Postagens

Mostrando postagens de outubro 12, 2016

Equador reconhece ter limitado o acesso à Internet de Assange

Imagem
                                                                                                             © Foto: Thierry Ehrmann . Sputnik News - 18/10/2016 O governo do Equador confirmou, em um comunicado nesta terça-feira, ter limitado temporariamente o acesso de Julian Assange ao sistema de comunicação de sua embaixada no Reino Unido, em Londres, para impedir a interferência do fundador do WikiLeaks no andamento das eleições presidenciais norte-americanas.

Marcelo Auler: Quem é que vai pagar por isso?

Imagem
Publicado por     Marcelo Auler   em     18 de outubro de 2016 Valdir Pereira da Rocha, ao ser preso em julho passado. Ao apresentar-se à polícia, em 22 de julho passado, Valdir Pereira Rocha, 36 anos, vivia em liberdade condicional, na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, noroeste do Mato Grosso (540 quilômetros de Cuiabá), na divisa com a Bolívia. Da pequena cidade com não mais do que 20 mil habitantes, foi levado para Campo Grande (MS) e trancafiado no presídio federal de segurança máxima por ordem do juízo da 14ª Vara Federal de Curitiba, como consequência da Operação Hashtag. Na segunda-feira (17/10), após 87 dias sob custódia do Estado, Valdir retornou à cidade para onde se mudou em 2008. Ali mora sua esposa Vanicélia de Melo Raimundo, 35 anos, mãe dos seus dois filhos, de cinco e um ano de vida. Chegou dentro de um caixão, com o rosto de tal forma desfigurado que o filho mais velho não o reconheceu. Foi enterrado no final do dia, sob protestos de sua mãe adotiva

Cenas de um dia na Bananalândia: Temer, o íntimo de Putin

Imagem
por Luis Nassif - no GGN - 18/10/2016 Cena 1 - Temer, o íntimo de Putin Enviado especial do Estadão ao encontro dos BRICS na Índia, o repórter Andrei Neto constatou que Michel Temer foi o único representante dos Brics a não ser recebido por Putin na Índia (goo.gl/P56npo). Como explica Andrei, "em diplomacia, a reunião bilateral é uma deferência política ou um gesto de proximidade e, não raro, de simpatia entre dois dirigentes políticos. O russo se reuniu em Goa com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com Jacob Zuma, presidente da África do Sul, mas não concedeu seu tempo a Temer durante os dias de permanência dos dois líderes na cidade indiana". Continua ele: “Segundo o canal de informação Russia Today, espécie de NBR da Rússia, a escolha seria por não se aproximar do presidente brasileiro após a "mudança brusca", como se referiram ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo o canal, os líd

Delegado da Lava Jato critica proposta que prevê validação de provas ilícitas

Imagem
"Não é compatível com nossa Constituição Federal”, afirmou Marcio Anselmo Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei 4850/16 faz audiência pública Jornal do Brasil - 18/10/2016 O delegado da Polícia Federal Marcio Anselmo, um dos principais investigadores da Operação Lava Jato, disse nesta terça-feira (18) em audiência pública na Câmara dos Deputados ser contra a proposta do Ministério Público Federal (MPF) que prevê a possibilidade de validação de provas ilícitas, contanto que obtidas de boa-fé. A proposta faz parte das dez medidas de combate à corrupção apresentadas pelo MPF ao Congresso Nacional (PL 4850/16) e que conta com abaixo-assinado com a assinatura de mais de 2 milhões de pessoas, o que obriga a Câmara a instalar uma comissão especial para discuti-las. “Não é possível aceitar”, disse Anselmo na comissão que discute o tema. “Acho muito difícil você aferir essa boa-fé do  agente  público, esse trecho não é compatível com nossa Constituição Federal”, a

Requião: 'Temer e Parente estão fazendo o que Serra prometeu à Chevron e à Shell'

Imagem
ENTREVISTA Para senador, com a PEC 241, governo Temer leva país de volta ao perigo vermelho, 'como se estivéssemos na época da guerra fria' por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  18/10/2016 19:36,  última modificação  18/10/2016 19:38 MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO/FOTOS PÚBLICAS Requião sobre PEC: "É o Brasil, ‘Ame-o ou Deixe-o’. Como diz o pessoal no meu gabinete, é uma proposta fascista" São Paulo – Com cinco meses de governo Michel Temer, “a indústria brasileira está acabando, a Petrobras está acabando e o concerto, o encadeamento de produção do petróleo, com a distribuição, a produção, a fabricação de equipamento, desaparece”, diz o senador Roberto Requião (PMDB-PR), sobre o Brasil após o impeachment de Dilma Rousseff. Segundo ele, Temer e Pedro  Parente, presidente da Petrobras, estão fazendo o que o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), recomenda, "o que ele prometeu para a Chevron e para a Shell". "Estão a

Tijolaço: Prender Lula e fazê-lo mártir ou não prender para que sangre?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 18/10/2016 . Minhas reservas quanto a pesquisas de opinião são conhecidas, ainda mais quando as eleições estão distantes. Mas, pelo  post anterior,  dá para ver que, como disse o  Galvão Bueno naquele fatídico jogo com a Holanda, na Copa de 2010, “a coisa já esteve melhor ” para a direita. A crer na pesquisa Vox Populi, encomendada pela CUT, que revela uma elevação de 29% para 34 ou 35% das intenções de voto em Lula (dependendo se o candidato tucano seja Aécio Neves ou Geraldo Alckmin), dá para entender porque estão em jogo duas opções para  as forças autoritárias.

Thierry Meyssan: As «sanções económicas» ou a guerra de colarinho branco

Imagem
Os Estados Unidos e a União Europeia lançaram uma guerra não declarada contra a Síria, o Irão e a Rússia, a das «sanções económicas». Esta táctica terrível matou mais de um milhão de Iraquianos nos anos 90, sem despertar alarme das opiniões públicas ocidentais. Ela é hoje em dia pacientemente posta em em acção contra os Estados que recusam ser dominados pela Ordem mundial unipolar. THIERRY MEYSSAN - REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 16 DE OUTUBRO DE 2016 FRANÇAIS    ESPAÑOL    ITALIANO    TÜRKÇE    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    ENGLISH    DEUTSCH   No passado, a estratégia de guerras convencionais significava o cerco de uma cidade ou de um Estado. Tratava-se de isolar o inimigo, de o impedir de usar os seus recursos, de o submeter pela fome e, no fim, de o vencer. Na Europa, a Igreja Católica condenou firmemente esta táctica como criminosa já que ela mata primeiro os civis, e só depois os beligerantes.

Petrobras não precisa vender ativos para reduzir dívida, mostra estudo

Imagem
Portal Vermelho -  8 de outubro de 2016 - 18h53   A Petrobrás não precisa vender ativos para reduzir seu nível de endividamento. Ao contrário, na medida em que vende ativos ela reduz sua capacidade de pagamento da dívida no médio prazo e desestrutura sua cadeia produtiva, em prejuízo à geração futura de caixa, além de assumir riscos empresariais desnecessários. Por Felipe Coutinho e J. Carlos de Assis*   A avaliação resumida abaixo (tabela), mostra o equívoco dessa escolha política e empresarial de alienação de ativos, e revela que ela é desnecessária. A alternativa proposta preserva a integridade corporativa e sua capacidade de investir na medida do desenvolvimento nacional e em suporte a ele. Enquanto garante a sustentação financeira, tanto pela redução da dívida, quanto pela preservação da geração de caixa a médio prazo.

Existe uma única maneira de pacificar o país: tirar Moro de cena. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   18 Oct 2016 por :   Paulo Nogueira Fora Existe uma única maneira de pacificar o país: tirar Moro de cena. Moro se transformou no maior foco de divisão do país. Ele simboliza o que há de mais nefasto no Brasil: a justiça parcial. Para usar a grande expressão do cientista e colunista da Folha Rogério Cézar de Cerqueira Leite, não é apenas uma justiça parcial. É absolutamente parcial. Você pode dizer que já tínhamos — aliás, temos — um exemplar desse tipo de juiz: Gilmar Mendes. Acontece que Gilmar não tem uma fração do poder de Moro. Pertence a um colegiado no qual é uma entre onze vozes.

WANDERLEY GUILHERME: O QUE FAZER COM A REDE GLOBO DE COMUNICAÇÕES?

Imagem
. por Wanderley Guilherme dos Santos - no Segunda Opinião - 18/10/2016 O que fazer com o sistema globo de comunicação é um dos mais difíceis problemas a solucionar pela futura democracia brasileira. A capacidade de fabricar super-heróis fajutos, triturar reputações e transmitir versões selecionadas e transfiguradas do que acontece no mundo, lhe dá um poder intimidante a que se foram submetendo o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. A referência aos três poderes constitucionais da República resume a extensão do controle que o Sistema Globo detém e exerce implacavelmente, hoje, sobre toda e qualquer organização ou cidadão brasileiro. Só ínfima proporção do povo desdenha ser personagem de um fictício Brasil, nas páginas de seus jornais e revistas, notícias radiofônicas e matérias televisivas. Ainda menor é o número dos que não se abalam com a possibilidade de soçobrar nos planos de perseguição e vingança do portentoso vozeirão do Monstro comunicativo.

Lula: Por que querem me condenar

Imagem
Artigo publicado na Folha de S.Paulo em 18 de outubro de 2016 . Em mais de 40 anos de atuação pública, minha vida pessoal foi permanentemente vasculhada -pelos órgãos de segurança, pelos adversários políticos, pela imprensa. Por lutar pela liberdade de organização dos trabalhadores, cheguei a ser preso, condenado como subversivo pela infame Lei de Segurança Nacional da ditadura. Mas jamais encontraram um ato desonesto de minha parte. Sei o que fiz antes, durante e depois de ter sido presidente. Nunca fiz nada ilegal, nada que pudesse manchar a minha história. Governei o Brasil com seriedade e dedicação, porque sabia que um trabalhador não podia falhar na Presidência. As falsas acusações que me lançaram não visavam exatamente a minha pessoa, mas o projeto político que sempre representei: de um Brasil mais justo, com oportunidades para todos.

Pré-sal,com novo recorde, já é 53%, da produção da Petrobras no Brasil

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 17/10/2016 . O pré-sal, aquela “porcaria” da qual o governo Temer e o energúmeno que administra a Petrobras querem se livrar o mais rápido possível,  já responde por mais de 50% da produção brasileira de petróleo e gás   e por exatos 53,1% da produção da petroleira nacional dentro do Brasil.

“Será apenas Lula a pagar”: o diagnóstico mortal do autor do livro que Moro prefaciou. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   17 Oct 2016 por :   Kiko Nogueira O jornalista italiano Gianni Barbacetto (dir.), autor de “Operação Mãos Limpas”, janta com Moro Sérgio Moro deve estar arrependido de ter escrito o prefácio do livro “Operação Mãos Limpas – A verdade sobre a operação italiana que inspirou a Lava-Jato”. Numa entrevista para a Zero Hora, um dos autores, Gianni Barbacetto (os outros são Peter Gomez e Marco Travaglio), teceu críticas à atuação de Moro. Se o juiz brasileiro não engoliu uma coluna de jornal, não é difícil imaginar como deve estar encarando os apontamentos do autor de uma obra para a qual ele, Moro, contribuiu com um texto. Reproduzo um trecho da conversa de Barbacetto com Léo Gerchmann:

Representante da UOL teria proposto uma parceria de publicidade para veicular anúncios em sites de pirataria

Imagem
Polícia Federal prende cinco pessoas acusadas de piratear filmes na internet . TRANSMISSÃO MARGINAL 17 de outubro de 2016, 17h23 Cinco pessoas foram presas temporariamente pela Polícia Federal acusadas de piratear filmes e disponibilizá-los na internet. Além dos detidos, um homem está foragido. As prisões, ocorridas na última quinta-feira (13/10), foram determinadas pela 1ª Vara Federal de Sorocaba (SP). Os acusados são suspeitos de manter ativos os sites  megafilmes HD 2.0 ,  armagedomfilmes  e  filmesonlinegratis , que foram bloqueados da rede. A operação da PF é a continuação de uma investigação iniciada no ano passado. Os investigados responderão por constituição de organização criminosa e violação de direitos autorais. Leia mais>>

"Lava Jato": O suicídio político da Netflix no Brasil, por Weden

Imagem
. Por Weden A Netflix não percebeu no que está se metendo. E vai ser tarde demais quando fizer a avaliação do desgaste em sua imagem no Brasil, pela grave intromissão num dos momentos mais dramáticos do país, que viveu recentemente um golpe de estado, e vê solapado a cada dia o estado de direito. A operação Lava Jato, que ganhará versão como série, é parte inerente ao novo contexto.

Cunha esta agradecido pela gentileza de Moro.

Imagem
Moro pede que Cunha seja intimado pela Justiça Federal do Rio . Jornal GGN -  O juiz federal Sergio Moro, que conduz o processo da Lava Jato na 13ª Vara de Curitiba, enviou à Justiça do Rio de Janeiro uma carta precatória solicitando a intimação de Eduardo Cunha (PMDB), já que o ex-deputado federal reside naquele Estado. Dessa maneira, um oficial de Justiça do Rio terá 30 dias para executar a missão. A partir do reconhecimento da intimação, Cunha terá 10 dias para manifestar sua defesa contra as acusações da força-tarefa. Cunha, nesse processo, é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão fiscal pela manutenção de contas secretas na Suíça que teriam recebido propina do esquema na Petrobras.

DCM Entrevista: Tico Santa Cruz

Imagem
TVT-DCM - 17/10/2016

Morte por terras onde não chega a lei em São Félix do Xingu, no Pará

Imagem
. GGN - 17/10/2016 Jornal GGN -  Em nova reportagem especial "Amazônia em Disputa", a Agência Pública foi conhecer a "terra das mortes sob encomenda", na zona rural paraense, onde as marcas da pistolagem são acompanhadas pela impunidade e morosidade na organização fundiária. Nesse cenário de terror das matanças profissionais, a disputa entre fazendeiros e sem-terra contextualiza a falta de paz.   Por Ciro Barros, José Cícero da Silva    A terra das mortes sob encomenda   De cada três assassinatos na zona rural paraense, dois são no sul e sudeste do estado; impunidade e morosidade no ordenamento fundiário perpetuam a pistolagem   Da Agência Pública De Parauapebas, o jovem Jeferson da Silva Conceição tinha por hábito andar sempre de dourado: cordões, anéis e pulseiras eram quase sempre parte do seu figurino. Na cabeça, o chapéu inseparável lhe rendeu o apelido de Cowboy. Pistoleiro, Jeferson ganhava a vida matando sob encomenda e foi dura

Pepe Escobar: Hillary Clinton preocupa mais a China, que Donald Trump

Imagem
15/10/2016, Pepe Escobar,  South China Morning Post "Não tenho cavalo, nessa corrida imunda. A única diferença que importa é guerra e paz. E Hillary fará guerra." Pepe Escobar, 14/10/2016,  Facebook Quer dizer que você pensou que Donald Trump seria a maior ameaça à paz mundial? E que Barack Obama é o inventor do "pivô para a Ásia"? Quem inventou o "pivô para a Ásia" foi Hillary Clinton, enfatizando a necessidade de uma "virada estratégica" para os EUA. Foi inventado em outubro de 2011, em artigo intitulado " America’s Pacific Century ". O tom era marcial: "Nossos militares são de longe os mais fortes, e nossa economia é de longe a maior." O jornal  The South China Sea  noticiou corretamente: "Metade da tonelagem do comércio mundial flui por essas águas." Observadores bem informados não precisaram de manual, para ler nas entrelinhas de Clinton um alerta contra o perigo da "linha dos nove traços"

'Marajás brasileiros', juízes ganharam 46 mil mensais em 2015

Imagem
por  André Barrocal  —na Carta Capital -  publicado  17/10/2016 18h47,  última modificação  17/10/2016 19h17 Mais caro do mundo, Judiciário extrapola o teto salarial definido em lei, mas apoia congelar por 20 anos os gastos sociais Em um país em que a renda per capita mensal foi de 1,1 mil reais em 2015, é como se cada magistrado valesse 41 cidadãos Os  juízes brasileiros  vivem em um paraíso. No ano passado, embolsaram 46,1 mil reais mensais de remuneração, em média. Em um país em que a renda per capita mensal foi de 1,1 mil reais em 2015, segundo informações do IBGE, é como se cada magistrado valesse 41 cidadãos. Os vencimentos dos togados foram conhecidos nesta segunda-feira 17, em uma radiografia anual do Judiciário divulgada pelo  Conselho Nacional de Justiça , órgão existente para fiscalizar tribunais. Os servidores à disposição dos juízes também ganharam bem: salário médio de 11,8 mil mensais em 2015. Os contracheques no Judiciário nacional fazem dele o mais caro

Putin sobre as ameaças norte-americanas:. "De nossos amigos pode esperar qualquer coisa"

Imagem
Publicação: 16 de outubro de 2016 11:33 GMT  |  Última atualização: 16 de outubro de 2016 19:34 GMT É a primeira vez que Washington reconheceu o alto nível dedicado à espionagem sobre outros países, disse o presidente. Parte de "nossos amigos norte-americanos pode esperar qualquer coisa ,  " disse o presidente russo,  Vladimir Putin  , em resposta a  ameaças   pelo vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que anunciou na televisão que Washington prepara ataques cibernéticos contra a Rússia , relata a agência   RIA Novosti  . É a "primeira vez que Washington reconheceu o  alto nível dedicado a estas atividades (espionagem) ,  " disse Putin à margem da   cúpula anual oitava   do bloco   BRICS   terminando no domingo, no estado indiano de Goa.  " A  US vai espiar todas as interceptações de comunicações todos, então  não há nada de novo  neste (ameaças Biden) ,  "  acrescentou.

Nassif: O Xadrez das vivandeiras dos quartéis

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 16/10/2016 Cenários não são previsões taxativas. Consistem na análise de um conjunto de variáveis que apontam uma tendência - que poderá se confirmar ou ser modificada por novas variáveis. Os fatos apontam para uma tendência cada vez maior de intervenção dos militares na vida nacional e, ao mesmo tempo, um desprestígio cada vez maior do poder civil. Sinais recentes:

Marcelo Auler: Não é hora de pagar para ver!

Imagem
Publicado por     Marcelo Auler   em     16 de outubro de 2016 . A prisão de Lula, algo impensável alguns meses atrás, está parecendo cada vez mais iminente, dada a fúria e o ódio que os operadores da Lava Jato já não procuram esconder. Na sexta-feira (14/10), Eduardo Guimarães, no  Blog da Cidadania , anunciou que a operação que irá prendê-lo já está desenhada e até repassada aos jornalistas de confiança da “República de Curitiba”. Está tudo descrito em  Golpistas farão prisão teatral de Lula a qualquer momento . Vale a pena ler. Convém lembrar que as fontes de Guimarães, em fevereiro passado, anunciaram que Lula seria um dos alvos da 24ª fase da Operação Lava Jato. O anúncio ocorreu na sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016, na matéria  Confira prova de que Lava Jato e mídia formam uma polícia política . A operação desencadeou-se uma semana depois, na sexta-feira, 4 de março. Mais do que a quebra do sigilo fiscal e bancário de toda a família do ex-presidente e os mandados

Janio de Freitas: PEC do Temer reproduz o Plano Collor; equivale a 50% dos recursos extorquidos de pessoas e empresas em 1990

Imagem
Teto generalizado ou indiscriminado de gastos é uma brutalidade por Janio de Freitas, na Folha de S. Paulo, em 16/10/2016 Henrique Meirelles e o grupo de Michel Temer reproduzem, combinadas em seu comportamento, as mirabolâncias de Collor que salvariam a economia do país e as criações do caos que ressuscitariam o Plano Cruzado, no governo Sarney. O projeto que fixa um teto estrangulante para os gastos de governo durante 20 anos, cortando todo o necessário para a retomada do crescimento econômico, equivale à extorsão de 50% dos recursos financeiros de pessoas e de empresas, executado por Collor a pretexto de sustar gastos inflacionários.

VIDEO: China lança sua primeira missão tripulada a estação espacial Tiangong 2

Imagem

Brito: É tarde para exorcizar politicamente Crivella?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 16/10/2016 . Não tenho a menor simpatia pelos rumos que tomou a campanha de Marcelo Freixo, sobretudo por sua adesão – prefiro achar que involuntária ou marqueteira – à onda de senão de criminalização, ao menos de desmoralização  da política e dos partidos. Será meu voto, sem nenhum entusiasmo. Mas é um escárnio que uma cidade libertária, cuja cultura está tão apoiada na matriz negra, possa ter como prefeito alguém que demonstra pelos valores culturais do povo africano aquilo que o repórter Fernando Molica revela hoje, escrito de próprio punho, pelo agora candidato Marcelo Crivella em sua passagem, como missionário de Edir Macedo, pela África.