Postagens

Mostrando postagens de novembro 28, 2016

Atuação dos EUA no golpe que derrubou Dilma não é teoria conspiratória

Imagem
VIOMUNDO -  04 de dezembro de 2016 às 22h41 . Luís Felipe Miguel: “Já daria para desconfiar de um golpe que incluiu, entre suas primeiras medidas, colocar José Serra no Itamaraty” por Luis Felipe Miguel, no Facebook, em 04/12/2016 Até entre as posições mais progressistas, muita gente tem receio de enfatizar a participação dos Estados Unidos no golpe que derrubou a presidente legítima do Brasil.Isto apesar das múltiplas evidências que ligam todos – Michel Temer, José Serra, Sérgio Moro, MBL etc. – a grupos estadunidenses. E apesar do que tem ocorrido nos últimos anos nos outros países da América Latina.

PM diz que 15 mil foram à Paulista. Estadão delira com 600 mil no Rio…

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 04/12/2016 . “A Polícia Militar informa que, aproximadamente, 15 mil pessoas estiveram presentes durante manifestação no horário de maior concentração de pessoas, que foi entre 16h e 16h30. Os organizadores ainda não divulgaram a estimativa.” Os  números são do insuspeito G1  e acho até que pode ter havido mais gente do que este cálculo, talvez 20 ou 30 mil. Não é uma pequena manifestação, é muita gente, mas é muito menor do que tantas que se fizeram ali, contra e a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Mas o “Troféu Viajandão” de hoje vai para os editores do O Estado de São Paulo, que transformam os talvez 10 ou 15 mil manifestantes do Rio de Janeiro em – pasme! –  600 mil pessoas!!!! Será que temos um novo “Verão da Lata” por aqui,  com essa avaliação dos organizadores? Leia mais >>

VIDEO: As "Desmedidas" Contra a Constituição - Coisas Que Você Precisa Saber

Imagem
  Justificando  - 04/12/2016

O permanente ensinamento de Fidel é que tudo pode ser feito, diz Raúl

Imagem
O presidente cubano e irmão de Fidel Castro, Raúl Castro, foi o último a discursar no ato político em homenagem póstuma ao comandante da revolução realizado na noite deste sábado (3) em Santiago de Cuba.  Estúdios Revolução Raúl durante o pronunciamento no último ato de homenagem póstuma a Fidel Além dos moradores de Santiago e das cidades próximas, dezenas de chefes de Estado participaram do ato realizado na cidade natal de Fidel Castro, onde ele foi enterrado, na manhã deste domingo (4) próximo ao libertador José Martí. Do Brasil, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff participaram da solenidade. Leia o discurso de Raúl na íntegra:  Estimados chefes de Estado e de Governo; Personalidades proeminentes que nos acompanham; Compatriotas que estão aqui hoje representando as províncias orientais e Camaguey; Moradores de Santiago de Cuba; Querido povo de Cuba:

Vitória de Bashar al-Assad e Putin em Aleppo pôs o ocidente em surto de pânico

Imagem
03/12/2016, Martin Berger,  New Eastern Outlook ,  NEO Até o final de novembro, União Europeia e Washington só fizeram tentar convencer a comunidade internacional de que nenhum dos lados no conflito sírio seria suficientemente forte para colher vantagem decisiva no campo de batalha. Ao mesmo tempo, círculos políticos ocidentais tomaram todas as medidas possíveis para impedir que Damasco e Moscou intensificassem a ofensiva contra os terroristas do 'Estado Islâmico' na Síria, sobretudo em Aleppo. Para essa finalidade, o secretário de Estado John Kerry aumentou os esforços diplomáticos para obter um acordo com a Rússia, sobre a Síria, antes de o atual governo deixar o posto –, como registra o  Washington Post . Segundo o mesmo jornal, a Secretaria de Estado pouco se incomoda com a chamada "crise humanitária" em Aleppo; o que teme é que o governo assine acordo diferente com Moscou, que, na essência, põe os EUA ao lado de Bashar al-Assad.

Saul Leblon: Quem pode tirar o Brasil do lodo?

Imagem
Não duvide, o resto é espuma tóxica, o que está em jogo é se a democracia é um adereço ou a ferramenta do desenvolvimento Por Saul Leblon - na Carta Maior - 04/12/2016 - 16:46 . A guinada editorial dos últimos dias é tão seca que os leitores e assinantes da mídia conservadora poderiam acionar o Procon por propaganda enganosa. Depois de incentivar as ‘expectativas otimistas dos mercados’ com a promessa de que os rios verteriam leite e fios de mel desceriam das encostas --tão logo o comando da nação retornasse às mãos dos livres mercados-- a emissão conservadora mudou o tom abruptamente para a chave sombria. Não foi isso que se vendeu ao longo de meses de exortação ao golpe.

VIDEO: Eugênio Aragão analisa crise do governo Michel Temer

Imagem
Jornal GGN -  Para discutir o atual cenáro de guerra das instituições brasileiras e os sinais para o fim de um governo de Michel Temer, Luis Nassif entrevista Eugênio Aragão. A entrevista está prevista para a tarde deste domingo (04), e poderá ser acompanhada ao vivo. Professor adjunto da Universidade de Brasília (UNB) e subprocurador-geral da República, foi ministro de Justiça do governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Aragão carrega vasto conhecimento em Direito Internacional, Responsabilidades do Estado e Investigações Penais. É Doutor em Direito pela Ruhr-Universität Bochum (Alemanha) e Mestre em Direito Internacional de Direitos Humanos (Inglaterra).

Janio: A crise brasileira passou de política a institucional, como previsível

Imagem
. por Janio de Freitas - na Folha - 04/12/2016 Sob uma situação de abalos políticos sucessivos, em meio a condições econômicas ruinosas, os países não costumam esperar por eleições ainda distantes para buscar a normalização, encontrem-na ou não. Em política não há regras absolutas, mas há propensões historicamente predominantes. É o caso.

DW: Referendo na Itália pode ser início do fim da zona do euro

Imagem
Mercados financeiros aguardam com apreensão resultado da consulta popular sobre reforma constitucional italiana. Paira a ameaça de um voto de protesto que colocaria em risco a moeda comum europeia. Resultado do referendo pode afetar futuro de Renzi Depois que os britânicos votaram pelo Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), e os americanos elegeram Donald Trump, o referendo na Itália neste domingo (04/12) é visto como um pleito decisivo. Se os italianos votarem pelo "sim", o país pode passar por reformas profundas, acredita o primeiro-ministro Matteo Renzi. Se o "não" vencer, isso pode significar o início do fim da zona do euro. A maioria das pesquisas de opinião aponta para a vitória do "não", ou seja, para a rejeição de uma reforma constitucional, que reduziria o poder e o tamanho do Senado, a câmara alta do Parlamento. Junto a uma modificação da lei eleitoral, que entrou em vigor em meados deste ano, a nova reforma deve facilit

EL PAÍS: Movimentos pelo impeachment convocam primeiro ato nacional da era Temer

Imagem
Lideranças se dividem entre agregar direita e esquerda na pauta contra a corrupção Movimentos de esquerda afirmam que não estarão nas ruas neste domingo Carro do Vem Pra Rua, em ato pelo impeachment no ano passado.  OSWALDO CORNETI   FOTOS PÚBLICAS POR MARINA ROSSI - NO EL PAÍS - 03/12/2016 Os movimentos que foram às ruas  pedir o impeachment  da ex-presidenta  Dilma Rousseff  ao longo de todo o ano passado e parte deste ano estão de volta. Neste domingo, o Vem pra Rua, o Nas Ruas e o Movimento Brasil Livre (MBL) convocaram a primeira manifestação nacional da era Temer. Na pauta, desta vez, estão o apoio à  Lava Jato,  a oposição às dez medidas contra a corrupção tal como foram  aprovadas pela Câmara nesta semana , fim de privilégios como o foro privilegiado para políticos e a rejeição ao  Projeto de Lei de Abuso de Autoridade, em tramitação no Senado . Se antes os grupos olhavam para o Planalto, agora, o foco é o Congresso, o que não livra o novo Governo de ficar em alerta

Lula e Dilma chegam a Cuba para homenagem a Fidel Castro

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff, chegaram ao aeroporto cubano de Santiago de Cuba. Os dois se encontraram com o presidente boliviano Evo Morales e participarão das homenagens póstumas a Fidel Castro, líder da Revolução Cubana, morto na sexta-feira 25 de novembro. Para baixar fotos em alta resolução, visite o álbum da  chegada do ex-presidente a Cuba . Em sua chegada, Lula conversou com jornalistas. Ouça abaixo:

Lava Jato recebe prêmio, e Dallagnol critica aprovação de pacote na Câmara

Imagem
Traidores do Povo Brasileiro Por Folhapress - no Correio do Estado - 03/12/2016 O procurador da República Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Operação Lava Jato, disse neste sábado (3) no Panamá que os deputados federais no Brasil se aproveitaram da tragédia com a Chapecoense para "infligir o mais duro ataque" que a operação já sofreu. Ele e mais onze procuradores de Curitiba (PR) foram ao Panamá para receber neste sábado o prêmio internacional de combate à corrupção concedido pela Transparência Internacional.

Moniz Bandeira: "Moro e Janot atuam com os Estados Unidos contra o Brasil"

Imagem
Cientista político é conhecido por dissecar poderio norte-americano na desestabilização de países "A delação premiada é similar a um método fascista. Isso faz lembrar a Gestapo ou os processos de Moscou, ao tempo de Stálin, com acusações fabricadas pela GPU (serviço secreto)", critica professor Por Eduardo Miranda - no Jornal do Brasil - 03/12/2016 Respeitado pela vasta obra em que disseca o poderio dos Estados Unidos a partir do financiamento de guerras e da desestabilização de países, o cientista político brasileiro Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira afirma, em entrevista ao Jornal do Brasil, que representantes da Lava Jato, como o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o juiz de primeira instância Sérgio Moro, avançam nos prejuízos provocados ao país e à economia nacional. Segundo o professor, os "vínculos notórios" de Moro e Janot com instituições norte-americanas explicam a situação atual das empresas brasileiras.

Síria e Iraque: Entre ‘neoanalistas’ e a mídia-empresa enviesada

Imagem
23/11/2016,  Elijah J. Magnier  (recomendado em  Moon of Alabama ) ORIENTE mídia - 01/12/2016 As guerras na Síria e no Iraque celebraram o desgraçado fim da “imprensa livre e independente” e a ascensão dos “neoanalistas”. Vivem em terras distantes, sem conhecimento direto da guerra, recolhendo ‘informações’ e analisando o colorido saco sem fundo das redes sociais.

Sempre haverá ordem a ser desordenada

Imagem
Galeria/Jorge Alaminos - Tlaxcala .

Autor da "cura gay" pede urgência para projeto contra aborto

Imagem
por  Débora Melo  —na Carta Capial -   publicado  01/12/2016  Pedido foi apresentado um dia após o STF decidir que interrupção da gravidez nos primeiros três meses não é crime Lula Lopes/Câmara dos Deputados Deputado federal e pastor evangélico, João Campos quer urgência para Estatuto do Nascituro O deputado federal e pastor evangélico João Campos (PRB-GO) protocolou, na quarta-feira 30, um requerimento de urgência para a apreciação do  Estatuto do Nascituro , um projeto de lei que privilegia os direitos do feto desde a concepção . O pedido foi feito um dia depois de a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidir que praticar aborto nos três primeiros meses de gestação  não é crime . O entendimento foi firmado no julgamento de um caso específico e, embora outros magistrados não sejam obrigados a seguir a decisão, o resultado é considerado um avanço na discussão sobre a  descriminalização do aborto  no Brasil. Leia mais >>

Fernando Brito: Não acreditou que ia dar em apelos à violência da direita? Então assista…

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 03/12/2016 . Não é falta de aviso. Ontem escrevi aqui que se “Você achava fascistóides as marchas do coxinhas? Espere para ver domingo…”. Hoje, o site Poder 360, do jornalista Fernando Rodrigues mostra um uma edição com trechos de videos recolhidos em “páginas mantidas pelos movimentos anti-Dilma”, segundo o repórter Caio Spechoto. O título, cândido, não revela exatamente o que é: “ Na onda antipolítica, classe média sobe o tom contra Congresso e Michel Temer “, sobre as manifestações de amanhã. É pior: são ameaças e convocações explícitas para “bater nos deputados”, fechar o Congresso e instaurar uma ditadura. Assim, sem meias palavras. Leia mais >>

Temer teve o que mereceu em Chapecó: o desprezo silencioso. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   03 Dec 2016 por :   Paulo Nogueira Ignorado O que é pior: ser vaiado ou desprezado? Ser apupado ou ignorado? Não são questões fáceis estas que devem estar ocorrendo agora a Michel Temer. Para resumir, pode-se dizer que ele teve o que merecia nesta sábado em Chapecó. Depois de uma série de idas e vindas, em que o pânico das vaias falou alto para sua alma medrosa como de hábito, ele decidiu ir ao estádio do Chapecó para as homenagens às vítimas da tragédia. Seu nome foi anunciado. Nenhuma manifestação. Nem vaia, nem aplauso. Foi como se tivessem dado a hora.

Desde 2005 a Vale voltou a ser uma empresa estatal, mas muita gente ainda não sabe disso

Imagem
. Por Cláudio da Costa Oliveira, colunista do Cafezinho - 03/12/2016 Notícia de ontem (02/11) no Blog do Kennedy Alencar alertava: “Padilha quer dar comando da Vale ao PSDB” e dizia: “O ministro Eliseu Padilha da Casa Civil, trabalha para derrubar o atual presidente da Vale, Murilo Ferreira, e indicar um nome avalizado pela cúpula do PSDB, ouvindo com destaque as opiniões do senador Aécio Neves e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. ” Logo depois, neste mesmo dia, veio um desmentido: “Padilha diz que Ferreira pode ser mantido no comando da Vale” e acrescenta: “Ministro afirma que governo busca solução de mercado no devido tempo. ”

Lua Nova do Penar, um dos melhores filmes sobre a ditadura no Brasil

Imagem
Portal Vermelho -  3 de dezembro de 2016   Bem recebido pelo circuito nacional dos festivais de cinema, Lua Nova do Penar, de Leila Jinkings, é lançado agora em DVD para a acolhida daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de apreciar as suas qualidades. Por Vladimir Carvalho* Divulgação Lua nova do penar Calcado em rigorosa pesquisa, este documentário traça, em linhas contundentes, um afetuoso perfil de Hiram de Lima Pereira, militante comunista de forte atuação no Nordeste e em São Paulo como membro do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro. Preso, torturado e morto nos cárceres da ditadura militar, Hiram era uma dessas criaturas humanas dotadas de intenso carisma, mas de uma simplicidade a toda prova, que logo cativava as pessoas e os seus companheiros de luta. Jornalista, poeta e ator teatral, de proverbial alegria de viver, era de fato exemplar por conta da convicção, otimismo e confiança na causa que abraçara. 

Intelectuais e artistas lança observatório da legalidade com Lula

Imagem
Ex-presidente participou do ato no Rio, nesta sexta. Observatório visa acompanhar os processos judiciais e defender Lula da perseguição jurídica lula.com.br - Publicado em 03/12/2016 Foto: Ricardo Stuckert No Rio, grupo de intelectuais e artistas lança observatório da legalidade com Lula O ex-presidente  Luiz Inácio  Lula  da Silva  participou, na noite desta sexta-feira (2), no Rio de Janeiro, do lançamento de um observatório criado para acompanhar os processos judiciais contra ele. A ideia surgiu de um grupo de intelectuais no intuito de acompanhar e defender o ex-presidente do “processo de deslegitimização” do qual é alvo. Segundo o ex-presidente, os processos a que responde são uma tentativa de afastá-lo das eleições de 2018. “Estão criminalizando o PT e já vimos isso no Brasil e no mundo”, declarou.

Na noite de 4.a o país chorava enquanto Temer fazia piadas e fumava um havana

Imagem
. Postado em  3 de dezembro de 2016 às 11:54 am DCM De Bernardo Mello Franco, na  Folha : A noite de quarta-feira, 30 de novembro, foi daquelas que ficarão na memória. Em Medellín, na Colômbia, um estádio lotou sem nenhum time em campo. A torcida estava lá para homenagear as 71 vítimas da queda do avião da Chapecoense, a maior tragédia do esporte brasileiro. A cerimônia emocionou milhões de pessoas nos dois países. Enquanto a multidão chorava, um grupo de 52 pessoas confraternizava animadamente em Brasília. Eram senadores reunidos na casa do líder do PMDB, Eunício Oliveira. No fim da noite, a festa ganhou o reforço do presidente Michel Temer, que distribuiu gracejos e degustou um legítimo havana oferecido pelo anfitrião. O contraste entre lágrimas e charutos resume a distância crescente entre o mundo político e as ruas. O fosso se ampliou nesta semana, quando o Congresso afrontou a sociedade ao aprovar medidas de arrocho e costurar amarras para conter o Ministério Públi

FELIZ A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR. POR SERGIO SARAIVA

Imagem
Quem é ateu e viu milagres como eu, sabe que deuses sem Deus não cessam de brotar. . Por Sergio Saraiva - no blog Consertos Gerais - 02/12/2016 Em um determinado momento de seu artigo na Folha de 27 de novembro de 2016, Renan Calheiros usa a seguinte expressão:  “… é imperioso esclarecer que não se pretende embaçar a Lava Jato, que é sagrada”.  Chamou-me a atenção. Sagrado – adjetivo 1. relativo ou inerente a Deus, a uma divindade, à religião, ao culto ou aos ritos; sacro, santo. 2. que recebeu a consagração, que se sagrou. Realmente, não me parece exagerado dizer que a Operação Lava Jato assumiu em muito e de há muito a condição de um culto religioso.

Mauricio Dias: Onde é a saída?

Imagem
por  Mauricio Dias  —na Carta Capital -   publicado  02/12/2016 09h48 Esta é a solução mais fácil para Temer tentar livrar-se do crime de responsabilidade, por ter pressionado o ministro Calero Apesar da blindagem parlamentar e da boa vontade de certos juízes, só há uma via A   lembrança de um pequeno trocadilho, muito além de deduções políticas complexas ou elementares, é o melhor caminho para Michel Temer livrar-se da tormenta em que se meteu. É tudo muito simples. Basta abrir a porta do Palácio do Planalto e sair.  Temer cometeu crime de responsabilidade, como já foi amplamente falado, por pressionar um ministro, Marcelo Calero, da Cultura, em defesa dos interesses particulares de outro ministro, Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo. Ambos já fora das respectivas funções. Leia mais >>

EL PAÍS: Pai de vítima critica ausência de Temer em velório da Chapecoense

Imagem
Presidente fará parte de cerimônia no aeroporto de Chapecó, mas não está previsto que vá a estádio FELIPE BETIM - Chapecó 3 DEZ 2016 - 00:00 BRST Militares colombianos preparam a partida de caixões das vítimas ao Brasil.  LUIS ACOSTA   AFP O presidente da República, Michel Temer , é esperado neste sábado em Chapecó, em Santa Catarina, apenas para a cerimônia militar que recepcionará, nas primeiras horas da manhã, os corpos dos que perderam a vida no acidente de avião na madrugada da última terça-feira na Colômbia. O mandatário não deverá comparecer no velório coletivo programado para horas depois no gramado da Chapecoense, onde familiares e torcedores homenagearão jogadores e pessoas próximas ao clube vítimas  da tragédia . A assessoria da presidência informou que a presença de Temer criaria problemas para os que querem prestar a última homenagem, mas segundo publicou a  Folha de S. Paulo , o presidente quer dessa forma evitar possíveis vaias e manifestações de grupos anti-

Melhor e Mais Justo: Herança Histórica e Crise

Imagem
TVT - 02/12/2016

Pedro Taques, o procurador que quis se tornar o Catão da República

Imagem
SEX, 02/12/2016 - 21:26 ATUALIZADO EM 02/12/2016 - 21:29 Luis Nassif . Governador do Mato Grosso, Pedro Taques não é apenas mais um governador enredado com denúncias de corrupção. Ex-Procurador da República, sempre foi tratado pela corporação como um símbolo da boa política, da contribuição do Ministério Público à luta pela ética na política. Tanto que, na véspera de deixar o cargo, o Procurador Geral da República Roberto Gurgel tirou da gaveta uma ação contra o presidente do Senado Renan Calheiros, candidato à reeleição, visando beneficiar a candidatura do colega Pedro Taques, então Senador pelo Mato Grosso.

TEMER, O PRESIDENTE QUE NÃO OUSA SAIR NA RUA

Imagem
. Michel Temer é, definitivamente, um presidente acuado, com medo permanente das vaias; desde que assumiu o cargo, ele evita as ruas; quando é inevitável o contato externo, seus assessores tentam engessar a plateia para evitar reações contrárias a ele; a ida de Temer à cidade de Chapecó (SC), para homenagear as famílias das vítimas do acidente com a Chapecoense, é mais uma prova disso; ao invés de ir ao encontro das pessoas, no velório coletivo, Temer decidiu que são as famílias que deverão ir até ele no aeroporto; a posição gerou a reação do pai de um dos jogadores, que definiu como "falta de respeito" a imposição do presidente; a atitude de Temer contrasta com a forma de agir da sua antecessora; em 2013, Dilma Rousseff foi ao velório das vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), cumprimentou familiares e chegou a chorar; o jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept, ironizou o medo do presidente; para ele, a atitude de Temer, além de ser "tão revel

Samuel Guimarães: A contrarreforma de Temer visa tornar o Brasil uma “província” agroindustrial do império norte-americano e das multinacionais

Imagem
VIOMUNDO -  02 de dezembro de 2016 às 22h58 por Samuel Pinheiro Guimarães, na RBA,  02/12/2016  1. De 1500 a 2003, as classes hegemônicas brasileiras, estreitamente vinculadas às classes hegemônicas das metrópoles coloniais, hoje às classes hegemônicas dos Estados Unidos, organizaram a economia, a sociedade, o sistema político e o Estado brasileiros de acordo com seus interesses e em seu benefício. 2. A extrema concentração de riqueza e de renda, a situação de pobreza de grande parte da população, as condições de saúde, alimentação, saneamento, educação, transporte, segurança e cultura da enorme maioria demonstram cabalmente que a organização da sociedade feita pelas classes hegemônicas não beneficiou e não beneficia a esmagadora maioria do povo brasileiro.

Lester Young with the Oscar Peterson Trio

Imagem

Padilha e Moreira receberam repasses da Odebrecht, diz colunista

Imagem
. Do: EXAME.com (...) Em sua delação, o presidente da  Odebrecht  Transport, Paulo Cesena, falou em repasses de dinheiro – em nome do PMDB – a Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil, e a Moreira Franco, Secretário de Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo Temer. Em troca, alguns pleitos da Odebrecht na Secretaria de Aviação Civil seriam atendidos. A informação é da  coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. Procurado por EXAME.com, o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, disse desconhecer o conteúdo da reportagem e, por isso, não comentou.