Postagens

Mostrando postagens de janeiro 26, 2017

Bob Fernandes: Lamberam Eike. Agora debocham de sua latrina. E temem delação.

Imagem

VIDEO: Na Sala de Visitas com Luis Nassif | Especial Golpe 2016

Imagem
Luis Nassif - GGN - 01/02/2017

Vanessa Grazziotin: Lei de Telecomunicações para sanção é ilegal

Imagem
Portal Vermelho -  1 de fevereiro de 2017 - 15h40   A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) disse nesta quarta-feira (1º/2), em vídeo gravado pela Mídia Ninja, que a decisão do presidente da Mesa do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de remeter no início da noite desta terça, o PLC 79/2016, que altera a Lei Geral de Telecomunicações, para a sanção presidencial é ilegal. Foto: Reprodução/Facebook Senadora Vanessa Grazziotin Por dois motivos: não respeita a decisão do STF sobre o tema e pelo fato de a decisão de não acatar os recursos da oposição, que queria o debate do assunto em plenário, não foi apresentada ao plenário, como manda o regimento. Segundo a denúncia da senadora, o despacho da ministra Cármen Lúcia dizia explicitamente que nenhuma decisão poderia ser adotada pelo Senado antes do final do recesso, sob pena de configurar fraude contra a justiça, passível de responsabilização por quem a conceder. No vídeo, esse trecho do despacho foi lido por Vanessa Grazziotin.

PML: Mistério nos sorteios do STF

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 01/02/2017 O sorteio para escolha do sucessor de Teori Zavaski como relator da Lava Jato pode ser uma boa oportunidade para o STF esclarecer o método empregado para a distribuição de casos na corte. Explico. Não há a menor dúvida de que o sorteio é feito eletronicamente, por um programa de computador, no qual todos os ministros têm chances iguais de serem concorridos. A pergunta é se a escolha é 100% aleatória, como num bilhete de loteria. Ou se entram em conta outros fatores.

Bernardo Mello Franco: “Índio” é um desastre anunciado

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 01/02/2017 . Na sua coluna da Folha,  Bernardo Mello Franco , desenha um retrato do virtual novo presidente do Senado, Eunício Oliveira – o “Indio ” das planilhas da Odebrecht  – com uma clareza que faz antever que, logo, teremos no comando da câmara alta do Parlamento alguém tão questionado e suspeito quanto Renan Calheiros. As empresas de Oliveira, das quais ele diz ter se afastado, mas que continuam sob seu controle, através da Remmo Participações e de seu sobrinho Renato Lopes Augusto, que estão sob suspeita não é de hoje: ele já é acusado de favorecimento desde o “Mensalão do DEM”, que levou o ex-governador do DF, José Roberto Arruda, à cadeia. Em poucas linhas, Mello Franco mostra que Eunício só tem uma coisa a seu favor: a falta de interesse em investigar os seus negócios. Leia mais >>

Helena Chagas: Janot pode botar relator da Lava Jato em saia justa

Imagem
Rodrigo Janot. Foto Orlando Brito por Helena Chagas - no Site Os Divergentes - 01/02/2017 Independentemente do novo relator da Lava Jato, quem está com a faca e o queijo na mão nesta nova fase do processo é o PGR Rodrigo Janot. A bola voltou a rolar em seu campo ontem, quando os mais de 900 depoimento dos 77 executivos da Odebrecht foram entregues a ele e sua equipe, que vão decidir quais dos mencionados ali serão alvos de inquéritos e posteriores denúncias e quais terão seus casos arquivados. Isso, por si só, já é um enorme poder, embora caiba ao novo relator dar seguimento às diligências e ações propostas e, mais adiante, a todo o STF receber e julgar as denúncias. Isso levará um longo tempo.

OS OITO PONTOS QUE AFASTARAM REQUIÃO DA DISPUTA DO SENADO

Imagem
. por José Carlos de Assis - 01/02/2017 Sem muita chance de ganhar a presidência do Senado na disputa com o senador Eunício Oliveira, da chapa oficial, o senador Roberto Requião seria de qualquer modo um adversário moral incômodo numa eleição que poderia ser decidida pela Lava Jato caso o STF tivesse liberado a tempo a lista da delação da Odebrecht. Na ausência disso, Requião preferiu evitar a candidatura em troca de um compromisso de Eunício em torno de oito pontos para efetiva democratização do Congresso.

PT na Câmara define apoio a André Figueiredo (PDT) para presidência da Câmara por unanimidade.

Imagem
. PT na Câmara - 31/01/2017 A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara decidiu, por unanimidade, apoiar a candidatura do deputado André Figueiredo (PDT-CE) para a presidência da Casa. A definição foi anunciada após reunião da bancada, na tarde desta terça-feira (31), em Brasília. A eleição para a escolha do parlamentar que vai comandar a Câmara nos próximos dois anos acontecerá na quinta-feira (2). Para o líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (PT-SP), a decisão representa “um gesto de unidade das forças de oposição, das forças de esquerda na luta por uma Câmara mais democrática”. “Por uma presidência (da Câmara) que respeite o regimento interno, os espaços dos partidos, onde o povo possa vir e ocupar as galerias, porque isso aqui é a Casa do povo”, afirmou.

França: Benoît Hamon, candidato de um PS que faz sonhar

Imagem
Renda mínima, desenvolvimento com respeito à ecologia, legalização da maconha são alguns dos pontos fortes do programa do candidato socialista francês. Leneide Duarte-Plon, de Paris* - na Carta Maior - 31/01/2017 . Fazer o coração da França bater.    Com esse slogan, Benoît Hamon, de 49 anos, foi a surpresa da primária que reuniu 7 políticos de uma aliança de esquerda para designar o candidato socialista à eleição de maio. « Une gauche de gauche », noticiou o « Libération » em primeira página nesta segunda-feira, 30, dando a vitória de Hamon no segundo turno.   Inteligente, claro, didático, Hamon enfrentou ontem o ex-primeiro-ministro Manuel Valls, que defendeu um governo que pecou por suas contradições e suas tentações direitistas. Valls deixara o cargo para concorrer. 

Portugal é dos países onde mais se morre de frio

Imagem
A taxa de mortalidade invernal excessiva em Portugal é quase 28%, que contrasta com a média de 15% registada na maioria dos países europeus. esquerda.net - 31 de Janeiro, 2017 - 20:36h Termómetro exterior, via wikicommons Apesar de Atlântico, Portugal é considerado um país temperado e comparativamente quente. Mas as temperaturas mínimas registadas nas últimas semanas levantaram de novo um problema conhecido: o frio excessivo. A mortalidade invernal excessiva na europa ronda os 15%. No entanto, em Portugal eleva-se quase a 28% segundo um estudo da Universidade de Dublin de 2009. Agora, a Universidade de Oxford apresenta um novo estudo onde apenas Malta apresenta piores resultados que Portugal. O principal motivo é a má construção de casas.  Em Portugal, num artigo publicado na edição portuguesa do Le Monde Diplomatique, o investigador Miguel Heleno considera que "a ineficiência não chega para explicar os graves indicadores de pobreza energetica no país. (...)

Democratas choramingam, mas Trump tem apoio da maioria. Por Heloisa Villela

Imagem
Wall Street chora por Heloisa Villela, de Nova York - no Viomundo - 31/01/2017 Donald Trump está fazendo exatamente o que prometeu e tem o apoio da maioria da população para barrar, nos aeroportos, imigrantes de países de maioria muçulmana. Mesmo que isso signifique bater a porta na cara de refugiados. Aqueles que não têm para onde ir porque seus países foram intensamente bombardeados e destruídos pelos Estados Unidos, com uma contribuição decisiva do Nobel da Paz Barack Obama. Os liberais americanos, que perigo!

Marina Rossi: Caso de manifestantes detidos abre guerra entre Ministério Público de São Paulo e o Federal

Imagem
MP paulista pede que MP federal se afaste das investigações sobre atuação da polícia no dia em que 21 jovens foram detidos em ação que contou com agente do Exército PM atua para dispersar o protesto contra o Governo Temer em São Paulo no dia 4 de setembro de 2016. SEBASTIAO MOREIRA EFE por Marina Rossi - no EL PAÍS - 31/01/2017 Há uma guerra declarada entre o Ministério Público de São Paulo e o Ministério Público Federal. A queda de braço tem como pano de fundo a violência policial em uma manifestação em São Paulo e o caso dos  21 manifestantes que foram detidos  com ajuda de um capitão do Exército supostamente infiltrado entre eles. Ambos os casos ocorreram no domingo, dia 4 de setembro, durante um  protesto contra o presidente Michel Temer  na cidade. O caso rendeu investigações por parte dos dois Ministérios Públicos. Mas, a promotoria paulista entrou com uma representação pedindo que o MPF seja impedido de prosseguir com a investigação sobre  o caso e também sobre o uso d

Cebrapaz rechaça presença militar estadunidense ou entrega da soberania brasileira sobre Alcântara

Imagem
. no ORIENTE mídia - fonte Cebrapaz - 31/01/2017 O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) tem acompanhado, com preocupação, as esparsas notícias sobre negociações secretas conduzidas pelo governo ilegítimo de Michel Temer para o uso da base de Alcântara, no Maranhão, pelos Estados Unidos. Rejeitamos com veemência a eventual presença militar estadunidense no Brasil, a entrega da soberania brasileira sobre a base de Alcântara e seu Centro de Lançamento e o prejuízo à autonomia do programa espacial nacional.

Nassif: Eike, a celebração ritual do linchamento

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 31/01/2017 O linchamento, moral ou físico, é ritual tão antigo quanto a civilização. A crucificação de Cristo foi celebrada. É o momento em que o pequeno pode atingir o grande, em que o anônimo se vinga dos célebres, o medíocre consegue seu momento de destaque. E todos se igualam, se democratizam na forma de manifestação ancestral: o ato de devorar a alma do inimigo, que pode ser qualquer um que as circunstâncias colocam do lado errado da onda. Por isso mesmo, os shows mais estridentes de linchamento são aqueles direcionados contra celebridades, políticos, artistas, empresários, especialmente se acusado de corrupção. É muito mais saboroso do que o linchamento físico de um ladrão anônimo.

André (PDT) atrai o PT contra o "Botafogo"

Imagem
Ciro e André Figueiredo são cearenses e do PDT de Brizola no Conversa Afiada - 31/01/2017 Eleição para a Presidência da Câmara cria uma aliança política inesperada O candidato do "MT" da  lista de alcunhas  da Odebrecht é o "Botafogo", também homenageado na mesma honrosa lista. Para enfrentá-lo, depois de amanha, o PT inesperadamente aderiu à candidatura de André Figueiredo (PDT-CE), que conversou por telefone com o  ansioso blogueiro , no final da tarde dessa terça-feira (31/I): PHA: Eu converso com o deputado André Figueiredo (PDT-CE), que é candidato à presidência da Câmara, e acaba de receber o apoio unânime da bancada do PT. Deputado, o que significa esse apoio unânime da bancada do PT?

Dilma é entrevistada pelo líder do Podemos na Espanha. (VIDEO)

Imagem
Portal Vermelho -  31 de janeiro de 2017 Na última semana, a ex-presidenta Dilma Rousseff esteve em tour pela Europa onde denunciou as razões que levaram ao seu impeachment no Brasil. Em Madri, Dilma foi entrevistada pelo líder do Podemos, o cientista político Pablo Iglesias, que mantém, desde antes da criação do seu partido, um programa de entrevistas semanal conhecido como Otra Vuelta de Tuerka.  Foto: Reprodução Dilma em entrevista na Espanha Na entrevista de cerca de 50 minutos, a presidenta Dilma fala de sua infância, do período de torturas na prisão, da chegada ao poder, das razões que levaram ao impeachment, entre vários assuntos relacionados com a história política do Brasil, da América Latina e do mundo. Dilma Rousseff confirmou que seu pai era comunista e que a partir de seu exemplo sentiu a solidariedade que se deve ter com as pessoas que eram mais frágeis. Sobre o golpe, Dilma falou de seus algozes: “Os perdedores, principalmente o PSDB, que é um partido pret

Cadastro do trabalho escravo 'não tem dono', afirma juiz

Imagem
"LISTA SUJA" Titular da 11ª Vara do Trabalho do Distrito Federal volta a determinar que Ministério publique relação de empregadores. Posição do governo, diz, "não esconde os ventos de um novo viés ideológico" por  Redação RBA   publicado  31/01/2017 18h12,  última modificação  31/01/2017 18h30 SÉRGIO CARVALHO/MTE Trabalho análogo à escravidão: "omissão" na publicação do cadastro esvazia "dia a dia" a política de combate São Paulo – Uma política de Estado, em um Estado democrático de direito, "não tem exclusividade de atuação, nem pode ficar à mercê de ventos ideológicos pessoais ou momentâneos", afirmou em despacho o juiz Rubens Curado Silveira, titular da 11ª Vara do Trabalho do Distrito Federal, ao ratificar, ontem (30), sua determinação de que o Ministério do Trabalho republique, em até 30 dias, a chamada "lista suja" do trabalho escravo. A decisão já havia sido tomada em dezembro, mas foi suspensa no últ

“Temer é um vaidoso e o Senado ignora o Brasil”: Requião, candidato à presidência a Casa, fala ao DCM

Imagem
Postado em   31 Jan 2017 por :   Diario do Centro do Mundo Requião POR ROBERTO DE MARTIN, jornalista, ator, mineiro de Matias Barbosa e pai da Eva. Na semana em que a Câmara e o Senado elegem seus próximos presidentes, o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, busca uma aliança suprapartidária. Ele procurou integrantes da bancada petista para tentar viabilizar uma candidatura ao comando da Casa. As sondagens ocorrem no momento em que os senadores do PT decidiram não apoiar o atual líder Eunício Oliveira, o favorito ao posto. A eleição acontece na quarta-feira, dia 1º. Requião falou ao DCM sobre o PMDB, Temer, FHC, a mídia, Dilma e Lula. O senhor é candidato à presidência do Senado?

PML: Cala a boca já morreu, Cármen Lúcia!

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 31/01/2017 Dezoito meses depois de usar uma expressão da infância de tantos brasileiros ("Cala a boca já morreu"), para justificar a liberação de obras biográficas sem prévia autorização dos envolvidos, Cármen Lúcia decidiu fazer segredo sobre as 77 delações premiadas da Odebrecht. É lamentável para o país e para a democracia.  Não só porque envolve o direito da população ser informada sobre o teor de documentos oficiais, que têm fé pública.

PRESIDENTA DO STF QUER MANTER O CONGRESSO SOB RÉDEA CURTA

Imagem
. por José Carlos de Assis - 31/01/2017 A presidenta do STF, Carmen Lúcia, é uma pessoa muito esperta. Ela quer manter o Congresso Nacional conduzido por rédea curta. Decidiu homologar as delações premiadas preparadas pelo ministro Teori Zavascki mas manteve o sigilo a respeito delas. Assim, qualquer um dos parlamentares apontados nas delações podem, a qualquer momento, se transformarem em réus. Com isso, o Supremo torna-se supremo também das ações legislativas, na medida que muitos parlamentares estão na corda bamba das denúncias.

Movimento dos Atingidos por Barragens presta solidariedade ao presidente Lula e dona Marisa

Imagem
Cerca de 100 pessoas do grupo visitaram Lula e levaram presentes a dona Marisa lula.com.br - Publicado em 30/01/2017 Lula recebe homenagens destinadas a dona Marisa Letícia, na sede de seu instituto, em São Paulo Foto: Ricardo Stuckert Cerca de 100 pessoas participantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estiveram presentes nesta segunda-feira (30) na sede do Instituto Lula, em São Paulo, para prestar solidariedade ao ex-presidente e sua esposa, Marisa Letícia, que se encontra internada no Hospitasl Sírio Libanês, onde se recupera de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Presentes na cidade para participar do 7º Encontro Nacional do MAB, os membros do movimento presenteram o casal Lula da Silva com uma faixa (veja foto), flores, uma carta escrita pelas mulheres do grupo e um tecido bordado artesanal chamado arpileira, feito por mulheres chilenas no período da ditadura militar por que passou o país vizinho na segunda metade do século passado.

Juiz barra venda da petroquímica de Suape e dá aula de economia a Pedro Parente

Imagem
VIOMUNDO -  30 de janeiro de 2017 às 23h55 . Estratégico. E daí? enviado por CarlosC, com Redação A Justiça Federal acaba de barrar mais uma negociata de gestão temerária na Petrobras, proibindo a “venda” (melhor seria chamar doação) das Plantas Industriais de SUAPE e CITEPE, obras do PAC recém inauguradas. Essas unidades industriais estão sendo “vendidas” a preço irrisório e sem licitação. Situadas no Complexo Industrial Portuário de Suape , em Pernambuco, com excelente capacidade de escoamento e recebimento de produtos via marítima e terrestre, a Companhia Petroquímica de Pernambuco, PetroquímicaSuape, e a Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco, Citepe, produzem respectivamente o ácido tereftálico purificado (PTA) e polímeros e filamentos de poliéster e resina para embalagens PET.

Filme: Os Oito Odiados – TARANTINO

Imagem

Carlos Fernandes: O sigilo de Cármem Lúcia e o alívio de Temer são tão cínicos quanto imorais.

Imagem
Postado em   30 Jan 2017 por :   Carlos Fernandes Carmen Lúcia e Michel Temer A quem a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármem Lúcia, pensa estar enganando quando ao passo que homologa as 77 delações da Odebrecht, mantém o seu mais absoluto sigilo? Como já é do conhecimento até do reino mineral, no Brasil do golpe não existe um único ato por parte dos grandes figurões de nossa tragédia democrática que não seja milimetricamente pensado e elaborado para que toda essa farsa seja mantida, quando não da mesma forma, com as oportunas mudanças de cenários que as ocasiões da empreitada assim o exigem. A morte de Teori Zavascki, o relator original da operação Lava Jato, mais do que uma tragédia acidental ou provocada, trouxe um leque de oportunidades na então conjuntura do circo de Curitiba, isso justamente às vésperas do que há muito já é considerada como a delação do fim do mundo.

A Justiça para gregos e troianos

Imagem
. Por ROBSON SÁVIO REIS SOUZA - 30/01/2017 Os fascistas de plantão (na mídia, nas ruas e nas redes) sempre deixam externar, nos seus comentários e suas meias-verdades, que desejam vingança e nunca justiça. Outrora, defendiam a berros, à la merval, a transparência nas divulgações das delações, quando atingiam sobremaneira o PT. Porque não querem justiça e, sim, vingança, agora, dado que a camarilha golpista, que apoiam, está toda atolada no lamaçal da corrupção, a começar pelo presidente, seus ministros e seus apoiadores - inclusos os tucanos bicudos e de alta plumagem -, os fascistas acham "justo" a chefe da suprema corte, em mais uma ação discricionária e digna de repulsa, decretar sigilo nas delações da Odebrecht.

Troca da guarda: uma análise marxista de Donald Trump

Imagem
29/8/2017,  Haneul Na'avi , *   The Duran Qualquer caminhada à toa pelo asilo de doidos mostra que pela fé nada se prova.  — Friedrich Nietzsche Postado por   Dario Alok   A  posse na presidência  do presidente dos EUA Donald J. Trump, dia 20 de janeiro, que acontece no ano do centenário da Revolução de Outubro, acontece depois de um século de crises socioeconômicas que se acrescentaram umas às outras. O presidente Barack Obama que sai e seu governo de ignomínia abriram caminho para que sua antítese polar complementar chegasse à Casa Branca, o que separou os EUA em dois campos distintos. Esses dois campos podem ser designados como  social-chauvinismo  [Lênin,  Estado e Revolução (ER) ] e  social-democracia  respectivamente, e são dois lados da mesma moeda na política burguesa, usados agora para encobrir a realidade do sistema norte-americano altamente disfuncional. Veículos da mídia ocidental, e também  Russia Today , manobram os respectivos lados dessa dicot

Mino Carta: Aonde vamos parar?

Imagem
Editorial por  Mino Carta  — na Carta Capital -  publicado  30/01/2017  Depois de contribuir para o golpe, a Lava Jato provoca a discórdia entre os golpistas e adensa o caos reinante Diego Padgurschi/Folhapress Perdoem se pela terceira vez publicamos esta imagem, mas ela é por demais espantosa O  destino do Brasil depende da  Lava Jato , ao menos de imediato. É dependência pior que incômoda. Ao contrário do que trombeteou a propaganda da  mídia nativa , a República de Curitiba não veio para erradicar a corrupção, e sim para demolir um partido e um setor industrial vital para o País. Projeto bem-sucedido, e a gravidade maior da situação criada está na paralisação de empresas até ontem fundamentais. Em momento algum se cogitou de salvá-las, sem deixar, está claro, de punir os culpados. No Brasil, a corrupção é endêmica. Os governos tornaram-se reféns do poderio das empreiteiras, ao sabor da antiga regra pela qual “é dando que se recebe”, desde o mandato de Jusce

Jeferson Miola: Eleição no Congresso deve esperar abertura das delações da Odebrecht

Imagem
. por Jeferson Miola - 30/01/2017 A homologação dos acordos de delação dos funcionários da Odebrecht pela Presidente do STF é um passo importante para a continuidade da Lava Jato, porém insuficiente para a estabilidade do país. Para que esse que é um dos capítulos mais aguardados da Lava Jato tenha conseqüência efetiva, é necessário que o procurador-geral, Rodrigo Janot, solicite urgentemente – e que o STF autorize também urgentemente – o fim do sigilo de cada uma das 77 delações.

Moon of Alabama: Indignação contra Trump expõe hipocrisia 'líbral'

Imagem
30/1/2017,  Moon of Alabama Postado por   Dario Alok A indignação " líbral " contra as políticas anunciadas por Trump é de certo modo cômica. Claro que as políticas são ruins, são péssimas. Trump é péssimo. Mas Obama também era péssimo, e da Clinton, essa, então, nem se fala: super péssima. Protestar contra as políticas de um, sem ter protestado quando o outro implementou as mesmas políticas que o um implementa hoje, é arrogância, é falsidade, é querer fazer-se passar pelo que não se é. Olhe-se pelo ângulo que for, e as políticas de Trump só fazem ampliar ou, no mínimo, simplesmente repetir, políticas de Obama. Os indignados, militantes dessa indignação mais teatral que se vê hoje na TV, sempre engoliram as mesmas propostas, sem uma palavra de protesto.

Lula desmente Estadão; quadro de Marisa Letícia segue estável

Imagem
30 de janeiro de 2017 - 16h57  O perfil oficial do ex-presidente Lula desmentiu nas redes sociais, nesta segunda-feira (30), as informações de que a ex-primeira-dama dona Marisa Letícia havia sofrido uma parada cardíaca e tivesse tido uma piora em seu quadro clínico. A notícia falsa foi divulgada no fim da manhã desta segunda pela colunista Vera Magalhães, do  Estadão . Lula desmente Estadão O boletim do Hospital Sírio-Libanês, divulgado nesta segunda-feira (30), também contradiz a colunista. Em nota, o hospital afirma que a condição clínica de sua paciente continua estável e que Dona Marisa, de 66 anos, segue sedada com monitorização neurológica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital. Apesar do quadro grave de saúde de sua esposa, fontes próximas ao ex-presidente descrevem que Lula permanece firme, sereno, confiante e agradecido pelas várias mensagens de solidariedade que têm chegado diretamente à família e ao Hospital. 

Dos fins e dos meios do “consulado Temer”, segundo Frias Filho

Imagem
por Sergio Saraiva - janeiro 29, 2017 - Política Otávio Frias Filho justifica Michel Temer: nem virtù, nem fortuna, apenas o meio disponível. O golpe que vivenciamos no Brasil em 2016 tem raízes e motivações mais profundas que o inconformismo de Aécio Neves com a derrota ou o gangsterismo instalado por Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados e Romero Jucá no Senado. Esse pode até ser responsável por Michel Temer ter chegado à presidência, mas não é responsável pelo golpe, apenas percebeu a oportunidade de apoia-lo. O golpe tem raízes nos interesses americanos contrariados pela política externa independente e nacionalista mantida pelos governos de Lula e Dilma; as oportunidades surgidas a partir da descoberta do pré-sal, entre eles. E pelo poder de contraposição geopolítica representado pelos BRICS, sem dúvida.