Postagens

Mostrando postagens de outubro 27, 2016

Bob Fernandes/ Muitas "ordens"... E muita coisa fora da ordem...

Imagem

Alexandre Kalil avisa aos Tucanos : O "Príncipe" Aécio Neves vai pra gaiola !!!

Imagem

Nassif: O procurador exibicionista que quer acabar com o ENEM

Imagem
QUA, 02/11/2016 - 22:02 ATUALIZADO EM 02/11/2016 - 22:24 Luis Nassif . Consolidada pela Constituição de 1988, a autonomia funcional do procurador exige dois pressupostos: atuação sóbria e não abusiva do procurador e fiscalização não-corporativa do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), inclusive porque comportamento individual indevido afeta a imagem de toda a corporação. Hoje em dia há dois núcleos ostensivos de desmoralização exibicionista do MPF: o da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de Goiás, Ailton Benedito de Souza ( http://migre.me/vpt8y)  e o procurador regional do Ceará, Oscar Costa Filho.

A cobertura midiática das escolas ocupadas: silêncio e criminalização

Imagem
Jornalismo por Intervozes — na Carta Capital -  publicado  02/11/2016 Como em vários momentos da história, a imprensa, quando não invisibiliza a ação dos estudantes, criminaliza as ocupações e quem luta por direitos Tânia Rêgo/Agência Brasil Antes escassas, agora as reportagens sobre as ocupações seguem sem dar voz aos estudantes. Na foto, o Colégio Pedro II, ocupado desde o dia 31 Por Marina Pita* O silêncio pode dizer mais do que mil palavras. A frase – dessas compartilhadas em grupos de WhatsApp pela manhã – significa muito na atual conjuntura do país. Num contexto de mais de mil escolas ocupadas em todo o Brasil contra a  PEC 241  e a Medida Provisória que reforma o  Ensino Médio , o silêncio da imprensa sobre a  mobilização  dos estudantes é mais um capítulo sombrio do processo pelo qual passa o país, exemplar quando falamos de ausência de diversidade e garantia do acesso à informação no Brasil.

Thierry Meyssan: Os e-mails de Hillary Clinton e da Confraria

Imagem
A investigação do FBI sobre os e-mails privados de Hillary Clinton não diz respeito a uma negligência face às regras de segurança, mas antes a um complô visando destruir qualquer traço da sua correspondência que deveria ter sido arquivada nos servidores do Estado Federal. Poderia incluir trocas de mensagens sobre financiamentos ilegais ou de corrupção, outros sobre laços do casal Clinton com os Irmãos Muçulmanos e os jiadistas. POR THIERRY MEYSSAN - REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 2 DE NOVEMBRO DE 2016 ΕΛΛΗΝΙΚΆ    ENGLISH    ESPAÑOL    FRANÇAIS    TÜRKÇE    РУССКИЙ    DEUTSCH    ITALIANO   Hillary Clinton e a sua chefe de gabinete Huma Abedin. O relançamento da investigação do FBI sobre os e-mails privados de Hillary Clinton não visa mais as questões de segurança, mas, sim trafulhices que poderiam ir até à alta traição. Tecnicamente, em vez de utilizar um servidor seguro do Estado Federal, a Secretária de Estado fez instalar no seu domicílio um servidor privado, de

Obama critica o FBI. Só aqui a polícia não pode ser criticada…

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/11/2016 . O presidente Barack Obama  criticou duramente a direção do FBI , a polícia federal dos EUA, por dar divulgação a simples suspeitas sobre Hillary Clinton ter se valido de e-mails externos ao Governo para tratar de assuntos oficiais e assim ter exposto a segurança de informações sensíveis ao país. “Nós não trabalhamos com informações incompletas”, disse Obama, atacando o comportamento do diretor do FBI, James B. Comey de difundir que o comportamento de Hillary estava sob investigação, embora não se pudesse tirar conclusões sólidas sobre o que ocorreu.

Ex-vice-secretário de Estado Assistente alerta contra golpe de Estado nos EUA comandado pelos Clintons

Imagem
Wikileaks recebeu informações de funcionários do 'estado profundo' dos EUA. 02/11/2016,  Alex Christoforou ,  The Duran , Nicosia, Chipre Steve Pieczenik diz que "a segunda Revolução Americana" está acontecendo neste momento. Estamos assistindo a uma guerra civil, dentro do 'estado profundo' nos EUA? Steve Pieczenik acaba de vir a público, com acusações espantosas de que a máquina dos Clintons está no processo de instigar um golpe, servindo-se da corrupção como meio de pressão.

Acusado de cárcere privado e estupro assume cadeira na Câmara

Imagem
QUA, 02/11/2016 - 16:23 ATUALIZADO EM 02/11/2016 - 16:26 Osmar Bertoldi vira deputado no lugar da vaga do ministro da Saúde e ganha foro privilegiado     Jornal GGN -  O parlamentar do DEM, Osmar Bertoldi, acusado de cárcere privado, estupro e lesão corporal grave foi solto na última quinta-feira (27/10) após passar oito meses na prisão. Menos de uma semana depois de voltar à liberdade, o paranaense assumiu o mandato de deputado federal pelo DEM do Paraná, na vaga de Ricardo Barros (PP-PR), atual ministro da Saúde de Temer, de quem era suplente.    A vítima que o levou à cadeia é a ex-noiva Tatiane Bittencourt que foi agredida por desistir do casamento com Bertoldi. Antes de ser preso, em 24 de fevereiro, o ex-vereador e ex-deputado estadual do Paraná chegou a ficar foragido.

Estudantes e consórcio firmam acordo para realizar Enem sem pôr fim a ocupações

Imagem
MINAS GERAIS Termo de compromisso assinado ontem (1º) prevê a manutenção das provas no próximo fim de semana. Negociação foi mediada pelo Ministério Público de Minas Gerais por  Leo Rodrigues, da Agência Brasil   publicado  02/11/2016  UARLEN VALERIO/O TEMPO/FOLHAPRESS Escola Estadual Milton Campos, em BH: signatários assumiram compromisso de viabilizar a realização das provas Belo Horizonte – Um grupo de estudantes mineiros e representantes do consórcio responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Minas Gerais e das secretarias de Educação e de Segurança de Minas Gerais se reuniram ontem (1) no fim do dia e firmaram um termo de compromisso para manter a realização das provas no estado. A decisão final, porém, caberá ao Ministério da Educação (MEC) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

SANTAYANA: E SEGUE A MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA

Imagem
. por Mauro Santayana - 02/11/2016 Parte da imprensa festeja, como se fosse grande coisa, a tal arrecadação, via repatriação, pelo governo federal, de 50 bilhões de reais.  Vamos por os pingos nos is. Para um PIB de 5.9 trilhões de reais, em 2015, trata-se de um número irrisório, que não chega a 0,01% do Produto  Interno Bruto. 

Miro: Crise e concorrência, o pavor dos jornalões

Imagem
Portal Vermelho - 02/11/2016 A mídia privada adora bravatear sobre as maravilhas da livre iniciativa, mas morre de medo da concorrência. Na semana passada, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADIN) para que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirme que sites e portais noticiosos estão sujeitos à lei que limita a participação de capital estrangeiro no setor jornalístico. Por Altamiro Borges OxDoPoema  Este cenário ajuda a explicar porque os donos dos jornalões foram tão afoitos na militância favorável ao “golpe dos corruptos”. Eles contam com o covil golpista de Michel Temer para socorrê-los neste momento de desespero. Na era da internet, o temor dos barões da mídia é com o crescimento do acesso aos veículos internacionais – talvez em função de perda de credibilidade e de qualidade dos jornalões nativos. Na ação, a ANJ deixa explícito que deseja impor alguma forma de censura aos sites estrangeiros: "Admitir q

Emanuel Cancella: Precisamos desmistificar a máxima de que a esquerda só se une na cadeia

Imagem
VIOMUNDO - 02 de novembro de 2016 . O petista Lula e o pedetista Brizola, candidatos a presidente e vice na mesma chapa, durante a campanha eleitoral  de 1998. Foto: Memorial da Democracia O esquerdismo derrotou a esquerda nas eleições municipais por Emanuel Cancella, em seu blog A esquerda foi a grande derrotada nas eleições municipais de 2016. PT, PSOL, PCO, PC do B e PCB encolheram. O que faz parte do processo democrático. Eu particularmente votei no Rio, no primeiro turno, em Jandira, e, no segundo turno, em Marcelo Freixo. Freixo, entre outros companheiros do PSOL, faz parte da reserva moral do nosso parlamento.

Boaventura Santos: "O que mais custa aceitar é a participação do Judiciário no golpe"

Imagem
Entrevista - Boaventura Santos por  Miguel Martins  — na Carta Capital -  publicado  02/11/2016 00h02,  última modificação  02/11/2016 11h54 O sociólogo português Boaventura Santos faz uma radiografia da crise política brasileira e pede à esquerda nativa para abrir mão das diferenças Gustavo Lopes Pereira "O sistema judicial deve uma resposta à sociedade brasileira", diz Boaventura Desatados os laços coloniais, a proximidade entre Brasil e Portugal se estende para além das velhas rotas do Atlântico. Nas antigas colônia e metrópole, as trajetórias republicanas são navegadas sob tempestades que carregam ensinamentos para as duas costas do oceano. A  onda neoliberal  que atinge hoje o Brasil por meio do governo de Michel Temer chegou como um tsunami em 2011 às terras lusitanas.  Passos Coelho , então primeiro-ministro, tentou aprofundar as políticas de ajuste estrutural exigidas pelo  Fundo Monetário Internacional , o Banco Central Europeu e a  Comissão Europe

Brito: Os mortos, os vivos e os mortos-vivos

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/11/2016 . Só os homens e mulheres  que se dedicam aos seus sobrevivem à morte. Comece onde sua memória alcance e verá que é assim. Para o resto, “sic transit gloria mundi” e um nome de rua. Ah, sim, também uma herança a ser dissipada em vidas inúteis… Como não vou descer ao meu tempo mental, fico nos exemplos que testemunhei. Nasci quatro anos após a morte de Getúlio e, já na adolescência descobri que ele estava vivo.

Na Opep, Brasil se opõe a cortes de produção de petróleo

Imagem
Portal Vermelho - 01/11/2016 Em reunião com membros e não membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) realizado no final de semana, o Brasil se posicionou contra um corte na produção de petróleo. Foto: Reuters   O corte na oferta serviria para aumentar os preços globais do petróleo. Márcio Félix, secretário de Petróleo do Ministério de Minas e Energia e representante do país no encontro, não vê como a redução da oferta resolveria a questão dos baixos preços do petróleo. Em setembro, a Opep fez um acordo para reduzir a produção para uma faixa entre 32,5 milhões e 33 milhões de barris por dia, para aumentar os preços globais. A organização procura apoio de outros países para que alguns produtores não tomem o mercado daqueles que decidirem reduzir a produção. Outros países não membros da Opep que estiveram na reunião foram a Rússia, México, Azerbaijão, Cazaquistão e Oman. A Opep deve fazer uma nova reunião com outros países no próxima dia 25, antes da reuni

Nos Estados Unidos, muitas coisas ainda são brancas e negras.

Imagem
Meio século após o fim da segregação racial, as disparidades econômicas continuam separando as raças A manifestante Ieshia Evans, detida em julho em Baton Rouge (Luisiana) JONATHAN BACHMAN REUTERS / CORDON PRESS Por AMANDA MARS - no EL PAÍS - Newark (Nova Jersey) 1 NOV 2016 - 18:43 BRST Já não há nenhuma lei separando os afro-americanos dos brancos, e agora a diferença econômica separa os negros dos latino-americanos. Os que têm condições financeiras deixam as cidades segregadas, e a queda de receita fiscal deteriora as comunidades. Em lugares como Nova Jersey, fala-se em “apartheid” escolar. Em Newark, no ano passado soube-se que a água dos colégios públicos continha chumbo. A raça dominante é a verde, a cor dos dólares. Na avenida Sussex, em Newark (Nova Jersey), veem-se poucos sinais de vida. Seja numa sexta-feira, num domingo ou numa segunda. Nem lojas abertas, nem gente nas ruas ou nessas casas humildes. O silêncio é ensurdecedor, só interrompido pela chegada das

Moscou explica as diferenças entre Mossul e Aleppo para os EUA

Imagem
. Sputnik News - 01/11/2016 O Ministério da Defesa da Rússia comentou nesta terça-feira (1) as declarações do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, John Kirby, sobre as diferenças fundamentais entre as operações militares nas cidades de Mossul, no Iraque, e Aleppo, na Síria, ambras ocupadas pelo grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico). "Diferenças drásticas entre a situação na cidade síria de Aleppo e a ofensiva contra a cidade iraquiana de Mossul realmente existem. E nós estamos dispostos a expô-las de forma concreta ao almirante John Kirby" – disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo major-general Igor Konashenkov. Leia mais >>

Guinada conservadora: o que fazer com os filhos da esperança? Por Saul Leblon

Imagem
O golpe rebaixou por decreto o horizonte da geração nascida nos anos 2000, os filhos do pré-sal, filhos de uma certeza subversiva. por: Saul Leblon - na Carta Maior - 01/11/2016 . A emissão conservadora se espoja no revés progressista, como se a urna de 2016 fosse a prefiguração automática de 2018.   Desse ângulo da arquibancada ideológica o tucano Geraldo Alckmin é aclamado ‘o’ presidenciável campeão.   Credencia-o, diz a ‘crônica uniformizada’, o espraiamento do PSDB no país, mas sobretudo no estado onde o partido já é governo há um quarto de século.   Ter São Paulo é um trampolim eleitoral respeitável.

A sete chaves: Moro nega acesso à lista da Odebrecht ao MP do Rio

Imagem
A seletividade das investigações da Lava Jato ganhou mais um elemento. Enquanto as "investigações" tratavam de pessoas ligadas ao PT, o vazamento de informações era quase que diário. Segundo o próprio ex-presidente Lula, as "denúncias" rederam mais de 14 horas de noticiário no Jornal Nacional para para falar dele. Agora, o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, guarda a sete chaves as informações obtidas pela lista da Odebrecht.   Moro negou o compartilhamento de provas com o Ministério Público do Rio de Janeiro das informações relacionadas ao suposto departamento de propina da Odebrecht. Na decisão proferida em 28 de outubro, o magistrado disse que a Polícia Federal (PF), em Curitiba, ainda examina o material. A solicitação do Ministério Público do Rio de Janeiro foi para utilizar as provas para instruir 16 procedimentos, entre as quais investigações relacionadas ao Parque Olímpico, Maracanã, Linha 4 do metrô e rede de esgoto.

Quando a PM é mais civilizada que um juiz, algo vai mal muito com a Justiça

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 01/11/2016 . O Globo  noticia que, dialogando, a Polícia Militar do Distrito Federal desocupou, pacificamente, uma escola no Distrito Federal. Polícia Militar, como se sabe desde a frase genial do Stanislau Ponte Preta, é “uma instituição especializada em transformar briga em conflito”. Quando um juiz lhe dá ordem para retirar um grupo de adolescente cortando a comida, a luz, a água, o gás e, ainda por cima, use “instrumentos sonoros, direcionados ao local da ocupação, para impedir o período de sono”,  está agindo mais do que como um irresponsável que enseja situações de tensão entre garotos encurralados e uma tropa armada.

Senadores vão ao CNJ contra juiz que defende práticas fascistas em ocupações estudantis

Imagem
“Que país é este em que um magistrado pode tratar estudantes como se fossem bandidos”? questionou Fátima Bezerra (PT-RN), ao afirmar que métodos autoritários remontam à época da ditadura por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  01/11/2016  WALDEMIR BARRETO/AGÊNCIA SENADO Fátima Bezerra: "Mudança de tamanha abrangência jamais poderia ser encaminhada por meio de MP" Brasília – A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) anunciou hoje (1º), durante audiência pública no Senado Federal, que um grupo de senadores vai interpor no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) representação contra o juiz Alex Costa de Oliveira, da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). O magistrado autorizou o uso de práticas de tortura contra alunos que ocupam escolas públicas em Brasília e cidades-satélites, tais como cortes do fornecimento de água, luz e gás, além de outras, como forma de forçá-los a deixar os locais.

Francisco Luís: O tsunami Odebrecht conseguirá deter o pacote de barbáries da aliança Temer-PMDB-PSDB contra os brasileiros?

Imagem
. por Francisco Luís, especial para o Viomundo Em 25 de março — três dias após a Odebrecht divulgar que estava tratando de um acordo de leniência com a Controladoria Geral da União (CGU) –, nós dissemos em artigo aqui no  Viomundo : “A ação da Odebrecht matou os discursos de ética da direita e denunciou a sua hipocrisia, promovendo o verdadeiro abraço dos enlameados. Também aloprou os golpistas, que querem acelerar o impeachment para que nada seja apurado”. Em 5 de junho, voltamos ao tema, dizendo que a  máscara do PMDB e PSDB iria cair e o sistema político ruir :

Peter Thiel (O bilionário do Vale do Silício): "O que Trump representa nada tem de loucura... E não desaparecerá"

Imagem
31/10/2016, Peter Thiel in  Zero Hedge  ( vídeo  e  transcrição , aqui traduzida.  O bilionário do Vale do Silício (agora convertido em pária) Peter Thiel defendeu seu apoio a Donald Trump em discurso essa manhã. Sua fala brilhante percorre, da ignorância típica das elites e da bancarrota dos EUA, às guerras sem fim nem sentido e à qualidade de vida, cada dia mais degradada nos EUA... "Todos sabem que estamos vivendo ano eleitoral completamente ensandecido. Eventos reais parecem ensaio geral para "Saturday Night" ao vivo. Só um surto de insanidade explicaria o fato sem precedentes de, esse ano, um político completamente  outsider  ter conseguido a indicação como candidato de um dos dois grandes partidos. Para o pessoal acostumado a influenciar nossas escolhas, os muito ricos que dão o dinheiro e os jornalistas e especialistas que fornecem os motivos pelos quais os muito ricos dão o dinheiro, para todos esses, tudo, nessa campanha eleitoral parece u

Yanis Varoufakis: O direito universal à renda do capital

Imagem
31/10/2016, Yanis Varoufakis, Atenas,  Project Syndicate O direito à preguiça tem sido tradicionalmente exclusividade dos proprietários ricos, com os pobres obrigados a lutar por salários e condições de trabalho decentes, contra o desemprego, por seguro por incapacidade, por assistência universal à saúde e outros itens indispensáveis a qualquer vida digna. A ideia de que os pobres devem ter garantida uma renda não condicionada suficiente para viver tem sido anátema não só para os ricos e poderosos mas, também, para o movimento trabalhista, que abraçou uma ética que gira em torno de reciprocidades, solidariedades e contribuição para a sociedade. Quando se propuseram esquemas de renda básica não condicionada, há anos, aqueles modelos enfrentaram reações furibundas de organizações de empregadores, sindicatos, economistas e políticos. Mais recentemente porém, a ideia ressuscitou, dessa vez com considerável apoio da esquerda radical, do movimento Verde e, até, da direita libert

Paulo Nogueira: A ignorância desumana de Temer sobre Margaret Thatcher.

Imagem
Postado em   01 Nov 2016 por :   Paulo Nogueira Não poderia haver inspiração pior Perdemos já o direito de nos surpreendermos com com a obsolescência mental de Temer. Mas ainda assim é difícil acreditar que ele tenha citado Margaret Thatcher como referência. A esta altura? Sabe-se, há muito tempo, qual foi o legado do thatcherismo — uma brutal concentração de renda. Thatcher fez um governo de ricos, por ricos e para ricos. Até os conservadores britânicos a rejeitaram faz tempo. Morta em 2013, jamais foi erguida uma única estátua para ela. Seria derrubada em poucas horas.

PHA: A vitória da Globo em Conquista

Imagem
O grande erro foi não regular a mídia por Paulo Henrique Amorim - no Conversa Afiada - publicado 01/11/2016 Menezes: foi um massacre PHA: Em Vitória da Conquista, na Bahia, Herzem Gusmão, do PMDB, ganhou a eleição para Prefeito em segundo turno, com 58% dos votos, contra Zé Raimundo, do PT. A cidade tem como Prefeito o médico Guilherme Menezes, que foi Prefeito eleito em 1997, depois em 2000, depois em 2008, depois em 2012... E, portanto, um homem de reputação indiscutível e prestígio na cidade e na região. Eu converso com Guilherme Menezes e pergunto: por que o PT perdeu em Vitória da Conquista?

Lula: "O político que vai mudar esse país não é o Lula, são vocês". Assista ao video.

O Negrinho do Pastoreio e a dominação indolor. Por Jari da Rocha

Imagem
POR  JARI DA ROCHA, COLABORAÇÃO PARA O TIJOLAÇO  · 01/11/2016 . Embora divirjam duas vertentes catastróficas, se um furacão ou se uma bomba atômica foi  a causa que virou o país do avesso, tateamos, entre os escombros, para ver o que sobrou. Análises preliminares diagnosticam culpados de toda ordem e esferas. Essa necessidade de ‘marcar na paleta’ os responsáveis revela nossa ânsia e angústia para tentar, ao menos, entender o que foi e o que será que será? Conflitos e bate-bocas se estendem noite à dentro pelas ruas e botecos e pelas redes sociais depois de um domingo previsível. Sem outro tema relevante, abóboras recortadas e iluminadas (por velas) que imitam figuras monstruosas, amenizam as querelas e dão um pouco de paz aos corações à beira de colapsos. O  halloween  parece ter caído no gosto do brasileiro.

Juiz autoriza tortura para desocupação de colégio no Distrito Federal

Imagem
. Do site: Justificando - Terça-feira, 1 de novembro de 2016 O Juiz Alex Costa de Oliveira, da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal determinou no último domingo, 30, que a polícia militar promova a desocupação  do Centro de Ensino Asa Branca de Taguatinga, com métodos torturantes frente aos estudantes. Na decisão, o juiz autorizou que a polícia: a) suspenda o fornecimento de água, energia e gás; b) acesso de terceiros, em especial parentes e conhecidos ao local; c) acesso de alimentos ao local; d) uso de instrumentos sonoros contínuos voltados para os estudantes;