Postagens

Mostrando postagens de novembro 9, 2016

FOFOCAS, GARGALHADAS, ROMANCE E DIVERSÃO DE MONTÃO: AS ESTRELAS DA MÍDIA ENCONTRAM SEU PRESIDENTE

Imagem
. Por Glenn Greenwald, Thiago Dezan - The Intercept Brasil - 15/11/2016 SEIS JORNALISTAS ENTREVISTARAM o Presidente Michel Temer ontem à noite no programa Roda Viva da TV Cultura. Cinco deles eram estrelas da mídia dominante que incitaram incansavelmente o impeachment da Ex-presidente Dilma Rousseff e, portanto, foram responsáveis pela ascensão de Temer ao poder: O Globo, Folha, Estadão (um representante do jornal e outro do conglomerado do qual o jornal faz parte) e Veja ( cujo representante é também âncora do Roda Viva) . O sexto jornalista faz parte da própria TV Cultura, rede de televisão pública que já foi  vítima de pressões de políticos  de importância como José Serra, o chanceler do governo Temer,  e cuja verba de publicidade foi reduzida pelo governo. A lista de jornalistas escalados para a entrevista foi bizarra, mas previsível. Quando um presidente empossado é entrevistado somente por veículos que defenderam o processo de impeachment que o levou ao poder, é ine

Ministério Público Transformador abre uma fresta para entrada de ar em um ambiente sufocante

Imagem
. por Roberto Tardelli - no site: Justificando - 14/11/2016 Vamos aplaudir o Coletivo MP TRANSFORMADOR, vamos dar boas vindas a esses promotores do Brasil que não se conformam com o raciocínio monolítico e empobrecido que dominou o Ministério Público (MP) brasileiro, com exceções no MPT. O monotemático MP se perdeu por completo e teve seu apogeu na propositura e defesa religiosa desse delírio processual das desmedidas contra a corrupção, que instauraria um estado fascista ente nós e tornaria oficialmente o MP na versão tropicalista da GESTÃO.

Com ajuda de jornalistas, delegados criaram versão do dossiê contra Lava Jato

Imagem
Na contestação à defesa do jornal O Estado de S. Paulo, que processa pela publicação das postagens do Face Book, a delegada Erica deixa claro que o IPL 737 foi aberto para apurar em que condições ocorreu aquela publicação. Depois surgiu a história do dossiê dos dissidentes.  Publicado por Marcelo Auler em 15 de novembro de 2016  Aos poucos os mistérios se revelam, os fatos se clareiam e surgem estranhas notícias como a de jornalistas passando informações internas dos órgãos onde trabalham, para delegados da Operação Lava Jato. Informações que, por sinal, ou não se confirmaram ou foram cabalmente desmentidas pelas suas chefias. São fatos que surgem aos poucos, juntando documentos que só agora chegam ao conhecimento publico. Mas, ainda faltam algumas decisões para que toda a verdade apareça. Quem irá tomá-las? Leia mais >>

Vitória de Trump não foi ideológica: foi brilhante

Imagem
09/11/2016,  Eric Zuesse,   OffGuardian CNN explicou bem  "5 surpreendentes lições da surpreendente vitória de Trump"  e o fracasso histórico da política norte-americana tradicional em ano de eleição presidencial, mas a coisa resume-se a um simples fato:  -- nos estados 'oscilantes', onde a maior parte dos dólares de propaganda e publicidade pró-não-vote foram enterrados, a equipe Trump fez uso da organização do Partido Republicano nas partes da operação da campanha que se beneficiavam daqueles contatos bem estabelecidos e dos bons velhos métodos e técnicas já muito bem testados. Mas só nessas, não em outras partes da campanha que teriam de ser – e foram – aprimoradas, para que funcionassem melhor que em todas as eleições presidenciais em toda a história dos EUA.

Oligarquia paulista, o atraso do Brasil

Imagem
Portal Vermelho -  15 de novembro de 2016   Dos barões do café aos banqueiros e a movimentos com o MBL, elite de SP afirma-se há mais de cem anos como grande entrave à democratização do país. Por João Telésforo   Até mesmo nos meios “progressistas”, nunca faltam aqueles que consideram a sociedade e a política do Nordeste como mais “atrasadas” com relação às do centro-sul, em especial paulistas. Segundo representação predominante, em São Paulo estaria a “modernidade” das práticas econômicas e políticas, enquanto os velhos coronéis e regimes mais exploradores e clientelistas estariam concentrados entre a “baianada” ou os “paraíbas” lá de cima (termos que paulistas e cariocas utilizam pejorativamente para se referirem a nós, nordestinos).

A globalização se esgotou. É hora dos BRICs

Imagem
por Emir Sader - 15/11/2016 . Quando venceu a guerra fria, o bloco ocidental, comandado pelos EUA, anunciou que a história chegava a seu porto final. Haveria acontecimentos, mas nada fora da economia capitalista de mercado e da democracia liberal. Esse era o fim da história. A globalização neoliberal se encarregava de tornar universais esses esquemas econômicos e políticos. A Pax americana se impunha. Mas a passagem de um mundo bipolar a um mundo unipolar, sob hegemonia imperial norteamericana não trouxe nem paz, nem desenvolvimento econômico. Ao contrário, se multiplicaram os focos de guerra e a recessão econômica se globalizou.

Trump e Putin apontam nova era de prosperidade para o mundo, por J. Carlos de Assis

Imagem
. POR JOSÉ CARLOS DE ASSIS - 15/11/2016 Movimento Brasil Agora Trump e Putin apontam nova era de prosperidade para o mundo Se a análise política de fundo vale alguma coisa em confronto com a boçalidade dos comentaristas da tevê Globo e Veja, pode-se concluir que há  grande probabilidade de o governo Trump trazer para o mundo uma era de prosperidade econômica sem paralelo. Não falo da política interna. Sinceramente, ela não me interessa. É que o suposto elemento de regressividade prometida nesse campo pelo novo presidente será contrabalançado, e até anulado, pelo fortíssimo movimento de defesa dos direitos civis norte-americano.    

PML: Paranóia ajuda a criar estado de exceção

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 14/11/2016 Nós sabemos que a criação de um ambiente político de paranoia ajuda criar uma situação favorável a medidas irracionais, sem base na realidade, que só interessam a quem tem o poder de manipular sensibilidades e forjar falsas consciências para atingir objetivos incômodos demais para serem defendidos a luz do dia. No grande clássico da história brasileira, para derrubar João Goulart, presidente que sequer conseguiu dar consequências práticas a seu projeto de Reformas de Base, os adversários que fizeram o golpe de 64 criaram o fantasma da ameaça comunista.

Ao admitir que “Roda Viva” faz “propaganda” dele, Temer deu mais um motivo para não assistir. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   14 Nov 2016 por :   Kiko Nogueira "Obrigado por mais essa PROPAGANDA." – @MichelTemer , em momento de sinceridade absoluta ao jornalista da @TVCultura pic.twitter.com/Z7g6v5m80Q — Eita! 💚💛 (@eita_br) 14 de novembro de 2016 Michel Temer prestou um favor aos brasileiros que estavam em dúvida se deveriam assistir ao Roda Viva com ele. Ele cometeu um ato falho diante do jornalista Willian Corrêa, que entrou ao vivo no Facebook, inexplicavelmente animadíssimo, após a gravação da entrevista. — Presidente, eu sei que deveria pedir permissão para sua assessoria, mas é pra registrar que o senhor é gente como a gente. O que o senhor achou? Nós fomos muito virolentos (sic) ou não? — A virolência (sic) nessas coisas é importante. Eu pude em uma hora e meia dizer o que o governo está fazendo. Cumprimento vocês por mais esta propaganda. Corrêa seguiu adiante, numa boa.

Preparação da libertação de Alepo-Leste

Imagem
REDE VOLTAIRE   | 14 DE NOVEMBRO DE 2016   FRANÇAIS    ESPAÑOL    TÜRKÇE    ITALIANO    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    فارسى    DEUTSCH   Pelo menos 10.000 jiadistas da Al-Qaida, sob o comando do xeque saudita Abdullah al-Muhaysini, ocupam actualmente os bairros de Alepo-Leste. Apoiados pela Coligação Internacional que os apresenta como «revolucionários sírios» ou «rebeldes moderados», estão sitiados pelo Exército Árabe Sírio e o Hezbolla, mas continuavam a ser aprovisionados graças a túneis até à semana passada. Apesar das repetidas tentativas da Rússia de abrir duas vias para permitir que tanto os civis como os combatentes pudessem deixar a cidade, e retirar-se para Idlib, ninguém pôde sair de Alepo-Leste onde reina o terror exercido pelo tribunal islâmico. Os civis que tentaram atingir as áreas governamentais foram abatidos pelos jiadistas.

Urgente: Quem assassina os oficiais da Al-Qaida desde 9 de Novembro?

Imagem
REDE VOLTAIRE   | 14 DE NOVEMBRO DE 2016   FRANÇAIS    ESPAÑOL    TÜRKÇE    ITALIANO    POLSKI    РУССКИЙ    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    فارسى    ENGLISH    DEUTSCH   A pós a derrota de Hillary Clinton nos Estados Unidos, vários oficiais jiadistas foram assassinados não apenas em Alepo-Leste mas também em Idlib e Rakka, assim como no Iraque. De momento, não se sabe, de forma clara, se se trata de acertos de contas entre bandos rivais, ou se a administração Obama está a tentar apagar os traços de seus crimes antes da tomada de posse do presidente Trump. Desde 1978, os Estados Unidos e a Arábia Saudita recrutaram e organizaram jiadistas contra a União Soviética, depois contra a Rússia, em violação da Resolução 2625 e da Carta das Nações Unidas. Durante as guerras do Afeganistão, da Jugoslávia, da Argélia, da Tchechénia, do Iraque, da Líbia e da Síria mais de 1 milhão de pessoas foram mortas pelos jiadistas. Tradução Alva

SANTAYANA: AOS GRINGOS, FILÉ. PARA A PETROBRAS, O OSSO.

Imagem
. por Mauro Santayana - 14/11/2016 (Revista do Brasil) - Entre os aspectos mais perversos da atual retirada nacional, baseada filosófica e administrativamente na diminuição do papel do Estado e das empresas estatais e paraestatais como instrumentos de aumento da competitividade e do desenvolvimento do Brasil em sua natural disputa com  outros países do mesmo porte territorial e demográfico, um dos mais abjetos, pelo cinismo com que tem sido levado a cabo, é o que envolve o acelerado e proposital enfraquecimento, para não dizer descarado desmonte, da Petróleo Brasileiro Sociedade Anônima. A desculpa é sempre a mesma. 

Ministério Público de Minas recebe R$ 1 bilhão em auxílio-moradia

Imagem
. Postado em  14 de novembro de 2016  DCM Do  Estado de Minas: Além do auxílio-moradia pago mensalmente aos promotores e procuradores, no valor de R$ 4.377, alguns integrantes do Ministério Público (MP) mineiro recebem essa verba retroativa ao período compreendido entre setembro de 1994 e fevereiro de 2000, época em que ela era paga aos deputados estaduais, mas não era recebida pelos membros do MP. O valor a ser pago de retroativo, segundo dados de uma auditoria interna feita pelo próprio MP e à qual a reportagem teve acesso, correspondia, em fevereiro deste ano, a quase  R$ 1 bilhão – ou exatos R$ 946.483.179,57. O auxílio aparece descrito nas regulamentações internas do MP como Parcela Autônoma de Equivalência (PAE) e é corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), com incidência de juros de 1% ao mês até agosto de 2001 e de 0,5% a partir de setembro de 2001.

Cómo curar las heridas de la infancia para que no nos amarguen la vida (ENTREVISTA)

Imagem

Estudantes que ocupam escolas chegam a Brasília para encontro nacional

Imagem
MOBILIZADOS Brasil tem 221 universidades ocupadas. Entidades estudantis organizam encontros com especialistas para discutir PEC 55 por  Redação RBA   publicado  14/11/2016  UNE Estudantes do Rio de Janeiro saíram em caravana na noite de ontem (13) rumo ao DF, para encontro nacional São Paulo – Desde a manhã desta segunda-feira (14), dezenas de estudantes que ocupam escolas em diversos estados do pais começaram a chegar em Brasília para um encontro nacional, que será realizado neste feriado da República. O encontro discutirá caminhos do movimento e estratégias de resistência e mobilização contra os impactos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congela os investimentos sociais do governo federal por 20 anos, e a reforma do ensino médio, prevista na Medida Provisória (MP) 746.

Os promotores da Lava Jato querem ser “fora da lei”?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 14/11/2016 . Calma, doutores, eu não os chamei de “foras da lei”, de bandidos. Está no singular, reparem. Disse só o que está em  O Globo , ao noticiar que os procuradores da República da tal Força Tarefa da Lava Jato querem ficar fora da lei que disciplinaria os crimes de abuso de autoridade. Agora ficou mais compreensível o absoluto silêncio com que o ministro  Luis Roberto Barroso respondeu à pergunta da Folha  sobre se “um agente público à frente de uma grande operação não tem  [teria]  responsabilidade redobrada”. Então um promotor pode acusar alguém de um fato gravíssimo, apresentar um  powerpoint  chamando alguém de “chefe da propinocracia”, isso sair como manchete nos jornais, ser exibido nas redes de TV e, não tendo provas para sustentar tais convicções” sair disso só (e se tanto) com um “ aê, foi mal “? Leia mais >>

Neoliberalismo: a história profunda que jaz por trás do triunfo de Donald Trump

Imagem
14/11/2016, George Monbiot,  The Guardian Entreouvido na Vila Vudu: Vamcombiná: quando  até  o Instituto  Millenium  teria de estar criticando a Killary  por ter traído os ideais de Hayek  (é o que se lê no artigo abaixo), mas  até  o Instituto  Millenium  está criticando o adversário da Killary agora eleito, e o de-to-na com o palavrão mais feio que os  Milleniums  conhecem ( " Trump é Lula " )... FRANCAMENTE, tá na cara que alguma coisa está é muuuuuuuuito mal contada, na insuperável burritsia 'analítica' da elite USP-UDN & Estadão [pano rápido] Os eventos que levaram à eleição de Donald Trump começaram na Inglaterra, em 1975. Numa reunião, poucos meses depois de Margaret Thatcher assumir o comando do Partido Conservador, uma de suas companheiras – ou pelo menos é o diz a história – explicava o que, para ela, seria o núcleo dura das crenças do conservadorismo. Mas Thatcher abriu a bolsa, tirou de lá um livro amarfanhado e  bateu com ele na

Gilmar Mendes participará de encontro partidário do MBL

Imagem
Presidente do TSE e ministro da Educação vão ajudar na formulação de estratégias . Jornal do Brasil - 14/11/2016 O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, será a estrela do 2º Congresso Nacional do Movimento Brasil Livre (MBL) entre os dias 19 e 20 de novembro, em São Paulo. O MBL promoveu manifestações autodenominadas apartidárias contra a ex-presidente Dilma Rousseff a partir de 2013, mas agora pretende formar um partido para concorrer nas eleições.

Menção a Toffoli em relatório da PF é "leviana" e "temerária", diz Moro

Imagem
FALTAM PROVAS 14 de novembro de 2016, 17h22 - CONJUR O juiz federal Sergio Moro mandou a Polícia Federal retirar de um relatório menções ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. O nome do ministro está num relatório de investigações sobre José Carlos Bumlai na operação "lava jato". Para Moro, no entanto, a inclusão de Toffoli no relatório é "temerária", segundo informa o jornal  O Estado de S. Paulo . O nome do ministro Dias Toffoli estava na agenda de Maurício Bumlai, investigado pela Polícia Federal Bumlai, empresário e pecuarista, foi condenado e está preso. O suposto envolvimento de Toffoli com ele foi concluído pela PF a partir de uma agenda apreendida na casa do filho de Bumlai da qual constava o nome do ministro, além de outras pessoas ligadas ao PT. A partir dessa agenda, a PF passou a crer que "a família Bumlai" gozava de grande influência no governo durante as gestões petistas. "A influência não era somente em agen

Reunião de Michel, Renan, Maia e Cedraz fecha reação à Lava Jato

Imagem
Presidente do TCU, Aroldo Cedraz Por Helena Chagas - no site Os Divergentes - novembro 14, 2016 Vai além, muito além de uma investida do presidente do Senado para obter o apoio de Michel Temer a suas iniciativas contra os salários do Judiciário e os abusos de autoridade o almoço organizado no sábado por Renan Calheiros. Além dos presidentes da República e do Senado, também estiveram lá os da Câmara, Rodrigo Maia, e do TCU, Aroldo Cedraz, além do ex-presidente José Sarney, do secretário Moreira Franco e do candidato à sucessão de Renan Eunicio  Oliveira. O que se fechou ali foi a reação do establishment político ao tsunami da Lava Jato às vésperas da delação premiada da Odebrecht.

Nassif: O Xadrez da teoria que produziu 12 milhões de desempregados

Imagem
O XADREZ DO GOLPE DOM, 13/11/2016 - 23:51 ATUALIZADO EM 14/11/2016 - 00:01 Luis Nassif . Peça 1 –  do plano Joaquim Levy à PEC 241 Em 2015, mal assumiu o segundo governo, a presidente Dilma Rousseff anunciou o plano Joaquim Levy, um enorme aperto fiscal que, segundo ela, ajudaria a tirar o país rapidamente da crise. Em março daquele ano, baseada nos estudos de Levy, Dilma sustentava que o pior da crise já havia passado. Nem havia começado. Em 2016, Michel Temer e o seu Ministro da Fazenda - e o editorialista da Folha -prometem que, depois da PEC 241 virá o paraíso do crescimento porque, graças aos cortes fiscais, haverá a redução dos juros e a retomada do crescimento. Sem consumo de governo (por conta da PEC 55), sem consumo das famílias (por conta do desemprego) e sem o impulso das exportações (por conta da apreciação cambial), de onde viria o crescimento? Da fé cega e da faca amolada dos cortes. Será um desastre continuado, fazendo a economia regredir u

Vitória de Trump – Revide contra as elites

Imagem
12/11/2016,  Alastair Crooke, *   Consortium News Weimar 2.0? 13/11/2016, Pepe Escobar,  Facebook Só 2017 pode dizer. Escrevo de Paris – dia sombrio, triste, tempo péssimo, com a nação rememorando os ataques de jihadistas nos  boulevards , há um ano. O clima psicológico na Europa está p'rá lá de sombrio. Não consigo tirar Walter Benjamin da cabeça, um dos meus bem-amados mestres. Escreveu passagens esplêndidas sobre o modo como o fascismo converteu política, em estética. Para o fascismo, a experiência estética definitiva é a guerra. Trump pode ser um enigma, mas não quer guerra. Mas está cercado de interesseiros. Mais uma vez: só saberemos se isso é a nova Weimar, em janeiro. Trump não quer guerra, mas o estado profundo quer. Essa, tanto quanto posso ver, será a batalha crucial do governo Trump. Então, aí está:  Brexit , como  sugeri noutro artigo , não foi evento inexplicável, um  flash  na escuridão, mas manifestação de descontentamentos mais amplos e mais profundos na

SANTAYANA: A CABEÇA DO OVO E A PISCINA DO ALVORADA

Imagem
. por Mauro Santayana - 13/11/2016 Surreal e kafquiana, para dizer o mínimo, a nova investigação em curso para saber se a Odebrechet teria "beneficiado" Lula fazendo, de graça, consertos na piscina do Palácio do Alvorada. "Beneficiado", como? Lula, agora, virou dono do Palácio do Alvorada? Se a construtora consertou a piscina do palácio, ótimo. Ela arrumou e valorizou o patrimônio público. Nesse caso, qual foi o prejuízo para o erário?

Será que a Odebrecht pagou o pau-de-arara para Lula vir de Garanhuns?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 13/11/2016 . A Polícia Federal, informa a Folha, investiga se a Odebrecht fez “de favor” uma “reforma” na piscina do Palácio da Alvorada, que, afinal, consistiria na colocação de pedras em volta da piscina do prédio. Tudo, claro, às ocultas, num tempo em que o Alvorada (e sua piscina) eram abertos à visitação pública. Deve ter sido um episódio interessante, que é hilário de imaginar na cabeça da meganhagem transtornada:

Hollywood – oh! tãããããõ democrática – esnoba Trump

Imagem
13/11/2016,  Boulevard Voltaire Hollywood está em surto, tomada pelas paixões, depois da eleição surpresa de Donald Trump. O mundo superficial dos vestidos 'de griffe' e dos risos gravados para repetição infindável divide-se hoje entre prostração e histeria, como o demonstram as reações de algumas 'estrela' que apoiaram apaixonadamente a candidata do Partido Democrata. Celebridades como Michelle Rodríguez, Snoop Dogg e Lady Gaga montaram ao palco para denunciar o resultado da eleição. Alguns foram ainda mais violentos, como Chris Evans, intérprete do Capitão América, que chama de "tirano" o candidato ao qual 59 milhões de norte-americanos – em eleição rigorosamente legal e legítima – deram seu voto. Quanto a Madonna, convoca a "acender novo fogo"; parece que a mensagem já foi ouvida em Portland, onde vândalos 'moderados' incendiaram carros e lojas. Alguns, como Robert De Niro, preferiram pôr água no vinho. De Niro, depois de

Janio: Merece repulsa manobra para eximir donos de empresas por corrupção

Imagem
. Por Jânio de Freitas - na Folha - 13/11/2016 A tensão crescente entre juízes e procuradores, de um lado, e Senado e Câmara de outro, tem quatro fontes, alguma originalidade e nenhuma perspectiva de saída satisfatória para os dois lados. Se essa dificuldade de conciliação pode significar agravamento e alargamento da crise, passando-a de política e econômica para também institucional, é isso mesmo que se deve esperar. E não para futuro distante.

O recall da Lava Jato é culpa de delatores que não falaram do PSDB ou de agentes que não queriam ouvir? Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   13 Nov 2016 por :   Kiko Nogueira Um vídeo recordista de audiência do Porta dos Fundos mostrava uma delação, ou tentativa, em que um empresário é impossibilitado de entregar qualquer coisa que não seja relativa a Lula ou Dilma. Num caso de vida imitando a arte,  o jornal El Pais  conta o seguinte: Delatores que omitiram informações, propositalmente ou não, para a Operação Lava Jato serão convocados a prestar novos depoimentos nas próximas semanas. Entre eles estão representantes das empreiteiras Camargo Correa, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez que deixaram de detalhar supostos esquemas de propina pagos para tocarem obras de responsabilidade dos Governos de São Paulo e de Minas Gerais quando eram administrados pelo PSDB.