Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 4, 2017

Emir Sader: O assalto do Estado brasileiro pela Lumpenpolítica

Imagem
. por Emir Sader - 10/02/2017 A degradação da política brasileira vem da época da ditadura militar. O poder real exercido pelas altas patentes das FFAA tinha sua correspondência formal no plano da política civil por partidos e políticos fajutos, que se prestavam a fingir que detinham algum tipo de poder. No momento da eleição do ditador de turno, as patentes de 5 estrelas das FFAA se reuniam secretamente, tomavam uma decisão e despachavam o nome pro Congresso, que se dispunha a formalizar a decisão. Uma camarilha de políticos foi se multiplicando, da qual, entre os originários da ditadura, José Sarney e Marco Maciel, como sucessores de Auro de Moura Andrade e Ranieri Mazzilli – tristemente célebres estes dois, por terem aberto o espaço institucional para que o golpe de 1964 fosse dado, ao declarar a vacância do poder.

O QUE EXPLICAR AO PORTEIRO SOBRE A DURAÇÃO DA CRISE

Imagem
. Por JOSÉ CARLOS DE ASSIS - 10/02/2017 Já não me emociono mais com conversas entre especialistas sobre a situação atual e o futuro da economia brasileira. É generalizada a percepção de uma corrida para o desastre na escala do que se tornou conhecida como a Grande Depressão dos anos 30 nos Estados Unidos. Trata-se, em geral, de uma sopa de números sobre a contração do PIB e o aumento do desemprego com elevado grau de impessoalidade. Parece que o desastre não se refere a nós diretamente, mas ao “outro”. De uma certa forma parece que estamos protegidos.

Portugal: 10 anos após a despenalização, há menos abortos e nenhuma mortalidade materna

Imagem
Os abortos diminuíram e a contraceção aumentou. A esmagadora maioria das mulheres que recorre à interrupção voluntária da gravidez fá-lo uma vez e em condições de segurança, o que permitiu a erradicação da mortalidade materna relacionada com o aborto. esquerda.net - 10/02/2017 A 11 de fevereiro de 2007 teve lugar o referendo sobre a aprovação da lei relativa à despenalização da “interrupção voluntária da gravidez (IVG), se realizada, por opção da mulher, nas dez primeiras semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado”. O “Sim” venceu com 59,25%. Dez anos depois, os números são conclusivos: o número de IVG tem vindo a diminuir e a contraceção a aumentar. A esmagadora maioria das mulheres que recorre à IVG fá-lo uma única vez e em condições de segurança, o que se traduziu na erradicação da mortalidade materna relacionada com o aborto.

Juiz barra liquidação da Petrobras: desta vez, entrega de gasoduto sem concorrência

Imagem
VIOMUNDO - 10 de fevereiro de 2017 . Enviado por Carlos Cleto A Justiça Federal acaba de barrar mais uma negociata de gestão temerária na PETROBRÁS, proibindo a “venda” (que, como nos casos anteriores, melhor seria chamar doação) da NTS — Nova Transportadora do Sudeste, que possui uma malha moderníssima de 2.000 km de dutos de transporte de gás natural na região Sudeste. De todas as barbaridades perpetradas por Pedro Parente, essa parece ser a mais calamitosa:

SANTAYANA: TRUMP E A FARSA DA GLOBALIZAÇÃO

Imagem
. por Mauro Santayana - na RBA - 09/02/2017 (RBA- Rede Brasil Atual) - O fato de o IED - Investimento Estrangeiro Direto - ter se mantido históricamente alto na era Lula-Dilma - (na faixa dos 60, 70 bilhões de dólares por ano) e estar conservando o mesmo patamar agora, no atual governo, mostra que o Brasil não precisa rastejar, como um verme, para conseguir capital externo. E que, por mais que seja conservador, esse capital não pensa, radicalmente, o Brasil, com um viés cegamente ideológico, como certos segmentos mais mesquinhos e burros do capital nacional costumam fazer, de vez em quando, infelizmente, na maior parte das vezes, em detrimento próprio.

VIDEO: PENSANDO COM CELSO FURTADO

Imagem

O que mudou? : Video PROIBIDO no Brasil Muito Além do Cidadão Kane

Imagem

Bradesco, Itaú, Santander e Safra doaram para relator da reforma

Imagem
Portal Vermelho -  9 de fevereiro de 2017  Parlamentares questionaram indicação do presidente sem acordo com líderes, troca de titulares por suplentes e falta de isenção do relator, que teve campanha financiada por interessados em previdência privada. Por Hylda Cavalcanti Sindicato Nacional dos Aposentados   Depois de muita confusão, a comissão especial mista que vai apreciar a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, referente à reforma da Previdência, foi instalada nesta quinta (9) e, poucos minutos depois, já deu início aos trabalhos. Os deputados contestaram a forma de indicação do presidente da comissão, questionaram a isenção do relator e a quebra do regimento interno com manobras dos governistas para manter o controle do colegiado. Muitos recursos foram apresentados e ficaram de ser avaliados.  O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) teve 22 votos e presidirá a comissão. Disputaram o cargo com ele Pepe Vargas (PT-RS), que recebeu oito votos, e Major Olímpio (SD-SP),

Espírito Santo passa por vivência 'estranha e assustadora', diz professor

Imagem
SEGURANÇA PÚBLICA "O que tem aqui é a saída da força legal de repressão, a polícia, e um terreno livre para os crimes, alguns praticados até por chamados cidadãos de bem', desarmados, que encontram uma oportunidade" por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  09/02/2017 19h45,  última modificação  09/02/2017 21h23 TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL Pauta dos policiais tem dois pontos principais: anistia para todos e 100% de aumento para a categoria. São Paulo – A grave crise na Segurança Pública do Espírito Santo não pode ser caracterizada ou comparada a uma guerra, como cidadãos desprotegidos tendem a definir, por pânico ou desespero. A capital Vitória e sua região metropolitana, desde que a Polícia Militar entrou em greve no sábado (4), passam por “uma vivência estranha e assustadora” que produz efeitos e reações em cadeia. “As lojas estão fechadas, os ônibus não funcionam, as pessoas não vão trabalhar, as padarias abrem em horários limitados. As pessoas têm med

A polícia de Moraes tratou o hacker de Marcela Temer como criminoso político. Por Joaquim de Carvalho

Imagem
Postado em   09 Feb 2017 por :   Joaquim de Carvalho Marcela Temer O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa de São Paulo, o DHPP, tem uma média baixa de solução para os crimes de morte em São Paulo: três em cada dez assassinatos têm o autor identificado. O Departamento, além de investigar homicídios, procura pessoas desaparecidas e apura crimes de extorsão mediante sequestro. Mas, no ano passado, teve uma atuação rápida e eficiente num inquérito que não é o foco de suas atividades definidas por decreto: crime digital. O motivo é que o crime em questão envolvia Marcela Temer e a ordem para o DHPP resolver o caso partiu do então secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.

Nassif: Xadrez da fórmula Temer-Gilmar para a Lava Jato

Imagem
. por Luis Nassif - no Jornal GGN - 09/02/2017 - 23:49 Peça 1 – a descriminalização do caixa 2 O GGN foi o primeiro órgão de mídia a antecipar a estratégia política em relação a Lava Jato: a separação dos pagamentos em financiamento eleitoral via Caixa 2 e a propina propriamente dita (o pagamento em troca de um retorno objetivo, em geral percentual sobre obras públicas). A estratégia consistiria em descriminalizar o caixa 2 no segundo tempo do jogo. O primeiro tempo foi o da destruição do PT e da destituição da presidente da República. O segundo tempo seria o do PSDB e demais autoridades com prerrogativa de foro.

União da Ilha 1991 9/16- DE BAR EM BAR, DIDI UM POETA

Imagem

Realidade do Brasil pós GOLPE: Sem Polícia nas ruas, Espírito Santo, ES, tem lojas saqueadas

Imagem

(VIDEO)-Mino Carta: "Lula é o líder popular capaz de despertar o povo"

Imagem

Pepe Escobar: Era da ira

Imagem
7/2/2017, Pepe Escobar,  Counterpunch Postado por   Dario Alok   Vez ou outra, depois de (longo) intervalo, surge um livro que rompe a visão de uma época [orig. al.  zeitgeist ], iluminando à volta como um diamante enlouquecido.  Age of Anger  [lit. "era da ira"] , de Pankaj Mishra, autor do também seminal  From the Ruins of Empire  [lit. Das Ruínas do Império], pode perfeitamente ser o mais recente avatar. Pense nesse livro como a mais moderna arma (conceitual) letal, nos corações e mentes de uma Terra Arrasada [ing.  wasteland ] Adolescente cosmopolita sem raízes desesperada para encontrar sua real vocação, enquanto rastejamos pela mais longa – o Pentágono diria: pela infinita guerra– das guerras mundiais: uma guerra civil global (a qual, em meu livro  Globalistan , de 2007, chamei de "Liquid War" ["guerra líquida]).

POVO IGNORA EXTENSÃO DA CRISE MANIPULADA PELOS ENTREGUISTAS

Imagem
. Por JOSÉ CARLOS DE ASSIS - 09/02/2017 A esmagadora maioria da população brasileira não tem a mais remota ideia da profundidade da crise em que nos encontramos. A grande mídia omite a verdadeira natureza dos problemas brasileiros e a mídia alternativa, principalmente na internet, concentra-se num noticiário fragmentado, tendo em vista suas características específicas de comunicação. Nós, analistas, temos de ter a modéstia de reconhecer que, enquanto blogueiros, dificilmente formamos opinião, pois com nossos longos artigos dificilmente fixamos a atenção do leitor.

Aprovação de MP da reforma do ensino médio é golpe contra a juventude

Imagem
FUTURO INCERTO Projeto do governo aprovado pelo Senado sofreu ampla rejeição por estudantes, profissionais de educação, meio acadêmico e pela própria sociedade. MPF considera essa reforma inconstitucional por  Maria Izabel Azevedo Noronha*   publicado  09/02/2017 16h06 DIVULGAÇÃO Notório saber: desregulamentação, institucionalizando o “bico” de profissionais de outras áreas A educação e a juventude brasileiras sofreram mais um duro golpe na noite de ontem (8) com a aprovação pelo Senado Federal da Medida Provisória 746/2016 (Projeto de Lei de Conversão 34/2016) que institui a reforma do ensino médio. O texto segue para sanção do ilegítimo Presidente Michel Temer. Quero aqui expressar algumas breves impressões sobre o texto aprovado, sobre o qual a Apeoesp produzirá uma análise mais profunda.

PML: Temer e a falência múltipla de órgãos

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 09/02/2017 Dia após dia, o simulacro de governo construído em torno de Michel Temer após o golpe parlamentar dá provas de enfrentar uma crise gravíssima que, a falta de nome melhor, podemos definir como falência múltipla de órgãos, que atinge a economia, a política, a vida dos 206 milhões de brasileiros. Do lado de fora, tudo parece bem no organismo. O Congresso aprova medidas que, pelo caráter impopular, seriam impensáveis sob um regime democrático. A mídia amiga garante uma cobertura favorável  num adesismo que cedo ou tarde irá cobrar novos desfalques em sua já minguada credibilidade. O país enfrenta a mais grave depressão econômica de sua história, mas uma oposição desestruturada até agora não teve forças para comandar protestos e mobilizações em defesa dos salários e do emprego -- algo que foi possível fazer, todos irão recordar, mesmo durante o regime militar, nas gloriosas lutas que permitiram o nascimento de um barbudo de voz grossa e discur

VIDEO: Melhor e Mais Justo - Jogo de xadrez em Brasília

Imagem

Janio: O que estourou em Vitória é pedaço de realidade instalada país afora

Imagem
. por Janio de Freitas - na Folha - 09/02/2017 Possível e fácil, a ocorrência em mais umas três capitais de algo como a arruaça em Vitória, e não se poderá contar com solução de razoável racionalidade para conter a conflagração. Será violência contra violência. É essa uma visão pessimista do risco? Sim, para quem supõe que Vitória sucumbiu a motivações suas. Ou, se mais, a problemas do Espírito Santo. Mas o que estourou em Vitória é um pequeno pedaço de uma realidade instalada pelo país afora. Entre os depósitos de explosivos que são hoje tantas cidades brasileiras, Vitória estava até em melhores condições do que Porto Alegre, Rio, Natal, várias outras. O mais inquietante, no entanto, não está nessa realidade tão ameaçadora quanto pouco reconhecida.

STF tem placar apertado para arquivar caso de tentativa de furto de chiclete e desodorante

Imagem
. Postado em  9 de fevereiro de 2017 DCM Do  Justificando : Nesta terça, 07, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal absolveu por apertada maioria – 3×2 – uma mulher acusada por furto simples tentado, ou seja não consumado, de chicletes e desodorantes os quais, somados, totalizavam R$ 42,00. O relator do caso, Ricardo Lewandowski foi um dos que negou o Habeas Corpus impetrado seguido pelo ministro Edson Fachin. O caso trata de Georgina, que entrou em um supermercado em Varginha/MG e colocou na bolsa dois desodorantes e cinco frascos de chiclete de menta. Após sair sem pagar, foi abordada pelos seguranças e presa em flagrante. Curiosamente, a cena se parece muito com uma retratada no filme  Eu, Daniel Blake , que retrata a coadjuvante Katie furtando produtos de higiene de um mercado.

POLÍCIA OCUPA CÂMARA E AMEAÇA PARAR NO DF CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O caos do Espírito Santo, onde a população está presa em casa, com a greve dos policiais civis e militares, pode chegar agora ao Distrito Federal; nesta noite, policiais civis ocuparam a Câmara dos Deputados contra a reforma da Previdência; em meio ao caos na segurança pública, o Brasil não tem ministro da Justiça, uma vez que o atual, Alexandre de Moraes, se dedica a cabalar votos para se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal, onde chega com a missão de estancar a sangria da Lava Jato, protegendo políticos delatados pela Odebrecht, como Michel Temer, seus ministros e vários parlamentares; (vídeo Mídia Ninja)

Kiko Nogueira: O Espírito Santo foi um balão de ensaio da dobradinha PMDB-PSDB.

Imagem
Postado em   08 Feb 2017 por :   Kiko Nogueira Carro baleado em Vitória Até que o caos ficasse impossível de ignorar e explodisse na cara do país, o Espírito Santo era elogiado como um modelo — ao menos pelos suspeitos de sempre. Em março, o economista Marcos Lisboa, presidente do Insper, baluarte do pensamento liberal, afirmou que o estado era “uma referência nacional na gestão pública e, em especial, na política de austeridade fiscal”. “O governador Paulo Hartung assumiu os problemas de frente, foi claro e transparente (…). O Espírito Santo está com as contas em dia. Não foi fácil, mas enfrentou de frente o problema”, falou. Em outubro, o secretário da Fazenda, Paulo Roberto Ferreira, dissertou para um jornal amigo — como, de resto, toda a mídia local — a respeito do “padrão Espírito Santo de administrar”.

Dallari: Indicação de Moraes é para proteger Temer e correligionários

Imagem
Para o professor emérito da USP e jurista Dalmo Dallari, a indicação do ministro da Justiça Alexandre de Moraes para a vaga no Supremo Tribunal Federal, “é absolutamente infeliz”.   Em artigo publicado no  Jornal do Brasil  intitulado "Ministro da Justiça no STF: simulação e parcialidade", Dallari afirma que a indicação “significa entregar um cargo da mais alta Corte do país a alguém que, por uma série de circunstâncias, sabe-se que irá usar o cargo para proteger amigos e correligionários, a partir do Presidente Michel Temer que fez sua indicação”. “Vem muito a propósito assinalar que o próprio indicado, Ministro Alexandre de Moraes, propôs textualmente que se aplicasse a seguinte regra proibitiva: É vedado para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal o acesso daqueles que estiverem no exercício ou tiverem exercido cargo de confiança no Poder Executivo, mandatos eletivos, ou o cargo de Procurador Geral da República durante o mandato do Presidente da República

Contra Donald Trump : A propaganda de guerra. Por Thierry Meyssan

Imagem
Os nossos artigos precedentes sobre o Presidente Trump suscitaram vivas reacções da parte dos nossos leitores. Alguns interrogam-se sobre a ingenuidade de que daria provas Thierry Meyssan apesar das advertências por parte da imprensa internacional e a acumulação de sinais negativos. Eis aqui a sua resposta, fundamentada como sempre. REDE VOLTAIRE  | DAMASCO (SÍRIA)  | 8 DE FEVEREIRO DE 2017 ENGLISH    ESPAÑOL    FRANÇAIS    РУССКИЙ    TÜRKÇE    DEUTSCH    ITALIANO    ΕΛΛΗΝΙΚΆ   Duas semanas após a sua investidura, a imprensa atlantista prossegue a sua obra de desinformação e de agitação contra o novo Presidente norte-americano. Este e os seus colaboradores chegados multiplicam declarações e gestos aparentemente contraditórios, de modo que é difícil de compreender aquilo que se passa em Washington.

Leandro Fortes: Chefe da Quadrilha

Imagem
08.02.2017, Leandro Fortes,  Facebook Postado por  Dario Alok Foi Michel Temer, diz Eduardo Cunha, que comandou as nomeações do bando que estava saqueando a Petrobras. Nem Dilma, nem Lula. Mas Michel Temer, esse que aí está usurpando a Presidência da República. Recorro, então, à sabedoria eterna de Dona Marisa Letícia Lula da Silva, e referendo a recomendação que em tão boa hora ela fez aos paneleiros de verde-e-amarelo: enfiem as panelas no cu. E saiam de mansinho.

Lula Marques: Jair Bolsonaro não teve voto do filho para presidência da Câmara

Imagem
VIOMUNDO -  08 de fevereiro de 2017 às 17h45 . Jair Bolsonaro não teve voto do filho! Lula Marques, no Facebook, sugestão de Luana Tolentino Troca de mensagem entre os deputados Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro mostra que ele não sabia que eleição para presidente da câmara era dia 03 de fevereiro. Jair Bolsonaro era candidato e só teve 4 votos, menos que os votos Brancos. A mensagem:

Paulo Nogueira: Moro talvez não saiba — mas ele já era.

Imagem
Postado em   08 Feb 2017 por :   Paulo Nogueira Seu tempo passou E Sergio Moro e sua Lava Jato vão sendo, aos poucos, descartados pelo grupo que os usou para tirar Dilma do poder. O super-heroi da mídia vai sendo relegado aos rodapés. Notícias desagradáveis para Moro eram suprimidas nas redações. Agora, até as vaias que ele recebeu numa palestra que fez na Universidade Columbia, em Nova York, foram noticiadas. O senador Romero Jucá, numa célebre conversa gravada, disse que era preciso colocar Temer no poder para “estancar a sangria”. A sangria tinha nome e sobrenome: Sérgio Moro e Lava Jato. Tirada Dilma, tudo estaria sob controle da dupla PMDB-PSDB. Não só a presidência — mas o Supremo e, consequentemente, a Lava Jato. A nomeação de Alexandre Moraes para o STF é apenas uma evidência a mais disso.

A obsessão dos políticos por uma salvação coletiva na Lava Jato

Imagem
. Por Andrei Meireles - no site Os Divergentes - fevereiro 7, 2017, 22:45 Os políticos voltaram à cena com o mesmo enredo que tentaram emplacar antes de saírem de férias: evitar um tombo coletivo com as novas revelações da Lava Jato. O problema deles é como fazer isso sem bater de frente com seus próprios eleitores. De novo, tentam fazer todo mundo de bobo. Se exibem em disputas públicas enquanto tramam nos bastidores uma salvação ampla, geral e irrestrita. Nesse jogo, a plateia acompanha entretida disputas entre partidos por cargos da maior relevância, como o de ministro do Supremo Tribunal Federal e o de ministro da Justiça.

Ruben Bauer Naveira: A elite brasileira suicida-se

Imagem
. por Ruben Bauer Naveira - no GGN - 07/02/2017 “ Nós vamos, um dia, amadurecer como povo e realizar nossa potencialidade. E vamos então varrer a canalha ” (Darcy Ribeiro) Essa frase curta, “ a elite brasileira suicida-se ”, contém dois erros. Primeiro: jamais houve elite neste país. O que temos aqui não passa de uma classe dominante que, por preguiça intelectual, volta e meia é chamada de elite – conceito que, em qualquer país, diz respeito a um extrato social que avoca para si a responsabilidade de traçar o destino da sua nação e fazê-lo cumprir. Nunca houve nada assim no Brasil, lugar em que os horizontes da classe dominante não passam da acumulação predatória e do consumo ostentatório.

China se opõe a sanções dos EUA contra o Irã que envolvem empresas chinesas

Imagem
Fonte: Xinhua    07.02.2017 Beijing, 7 fev (Xinhua) -- A China entregou representações aos Estados Unidos sobre as sanções recentes contra o Irã que envolvem empresas e indivíduos chineses, informou na segunda-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang. Os EUA anunciaram na sexta-feira sanções a diversas entidades e indivíduos envolvidos no programa de míssil balístico do Irã e no fornecimento de apoio a uma força militar no Irã, incluindo duas empresas chinesas e três indivíduos, segundo reportagens. "A China sempre se opõe a quaisquer sanções unilaterais, especialmente quando prejudicam os interesses de uma terceira parte", afirmou Lu, acrescentando que tais sanções não são úteis para promover a confiança mútua e resolver questões globais. (Web editor: Juliano Ma, editor)

(VIDEO)-Bob Fernandes/“Estancar a sangria”: Temer escancara, indica Alexandre de Moraes para o Supremo

Imagem

Efeitos da PEC da Previdência: acesso restrito, remuneração menor

Imagem
Dieese lança ainda este mês uma "jornada nacional" de debates para explicar as consequências da PEC 287. "Se não houver disposição de enfrentamento, o risco de retrocesso é real", diz diretor do Diap por  Vitor Nuzzi, da RBA   publicado  07/02/2017 20h28 CC / WIKIMEDIA / BRSA Dificuldade de acesso, com benefícios reduzidos. PEC 287, da Reforma da Previdência, são extremamente prejudiciais aos trabalhadores São Paulo – Entre os prováveis efeitos da reforma da Previdência, estão maior dificuldade de acesso a aposentadorias e benefícios, o que reduzirá o tempo de aposentadoria, além da redução de benefícios, diz a economista do Dieese, Fátima Guerra, citando ainda "estímulos explícitos e implícitos" à previdência privada. Durante seminário promovido pelo instituto e por centrais sindicais, que continua nesta quarta-feira (8), ela apresentou detalhes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, em  nota técnica elaborada pelo Dieese  denom

Cunha dá um nó em Moro. E diz que Temer coordenava nomeações na Petrobras. Veja

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 07/02/2017 . Sei que é um sacrifício acima e além do dever cívico, mas tive a pachorra de assistir o depoimento de Eduardo Cunha a Sérgio Moro, de quase três horas. (aqui, no Estadão) E no final do post coloco o trecho que reputo mais importante, onde ele responsabiliza diretamente Michel Temer pela aprovação dos diretores da Petrobras que seriam os operadores do PMDB na empresa. Antes, descrevo a impressão que me ficou do show de hipocrisia. Impressionante como, apesar do asco que a figura do ex-presidente da Câmara, ele se expressa com muito mais segurança que seu inquisidor, Sérgio Moro, que fica, praticamente, naquilo que está noticiado na mídia. Leia mais >>

Lula pede que STF corrija “erro histórico” e o reconheça como ministro

Imagem
Defesa alega que ex-presidente cumpria requisitos do cargo Decisão de Gilmar Mendes atendeu a pedidos do PSDB e PPS Os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de posse José Cruz / Agência Brasil PODER360 07.fev.2017  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o ministro Gilmar Mendes reveja a decisão que suspendeu sua nomeação como ministro-chefe da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff (PT), em março de 2016. Na petição, a defesa do ex-presidente classifica a decisão como um “erro histórico”. Lembraram que Lula “sequer era indiciado, denunciado ou mesmo réu em ação penal”. Também defendem que preencheria os requisitos ao cargo: “À época dos fatos, preenchia todos os requisitos previstos no Artigo 87 da Constituição Federal para o exercício do cargo de Ministro de Estado, além de estar em pleno exercício de seus direitos políticos”.