Postagens

Mostrando postagens de outubro 19, 2016

Lava Jato: acabou a unanimidade? Por Tereza Cruvinel.

Imagem
. por Tereza Cruvinel - 25/10/2016 Desde 2014, quando teve início, a Operação Lava Jato foi posta no altar da moralidade e seus condutores passaram a ser tidos como “intocáveis”. E ai de quem ousasse criticá-la, fosse pelos métodos heterodoxos, pelas  violações a garantias em nome da “excepcionalidade” da investigação, pelo culto à personalidade de seus comandantes ou por qualquer outra razão. Quem o fizesse seria chamado de  conivente com a corrupção ou de defensor da “canalha petista”. A unanimidade  parece estar sendo agora rompida, com a reação do presidente do Senado, Renan Calheiros, à prisão de policiais legislativos pela Polícia Federal (porque estariam  sabotando investigações da Lava Jato) e as duras críticas do ministro do STF Gilmar  Mendes  aos excessos da operação comandada pelo juiz Sergio Moro. Pode estar começando a desinterdição do debate sobre a Lava Jato. E como toda unanimidade é burra, decretou Nelson Rodrigues, isso deve ser bom para o Brasil.

"Fenômeno Putin": autópsia da mídia-empresa ocidental

Imagem
24/10/2 016, Ruslan Ostashko,  PolitRussia   (trad. ru.-ing.J. Arnoldski) em  Fort Russ Semana passada foi marcada por uma espécie de epidemia que assolou furiosamente a mídia-empresa ocidental, que se pôs a publicar artigos de crítica sobre o personagem e desenhou os  cartoons   mais assustadores de Vladimir Putin. Claro, é o que sempre fazem. Mas dessa vez a explosão de atividade foi coisa jamais vista! The Economist ,  The Spectator  e  The New Yorker  – e não corresponde nem ao começo da lista completa de publicações que deram capas ao presidente russo e dedicaram-lhe longos artigos. Para alguns, talvez pareça sinal de condenação global e de global isolamento da Rússia, mas não, não, não é nada disso. De fato, estamos diante de um surto que se pode apresentar com palavra simples e curta: trata-se de histeria.

O que é mais danoso: ocupar uma escola ou desviar R$ 50 milhões que eram para construir várias escolas?

Imagem
. por Esmael - no Blog do Esmael - outubro 25, 2016 Nesta terça (25), o governador  Beto Richa (PSDB)  amplificou sua campanha pela criminalização das ocupações de escolas. Portanto, aqui cabe uma pergunta ao tucano em tempo de Operação Quadro Negro: o que é mais danoso, ocupar uma escola ou desviar R$ 50 milhões que eram para construir várias escolas?

Pepe Escobar: Nas Filipinas, "EUA perderam"

Imagem
25/10/2016, Pepe Escobar,  Strategic Culture Foundation "Ilustres senhores, nessa oportunidade  anuncio minha separação dos EUA  tanto militar como também econômica."   Assim o presidente das Filipinas Rodrigo "O Justiceiro" Duterte desencadeou um terremoto geopolítico que tomou toda a Eurásia e reverbera por todo o Oceano Pacífico. E nem se fala da perfeita escolha da oportunidade; ali, nada menos que no coração do Dragão Emergente [orig.  Rising Dragon ]. Coroando sua visita de Estado a Pequim, Duterte então cunhou o mantra – grávido de sugestões – que continuará a reverberar por todo o sul global: "Os EUA perderam".

De Putin a OVNIs, 16 provas de que Janaína Paschoal faz o melhor humor involuntário da internet mundial

Imagem
Postado em   25 Oct 2016 por :   Kiko Nogueira Ela em um grande momento A professora Janaína Paschoal virou notícia nesta terça, dia 25, ao dizer que Putin pode invadir o Brasil. A “musa do impeachment”, porém, tem alertado a nação sobre diversos riscos há muito tempo em sua conta no Twitter, onde ela pontifica sobre tudo e todos — de alcoolismo a OVNIs. Habitante de algum universo paralelo, com um certo charme olavista fin de siècle, Janaína é um case internacional de humor involuntário. Comediantes batalham anos para juntar um repertório que consiga casar tão bem a idiotice grosseira de Moe, dos Três Patetas, com a faceirice de um Zacarias. Janaína é o que os americanos chamam de uma “natural”. Ela nasceu com isso dentro dela — e ninguém tira. Alia a esse talento para fazer rir um messianismo moleque, um messianismo arte que talvez encontre rival apenas em Inri Christo.

Câmara congela gastos sociais por duas décadas

Imagem
por Redação —da Carta Capital -   publicado  25/10/2016 21h01 Em 2º turno de votação, PEC 241 teve 359 votos favoráveis, 51 acima do necessário. Senado deve avaliar proposta até 13 de dezembro Luís Macedo / Câmara dos Deputados Parlamentares da oposição protestam contra o que chamam de 'PEC da Desigualdade' A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno de votação, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição que  congela os gastos públicos  por 20 anos, com profundo impacto nos orçamentos da saúde, educação e assistência social. A votação dos destaques apresentados pela oposição deve ser encerrada na noite desta terça-feira 25. Para angariar apoio à drástica proposta de arrocho fiscal do governo Temer, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), promoveu um jantar na noite anterior para parlamentares da base governista. Após a mesura, 359 deputados votaram a favor da chamada PEC 241, 51 acima do necessário. O convescote parece uma reedição do bem sucedido

Tijolaço: Os canalhas anti-pátria se adonaram do petróleo e dão uma banana ao Brasil

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  - NO TIJOLAÇO - 25/10/2016 . Enquanto os idiotas da Firjan e da Fiesp, que financiaram o golpe que derrubou o governo nacionalista,  foram pedir a Michel Temer  que não entregue toda a indústria associada à exploração de petróleo, a Petrobras de Temer maquina um golpe contra o Brasil. O consórcio detentor do mega campo de Libra  – liderado pela Petrobras, com participação da Shell, Total e dus empresas chinesas  pediu à Agência Nacional do Petróleo a liberação para construir completamente no exterior  a primeira  da plataforma que irá explorar a jazida. No pedido, Petrobras e seus sócios alegaram que pretendem construir o navio-plataforma com a japonesa Modec.

Hoje, todos odeiam os (norte)americanos

Imagem
24.10.2016 - Jean Perier,  New Eastern Outlook tradução de  btpsilveira Não dá para negar que nos últimos anos o crescimento de um sentimento anti (norte)americano está em constante crescimento através do planeta. Embora as corporações de mídia ocidentais estejam tentando colocar a culpa nos jornalistas russos, eles sozinhos dificilmente seriam capazes de alcançar tal efeito. Atualmente uma listagem típica de acusações contra os Estados Unidos inclui as invasões do Afeganistão, Iraque e Líbia, não dispensando imputar aos (norte(americanos) o apoio a terroristas, bem como a exportação de armas para países que apoiam abertamente os terroristas.

Paulo Nogueira: A inesquecível lição de oratória e de decência que Gleisi deu em Cristovam.

Imagem
Postado em   25 Oct 2016 por :   Paulo Nogueira Guerreira A cena simboliza os nossos dias. De um lado, a virtude, a integridade. De outro o cinismo e o vício. Me refiro à  troca de palavras  entre Gleisi Hoffmann e Cristovam Buarque em que este confessou que o golpe foi armado para que fosse aprovada a chamada PEC do Fim do Mundo. O confronto de estilos não poderia ser mais revelador das diferentes entre os dois lados. Gleisi está séria, firme, altiva, olhos cravados não apenas nos olhos de Cristovam — mas em sua alma. Cristovam, esparramado em sua poltrona, é uma mistura de deboche e nervosismo. Está descomposto, a despeito do paletó e da gravata. Os risos entrecortados não conseguem esconder que ele está acuado.

Nassif: Carmen Lúcia, uma Ministra sem noção

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 25/10/2016 A Ministra Carmen Lúcia é fruto direto da espetacularização da Justiça que ocorreu a partir da AP 470. O jornalismo de celebridades abriu uma porta para Ministros com menor potencial analítico. De repente, se deram conta de que poderiam ganhar protagonismo explorando frases de efeito, mas, principalmente, obedecendo ao roteiro preconizado pelos grupos de mídia. E, como o palanque da mídia não obedece a rituais, a procedimentos, a limites impostos pela própria Constituição, com suas declarações e decisões Carmen Lúcia vem extrapolando de forma temerária as atribuições do STF (Supremo Tribunal Federal), mostrando um amplo desconhecimento sobre as relações entre poderes.

Parlamento da Venezuela aprova início do julgamento político contra Maduro

Imagem
. Sputnik News - 25/10/2016 - 17:58 Por maioria da oposição, a Assembleia Nacional Venezuelana aprovou nesta terça-feira (25) o início de um julgamento político que pode levar à destituição do mandato do presidente Nicolás Maduro.

STF julga ação que pode tirar Renan Calheiros da Presidência do Senado

Imagem
Por Ivanir José Bortot - no Os Divergentes - outubro 25, 2016, 16:28 Presidente do Senado, Renan Calheiros. Foto Orlando Brito O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, corre o risco de ser afastado do cargo em novembro em função das investigações de denúncias na operação Lava Jato autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A presidente do STF, Cármen Lúcia, colocou na pauta de 3 de novembro uma ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), que, se aprovada, impede que pessoas acusadas na justiça ocupem o cargo de vice-presidente da República, presidente da Câmara Federal, do Senado Federal ou do STF, por fazerem parte da linha de sucessão da Presidência da República.

Câmara fecha galerias e impede sociedade de acompanhar votação da PEC 241

Imagem
CONGELAMENTO DE GASTOS Oposicionistas pedem mais debate, reclamam da ausência de manifestantes e apresentam estudos que mostram prejuízos para o país com a matéria por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  25/10/2016 16:26,  última modificação  25/10/2016 16:33 ZECA RIBEIRO/CÂMARA DOS DEPUTADOS Temer se dedica a receber parlamentares que ainda se encontrem em dúvida em relação à votação da PEC 241 Brasília – A Câmara dos Deputados vive hoje (25) um dia tenso por causa das discussões sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela gastos públicos por 20 anos. Mas a maior polêmica se dá porque, passadas mais de três horas do início da sessão, as galerias estão fechadas e os manifestantes interessados em acompanhar a votação estão sendo impedidos de entrar no local pela mesa diretora da Câmara. “Isso que está acontecendo aqui é um absurdo. A Casa é do povo e temos a obrigação de fazer a discussão com os representantes da população nos acompanhando”,

Emir Sader: A crise da mídia pelo seu desprestígio

Imagem
. por Emir Sader - 25/10/2016 A mídia brasileira se refugia no fenômeno mundial de enfraquecimento dos jornais e revistas diante da internet para fugir da razão específica que fez com que a crise da mídia no Brasil tivesse sido mais rápida e acentuada: sua perda de prestígio, de credibilidade. Até um certo momento, os jornais e algumas revistas abrigavam certo nível de informação com alguma objetividade, pontos de vista diferentes, tinham utilidade mesmo para quem não concordasse com a opinião dos seus proprietários. Estes a expressavam de forma concentrada nos seus editoriais e na escolha da maioria dos colaboradores, assim como nos temas abordados pelas publicações, mas sem um postura militante, partidária.

Como o Globo “enxertou” Lula na delação de Marcelo Odebrecht. Por Fernando Brito

Imagem
Postado em   25 Oct 2016 por :   Diario do Centro do Mundo A reportagem – um furo – de Jaílton Carvalho em O Globo na qual se dá conta de que Marcelo Odebrecht e dezenas de executivos de sua empreiteira finalmente fecharam um acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República não traz uma palavra sobre uma eventual acusação a Lula. Ao contrário, ele afirma que “segundo uma fonte, os acordos, incluindo o do o ex-presidente da Odebrecht, estão um tom abaixo da expectativa dos procuradores, mas ainda assim, são abrangentes”. Não é preciso queimar a mufa para entender o que significa que “estão um tom abaixo da expectativa dos procuradores”, não é? Não tem acusação direta ao ex-presidente.

Injustiça fiscal e sonegação sustentam riqueza de uma minoria

Imagem
Portal Vermelho -  25 de outubro de 2016 - 12h32   “É preciso tirar o Brasil do vermelho”, “é preciso um ajuste fiscal”, “as despesas cresceram demais”, “não tem orçamento que dê conta de tantas políticas públicas, de tantos direitos”, “o Estado está inchado”, “o salário mínimo e os salários em geral estão muito altos”, “onde já se viu esses petroleiros defendendo o próprio umbigo?”, “e estes sem-terra invadindo propriedade alheia?”, “o funcionalismo é muito corporativo”... Por João Antonio Felicio* Guilherme Santos/Sul21   Esclarecer o real significado político-econômico e ideológico de tantas e tamanhas desinformações, preconceitos e mentiras é uma questão chave para impedirmos não só assaltos como os que estão em curso contra a Previdência, mas para impedir retrocessos e medidas antipopulares entranhadas na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 do governo interino. Afinal, o que está por detrás da campanha contra o Estado e suas necessárias políticas sociais é a manu

Homenagem a dom Paulo torna-se ato de denúncia do Estado de exceção, da perseguição a Lula e da PEC 241

Imagem
VIOMUNDO -  25 de outubro de 2016 às 11h01 Fotos: Rovena Rosa/Agência Brasil VLADO, SANTO DIAS, POVO DA RUA Em ato por Dom Paulo, protestos e lembranças de apoio em tempos difíceis Arcebispo emérito de São Paulo foi homenageado no Tuca por seus 95 anos. “Meu pai, amigo, irmão, pastor”, diz Ana Dias. Auditório canta com ele a Oração de São Francisco de Assis e repudia Temer por Vitor Nuzzi, da RBA, em 25/10/2016  São Paulo – Dom Paulo Evaristo Arns permaneceu sorridente enquanto, ao lado do advogado Mário Simas, aguardava na primeira fileira do auditório o início do ato, na noite de ontem (24), no Teatro da Universidade Católica, o Tuca, na zona oeste de São Paulo. Com gritos de “Fora, Temer”, subiu ao palco às 18h20, amparado e sorridente, sempre saudando o público com a mão direita e, às vezes, com os dois braços abertos. Outro advogado que se notabilizou na defesa de presos políticos, Luiz Eduardo Greenhalgh lembrou de como dom Paulo, em 1979, abriu passagens entr

A classe dominante alimentando a luta de classes, por J. Carlos de Assis

Imagem
JOSÉ CARLOS DE ASSIS TER, 25/10/2016 - 10:14 ATUALIZADO EM 25/10/2016 - 10:14 . Movimento Brasil Agora A classe dominante brasileira alimentando a luta de classes por J. Carlos de Assis Marcelo Freixo, o candidato do PSOL à Prefeitura do Rio, não soube levar até as últimas consequências a provocação de uma entrevistadora da Globo que o confrontou com uma declaração sua segundo a qual ele condenava a conciliação, em favor da radicalização da luta de classes. No meu entender, a observação original de Freixo, citada pela repórter, teria sido a única preliminar interessante  de seu programa. O resto são convencionalismos. Se ele alegasse que não restou espaço para a conciliação de classes no Brasil seria a pura verdade.

“A alma do jornal reside em sua simpatia pelos oprimidos”: como a máxima de Pulitzer pôde ser tão subvertida pela imprensa brasileira? Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   24 Oct 2016 por :   Paulo Nogueira Os oprimidos que se danem “Acima do conhecimento, acima das notícias, acima da inteligência, o coração e a alma do jornal residem em sua coragem, em sua integridade, sua humanidade, sua simpatia pelos oprimidos, sua independência, sua devoção ao bem estar público, sua ansiedade em servir à sociedade.” Estou lendo um perfil de Joseph Pulitzer e me detenho na frase acima. É uma reflexão que tem 150 anos de existência — e que, como tudo que é sábio, guarda uma atualidade completa, fresca, revigorante e inspiradora. É uma receita perene de bom jornalismo. E então me ocorre a fatal comparação. Os jornais brasileiros são a completa negação de Pulitzer. Simpatia pelos oprimidos?  Esqueça.

Nassif: Xadrez da falta de rumos da mídia

Imagem
TER, 25/10/2016 - 00:17 ATUALIZADO EM 25/10/2016 - 00:18 Luis Nassif . Peça 1 – falta de cérebros e falta de músculos A ombudsman da Folha, Paula Cesarino Costa, traça um quadro corajoso e pessimista sobe o futuro da imprensa. No artigo “A conta da notícia” revela os resultados dos principais jornais em 2015, as perspectivas sombrias para 2016 e as reclamações dos leitores ( https://goo.gl/fCMQGe ):tico, passou a andar a reboqueinstream jornalnos 80 tornou-se o mais influente do pa montagem. e uma atençhar com grandes masas

A "assim chamada" China comunista 1

Imagem
17/10/2016, Jeff Brown,  All China Review Apesar de, para o império ocidental, não haver democracia na China, o comunismo está funcionando muito bem nessa sociedade. O artigo discute como os avanços socioeconômicos e geopolíticos da China desde 1949 podem ser atribuídos àquela versão única de democracia que os chineses construíram. Em meados dos anos 1930s, a China estava sendo dilacerada entre quatro forças opostas entre elas. Uma, o Exército Vermelho comunista comandado por Mao Zedong. Outra, os fascistas japoneses e seu Exército Imperial. Uma terceira, os Nacionalistas do  Kuomintang , abreviado " KMT " em inglês, comandados por Chiang Kai-Shek. O quarto grupo eram todos os colonialistas ocidentais – imperialistas, é claro, que se bajulavam uns os outros com o rótulo pretensioso de "Grandes Potências".

EUA diante da pior crise de sua história. E como o exemplo de Putin bem poderia inspirar Trump

Imagem
22/10/2016, The Saker,  Unz Review  (de  Vineyard of the Saker ) Assistir ao último debate entre os candidatos à presidência dos EUA foi experiência deprimente. Achei que Trump saiu-se bastante bem, mas não é esse o ponto aqui. O ponto é o seguinte: não importa quem vença, uma crise aguda é inevitável. Opção #1 : Hillary vence. É Obama bombada de esteroides, só que pior. Lembram-se que o próprio Obama foi Dábliu, só que pior, Dábliu foi Clinton, só que pior. Agora o ciclo se fecha: de volta a Clinton. Exceto que dessa vez temos uma mulher profundamente insegura, que falhou em absolutamente tudo que tentou fazer, e que agora já arrasta longa lista de três décadas de desastres e fracassos. Até quando nem tinha autoridade para iniciar uma guerra, ela iniciou uma (disse a Bill que passasse fogo nos sérvios). Agora, tem a autoridade. E agora ela teve de ficar lá, em pé, diante de milhões de pessoas, e ouvir Trump dizer a ela que " Putin fez melhor que a senhora em todos os

El País: Capitão infiltrado entre manifestantes em SP vivia em apartamento de general que atuou no DOI-CODI

Imagem
VIOMUNDO -  24 de outubro de 2016 O capitão Willian Pina Botelho e o general de brigada Manoel Morata de Almeida estão lotados no Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera, em São Paulo. À esquerda, foto da sede do DOI-CODI, à rua Tutóia, 921; foi publicada na revista Veja de 21 de fevereiro de 1979 Os laços de um ex-militar do DOI-CODI com o infiltrado entre manifestantes em São Paulo Capitão vivia em apartamento de general que atuou em órgão de inteligência da ditadura Ativistas cobram explicações sobre monitoramento, admitido por Exército nesta semana

Bancadas de oposição conseguem retardar votação final do PL do pré-sal

Imagem
No total, foram rejeitadas duas emendas aglutinativas e uma de destaque, mas votação terá continuidade nesta terça-feira (25). Oposição acusou o governo de ser “entreguista” por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  24/10/2016 23:30 LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS Oposição obstruiu os trabalhos por ser contra a retirada da Petrobras dos blocos de exploração do pré-sal Brasília – Depois de seis horas e meia de discussões, a Câmara dos Deputados encerrou os trabalhos hoje (24), por volta das 22h30, sem concluir totalmente a votação do Projeto de Lei (PL) 4567, que flexibiliza as regras do pré-sal. O texto base do PL já tinha sido aprovado no início do mês, mas faltam ser apreciadas emendas aglutinativas e de destaque. Os partidos da oposição fizeram forte obstrução à apreciação da matéria e contestaram a mudança das regras, que abrem brechas para a privatização da exploração da camada de pré-sal por empresas estrangeiras.

Saul Leblon: Gilmar quer ser o Bonaparte de um Brasil ancorado em dinamite social

Imagem
Ele ataca Moro e o Ministério Público que ameaçam seus amigos, mas seu alvo prioritário é sepultar a democracia social personificada em Lula por Saul Leblon - na Carta Maior - 24/10/2016 . Gilmar Mendes dispensa apresentações.   Mas seria injusto deixa-lo ao relento das simplificações subentendidas, ao risco de subestima-lo como uma simples  toga a serviço do ódio a Lula e ao PT.   Gilmar é mais que a caricatura que personifica.   Mais que o antipetismo recoberto do manto escuro que no Brasil, nele sobretudo, deixou de simbolizar o Estado de Direito. Gilmar é a personificação da última instância do interesse patronal.