Postagens

Mostrando postagens de março 22, 2017

VIDEO-Dossier con Walter Martínez: OEA Venezuela

Imagem
Apolinar Rea  - 28/03/2017

PMDB no Senado racha: Parte da bancada é contra terceirização ampla e irrestrita

Imagem
. VIOMUNDO - 28/03/2017 Vinte dois parlamentares integram a bancada do PMDB no Senado. A maioria dos presentes à reunião do grupo, nesta terça-feira (28/03), se posicionou contra a sanção do projeto que libera a terceirização para todas as atividades. São nove, da esquerda para a direita da fotomontagem acima:  Renan Calheiros (AL), Eduardo Braga (AM), Wladimir Moka (MS), Kátia Abreu (TO), Marta Suplicy (SP), Hélio José (DF), Elmano Férrer (PI), Rose de Freitas (ES) e Simone Tebet (MS).

Trabalhadores dos Correios ficarão sem férias por um ano

Imagem
QUEDA DE BRAÇO Decisão da empresa pública – na mira da privatização – suspende férias, mesmo as já marcadas, até abril de 2018. Sindicatos entendem ação como um "chamado para guerra" por  Gabriel Valery, da RBA   publicado  28/03/2017  EBC/SINTECT Durante mais de seis horas de reunião, Guilherme Campos não atendeu às reivindicações dos trabalhadores São Paulo – Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos terão suas  férias suspensas  até abril de 2018. A decisão partiu da direção da ECT e foi confirmada ontem (27), durante reunião entre representantes de sindicatos e o presidente dos Correios, Guilherme Campos. “Ele chamou pra guerra! A resposta da categoria é a mobilização e a luta! Vamos resistir”, afirma em nota o Sindicato dos Trabalhadores da ECT de São Paulo, Grande São Paulo e zona postal de Sorocaba ( Sintect-SP ).

Jeferson Miola: A essência da oligarquia e os impasses dos governos de coalizão

Imagem
. por Jeferson Miola - 28/03/2017 Este texto é constituído de duas partes. A primeira, apresentada a seguir na seqüência de 10 tópicos, pretende abordar a essência da oligarquia brasileira; sua natureza autoritária, rentista e patrimonialista e, em consequência disso, sua incapacidade de dirigir a construção de uma nação democrática, soberana e igualitária. Na segunda parte, se busca avaliar os limites e impasses experimentados pelo espectro progressista e de esquerda para modernizar e democratizar o Brasil quando seus governos são garroteados no marco de coalizões governamentais sem identidade programática e sem convergência estratégica acerca de um projeto de desenvolvimento do país.

VIDEO-Keiser Report en español: Mi brazo por un trabajo (E1050)

Imagem
RT en Español  - 28/03/2017

Moro liberta condenados a 100 anos, mas mantém Dirceu sentenciado a 11

Imagem
O ex-ministro José Dirceu criticou a conduta do juiz Sérgio Moro, responsável pelos processo da Lava Jato em primeira instância, que o mantém preso desde agosto de 2015. Para o ex-ministro, Moro desrespeita a Constituição e contraria o entendimento dos tribunais superiores ao prorrogar indefinidamente sua prisão preventiva. Por Dayane Santos Reprodução José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, escreveu uma carta em que critica os "métodos" de Moro "A questão central é que não há base legal para a manutenção da minha prisão preventiva, a não ser para comprovar o ditado de que “os fins justificam os meios”, mesmo violando a Constituição. Por saber da fragilidade de suas razões — a única “prova” que Moro tem contra mim é a palavra dos delatores Milton Pascovich e Julio Delgado —, o juiz apela para pré-julgamentos e acusações genéricas de olho na opinião pública, como instrumento de pressão sobre o STF", afirma Dirceu em carta publicada pelo blog Nocaute, do escri

Psol e Rede vão ao Supremo contra venda de estatal de saneamento do Rio

Imagem
Por Sérgio Rodas - no CONJUR - 27/03/2017 A venda da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio de Janeiro para pagar salários de servidores viola a  Constituição  e a Lei de Responsabilidade Fiscal ( Lei Complementar 101/2000 ). Isso porque essas normas proíbem que entes da federação tomem empréstimos para arcar com despesas com funcionários. Para Psol e Rede, governo de Pezão acelerou a venda da Cedae sem ouvir a opinião de cidades do Rio de Janeiro. Agência Brasil Com esse fundamento, o Psol e a Rede Sustentabilidade moveram, nesta segunda-feira (27/3),  ação direta de inconstitucionalidade  contra a  Lei estadual 7.529/2017 . A norma autorizou o governo do Rio a privatizar a Cedae e, enquanto isso não é feito, a tomar empréstimo de até R$ 3,5 bilhões e dar as ações da empresa como garantia. A privatização da Cedae foi uma exigência do governo federal para aprovar um plano de ajuda financeira ao estado do Rio de Janeiro, que vem passando por uma severa crise econ

Sem sutileza ou cerimônia, Gilmar tenta ser alternativa para a Presidência

Imagem
. por Luis Costa Pinto - no Poder 360 - 27/03/2017 O BRASIL ESTÁ A 3 CLICKS DE TER UMA TOGA NA PRESIDÊNCIA De quando em vez alguns sites de varejo na internet oferecem aos consumidores contumazes: “cadastre-se e compre em apenas um click”. O cadastramento fideliza o cliente e cria atalhos por meio dos quais a relação se torna mais direta, mais pragmática e mais constante. No átimo de um apertar de botão, pronto! Encomenda-se o que quer, mesmo que não se precise. Mas fica a sensação de uma proximidade resolutiva, providencial, oportuna. O pragmatismo oportunista de alguns dos protagonistas do teatro de operações em que se converteu a política no Brasil mimetiza, em diversos aspectos, o relacionamento comercial entre sites de varejo e clientes virtuais. O museu de grandes novidades da Democracia brasileira começa a ofertar a possibilidade de se ter por aqui um presidente de toga –com ou sem voto.

Para deputado e presidenta da UNE, governo perdeu apoio para aprovar PEC 287

Imagem
VIRADA? “Quem está se mobilizando hoje são os trabalhadores", diz Paulo Teixeira. Para Carina Vitral, "passeatas da direita se enfraqueceram fruto da agenda regressiva indefensável do governo Temer" por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  27/03/2017 19h55 MÍDIA NINJA "Movimento social não pode confiar no Congresso, precisa pressionar, não desistir", diz Carina Vitral São Paulo – O  deputado Paulo Teixeira (PT-SP) acredita que as mobilizações – crescendo à esquerda e  fracassando à direita  – indicam que o governo Michel Temer está cada dia mais longe de poder comemorar uma vitória parlamentar na votação da  reforma da Previdência (PEC 287) .

Bob Fernandes/Todos políticos e partidos receberam Caixa 2, diz Odebrecht. Qual a novidade?

Imagem
Jornal da Gazeta  - 27/03/2017 Maria Lydia entrevista Paulo Vannuchi, dir. do Instituto Lula, sobre o momento político do país

VIDEO: ¿Por qué está tan de moda el mantra de "todos contra Rusia"?

Imagem
RT en Español  - 27/03/2017

Estado Islâmico (Daech): cria do Ocidente, por Pepe Escobar

Imagem
24/3/2017, Pepe Escobar,  SputnikNews Postado por   Dario Alok James Shea, Vice-secretário Assistente da OTAN para Ameaças Emergentes – mas... que título adorável! – fez recentemente uma palestra num clube privado em Londres sobre o Estado Islâmico ( Daech ). Shea, como muitos recordarão, fez fama como porta-voz da OTAN durante da guerra da OTAN contra a Iugoslávia em 1999. Depois da palestra, Shea meteu-se numa discussão com fonte que prezo muitíssimo. E a fonte, adiante, bateu cá para mim a verdade nua e crua. Segundo a inteligência saudita, o Daech foi inventado pelo governo dos EUA – em Camp Bucca, perto da fronteira com o Kuwait – como muitos recordarão –, essencialmente para pôr fim ao governo de maioria xiita de Nouri al-Maliki em Bagdá.

Fernando Brito: O crepúsculo de Gabeira

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/03/2017 . Nada é mais deprimente do que ver uma pessoa devorar, cada vez com menor pudor, a história de sua juventude, de seus tempos mais generosos, de sua coragem mais desprendida, de seu amor mais sem interesses. Aos 20 anos, vi Gabeira voltar ao país, logo metido a misturar revolução sexual – se é que uma tanga é uma revolução sexual – e revolução político-social. A lateralidade dos temas que Gabeira elegia como  centrais – e ser lateral não é ser desprezível – sempre me incomodou e isso atingiu seu aspecto mais chocante, para mim, com o “abraço na Lagoa Rodrigo de Freitas”, enquanto nós, desgraçados brizolistas, lutávamos contra Sarney e seu Cruzado, para não deixar Moreira Franco acabar com o sonho de dar os Cieps para as crianças de nosso povo. Leia mais >>

Temer terá que comprovar rombo na previdência

Imagem

Denuncia Venezuela ante la OEA acciones injerencistas de Luis Almagro

Imagem
teleSUR tv  - 27/03/2017

Eduardo Guimarães: Perversidade contra blogueiro enojou o país que pensa

Imagem
. por Eduardo Guimarães - no Blog da Cidadania - 27/03/2017 Precisei tirar o fim de semana para me recuperar de uma violência tão colossal que jamais pensei que me atingiria. Todos podemos ser vítimas de todo tipo de violência – urbana, vingativa, criminosa –, mas o tipo que me atingiu parecia erradicado, retornou nos últimos anos, mas achei que jamais me atingiria: a violência policial… Ou melhor, violência policialesca. É um tipo de violência que pode ser moral, mental e até física. Fui vítima das duas primeiras – moral e mental. A perversidade do ato contra mim vem sendo empregada em larga escala, contra inocentes e culpados. Na verdade, trata-se de tortura.

UNICEF: 1500 crianças iemenitas morreram no bombardeio saudita

Imagem
. ParsToday - 27/03/2017 O número de crianças mortas no Iêmen cresceu de 900 para mais de 1500, revelou um novo relatório da Unicef . Os dados fornecidos hoje pelo Fundo das Nações Unidas da Infância (UNICEF) e confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU) indicaram que no ano passado, o número de crianças mortas aumentou de 900 para mais de 1500, os feridos quase dobrou de 1300 a 2450 e recrutou abordado a partir de 1580, em comparação com 850 no ano passado . 

Aldo Fornazieri: Por que destruir Lula

Imagem
. por Aldo Fornazieri - no GGN - 27/03/2017 Atendendo pedido de alguns leitores, procurarei aqui esclarecer melhor o sentido de artigo anterior - "A perseguição a Lula e a destruição do sentido ético" (GGN 16/01/17). A questão principal posta consiste em entender as razões mais profundas da sanha persecutória e declarada de destruir não só a figura política, mas a figura simbólica de Lula. É verdade que o golpe tem uma estratégia de dois momentos, sendo que o primeiro consistiu no afastamento de Dilma e, o segundo, na tentativa de inviabilizar a candidatura Lula em 2018. As elites brasileiras querem o controle absoluto do Estado e do orçamento para atender os seus interesses.

André Araújo: A direita francesa abriu as portas para os alemães

Imagem
. por André Araújo - no GGN - 26/03/2017 Charles Maurras (1868-1952)  foi um célebre ativista da direita francesa anterior à Segunda Guerra. É extraordinária a semelhança ideológica daquele momento de inflexão da História da França, quando fanáticos da anti-política abriram o caminho para a derrota francesa, sua ocupação pela Alemanha por  quatro anos e o posterior renascimento francês pelas mãos de De Gaulle. O líder ideológico dessa direita raivosa era Charles Maurras, um pensador com grande número de seguidores, que achava a Revolução Francesa um erro histórico que desviou de seu caminho a “França dos 40 reis” em sua grandeza milenar. Maurras criou um movimento, a AÇÃO FRANCESA,  anti-democracia e anti-progressista, ideologicamente confusa mas com todos os cacoetes da direita enraivecida, movimento catalisador de um larga faixa da da classe média tradicionalista e de parte da alta burguesia, que protagonizou um processo de acirramento de ânimos que precedeu à invasão

John Coltrane Live in Germany 1960

Imagem

Provocações | Dom Paulo Evaristo Arns | 2002

Imagem

VIDEO-Detrás de la noticia: Frentes de guerra

Imagem
  RT en Español

Antes da CLT, a questão social era vista como caso de polícia

Imagem
RETROCESSO Querem voltar a como era antes de 1930, quando os trabalhadores não eram cidadãos nem sujeitos de direitos, eram apenas um fator produtivo, manejado pelos empresários como melhor lhes convinha por  Emir Sader, para a RBA   publicado  26/03/2017  WIKIMEDIA COMMONS Querem agora retornar a como era antes de 1930, antes de Getúlio (foto), na época de Washington Luís, quando a questão social era tratada como questão de polícia FHC anunciou que ia “virar a página do getulismo”, condição da implantação do modelo neoliberal, ao anunciar seu Plano Real. Significava retornar para antes da CLT, nos tempos de um dos ídolos da burguesia e da classe média paulista – Washington Luís, carioca adotado pela elite paulista, como o próprio FHC – era presidente do Brasil. Washington Luís se notabilizou pela afirmação de que “a questão social é questão de polícia”. Isto é, qualquer forma de reivindicação de direitos teria como resposta a repressão. E era o que acontecia antes

Israel e a falência moral das Nações Unidas

Imagem
Enquanto as Nações Unidas hesitam, covardemente submissas a Estados Unidos e Israel, o Estado judeu continua com a prática de atividades criminosas contra a Palestina. 24.03.2017 - Lawrence Davidson,  "Information Clearing House" tradução de  btpsilveira Postado por   Dario Alok Em 15 de março de 2017 a Comissão Econômica e Social para a Ásia ocidental (ESCWA na sigla em inglês – NT) das Nações Unidas, publicou  um relatório   sobre o comportamento e as políticas de Israel relacionadas à Palestina. Usando como parâmetro  Lei Internacional  o relatório chega à  “conclusão definitiva de que o Estado de Israel é culpado de praticar o Apartheid .”O termo “apartheid” usado no relatório não tem um sentido meramente “pejorativo”. Foi usado para descrever a realidade de um comportamento, escorado em fatos e evidências que fazem aceitável o significado legal do termo. O tumulto que o relatório causou imediatamente nos Estados Unidos e em Israel foi tão grande que o Secret

Janot cogita pedir afastamento de Gilmar Mendes de julgamentos no STF

Imagem
por  André Barrocal  — na Carta Capital -  publicado  26/03/2017 00h57,  última modificação  26/03/2017 17h05 Na luta pelo amor do “tribunal da mídia”, o procurador prepara um novo round na briga com o ministro do STF Lula Marques / Agência PT Mendes e Janot: a guerra fria pode esquentar Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e Rodrigo Janot, procurador-geral da República,  quebraram o pau nos últimos dias , por causa da Operação Lava Jato. O próximo  round  já está à vista, caso Janot leve adiante algo que tem dito internamente na Procuradoria. Está decidido a pedir ao STF que tire Mendes de certos julgamentos, por falta de imparcialidade do ministro.  A chamada “arguição de suspeição” é uma ação apresentada perante a presidência do STF e, caso seja admitida por esta como válida, é submetida à decisão do plenário da corte em uma sessão secreta. 

Tereza Cruvinel: A desilusão mandou recado neste domingo

Imagem
. por Tereza Cruvinel - 26/03/2017 Há um sentido muito claro no fracasso das manifestações convocadas para este domingo, 25, por MBL, Vem Pra Rua e outros movimentos que fizeram grandes atos no ano passado a favor do impeachment: amplos setores da classe média desiludiram-se com o golpe que apoiaram e entenderam o sentido retrógrado do governo Temer.  Também da elite econômica vieram mensagens de decepção. Algumas foram expressas ao próprio Temer num encontro com representantes do PiB na noite de sexta-feira.

Coreia do Norte:* As opções realmente sérias sobre a mesa, por Pepe Escobar

Imagem
24/3/2017, Pepe Escobar,  Asia Times Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Postado por   Dario Alok   O Congresso Nacional do Povo em Pequim deixou claro que a China no século 21 dirigida por Xi Jinping repousa, como estado, sobre os "quatro [conceitos considerados amplamente, nesse sentido] núcleos compreensivos do líder", na expressão da lei. Os "quatro compreensivos" são construir sociedade moderadamente próspera; aprofundar a reforma econômica; avançar a governança chinesa baseada na lei; e fortalecer a autogovernança do Partido Comunista.

Folha usa foto de 2016 da Paulista para ilustrar ato micado do MBL

Imagem
Postado em  26 de março de 2017 DCM Como está a Paulista em ato do MBL pró Lava Jato, segundo a Folha. O jornal usou uma foto de 2016: Como está a Paulista na vida real:

Janio: E se Gilmar Mendes estiver se capitalizando para ser candidato?

Imagem
. por Janio de Freitas - na Folha - 26/03/2017 Tudo o que o ministro Gilmar Mendes tem defendido, na aceleração da sua atividade de político, corresponde aos interesses do grupo que tem dominado a política brasileira, liderado pelos expoentes do PMDB e seus seguidores em vários partidos. O repúdio ao recato próprio de um ministro do STF não se faria sem motivo. Qual poderia ser o de Gilmar?   Dois traços marcantes de sua personalidade explicam alguma coisa. Um, sua identificação com a direita, evidente desde que se aproximou da vida pública. Talvez bastasse dizer que teve a nada invejável função de assistente jurídico de Collor na Presidência. Mas Gilmar Mendes quis consolidar a primeira evidência com seu desempenho como advogado-geral da União no governo Fernando Henrique.

“Lulapalooza”, em coro. Como é a história do “não é competitivo”?

POR  FERNANDO BRITO  · 26/03/2017 Forró com rock? Lula ou “Loola”, de Loolapalooza? Bem, pouco importa, porque o significado de algo é aquilo que ele desperta. Em poucas hora, viralizou o vídeo onde um conjunto de rock “puxa” um solo como o “Olê, Olê, Olá, Lula, Lula”. Na São Paulo, na juventude “não-mauricinho”. Desculpem, mas a música é inconfundível. Como é que é aquela história de que Lula não é competitivo? O “Fora Temer” está e metamorfoseando em “volta, Lula”.    

Após quase três anos, 'lista suja' volta a ser publicada

Imagem
  TRABALHO ESCRAVO Ministério do Trabalho, depois de perder em seguidas instâncias, acata decisão judicial e divulga cadastro. Advocacia-Geral recorre ao STF por  Redação RBA   publicado  25/03/2017  MPT/FLICKR Divulgação da lista obedece a uma decisão judicial São Paulo – Depois de quase três anos, o Ministério do Trabalho voltou a publicar a "lista suja" do trabalho escravo, com relação de empregadores flagrados no uso de mão de obra análoga à escravidão. O cadastro, com um total de 68 nomes, número bem menor do que em edições anteriores, foi republicado às 19h17 da quinta-feira (23). A lista não era publicada desde junho de 2014. A divulgação obedece a uma decisão judicial, resultado de ação civil movida pelo Ministério Público do Trabalho. O governo recorreu diversas vezes para tentar evitar a publicação da lista, alegando ter formado um grupo de trabalho para fixar novos critérios. O MPT entende que o Executivo mostrou desinteresse.

Klavierabend (1987) Vladimir Horowitz. Goldener Saal, Wiener Musikverein

Imagem

Maurício Dias: O segundo golpe

Imagem
por  Maurício Dias  —na Carta Capital -  publicado  25/03/2017 A Constituição é clara: o impeachment de Dilma não pode poupar Temer. Mas que dirá Gilmar Mendes? Roberto Jayme/TSE Herman Benjamin não vai dividir a indivisibilidade. Problemas para o presidente do TSE A dvogados de  Dilma Rousseff  despejaram nos últimos dias mais provas em defesa dela, no processo em andamento no Tribunal Superior Eleitoral sobre supostos ilícitos na prestação de contas eleitorais, agora já a caminho do fim ou, então, em direção a uma possível perturbação política. Por quê? O problema pode vir de possíveis manifestações nas ruas, diante da possibilidade de o tribunal cortar a cabeça de Dilma e livrar a cara de Temer.  A defesa de Dilma armou-se com a Constituição e outras leis para enfrentar todos os ardis dos adversários e, eventualmente, de ministros daquele tribunal com votos decididos por compromissos políticos.  

Eugênio Aragão: O heroísmo de Edu e a briga pela xepa do final da feira.

Imagem
Posted by  admin  on 25/03/17  Por Eugênio Aragão: Tem gente que conduz procedimentos investigatórios criminais e ações penais como se fossem um espetáculo de luta livre. Dão um péssimo exemplo para o país e provam o desprezo pelo Estado de Direito. Um desses implacáveis lutadores livres togados mora em Curitiba e dispõe de vasta claque num auditório ensandecido que entra em êxtase ao ver sangue vermelho escorrer pela sarjeta da república. Desconhece limites. Tudo pode. Os tribunais guardiões da ordem jurídica ora coonestam-no, ora se acumpliciam, ora se acovardam. É verdade que hoje há magistrado de cúpula que troveja indignação com sua forma extravagante de jurisdicionar, mas o faz com cinismo seletivo: enquanto o brigão forense desferia suas voadoras nos políticos que não são de sua afinidade, silenciava ou chegava, até, a aplaudir e ovacionar; hoje, tendo o encrenqueiro resolvido dar caneladas nos de seu rebanho, deblatera midiaticamente.

Dória, dono da ‘Caviar Style’, diz que Lula não gosta de trabalhar

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 25/03/2017 . João Dória Júnior, filho de deputado e ex-“funcionário” de José Sarney, reuniu-se,  segundo o Valor , reuniu-se com  empresários que participam do 5º Fórum Nacional do Varejo – isto é, uma turma que enriqueceu com as políticas de elevação de renda e consumo dos governos petistas  – para dizer que Lula é um vagabundo: “Pergunta ao Lula se ele gosta de trabalhar. Estou fazendo gestão, fazendo administração, com transparência, eficiência, competência, trabalho. Lula trabalhou oito anos na vida e tem aposentadoria, tríplex, fazendinha, sitiozinho”, afirmou Doria. E acrescentou: “Cada vez que vejo esse sem vergonha do Lula falar mentira na televisão eu ponho mais uma hora de trabalho e dedico para ele”. Leia Mais >>

Keiser Report-La senda de la carnicería: La guerra contra los monopolios en la economía de Trump

Imagem
RT en Español  - 25/03/2017