Postagens

Mostrando postagens de dezembro 24, 2016

Pela primeira vez, Estados Unidos experimentam o golpismo ao estilo latino-americano

Imagem
A CIA, que está se metendo na política doméstica, participa de uma conspiração para negar a decisão constitucional da eleição de Donald Trump. ORIENTE mídia - fonte: Carta Maior - 30/12/2016 Pela primeira vez, Estados Unidos experimentam o golpismo ao estilo latino-americano Entrevista realizada pelo jornalista uruguaio Efraín Chury Iribarne com o sociólogo estadunidense ames James Petras, professor da Universidade de Binghamton (NY) e autor de vários trabalhos sobre questões políticas da América Latina e Oriente Médio, para a Rádio Centenário, do Uruguai. Pergunta:  você sabe que as notícias que difundimos na América Latina são surpreendentes, porque falam de uma alteração nas eleições norte-americanas através da intromissão da Rússia. Como se está vendo isso nos Estados Unidos? Qual é a opinião de Trump? O que dizem os democratas? O que disse Hillary Clinton a respeito?

Paulo Nogueira: Quem acredita que Marcela Temer pode salvar o marido acredita em tudo.

Imagem
Postado em   30 Dec 2016 por :   Paulo Nogueira As pessoas subestimam um problema de Temer. Acham que é pouca coisa, mas não é. Sua incompetência. Ele é incompetente. Se estivesse numa empresa, já teria sido demitido antes da terceira mesóclise. Uma corporação em apuros não se refaz se na presidência estiver um incompetente. Imagine, então, um país. Temer tem uma série infindável de atributos negativos. É medroso. É destituído de carisma. É inconfiável. Mas a característica que realmente o inviabiliza como um presidente respeitável é a incompetência.

"Casamento no Inferno": Grandes construtoras e o Estado brasileiro

Imagem
24/12/2016,  The Real NewsNetwork , Baltimore, EUA  Vídeo  14'43" (ing. e transcrição aqui completada e traduzida) Postado por  Dario Alok A empresa brasileira Odebrecht, gigante de construção mundial, foi recentemente multada em $4,5 bilhões pelo Departamento de Justiça dos EUA. O caso mostra o papel dos nefandos acordos para construção de obras de infraestrutura no crescimento do Brasil ao longo dos últimos 40 anos, diz o professor Rafael Ioris.

Veja usa Marcela para alavancar popularidade de Temer e recebe enxurrada de críticas dos próprios leitores

Imagem
Revista Forum - 30 de dezembro de 2016 . A tentativa da revista Veja de atenuar a rejeição dos brasileiros em relação ao presidente Michel Temer foi por água abaixo. A publicação trouxe na última capa a primeira-dama Marcela e, como de costume, destacou o estereótipo da mulher bonita, discreta e dedicada aos cuidados com a família. A expressão “bela, recatada e do lar”, usada pela revista em outra reportagem sobre a esposa de Temer, gerou críticas à defesa de um padrão de comportamento incompatível com os dias atuais, em que a mulher luta por igualdade entre os gêneros e por espaços antes considerados masculinos.

Happy New Year 2017!

Imagem
Atiqullah Shahid عتیق الله شاهد tlaxcala-int.org

Desemprego alarmante é a maior marca do golpe; Dilma concluiu 2014 com menor índice da história

Imagem
. PT na Câmara - 29/12/2016 Quase no último suspiro de 2016, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga mais um dado que evidencia de maneira clara a aura golpista de Michel Temer e sua turma: o desemprego no trimestre setembro/outubro/novembro atingiu 11,9% - a mais elevada taxa desde o início da série, em 2012. Para quem assaltou o poder sob o argumento de que iria reerguer a economia, equilibrar as contas públicas e combater o desemprego, Temer certamente ficará de recuperação e será reprovado diante de tamanha incapacidade de entregar uma tarefa pronta.

Má notícia para os BRICS: Feroz arrocho neoconservador no Brasil

Imagem
15/12/2016,  Andrew Korybko ,  Katehon , Moscou Postado por   Dario Alok   Michel Temer e sua gangue de usurpadores tentam meter goela abaixo do Parlamento uma lei sem precedentes do mundo, depois de um bem-sucedido ' golpe parlamentar ' contra Dilma Rousseff. Essas  medidas reacionárias  visam a congelar por 20 anos o gasto federal, que só poderá aumentar o equivalente à inflação do ano anterior. Apoiadores da 'ideia' dizem que seria medida necessária, que deveria já estar implantada, para sanar o déficit do Brasil em conta corrente. Os opositores repetem que a nova norma paralisará o desenvolvimento social e engessará a economia. É a questão mais controversa hoje no Brasil, e o Partido dos Trabalhadores, principal partido da oposição, exige que se faça um  referendum  pelo qual o povo decida. A coalizão hoje no governo quer evitar a todo custo a democracia direta e quer que todas as decisões sejam levadas ao Parlamento, onde certamente tudo q o governo usu

Doria declara guerra a camelôs e pichadores. Pessoas em situação de rua têm futuro incerto

Imagem
Ao lançar programa de zeladoria São Paulo Cidade Linda, prefeito eleito disse que ambulantes e pichadores serão tratados "no rigor da lei" por  Rodrigo Gomes, da RBA   publicado  29/12/2016  SUAMY BEYDOUN/AGIF/FOLHAPRESS Doria exaltou programa Cidade Linda como a retomada do orgulho do paulistano sobre a cidade São Paulo – Ignorando os efeitos da crise econômica e o desemprego que afeta parcela significativa da população, o prefeito eleito da capital paulista, João Doria (PSDB), afirmou hoje (29) que os trabalhadores ambulantes que não possuem autorização para atuar nas ruas da cidade  " não serão tolerados "  e que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) será acionada para coibir as atividades dos camelôs. O aviso foi dado durante o lançamento do programa de zeladoria que Doria batizou de São Paulo Cidade Linda, que terá início no dia 2 de janeiro, ao longo da Avenida 9 de Julho, na região centro-oeste do município.

A Casa Branca anunciou a expulsão de 35 diplomatas russos. Eles têm 72 horas para deixar o país.

Imagem
. EUA impõem sanções contra Rússia por supostos ciberataques nas eleições Sputnik Brasil - 29/12/2016 - 17:02 Apesar da falta de evidências para apoiar as alegações de que a Rússia interferiu nas eleições presidenciais dos EUA, a Casa Branca anunciou a imposição de sanções contra Moscou por supostos ciberataques. 

Emir Sader: Só Lula pode comandar a reconstrução do Brasil

Imagem
. por Emir Sader - 29/12/2016 O governo surgido do golpe coloca em prática a mais radical e devastadora destruição do Brasil. Destruição da sua democracia, destruição do seu potencial econômico, destruição das condições sociais de convivência entre interesses distintos, destruição da presença soberana no mundo, destruição do Estado brasileiro e do seu patrimônio, destruição da imagem do Brasil no mundo. Promove assim o maior retrocesso que o país já viveu na sua historia em pouco tempo, sem apoio nem legitimidade da sociedade. É um projeto que já se vislumbrava, quando o programa do golpe reunia todas as piores iniciativas da direita brasileira, rejeitadas pelo voto democrático dos brasileiros, mas que orientou o governo de vingança das elites contra o povo, a democracia e a soberania nacional.

Tijolaço: O Haagen Dazs de Temer para a mídia no reveillon é a cara do dono

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 29/12/2016 . O gasto de  milhão e meio de reais da licitação da despensa do avião presidencial é nada perto do gasto feito hoje pelo Governo Michel Temer com a página inteira que veicula nos grandes jornais do Brasil. Numa avaliação bem modesta, é coisa de  10 vezes mais, a depender de quantos jornais possam ter recebido o mimo, e supondo que metade da verba tenha ido para a trinca  Folha-Estadão-O Globo,  ficando o resto para ser rateado (!!) pelo restante do cardume ávido. É possível que as revistas ganhem também, cada uma, um par de páginas, para ampliar ainda mais aquela  multiplicação em 900%  que se lhes fez das verbas publicitárias desde a chegada de Temer ao Planalto, mas isso não entrou na conta, pelo saudável hábito de não afirmar que vá acontecer o que – ainda – não aconteceu. Leia mais >>

2016 consolidou escalada da narrativa golpista na mídia privada

Imagem
Escrito por:  Elizângela Araújo/Fotos: Jornalistas Livres, Agência Câmara, Contee, CUT e Google Images Em entrevista, cinco dos sete membros da Coordenação Executiva do FNDC falam sobre o papel da mídia privada no golpe e o cerceamento à liberdade de expressão em curso no país Se o golpe que depôs a presidenta eleita Dilma Rousseff trouxe retrocessos para o conjunto da população brasileira, no campo da luta pela democratização da comunicação não foi diferente. A mídia privada, que monopoliza a agenda e o discurso público, foi um dos pilares mais fortes do processo que destituiu o governo democraticamente eleito. A partir dessa ruptura, instalou-se também uma escalada de violações à liberdade de expressão: a classe trabalhadora e os estudantes têm sido violentamente reprimidos pelas polícias militares e até pelo Exército por ousarem denunciar as consequências do golpe. Além da tentativa de calar as vozes dissonantes nas ruas, o golpe também tem promovido perseguição a organizaç

Breve ranking de decisões que (mais) fragilizaram o Direito em 2016

Imagem
Revista Consultor Jurídico, 29 de dezembro de 2016 Por  Lenio Luiz Streck Começo perguntando: O que é o Direito? E respondo: quando cada juiz decide que o Direito é do jeito que ele pensa que é, parece-me que um bom conceito de Direito é o de que, em uma democracia,  o sistema democrático deve oferecer um critério acerca dos sentidos da lei que sejam publicamente acessíveis, para que, de posse deles, possamos cobrar padrões sociais que sejam vinculantes a todos, sem distinção de raça, cor, sexo, poder etc . Isto é: deve existir um padrão decisório. Isso se chama decisão por princípio. O que não deve existir é um decidir por decidir. Não posso correr sozinho e chegar em segundo lugar. O Judiciário deve ter um mínimo de racionalidade. Os sentidos da lei não são secretos. Por isso, as decisões devem ser coerentes e íntegras (o que os tribunais fizeram com o artigo 926 do CPC?). Por exemplo: se o TRF-3 diz — corretamente — em uma decisão que clamor social não é motivo para prisã

2016: Terremoto mundial.

Imagem
  RT en Español

El País: Investigação da chapa Dilma-Temer avança e reaviva debate sobre eleição direta

Imagem
Brasília reforça discussão sobre brecha legal para sucessão de Temer com voto popular antes de 2018 Michel Temer no dia 22, no Palácio da Alvorada.  ANDRESSA ANHOLETE   AFP AFONSO BENITES Brasília  28 DEZ 2016 - 20:51 BRST O avanço nas  investigações contra a chapa Dilma-Temer  reacendeu em Brasília a discussão sobre uma eventual cassação do mandato do presidente no ano que vem e reforçou o papel de protagonista que o Judiciário terá na crise política enfrentada pelo país. Qualquer que seja a decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre a queda ou não de  Michel Temer  (PMDB) da presidência da República, haverá uma enxurrada de recursos judiciais. Possivelmente, o Supremo Tribunal Federal acabará dando a última palavra. O próprio peemedebista já avisou que apresentará todos os questionamentos possíveis, caso seja cassado. Leia mais >>

Pesquisa revela que “ansiedade do fim do ano” afeta 86.4% dos inquiridos

Imagem
Fonte: Diário do Povo Online 28.12.2016 . Com a proximidade do final do ano, grande parte da população chinesa sente um aumento da ansiedade e pressão, um fenómeno conhecido como “ansiedade do fim do ano”. Na semana passada, o China Youth Daily Survey Center inquiriu 2003 pessoas, tendo 86.4% admitido sofrer desse tipo de ansiedade, com 62.9% a afirmarem que o principal motivo é a pressão econômica. Os inquiridos acreditam que a ansiedade seja principalmente causada por fatores como a pressão econômica (62.9%), a pressão laboral (51%) e as relações interpessoais (32.3%). Além destes fatores também se destacaram o desenvolvimento pessoal (31.8%), a vida emocional (24%) e a pressão académica (19.6%).

Thierry Meyssan: Libertar Idlib após Alepo-Leste

Imagem
A libertação de Alepo-Leste marca o fim da tentativa de derrube da República Árabe Síria. Ela só foi possível pela cedência do Catar e a parcial viragem da Turquia. Acontece que uma parte da Síria continua ocupada pelos jiadistas ao serviço da Otan. As próximas vitórias militares e o fim da guerra dependem pois de negociações secretas que acabam de começar com membros da Aliança Atlântica. THIERRY MEYSSAN -REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 28 DE DEZEMBRO DE 2016 FRANÇAIS    ESPAÑOL    ENGLISH    DEUTSCH    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    РУССКИЙ    TÜRKÇE    ITALIANO    عربي   Uma multidão exultante acolhe o Exército Árabe Sírio em Alepo. A libertação de Alepo Oriental pelo Exército Árabe Sírio só foi possível porque actores estrangeiros aceitaram cessar de apoiar aí os jiadistas. A sua retirada não podia ser negociada pela República Árabe Síria, mas unicamente pela Federação da Rússia.

Ex-reitor britânico diz que Dilma confrontou corporações de privilegiados

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 28/12/2016 . Uma carta, publicada pelo jornal inglês  The Guardian,  mostra mais do que páginas e páginas dos jornais brasileiros. Seu autor é Kevin Dunion, ex-reitor da Universidade de  St. Andrews, fundada no século 15, na Escócia, e primeiro Comissário escocês para a Liberdade de Informação. Não parece ser, portanto, um “lulopetista”, expressão idiota criada por idiotas e  repetida por idiotas, cuja capacidade cognitiva é suficiente apenas para acertar o sorvete na testa. Conta, com uma clareza singela, a reação das castas – e o Judiciário é a maior delas – à moralização, com seu moralismo hipócrita e cheio de interesses. Leia só:

Delações de pessoas ligadas à Odebrecht geraram 800 anexos ao processo

Imagem
. Revista  Consultor Jurídico , 28 de dezembro de 2016 A novela das delações da Odebrecht está longe do fim. Um ministro do Supremo Tribunal Federal já fez as contas: as colaborações premiadas de 77 pessoas ligadas à empreiteira geraram 800 anexos ao processo. E, além de políticos e empresários, citam os nomes de membros do Judiciário e de jornalistas. Vale lembrar que o vazamento de um trecho da delação de Cláudio Melo Filho, ex-executivo da Odebrecht, foi o bastante para estremecer o governo, levando o assessor especial do presidente Michel Temer, o advogado José Yunes, a pedir as contas, depois de ser citado pelo delator. Além disso, o trecho da delação publicado pela imprensa também  gerou insegurança  em relação a leis e medidas provisórias aprovadas pelo governo à época — que já  se tornaram alvos de ações  no Supremo.

VIDEO: Escola sem partido, de Gregório Duvivier

Imagem

Com contribuição da mídia Índice de incerteza da economia volta a aumentar

Imagem
Mídia Brasileira, a elite do atraso por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - 28/12/2016 O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) aumentou em dezembro pelo segundo mês seguido. O índice passou de 126,4 em novembro para 136,4 pontos em dezembro. Os dados foram divulgados hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). A alta de 10 pontos levou a que o indicador atingisse o seu maior nível desde julho do ano passado.

Nicolelis: razão humana é afetada pela crise política

Imagem
ENTREVISTA Neurocientista avalia papel do Estado como indutor da ciência, o imperialismo norte-americano na internet e os efeitos do cyber mundo sobre a capacidade de reflexão por  GGN -  na RBA-  publicado  28/12/2016  GGN/REPRODUÇÃO Nicolelis se preocupa com desmonte recente da indústria nacional e critica a desvalorização da Petrobras GGN  -  No início dos anos 2000,  o neurocientista Miguel  Nicolelis foi listado entre os vinte maiores cientistas do mundo, pela revista  Scientific American . O brasileiro foi responsável pela descoberta do sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por sinais cerebrais. Em 2014, a revista  The Verge  (premiada cinco vezes pela International Academy of Digital Arts and Sciences) apontou o achado da equipe de Nicolelis entre os maiores destaques científicos daquele ano, retratando o neurocientista entre as 50 personalidades mundiais.

Zarattini : Descaso de Temer com Forças Armadas é risco à soberania

Imagem
Deputado Carlos Zarattini (SP PT na Câmara - 27/12/2016 O deputado Carlos Zarattini (SP), líder escolhido para comandar a Bancada do PT na Câmara em 2017, faz severa crítica à forma como o governo ilegítimo e sem voto de Michel Temer está lidando com as Forças Armadas, especialmente sobre a oscilação na destinação de recursos para o setor, o que causa impacto na capacidade operacional e de investimento do setor. Em artigo publicado nesta terça-feira (27), no jornal O Globo, ele afirma que “mesmo em cenários de turbulência econômica deve ser permanente a preocupação com a manutenção da soberania nacional da região amazônica, da principal fonte energética, que é o petróleo do pré-sal, e a proteção do território marítimo, conhecida com a Amazônia azul”.

Governo Temer adota medidas para dificultar negros em concursos

Imagem
Portal Vermelho -  27 de dezembro de 2016 O governo ilegítimo de Michel Temer publicou mais uma medida antipovo. Desta vez, a ação atinge em cheio a população negra. Os ministérios do Planejamento e da Justiça anunciaram, em portaria conjunta publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União, que será criado um grupo de trabalho (GT) para verificar a veracidade da autodeclaração de cotistas negros em concursos públicos.   “A medida busca desqualificar as políticas afirmativas e acabar com elas, barrando o ingresso de negros no serviço público”, avalia a presidente da Unegro-DF. Para a presidenta da Unegro do Distrito Federal e secretária de Mulher da Unegro nacional, Santa Alves, a medida sinaliza para o fim das políticas afirmativas. “A medida busca desqualificar as políticas afirmativas e acabar com elas, barrando o ingresso de negros no serviço público”, avalia, afirmando que a desconfiança explicitada na medida governamental é a prova da existência do racismo in

Barack esbofeteia Bibi

Imagem
27/12/2016, Patrick Buchanan,  Buchanan.org Postado por   Dario Alok   Será que o organizador comunitário formado na Faculdade de Direito de Harvard acaba de aplicar uma espécie de resposta sua, pessoal, ao grupo especial de combate do Exército de Israel? Há quem diga que sim: ao se abster de votar naquela resolução do Conselho de Segurança que declara ilegais e inválidos as colônias (ilegais e inválidas) de israelenses em territórios palestinos na Cisjordânia e em Jerusalém Leste, o que enfureceu Bibi, que declarou que  o president Obama "não cuidou de proteger Israel do ataque daquela gangue da ONU e compactuou com ela."

China tem plano ambicioso de construir uma estação espacial tripulada permanente.

Imagem
. Fonte: Xinhua 27.12.2016 Astronautas da Shenzhou-11 recebem medalhas Beijing, 27 dez (Xinhua) -- Dois astronautas da missão espacial tripulada Shenzhou-11 receberam medalhas por seu serviço em missão espacial da China. Jing Haipeng, de 50 anos, comandante da nave espacial Shenzhou-11, foi honrado com uma medalha de alcance aeroespacial de primeira classe, e Chen Dong, 38, foi conferido uma de terceira classe e o título honorário de "astronauta épico".

De volta ao futuro: da URSS ao Século Eurasiano, por Pepe Escobar

Imagem
25/12/2016, Pepe Escobar,  SputnikNews Postado por   Dario Alok   Um quarto de século atrás, na noite de 25/12/1991, a bandeira vermelha foi retirada do mastro na cúpula do Kremlin – e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, URSS, deixou de existir. Pode-se dizer que o evento que o presidente Putin descreveria adiante, em 2005, como "a maior catástrofe geopolítica do século 20" seria também a mais ampla queda de império de toda a história moderna. Muito além dos arquivos históricos do marxismo-leninismo repentinamente sitiados pelos signos do consumo os mais claros e reluzentes, o que aconteceu no plano pessoal humano foi o "drama real" (outra vez, palavras de Putin) de milhões de russos repentinamente despejados da Federação, dispersos entre 12 novas repúblicas espalhadas pela Eurásia. Num  flash  o mundo ficou unipolar; sumiu uma modalidade do autoritarismo para beneficiar outra, apoiada em dois pilares: a OTAN, impulsionada para o pap

Moniz Bandeira: Um país que politiza a Justiça, acabou

Imagem
. por Patricia Faermann - no GGN - 27/12/2016  "Para o mundo, o Brasil está na lata do lixo. Um Executivo desmoralizado, composto por políticos altamente corruptos, um Legislativo quase todo vendido e um Judiciário que politiza suas decisões. E ninguém mais tem ideologia", resumiu Luiz Alberto Moniz Bandeira em entrevista ao  GGN .   Para o cientista político, autor de mais de 20 obras, entre elas "A Segunda Guerra Fria - Geopolítica e dimensão estratégica dos Estados Unidos" (ed. Civilização Brasileira), o "Brasil hoje já não existe para os estrangeiros".

JOSÉ CARLOS DE ASSIS: A CIA NÃO MATARÁ O PAPA FRANCISCO MAS PODE USAR AS MÃOS DE CARDEAIS

Imagem
. por José Carlos de Assis - na Tribuna da Imprensa Sindical - 27/12/2016 A virtual derrota para a Rússia no Leste da Ucrânia, a derrota também para a Rússia em Aleppo, o desastre estratégico representado pelo Brexit na Europa Ocidental e, sobretudo, a vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas são parte de uma cadeia de desastres estratégicos que estão fulminando o esquema de poder global concebido no núcleo neoconservador-neoliberal dos Estados Unidos. Acima disse, paira uma ameaça moral sem paralelo: o Papa Francisco, condenando o capitalismo financeiro com audácia inaudita.

Palavras-chave de 2016: guerra, traição, cinismo, arrogância, ressentimento, fascismo. Por Flávio Aguiar

Imagem
LISTA Fazer balanços do ano é temeridade, como fazer prognósticos. Mas 2016 é especial, o pior, dado o volume de coisas negativas acumuladas. Farei uma tentativa a partir de algumas "tags", locais e globais por  Flávio Aguiar, de Berlim   publicado  27/12/2016 15:44,  última modificação  27/12/2016 16:08 PIXABAY Fascismo Esta é a mais evidente de todas, no Brasil e no mundo. Há um renascimento do tônus fascista, com os autoritários de direita capitalizando o sentimento de frustração e precariedade de muitas parcelas da população que se sente ameaçada por várias razões: a ascensão de classes mais baixas (Brasil), o endividamento e perda de empregos (Estados Unidos, Europa), a presença ameaçadora de estrangeiros “penetras” (Estados Unidos, Europa). Isso leva a um favorecimento de soluções ditatoriais, Estados de exceção, perseguição a “indesejáveis”, sejam eles muçulmanos na Europa, pobres no Brasil, palestinos em Israel, ainda judeus em muitos lugares da E