Postagens

Mostrando postagens de outubro 10, 2016

Janio de Freitas: PEC do Temer reproduz o Plano Collor; equivale a 50% dos recursos extorquidos de pessoas e empresas em 1990

Imagem
Teto generalizado ou indiscriminado de gastos é uma brutalidade por Janio de Freitas, na Folha de S. Paulo, em 16/10/2016 Henrique Meirelles e o grupo de Michel Temer reproduzem, combinadas em seu comportamento, as mirabolâncias de Collor que salvariam a economia do país e as criações do caos que ressuscitariam o Plano Cruzado, no governo Sarney. O projeto que fixa um teto estrangulante para os gastos de governo durante 20 anos, cortando todo o necessário para a retomada do crescimento econômico, equivale à extorsão de 50% dos recursos financeiros de pessoas e de empresas, executado por Collor a pretexto de sustar gastos inflacionários.

VIDEO: China lança sua primeira missão tripulada a estação espacial Tiangong 2

Imagem

Brito: É tarde para exorcizar politicamente Crivella?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 16/10/2016 . Não tenho a menor simpatia pelos rumos que tomou a campanha de Marcelo Freixo, sobretudo por sua adesão – prefiro achar que involuntária ou marqueteira – à onda de senão de criminalização, ao menos de desmoralização  da política e dos partidos. Será meu voto, sem nenhum entusiasmo. Mas é um escárnio que uma cidade libertária, cuja cultura está tão apoiada na matriz negra, possa ter como prefeito alguém que demonstra pelos valores culturais do povo africano aquilo que o repórter Fernando Molica revela hoje, escrito de próprio punho, pelo agora candidato Marcelo Crivella em sua passagem, como missionário de Edir Macedo, pela África.

PEC DO APOCALIPSE SERVE “LOMBINHO DE POVO BRASILEIRO” AOS SUPER RICOS

Imagem
. João Filho 16 de Outubro de 2016, 12h17 O BRASIL É O PARAÍSO TRIBUTÁRIO  dos super ricos.  Uma verdadeira Cayman de proporções continentais  para quem está confortavelmente acomodado no topo da pirâmide. Mesmo assim, o governo não-eleito de Michel Temer já escolheu quem vai pagar o pato pela crise: o povo brasileiro que depende dos já precários serviços públicos. Com a PEC 241, saúde, educação e outros serviços essenciais para a grande maioria da população terão seus orçamentos congelados por duas décadas. Sem praticamente nenhum debate público, essa alteração na Constituição comprometerá drasticamente os serviços públicos – e essa não é uma opinião, é um fato que o governo decidiu assumir em nome da salvação da economia e da manutenção do conforto do topo da pirâmide. Empurrar o pato para os mais pobres foi uma decisão política, por mais que tentem passar um verniz técnico na coisa. Os moradores da grande Cayman podem continuar tranquilos: seus privilégios continuarão

David Harvey: “Não acredito que Temer e Macri vão ficar no poder por muito tempo”

Imagem
por Miguel Martins — na Carta Capital - publicado 14/10/2016 13h36, última modificação 16/10/2016 12h43 David Harvey lamenta o recrudescimento conservador no Brasil e no mundo, mas confia que a força do neoliberalismo é passageira "No Brasil, há a ascensão oportunista de uma direita neoliberal que se aproveita de um poder efêmero" Como marxista, o geógrafo britânico  David Harvey  procura nas contradições do presente uma inspiração para o futuro, mas não tem sido uma tarefa fácil digerir a ascensão global do conservadorismo. “Eu tenho de confessar que tenho me sentido muito pessimista. É tão estranho, muito do que estamos vivendo é completamente louco, insano”, lamenta, para em seguida apegar-se a uma ponta de esperança. “Fico um pouco deprimido, mas acho que as pessoas vão voltar a cair na real.”

Autor de livro sobre Mãos Limpas estranha soletvidade da Lava Jato

Imagem
Gianni Barbacetto, um dos autores de Operação Mãos Limpas – A verdade sobre a operação italiana que inspirou a Lava-Jato, em entrevista ao jornal Zero Hora publicado neste sábado (15), disse que existem muitas diferenças entre a Operação Mãos Limpas, na Itália, e a Lava Jato, no Brasil, uma delas é a seletividade das investigações. Arquivo Pessoal   "Apesar de saber pouco sobre a situação brasileira, estou surpreso que apareçam acusações só contra o PT e seu líder Lula, porque parece-me que todo o sistema está envolvido pela corrupção", disse o autor do livro que o juiz Sérgio Moro faz a apresentação. Por vezes, Sérgio Moro afirmou que a Lava Jato foi inspirada pela Mãos Limpas. Segundo Gianni Barbacetto, na Itália, após a Mãos Limpas, vários partidos foram atingidos pelas investigações, sendo que cinco partidos do governo, e um partido de oposição mudou de nome e de programa. "Isso aconteceu porque os cidadãos, depois que souberam da corrupção através das invest

Dom Angélico Bernardino: “Acredito nas potencialidades do povo, mas é preciso que ele se organize”

Imagem
Postado em   15 Oct 2016 por :   Jose Cassio Dom Angélico Assistindo à homilia de 7 de setembro de Dom Angélico Sândalo Bernardino, na basílica de Aparecida  (veja no pé deste texto) , fica nítido os motivos que levaram os seguidores de Olavo de Carvalho a investirem numa cruzada contra a doutrinação comunista que, dizem, o Bispo Emérito de Blumenal e líder da Pastoral Operária, representa. Em seu sermão, no qual critica o sistema capitalista e sua lógica de acúmulo de riquezas, logo se vê seu posicionamento em defesa dos mais pobres. Dom Angélico tem um estilo de vida simples. Fui recebido por ele nesta quinta-feira chuvosa, em sua casa geminada de três andares na Vila Brasilândia, um dos bairros mais pobres de São Paulo. Conversamos sobre a conjuntura brasileira e o que o futuro guarda para o Brasil. Apesar de um cenário que caminha desfavorável aos mais pobres, Dom Angélico tem esperança no povo.

Aleppo libertada, se torna habitada de novo

Imagem
ORIENTE mídia - 15 out 2016 | Reconciliação na Síria . Após operações militares realizadas na Síria, precisamente na cidade de Aleppo, terem tido sucesso, os habitantes deslocados começaram retornando a suas casas, especialmente após a reabertura do tráfego rodoviário na região de Ramouse.

Trump: campanha eleitoral é manipulada por mídia 'corrupta'

Imagem
AFP - 15/10/2016 Assista aqui:

Nassif: Xadrez do Supremo e a PEC 241

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 16/10/2016 - 00:58 Peça 1 – Carmen Lucia e o oportunismo institucional brasileiro Duas medidas temerárias da Ministra Carmen Lúcia, nova presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), mostram que a corte suprema volta se alinhar à mediocridade institucional brasileira, que já domina o Executivo e o Congresso. O país está nas mãos ou de figuras suspeitas, ou, como parece ser o caso da Ministra, dos sem-noção. A primeira medida foi colocar o Supremo como mediador de problemas de segurança nacional e convocar o Ministério da Defesa e as Forças Armadas para discutir a questão. Esse assunto abordarei em um próximo Xadrez, mas demonstra uma irresponsabilidade institucional ampla, que só pode ser explicada pelo açodamento e despreparo da Ministra.

Michel Temer quer privatizar o Aquífero Guarani, riqueza subterrânea de 1,1 milhão de quilômetros quadrados

Imagem
. por Helder Lima - na RBA - publicado 15/10/2016 " A ideia de conceder tudo à iniciativa privada, esse modelo neoliberal, é estimulada por uma crise fabricada. Essa ideia de que você fabrica uma crise para que durante a crise os governos, os parlamentos e as pessoas aceitem negociar coisas que antes eram inegociáveis veio do Milton Friedman ( economista norte-americano, 1912-2006, um dos ideólogos do liberalismo de mercado) . " A análise cairia como uma luva para o político do campo progressista, avesso ao golpe parlamentar consolidado no país com o impeachment de Dilma Rousseff, mas vem de um geólogo, o professor emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luiz Fernando Scheibe, e surge no meio do discurso de quem está seriamente preocupado com a soberania nacional e com o direito de acesso às riquezas do subsolo brasileiro.

Um país se faz com homens e livros. E se desfaz quando se os destrói. Veja o “arremesso de livros”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 15/10/2016 . A frase aí de cima, do Monteiro Lobato, foi usada à esquerda e à direita – serviu de slogan, nos tempos da ditadura, à Biblioteca do Exército, que publicava clássicos e porcarias  – , porque é, simplesmente, uma verdade. Ainda não existe – exceto para os que conseguem ler textos maiores com atenção em  e-books , o que que me parece um dom inatingível –  nada que possa transmitir melhor o conhecimento, as impressões, os sentimentos e a história humana do que eles. Esta semana, Sorocaba(SP) foi palco de uma cena que nada fica à dever às fogueiras nazistas, onde se queimavam livros.

Brics é um dos elementos-chave do mundo multipolar, afirma Putin

Imagem
Portal Vermelho -  15 de outubro de 2016 O presidente da Rússia, Vladmir Putin, afirmou, em entrevista à agência Sputnik e a outros veículos russos e indianos, que considera os Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) “um dos elementos-chave” do processo de multipolarização mundial. Ele participa, neste final de semana, da 8ª Cúpula do bloco, realizada em Goa, na Índia. As declarações foram divulgadas nesta quinta-feira (13). © Sputnik/ Mikhail Klimentyev   “O BRICS é um dos elementos-chave do mundo multipolar em formação. Os participantes do ‘quinteto’ invariavelmente reafirmam o seu apego aos princípios fundamentais do direito internacional, promovem a consolidação do papel central da ONU. Os nossos países não aceitam a política de pressão com força e de abalo da soberania de outros Estados. Temos abordagens parecidas aos problemas internacionais atuais – inclusive, quanto à crise na Síria”, disse o presidente russo. Segundo ele, uma das forças

Mauricio Dias: Dignos e perseguidos

Imagem
por  Mauricio Dias  — na Carta capital -  publicado  14/10/2016 13h34,  última modificação  15/10/2016 07h36 As semelhanças nas campanhas midiáticas urdidas pela mídia nativa, Globo à frente, contra Luiz Inácio Lula da Silva e Roberto Saturnino Fernando Frazão/ABr e Adriana Lorete No caso do ex-presidente, a mídia troca presunção de culpa por presunção de inocência. Quanto a Saturnino, os Marinho nunca perdoaram certas revelações O  prazer estranho dos justiceiros da  Lava Jato  favoreceu o aumento de efeitos danosos na mídia brasileira com a utilização de vazamento de informações sem qualquer sustentação de  provas materiais . As delações premiadas, a troco de redução de penas e de devolução de dinheiro ilegal, forçadas pela prisão indiscriminada, ganharam a dimensão de linchamento com o silêncio dos tribunais. Uma cumplicidade ruim para o jornalismo nativo e comprometedora para a Justiça.

Nassif: A bolsa mídia e a ridícula operação gasolina

Imagem
SAB, 15/10/2016 - 14:27 ATUALIZADO EM 15/10/2016 - 17:40 Luis Nassif . É interessante contrapor o artigo do diretor de redação da Folha, Sérgio Dávila, sobre a pós-verdade com o carnaval montado pela imprensa em torno da redução do preço da gasolina. É do nível dos piores factoides montados na última década. Se fosse para valer, a redução atropelaria todo o programa de ajuste da Petrobras, cujo endividamento cresceu justamente devido ao achatamento dos preços dos combustíveis. Mas é um mero factoide.

A acusação do colunista da Folha que Moro não respondeu. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   16 Oct 2016 por :   Paulo Nogueira Ele Moro já é um fósforo riscado para a plutocracia? Já fez, como Eduardo Cunha e Joaquim Barbosa, o serviço que se esperava dele e está prestes a ser descartado? São provavelmente as perguntas mais fascinantes do mundo político brasileiro nestes dias. Que a unanimidade se esborrachou é fato. Quando a mídia mainstream começa a contestá-lo, ela que sempre o adulou incondicionalmente, é porque tudo mudou. As críticas não apenas surgiram — como trouxeram um tom surpreendentemente pesado.

Cerqueira diz que Moro se esquiva de explicar "absoluta parcialidade" na Lava Jato

Imagem
SAB, 15/10/2016 - 12:52 ATUALIZADO EM 15/10/2016 - 12:53 . Jornal GGN -  O físico e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo, Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp, rebateu a tentativa do juiz federal Sergio Moro, da Lava Jato, de censurar seus artigos. Cerqueira ocupa espaço de leitores da Folha neste sábado (15) com uma nota na qual diz que Moro se esquiva de responder sobre as acusações de que é "absolutamente parcial".

PML: Contra a lógica da ditadura

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 15/10/2016 Muito além dos prejuízos materiais, que explicam a depressão que o país enfrenta, e das tragédias políticas, que ajudam a entender o surgimento de João Berlusconi Dória Junior, a Operação Lava Jato produziu um retrocesso mental típico de épocas regressivas. Estou falando da lógica de ditadura que se tornou o traço dominante do atual debate político.           Só este comportamento explica a dificuldade de se travar uma discussão indispensável sobre abusos de autoridade e a necessidade do país adotar uma legislação a respeito. É um debate inadiável, ainda mais atual depois que seis ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram atropelar o trânsito em julgado previsto na Constituição, permitindo que um réu passe a cumprir pena de prisão desde que seja condenado em segunda instância.

O caso do assessor de Moreira Franco condenado num sequestro e executado definiu seu estilo. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   15 Oct 2016 por :   Kiko Nogueira Separados no nascimento Em delação premiada, o ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, contou que pagou propina de 3 milhões de reais a Moreira Franco. Foi em 2o14, quando Moreira era ministro da Aviação Civil do governo Dilma. Segundo Melo Filho, não se tratava de doação eleitoral, uma vez que o beneficiário não era candidato. O dinheiro serviria para o projeto de um terceiro aeroporto em São Paulo, o de Caieiras, que poderia prejudicar a Odebrecht, concessionária do Galeão (RJ). A obra não saiu do chão. Essa é a mais nova denúncia na carreira de um político que é uma espécie de alma gêmea de Michel Temer e Eduardo Cunha, um caso de sobrevivência exemplar para entender o Brasil, a nossa impunidade seletiva e o buraco em que nos metemos.

Miro: Moro é o maior cabo eleitoral da direita

Imagem
. Por Altamiro Borges - no Blog do Miro - 15/10/2016 Pelos vazamentos seletivos e prisões cinematográficas, o "justiceiro" Sergio Moro já recebeu vários prêmios da mídia tradicional. Globo e Veja, entre outros veículos, são gratos pela escandalização da política que garante aumento das tiragens e das verbas publicitárias. No mesmo rumo, os partidos da direita nativa também deveriam homenagear o chefão da Lava-Jato. Afinal, ele foi determinante para o crescimento das siglas conservadores nas eleições de domingo retrasado. Em boa medida, a derrota do PT e de outras legendas de esquerda se deve a atuação partidarizada deste juiz, que se transformou no maior cabo eleitoral das forças reacionárias e neoliberais do país. Como um relógio suíço, as suas ações cronometradas de boca-de-urna tiveram efeitos destrutivos no pleito municipal.

Policiais obrigam repórteres a apagar imagens de protesto

Imagem
Jornalistas da Ponte Jornalismo cobriam protesto dos estudantes secundaristas contra a PEC 241, que limita o teto dos gastos públicos, quando foram abordados pelos policiais junto com um grupo de manifestantes. Reprodução   Agentes da Polícia Militar (PM) obrigaram três jornalistas apagar fotos e vídeos de um protesto de estudantes secundaristas contra a PEC 241 nesta quarta-feira (12), na Diretoria Regional de Ensino Oeste, localizada na Sumaré. O repórter da Ponte Jornalismo, Daniel Arroyo, o freelancer Rogério de Santis e uma repórter que não quis se identificar acompanhavam alguns estudantes quando foram abordados pelos policiais. Os agentes exigiram que o conteúdo registrado na cobertura fosse apagado. “Tirou foto minha? Eu vou apreender sua câmera, nós vamos analisar, se tirou, eu vou apreender sua câmera. O que estiver vinculado à escola e à polícia pode apagar, senão vou apreender sua câmera”, afirma um agente.

Pepe Escobar: E Trump? Será presidente nuclear?

Imagem
13/10/2016,  Pepe Escobar,  RT Donald Trump, que nada tem a perder, bem pode, afinal, estar pronto para a bomba. Não literalmente, é claro. Estamos falando de Guerra Fria 2.0.  O ministro das Finanças da Alemanha Frank-Walter Steinmeier está preocupado com o clima entre EUA e Rússia, hoje ainda mais perigoso que durante a Guerra Fria. O conselheiro para política exterior do Presidente Putin, Sergey Karaganov  argumenta  que já não chegávamos a situação de pré-guerra já há oito anos, desde o fiasco da Geórgia. Há até  conclamações  para " trazer de volta a Guerra Fria " – quando as regras de engajamento eram claras.

O racismo mortal dos liberais imperialistas 'antirracistas'

Imagem
12/10/2016,  RT , Neil Clark Em matéria de hipocrisia, os liberais ocidentais pró-guerra são recordistas mundiais. Ao mesmo tempo em que se declara opositor(a) do racismo, o(a) liberal pró-guerra é garoto(a) propaganda da mais perigosa e mais mortal forma de racismo que há hoje no mundo: o imperialismo contemporâneo puxado por EUA/Ocidente.  É racismo muito pouco denunciado ou comentado, mas que já semeou desgraça até reduzir países inteiros à miséria mais absoluta e matou milhões de pessoas – e que agora ameaça arrastar os norte-americanos a um confronto potencialmente catastrófico com a Rússia.

FUP denuncia: Parente obrigou Petrobras a construir com o setor privado térmicas agora investigadas pela PF; uma das empresas era do filho de FHC

Imagem
VIOMUNDO - 14 de outubro de 2016 às 23h09 . Ligações perigosas da FUP A Polícia Federal abriu inquérito no dia 20 de setembro para apurar esquemas de corrupção na Petrobrás durante o governo Fernando Henrique Cardoso, entre 1999 e 2001. O alvo das investigações são as termelétricas que Pedro Parente, na época ministro do apagão, obrigou a estatal a construir em parceria com o setor privado. O esquema investigado, segundo Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras, envolveu as empresas Alstom/GE e NRG, fornecedoras de turbinas e outros equipamentos para as usinas. Ele mesmo afirmou ter recebido regularmente propinas e que teve ordens para beneficiar uma empresa do filho de FHC nos contratos fechados com a Termorio, uma das termelétricas criadas com participação da estatal.

Billie Holiday, Coleman Hawkins, Lester Young, Ben Webster, Gerry Mulligan, Vic Dickenson, Roy Eldri

Imagem

Janis Joplin ~ Live in Frankfurt, Germany

Imagem

A desordem mundial: o espectro da total dominação. Por Leonardo Boff

Imagem
Com certa decepção, constatou Bill Clinton, 'desde 1945 os Estados Unidos não venceram nenhuma Guerra'. Do Iraque fugiram em sigilo e na calada da noite. por Leonardo Boff* - na Carta Maior - 14/10/2016 . O título é do último livro de Luiz Alberto Moniz Bandeira (Civilização Brasileira, 2016), o nosso mais respeitado analista de política internacional. O autor teve acesso às mais seguras  fontes de informação, a múltiplos arquivos, aliando  tudo a um vasto conhecimento histórico. São 643 páginas densas, mas escritas com tal fluidez e elegância que parece estarmos lendo um romance histórico.   Moniz Bandeira é antes de mais nada, um minucioso pesquisador e, ao mesmo tempo, um militante contra o imperialismo estadunidense, cujas entranhas corta com um bisturi  de cirurgião. Não sem razão, foi preso entre 1969 e 1970 e novamente em 1973 pelo temível Centro de Informações da Marinha (Cenimar), pois se opunha criticamente, no contexto da guerra-fria, ao principal suporte

Paulo Nogueira: A única forma de evitar novos e talvez piores ataques físicos contra Eduardo Cunha é prendê-lo já.

Imagem
Postado em   14 Oct 2016 por :   Paulo Nogueira Prisão já Eduardo Cunha corre risco de vida. Não é exagero. As chineladas que ele levou de uma senhora no aeroporto foram um alerta. Ninguém terá direito de se dizer surpreso se alguma coisa mais grave acontecer. Ele é provavelmente o homem mais detestado do país. Cassou 54 milhões de votos da maneira mais abjeta possível. Foi central na interrupção dolorosa da frágil democracia brasileira. Mentiu, trapaceou, roubou. Transformou o Congresso num bordel. Tudo isso com um riso cínico permanentemente colado no rosto. Ele é um monstro moral. Até suas lágrimas são sujas e falsas.

Thierry Meyssan: Querem julgar Vladimir Putin?

Imagem
Considerando Vladimir Putin como responsável pelo ressurgimento da Rússia, os neo-conservadores norte-americanos e israelitas tentam desde 2011 prendê-lo, julgá-lo num tribunal internacional, e condená-lo. Fiel servidor da sua estratégia, o Presidente francês François Hollande sugeriu publicamente considerá-lo responsável pelos crimes dos jiadistas na Síria. REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 13 DE OUTUBRO DE 2016  FRANÇAIS    ITALIANO    ESPAÑOL    DEUTSCH    ENGLISH   François Hollande e Vladimir Putin, há um ano atrás. Durante a Segunda Guerra mundial, o chefe de Estado francês que abolira a República, Philippe Pétain, fez julgar e condenar à morte o seu antigo delfim tornado no chefe da França Livre, Charles de Gaulle. Baseado neste modelo, o actual Presidente da República francesa, François Hollande, evocou a possibilidade de abrir um processo judiciário internacional por crimes de guerra cometidos na Síria e julgar não apenas o Presidente da República Árabe Síria

Porque não estranho a ditadura em que estamos entrando

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 14/10/2016 . Correm  notícias de uma suposta prisão de Lula na próxima semana . Há tempos deixou de ser impossível e, nos últimos dias, saiu também do campo do improvável. O motivo? Ora, o motivo… Qualquer um que sirva ao que se deseja, a prisão do Lula e a sua inelegibilidade. Aceitam-se ações contra o ex-presidente em outras varas, para maquiar o fato de que o açougue é em Curitiba.

Meio trilhão de reais serão desviados da educação em duas décadas – Estudo da Câmara dos Deputados

Imagem
por Bajonas Teixeira | no O Cafezinho - 14 de outubro, 2016 . Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho, O ministério da Escola Sem Partido será também o ministério da escola sem meio trilhão nos próximos 20 anos. Estudo da Câmara dos Deputados concluiu que serão desviados 24 bilhões por ano da Educação, o que, fazendo as contas para os 20 anos que a PEC 241 pretende durar, somará 480 bilhões, ou seja, quase meio trilhão de reais.

SANTAYANA: AS CONVICÇÕES E O FASCISMO

Imagem
. por Mauro Santayana - na Revista do Brasil - 14/10/2016 Os países, como as pessoas, precisam tomar cuidado com as suas convicções. Convicções arraigadas, quando não nascem da informação, da razão, do conhecimento, costumam ser fruto do ódio, do preconceito e da ignorância. Não é por acaso que entre as características do fascismo, a mais marcante está em colocar, furiosamente, a convicção acima da razão.

Michel Temer e o Brasil a seguir: sonhos e pesadelos a repetir o passado

Imagem
AO ABISMO O presidente imagina estar voando rumo ao futuro, e está. Um futuro desprezível, é verdade. O melhor a que ele pode aspirar é ser considerado um pequeno – bem pequeno – Eurico Gaspar Dutra por  Flávio Aguiar   publicado  14/10/2016 12:18,  última modificação  14/10/2016 12:34 ARQUIVO EBC / PMDB Eurico Gaspar Dutra e Michel Temer: trajetórias tortuosas para chegar ao poder e legados pouco elogiosos para a história Antes de ser presidente, Eurico Gaspar Dutra (1883-1974) foi homem de confiança de Getúlio Vargas. É verdade que, durante a 2ª Guerra Mundial, favorecia o Eixo, em detrimento dos Aliados, coisa que, hoje se sabe, jamais passou pela cabeça daquela esfinge chamada Vargas.