Postagens

Mostrando postagens de novembro 4, 2016

Matthew Jamison: O fim do ocidente como o conhecemos

Imagem
10.11.2016 - Matthew Jamison,  Strategic Culture tradução  btpsilveira A chocante, inacreditável, surpreendente eleição de Donald Trump não é apenas um divisor de águas na história dos EUA. Também é o fim de uma era de liderança (norte)americana depois da Segunda Guerra Mundial e marca o início do crepúsculo da liderança global pelos Estados Unidos. As repercussões da eleição presidencial de 2016 serão sentidas por anos a fio e terão profundos efeitos nas políticas globais. A política isolacionista de “primeiro os EUA” de Trump pode levar o país a abdicar e eventualmente perder seu papel como polícia do mundo e o status de superpotência primordial.

The Saker: Trump eleito – riscos e oportunidades

Imagem
09/11/2016, The Saker,  The Vineyard of the Saker Então, aconteceu: Hillary não venceu! Digo nesses termos, em vez de "Trump venceu", porque considero a primeira fórmula ainda mais importante que a segunda. Por quê? Porque não tenho ideia do que Trump fará na sequência. Mas, sim, tenho excelente ideia do que Hillary teria feito: guerra à Rússia. Trump, parece, não fará tal coisa. De fato, foi o que disse especificadamente, no discurso em que assumiu a vitória eleitoral: "Quero dizer à comunidade mundial que, por mais que sempre manteremos os interesses dos EUA em primeiro lugar, negociaremos em termos justos com todos, todos – todos os demais povos e todas as demais nações.  Buscaremos terreno comum, não a hostilidade; parceria, não conflito." A resposta de Putin foi imediata:

TSE marca acareação para explicar cheque de R$ 1 milhão para Temer

Imagem
. Postado em  10 de novembro de 2016 às 4:39 pm DCM Do  Globo : O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima semana uma acareação entre Otávio Marques de Azevedo, ex-presidente da construtora Andrade Gutierrez e um dos delatores da Lava-Jato, e o ex-ministro Edinho Silva, que foi tesoureiro da campanha da ex-presidente Dilma Rousseff em 2014. Os dois foram chamados para explicar a doação de R$ 1 milhão que a empreiteira fez para a campanha. Em depoimento, o empreiteiro disse que o dinheiro foi repassado ao PT. Mas um cheque apresentado pela defesa de Dilma mostra que a quantia teria passado pelo PMDB.

CUT: Vamos cruzar os braços nesta sexta (11)

Imagem
Em todo o país, estados definem calendário para o Dia Nacional de Greve Dia Nacional de Greve será mais um passo na luta contra o golpe aos direitos trabalhistas Escrito por: CUT Nacional • Publicado em: 10/11/2016 Ao menos 19 estados confirmaram manifestações para esta sexta-feira (11), Dia Nacional de Greve e em defesa dos direitos. Nas ruas de todo o país, a classe trabalhadora e movimentos sociais mais uma vez estarão juntos para que nossas conquistas não sejam enterradas por um governo golpista e ilegítimo. Nos locais de trabalho, haverá assembleias, atraso na entrada de turnos e paralisações parciais.

VIDEO: Um Brasil justo pra todos e pra Lula.

Imagem

Caso Vacari/Bancoop : acusação é manchete; absolvição é notinha

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 10/11/2016 . O tesoureiro do PT, João Vaccari, está preso na Lava Jato. É, portanto, um dos condenados do Dr. Moro. João Vaccari foi exposto, durante anos, como beneficiário de fraudes na Cooperativa habitacional dos Bancários. Acusado de falsidade documental, formação de quadrilha e 2.362 vezes por estelionato, além de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, vinha sendo processado há anos.

Petróleo: batendo todos os recordes

Imagem
Um dos principais argumentos apresentados pelos grupos conservadores ao longo do processo do golpeachment referia-se à suposta 'quebra' da Petrobrás. por Paulo Kliass * - na Carta Maior - 10/11/2016 . O governo Temer se propôs como missão estratégica promover o mais amplo desmonte do Estado brasileiro que seja possível realizar no mais curto espaço de tempo. As sucessivas inciativas apresentadas pelas áreas estratégicas de sua equipe ministerial apontam todas para a mesma direção.

Campanha “Por um Brasil Justo pra Todos e pra Lula” é lançada hoje em São Paulo

Imagem
Iniciativa dará início a um amplo movimento pelo país e no exterior contra as perseguições ao ex-presidente Lula e em defesa da democracia.  lula.com.br - 10/11/2016 Foto: Ricardo Stuckert Advogados, juristas, profissionais da área da Cultura, intelectuais, jornalistas, economistas, educadores, estudantes, lideranças de movimentos sociais e sindicalistas se unem para lançar nesta quinta-feira (10), em São Paulo (SP), a campanha “ Por um Brasil Justo pra Todos e pra Lula ”.  A iniciativa, que será lançada às 19h na Casa de Portugal, dará início a um amplo movimento pelo país e no exterior contra as perseguições ao ex-presidente Lula e em defesa da democracia.

Moon of Alabama: Primeira reflexões sobre resultados dessa eleição "não-Hillary"

Imagem
09/11/2016,  Moon of Alabama Eis que acordo e descubro que o mundo mudou. A 3ª Guerra Mundial  foi cancelada . Trump venceu, Clinton reconheceu. O  discurso da vitória do candidato eleito  é justo e de integração do país. Minha obsessão com  "não-Hillary"  para a eleição não estava errada. Quero dizer, foi assim que Trump venceu. Nem tanto por obter votos dirigidos a ele mesmo, mas por votos que arrancou da mais abjeta candidata que os Democratas poderiam ter mandado para a disputa. Não foi "voto branco". Trump saiu-se melhor entre eleitores negros (+5) e latinos (+2), que Romney. O racismo não explica essa diferença. Clinton prometeu mais e mais guerras. Os que teriam de lutar as guerras dela, em campo, com o próprio sangue, rejeitaram a condição de bucha de canhão.

Mico Internacional: Hollande só preparou carta de congratulações para... La Clinton!

Imagem
10/11/2016,  Boulevard Voltaire , Paris Na manhã dessa 4ª-feira de ressaca globalizada,  Lady  Gaga recomendou que os norte-americanos rezem.  Ninguém riu. Talvez Kim Kardashian anuncie que se recolhe aposentada a um monastério, amparada pela irrestrita solidariedade das/dos feministas à moda  La  Clinton. E elas não se fizeram esperar : Eva Longoria, America Ferrera, Beyoncé, Christina Aguilera, Katy Perry, Jamie Lee Curtis, Jennifer Lopez, Snoop Dogg, Bon Jovi  et, bien sûr , Meryl Streep, Magic Johnson e muitos outros e muitas outras... O  show-biz  e Hollywood, os  freaks  e os chapados, e sem esquecer a mídia-empresa comercial, essa, praticamente na totalidade. E a família Obama, que correu o país, nos últimos dias, urrando sua fé inquebrantável na candidata dos Democratas, o que, desse lado francês do Atlântico, foi visto como incongruente. Ok. Essa gente já não tem qualquer importância.

Janio de Freitas: Trump reflete sociedade dividida entre vencedores e vencidos

Imagem
. Por Janio de Freitas - na Folha - 10/11/2016 Donald Trump saiu de junto dos seus cofres fortes para um importante favor ao mundo. Ainda que fosse derrotado, já o teria feito em grande parte, ao menos para quem quer ver o mundo como de fato é. Vitorioso, Trump não é apenas mais um inesperado eleito para presidir a chamada democracia americana: em um século e pouco, é o mais representativo da índole majoritária nos Estados Unidos, da qual veio a comunhão bem sucedida entre o candidato e a maioria eleitoral.

Agora, Serra diz que não teve pesadelo com eleição de Donald Trump

Imagem
Chanceler suaviza declaração contra eleito e diz esperar que o republicano suavize suas propostas POR AFONSO BENITES - NO EL PAÍS - Brasília 9 NOV 2016 - 19:56 BRST O ministro José Serra, nesta quarta-feira. ANDRESSA ANHOLETE AFP Depois de ter  dito em uma entrevista em julho passado que a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos seria um pesadelo,  o ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, amenizou sua declaração e afirmou nesta quarta-feira que o seu pesadelo não se concretizou, porque ele ainda não dormiu. Conhecido por ser notívago, Serra passou a noite acordado acompanhando a apuração das eleições americanas e em contato com o embaixador brasileiro em Washington, Sergio Amaral. “Não foi pesadelo, porque eu passei acordado. A gente só tem pesadelo dormindo. Agora, tendo o resultado da eleição em um sistema democrático, nós vamos olhar o interesse do nosso país. E fazer votos para que ele [Trump] se saia bem e abra posições posi

Campanha defende “um Brasil justo para todos e para Lula”

Imagem
Líderes de movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos progressistas lançam nesta quinta-feira (10), às 19h, uma campanha em defesa da democracia, do Estado de Direito e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o slogan “Por um Brasil justo para todos e para Lula”, a campanha será lançada na Casa de Portugal, centro de São Paulo. Ricardo Stuckert/ Instituto Lula   A organização do movimento divulgou um manifesto, que está circulando para coleta de assinaturas, no qual afirma que o “conjunto de ameaças e retrocessos (ao Estado de Direito) exige uma resposta firme por parte de todos os democratas, acima de posições partidárias”. O evento será o início de um “amplo movimento” pelo país e no exterior, a partir do qual serão organizadas manifestações contra as perseguições a Lula e em defesa da democracia. “O Estado de Direito democrático, consagrado na Constituição de 1988, é a mais importante conquista histórica da sociedade brasileira. Na democracia, o Brasil conhe

Emir Sader: A antiglobalização entre ultradireita e esquerda

Imagem
. por Emir Sader - 09/11/2016 A globalização neoliberal tratou de impor um novo sentido comum no mundo: era impossível se opor à globalização econômica, cada pais tinha que se abrir inequivocamente para o mercado mundial, cada economia tinha que fazer as adequações correspondentes, com o enfraquecimento dos Estados nacionais. Os grandes capitais, por sua vez, tratariam de desterritorializar seus investimentos, na busca das melhores condições de exploração da força de trabalho, dos recursos naturais, assim como do acesso aos novos mercados mundiais. Pretendiam que todos ganhariam, salvo os que tardassem a se render a essa onda supostamente inexorável e avassaladora. Os Tratados de Livre Comercio eram os passaportes para esse imenso mercado mundial, com cada região preparando-se para concorrer com as outras em melhores condições de competição.

A estadista e os golpistas: a reação de Merkel e a da dupla Temer & Serra à vitória de Trump. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   09 Nov 2016 por :   Kiko Nogueira “E se o cara achar que a gente é mexicano, Michel?” Quer saber a diferença entre uma estadista e um político ordinário? Compare as declarações de Angela Merkel às de Temer e Serra a respeito da vitória de Donald Trump. Michel, na quarta à tardinha, veio com suas platitudes, numa mistura de medo e poltronice como só ele é capaz de proporcionar. “Quando alguém assume o poder, o novo presidente terá que levar em conta aspirações de todo o povo”, falou à rádio Itatiaia. “Tenho certeza de que as coisas lá irão muito bem”. Para a Jovem Pan, conseguiu lembrar que “o Brasil só pode tirar o chapéu e cumprimentar”.

A contenção da democracia e o fim do Brasil

Imagem
Presidente interino, Michel Temer, durante sua posse no Senado Federal (Foto: Beto Barata/ PR) . por Cláudia Versiani - no O Cafezinho - 09/11/2016 Consta que o indigenista Noel Nutels, chamado de “o índio cor-de-rosa”, logo após o golpe militar de 1964 perguntou a amigos quanto tempo duraria a ditadura. Depois de ouvir vários palpites, disse: vai durar cem anos. Nutels se referia não à ditadura propriamente dita, mas aos reflexos negativos que a quebra da normalidade democrática acarretaria ao país. E também às consequências do desmonte do que funcionava bem — a educação pública, por exemplo, que, como disse Darcy Ribeiro, deve o mau funcionamento não ao acaso, mas a um projeto.

Em meio à onda conservadora, EUA legalizam a maconha em pelo menos sete estados

Imagem
LIBERALIZANTE Pelo menos sete estados se juntam a outros cinco que já haviam escolhido por legalizar a erva, com destaque para a Califórnia, que votou a favor do uso recreativo e deve influenciar o futuro da discussão por  Redação RBA   publicado  09/11/2016  BRYCE BRADFORD/FLICKR CC Decisão pelo uso recreativo da maconha na Califórnia pode ser o começo do fim da 'guerra às drogas' nos EUA São Paulo – Simultaneamente à escolha para presidente e representes para as casas legislativas, cidadãos norte-americanos também puderam decidiram ontem (8) em plebiscito realizado em nove estados sobre a legalização da maconha. Destes, ao menos sete votaram favoravelmente, seja em relação ao uso recreativo ou medicinal da erva. Se a eleição do magnata Donald Trump à presidência dos EUA representa a chegada ao poder de um conjunto de ideias conservadoras, como a xenofobia, o machismo e o desprezo por pautas relacionadas aos direitos humanos, por outro lado, gozando da aut

Brasil: 13 mil sonegadores devem R$ 900 bilhões à União

Imagem
Portal Vermelho -  9 de novembro de 2016 - 19h31   Segundo a Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN), cerca de 13 mil pessoas físicas e empresas devem quase R$ 900 bilhões em tributos à União. Em audiência na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, realizada nesta quarta (9) por solicitação do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), a representante da PGFN, Anelize Ruas, afirmou que o problema não é só a crise econômica. Muitos devedores simplesmente calculam que é melhor deixar de pagar o imposto e esperar um parcelamento especial. Quanto custa o Brasil?/Facebook   A dívida total é de R$ 1,8 trilhão, sendo que 22,3% são débitos previdenciários e 1,3% do FGTS. “Percebemos que há um aumento da evasão por parte das empresas. Elas fazem a conta de quanto custa pagar o imposto agora e comparam com deixarem para ser cobradas depois”, descreveu. O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), autor do requerimento, avaliou que os dados citados na audiência já justificariam a criação de uma CPI par

PEC 241 é inconstitucional. Assista.

Imagem
TVT - Programa Bom para Todos - 09/11/2016

Rússia, China e Arábia Saudita põem em cheque a hegemonia do dólar

Imagem
Nos últimos meses, os países emergentes tinham vendido um imenso lote de títulos do Tesouro dos EUA, principalmente a Rússia, a China e a Arábia Saudita. Além disso, para se proteger de flutuações violentas do dólar, os bancos centrais de vários países adquiriram grandes quantidades de ouro para diversificar suas reservas de moeda. Em resumo, a ofensiva global contra o dólar explodiu através da venda maciça de dívida dos EUA e, em paralelo, a compra maciça de metais preciosos. POR ARIEL NOYOLA RODRIGUEZ - REDE VOLTAIRE | CIDADE DO MÉXICO (MÉXICO) | 8 DE NOVEMBRO DE 2016 FRANÇAIS    ESPAÑOL    ITALIANO   A supremacia de Washington no sistema financeiro global sofreu um tremendo golpe em agosto: Rússia, China e Arábia Saudita venderam títulos do Tesouro dos EUA estimados em US$ 37,9 bilhões de dólares, de acordo com a última atualização dos dados oficiais publicados há poucos dias [ 1 ]. Do ponto de vista geral, os investimentos globais em dívida do governo dos Estados Unidos

MAKE AMERICA STRONG??

Imagem
Atiqullah Shahid عتیق الله شاهد .

O acerto de contas fascista com a desordem neoliberal. Por Saul Leblon

Imagem
O antídoto no Brasil chama-se frente ampla. O fator Trump sugere que o tempo para organizá-la se estreitou. por Saul Leblon - na Carta Maior - 09/11/2016 . Há menos de cinco meses (23/06), os ingleses decidiram virar as costas à religião dos livres mercados globais.   Escolheram o protecionismo, recheado de uma mal disfarçada xenofobia contra imigrantes, como defesa contra o desemprego e as sombrias perspectivas de futuro na ilha de Thatcher.   Nesta 3ª feira (08/11), foi a vez dos norte-americanos.  

Cheque de Temer desmonta tese e contradiz delator da Andrade Gutierrez

Imagem
A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) documentos que indicam doação de R$ 1 milhão feita pela empreiteira Andrade Gutierrez ao Michel Temer (PMDB), então vice na chapa presidencial.   A prova juntada aos aos da ação movida pelo PSDB, do derrotado Aécio Neves (MG), que pede a cassação da chapa eleita em 2014 sob a acusação de abuso de poder econômico com base nas doações de campanha, derruba a tese de Temer. Ele tenta dividir a ação sob o argumento de que a sua arrecadação de campanha foi feita de forma separada da de Dilma e que, portanto, seu mandato não deveria ser cassado em caso de condenação pelo tribunal. De acordo com reportagem publicada pela Folha de S. Paulo, o montante, registrado na Justiça Eleitoral, seria propina referente a obras do governo federal, segundo o ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo. A defesa de Dilma apontou inconsistências no depoimento de Azevedo, que disse em delação na Operação Lava Ja

Nassif: Xadrez dos ossos no armário de Carmen Lúcia

Imagem
O XADREZ DO GOLPE TER, 08/11/2016 - 20:09 ATUALIZADO EM 08/11/2016 - 21:02 Luis Nassif . Peça 1 – sobre as vulnerabilidades dos magistrados No processo que culminou no afastamento da presidente Dilma Rousseff, foram divulgadas pressões e chantagens sobre Ministros da Corte. Em dois casos, pelo menos, eram denúncias vazias, uma delas de atitude até questionável do ponto de visita ético, mas longe de qualquer tipificação de ilícito. Mesmo assim, os Ministros cederam, mostrando como são vulneráveis a ataques contra a honra, mesmo de embasamento precário. Quando o Ministro acumula uma série de decisões polêmicas, definitivamente ele se torna refém de pessoas – ou instituições – em condições de escandalizar os fatos. O caso Ayres Brito é exemplar. Seu genro foi flagrado oferecendo serviços do sogro para o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz. O episódio ganhou as manchetes. Ayres Brito era cúmplice do genro ou apenas vítima? Pouco importa. No mome

Oliver Stone visita Lula e presta solidariedade ao ex-presidente

Imagem
Admirador assumido de Lula, o cineasta norte-americano prestou solidariedade pela perseguição jurídica que o ex-presidente vem sofrendo. Foto: Ricardo Stuckert lula.com.br - 08/11/2016 O cineasta norte-americano Oliver Stone, vencedor de três Oscars e cinco Globos de Ouro, está no Brasil para o lançamento de seu mais novo filme, Snowden, e fez questão de se encontrar com o ex-presidente Lula, que o recebeu em almoço nesta terça-feira (08).  Admirador assumido de Lula, o norte-americano prestou solidariedade pela perseguição jurídica que o ex-presidente vem sofrendo. Para Stone, o objetivo de atacar Lula ao máximo até o ano de 2018, a fim de destruir sua imagem como político antes das próximas eleições presidenciais.

Paulo Nogueira: A “morte simbólica” de Lula.

Imagem
Postado em   08 Nov 2016 por :   Paulo Nogueira . Numa entrevista ao DCM , o advogado e professor de direito Pedro Serrano disse que o objetivo da perseguição a Lula é promover sua “morte simbólica”. Isso leva a uma questão: qual seria a real situação de Lula nas pesquisas se ele não sofresse os constantes bombardeios que a mídia e a justiça lhe impõem? A cada levantamento, Lula aparece mais distante dos adversários na corrida presidencial para 2018. É quase como se tivéssemos um candidato adulto contra um punhado de candidatos mirins. Aécio? Marina? Alckmin? Serra? Temer? Todos somados parecem não dar um Lula.

CERVERÓ, SUA ADVOGADA E OUTRAS TRÊS TESTEMUNHAS DESMENTEM A DELAÇÃO DE DELCÍDIO DE QUE LULA TERIA AGIDO CONTRA A LAVA JATO

Imagem
Viomundo - 05/11/2016 . Testemunhas dizem desconhecer qualquer ação de Lula contra delação na Lava Jato Nestor Cerveró depõe em processo e afirma que jamais recebeu pressão de Lula para esconder qualquer fato do Lula.com.br, em 08/11/2016 O ex-executivo da Petrobras Nestor Cerveró e sua advogada, Alessi Brandão, afirmaram nesta terça-feira que receberam pressões apenas de Delcidio do Amaral, para que evitassem citar o ex-senador na delação premiada assinada pelo ex-funcionário da estatal. As afirmações foram feitas em audiência realizada em Brasília, no processo penal em que o ex-presidente Lula, entre outros, é acusado por obstrução de Justiça.

Thierry Meyssan: Dois mundos distintos

Imagem
Aquando de uma importantíssima reunião do Conselho de Segurança —passada em silêncio pela imprensa ocidental—, a 28 de Outubro, os Estados Unidos opuseram-se a que a ONU coopere com as organizações regionais compreendendo a Rússia, e de facto a China. Recusando cooperar com outros, e portanto admitir que estes outros sejam parceiros iguais, Washington tomou a via de uma divisão do mundo em duas esferas distintas, e do fim da globalização económica. THIERRY MEYSSAN - REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 8 DE NOVEMBRO DE 2016 DEUTSCH    ENGLISH    ESPAÑOL    فارسى    FRANÇAIS    РУССКИЙ    عربي    TÜRKÇE   Os Estados Unidos recusaram, a 28 de Outubro de 2016, que a Onu coopere com a Organização de Cooperação de Xangai, aqui representada pelo seu secretário- geral, o tajique Rashid Alimov, com a desculpa da presença da Rússia na mesma. A OCS representa mais de 40 % da população mundial. © UN Photo/Evan Schneider Moscovo convocou uma reunião especial do Conselho de Segurança, a 2

Eleições EUA: escolher entre o menos indesejável

Imagem
08/10/2016,  Zhu Dongyang,  Xinhua , Pequim PEQUIM – Nessa 3ª-feira, eleitores norte-americanos, por todo o país, tomam o rumo das cabines eleitorais para eleger novo presidente, frustrados por se verem presos entre os dois candidatos talvez mais unanimemente indesejáveis de toda a história da política eleitoral nos EUA, e postos diante de futuro incerto. O fato de os últimos meses de campanha modelo guerra de lama, com insultos para todos os lados e incontáveis escândalos, estarem chegando ao fim só serve de consolo a poucos, porque tanto a retórica cáustica como as promessas de melhores dias continuarão, mesmo depois da posse de um novo governo. No jogo para conseguir substituir o presidente atual dos EUA Barack Obama, os dois que disputam a Casa Branca foram muito inescrupulosos e incoerentes.