 Em sua página no Facebook , o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) comentou trechos da íntegra da palestra em que o general Antônio Hamilton Mourão sugeriu que poderia haver uma intervenção militar no Brasil. Falando na Maçonaria, em Brasília, ele afirmou: “Ou as instituições solucionam o problema político, pela ação do Judiciário, retirando da vida pública esses elementos envolvidos em todos os ilícitos, ou então nós teremos que impor isso”.

Oscar Peterson, Ben Webster, Nils-Henning - Hannover - 1972

Imagem

Nassif: Xadrez da marcha da insensatez

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 28/09/2017 - 20:50 Cena 1 – o descuido com a segurança política Há uma enorme dificuldade das instituições brasileiras de interpretar desdobramento da crise e entender cada episódio de corte e e suas consequências. Na montagem da cúpula do Judiciário e do Ministério Público Federal, foi fatal o descuido dos governos petistas, não entendendo o poder desestabilizador da Justiça e do MPF. A segurança institucional e a estabilidade política deveriam ter sido o foco principal nas escolhas. E, por tal, entenda-se avaliar as pessoas em um quadro de stress elevado. Como se comportaria, por exemplo, uma Carmen Lúcia em uma situação de stress político? E um Dias Toffoli? E um Rodrigo Janot? Um Luís Roberto Barroso? Um Ayres Brito?

Wadih Damous: Ou o Brasil acaba com a farra dos banqueiros, ou os banqueiros acabam com o Brasil.

Imagem
. Por Joaquim de Carvalho - no DCM - 28 de setembro de 2017 As saúvas do Brasil Uma ínfima parcela da população brasileira, formada pelos banqueiros e mandachuvas do sistema financeiro, se mantém impermeável às oscilações da economia real. Tanto faz se o PIB está no fundo do poço como agora ou vive período de crescimento. Vale destacar um trecho da matéria publicada com destaque pela edição da revista CartaCapital desta semana, assinada pelo jornalista Carlos Drummond : “Entre janeiro de 1997 e junho deste ano, o conjunto da sociedade transferiu para pagamento dos juros da dívida pública 4,4 trilhões de reais em valores correntes.” Os dados são do relatório mensal da responsabilidade fiscal do Tesouro Nacional. Imagina se essa montanha de dinheiro fosse aplicada em escolas, hospitais, estradas, habitação, saneamento básico, ciência e tecnologia, programas de geração de emprego e renda, cultura, esportes, promoção de direitos humanos, combate ao trabalho escravo, portos,